quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Cartas de Berlim: Você é Wintermensch?



Diana é uma alemã que não gosta de verão. Em uma conversa sobre lugares para ir trabalhar no estrangeiro, eu venho com Espanha e ela com...Noruega. “Suécia, Finlândia, quem sabe!” Eita.
Sylka é uma alemã que também não admira temperaturas muito elevadas. Os poucos dias do ano que atingem os 40 graus, ela não aguenta. Eu sempre vejo seu desespero, porque ela é minha vizinha. Fica vermelha, de dar pena.
Clara é outra alemã que não curte verão. “Aquele quentura é demais pra mim”, conta, quase com vergonha porque sou do Brasil. Afinal, calor para mim é bagatela, como eles dizem.
Aí chega um momento especial em nossas vidas de expats de passar por uma triagem social. É uma definição que se divide em duas categorias: Wintermensch (gente de inverno) e Sommermensch (gente de verão). Em qual você se insere? Acho que já sei.
Estou perguntando pois, com a chegada do Outono e, logo depois, seu primo malvado Inverno, começa a virada de jogo para Diana, Sylka e Clara. Alemães começam a desesperadamente planejar as férias de inverno (isso porque as de verão mal acabaram). E se preparar para a “vingança dos deslocados”.
Uns meses atrás escrevi um texto sobre como os alemães se comportam no verão. Recebi alguns (leia-se muitos) feedbacks negativos. Hoje retorno ao tema: chegou a hora de eu contar sobre meus micos de inverno, porque afinal, eu sou, definitivamente,Sommermensch.


Conversando com alguns brasileiros em um dia de revelações, compartilhamos segredos nunca d’antes revelados sobre os micos que pagamos, por causa dessa sina de ser Sommermensch em terra de Wintermensch.
Desde dormir de pullover, ligar a calefação à noite para dormir, usar tênis All Star com 3 meias na esperança de driblar o frio nos pés, a passar calor em ambientes fechados porque o sujeito saiu de casa igual ao boneco da Michelin. É dose, viu? Vou dizer que essas gafes são mais intensas que usar calça cáqui com meia e sandália.

 

É um aprendizado de muitos anos, esse de virar (ou pelo menos dar pinta de)Wintermensch. A diferença básica está na tênue linha que divide o vestuário entre “vamos evitar congelar” e “vamos ficar estilosos nesse inverno”.
E para vocês, um bom início de Primavera!

Tamine Maklouf é jornalista e ilustradora nas horas vagas. Mora na Alemanha desde agosto de 2009, onde se encontra na “ponte terrestre” Dresden-Berlim. De lá, mantém o blog www.diekarambolage.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário