quarta-feira, 12 de setembro de 2012

O socialismo nos EUA começou com Roosevelt



Paulo Solon
Alguns comentaristas deste blog (poucos, felizmente) ficaram indignados, furibundos, abespinhados, por eu haver declarado que os Estados Unidos são uma nação que pratica o socialismo. Mostrei que o socialismo na América começou com o grande presidente Franklin Delano Roosevelt, que governou a nação de 1933 a 1945, falecendo no quarto mandato. Foi quem proporcionou a saída do trabalhador de sua primitiva condição de penúria, iniciando a trajetória em direção às excelentes condições trabalhistas na América do Norte. Foi quem criou o Social Security Act.
Parece lógico que os avanços sociais não agradam a quem idolatra religiões e que têm instinto de rebanho. Religião, não importa sua denominação, é o verdadeiro antro de totalitarismo. A reeleição de Franklin Delano Roosevelt em 1944 para um quarto mandato foi, sem dúvida, um referendum para a influência do Partido Comunista na vida dos Estados Unidos, declaravam algus totalitários do mundo cristão. E talvez alguns Republicanos, de acordo com o New York Times.
O candidato Republicano era Thomas Dewey. Sua campanha bem que pode ser tida como o começo da totalitária, perniciosa e infame era de caça aos vermelhos na história da América. Ele declarou que Roosevelt era “indispensável a Earl Browder”. (Browder, como se sabe, era o primaz do Partido Comunista) Dewey chamava de “comuna” qualquer um que apoiasse a campanha de Roosevelt.
Particularmente agradeço a Dewey por haver despertado minhas simpatias por Roosevelt. E também, antes que eu me esqueça, ao grande e impoluto jornalista brasileiro Helio Fernandes. Os totalitários deste blog não desconhecem que Dewey era apenas moderado, comparado a muitos que atuavam na imprensa.
Acontece que, desde a Revolução Russa, os comunistas estavam flutuando à deriva. Mas não muito longe da praia. Em 1944 o Partido Comunista nem mais existia nos E.U.A., pelo menos oficialmente. Já tinha sido dissolvido pelo próprio Earl Browder, interessado que estava na grande aliança Soviético-Anglo-Americana, e substituido pela Communist Political Association. Esta era menos engajada, já que os comunistas estavam satisfeitos com a administração de Roosevelt. Eram apenas pouco mais que um fan clube de Roosevelt. Não eram muito religiosos. Viam Jesus como um homem que passou pela Terra dizendo aos ricos para doarem seus bens para os pobres. Não vejo como chamá-los de totalitários.
Sinceramente não sei qual a razão de Browder haver dissolvido o Partido Comunista. O que sei é que ele deu novas tonalidades a suas declarações, como: “Se J.P. Morgan apoia essa coalizão e está por ela lutando, como comunista estou preparado para apertar suas mãos…”
Por que falou isto, se é sabido que capital não tem pátria, nem ideologia? Browder previa uma grande era de cooperação após a guerra. Na verdade, Browder ficou irreconhecível, dificilmente podendo ser diferenciado de liberais como Wendel Willkie e Henry Wallace. A essa altura Roosevelt já havia lançado a pedra fundamental para a construção do socialismo na América. O “Roosevelt Bandwagon” já estava festejando. Foi eleito para seu quarto mandato.
Hoje, às vésperas de novas eleições nos Estados Unidos, os Republicanos acusam o atual presidente de ser socialista. Tudo indica que estão apenas atirando no vento. Just shooting the breeze.

Nenhum comentário:

Postar um comentário