domingo, 10 de abril de 2016

EXPOSIÇÃO DAS OBRAS COLETADAS PELO EXPROPRIADOR DE HITLER


Um museu suíço expõe obras de um espetacular tesouro da era nazista, que herdou dois anos atrás de um recluso alemão, segundo declarou o gerente do museu.

O Museu de Belas Artes de Berna disse que a exposição de obras de propriedade de Cornelius Gurlitt iria correr ao longo da temporada de inverno de 2016-2017, em paralelo com uma exposição semelhante em um museu em Bonn, Alemanha.

"Vamos apresentar as exposições ao mesmo tempo em Bonn e Berna", disse Maria Teresa Cano, porta-voz do museu em Berna.


Os museus, que estão coordenando estreitamente as suas exposições, disseram em uma declaração conjunta que tiveram como objetivo apresentar a coleção "dentro de um quadro historicamente contextualizado", incluindo detalhes sobre os esforços para determinar a origem de algumas das peças.

Quando Gurlitt morreu em 2014, mais de 1.500 obras de arte, incluindo pinturas valiosas e esboços de Picasso, Monet, Chagall e outros mestres, foram descobertos em duas casas que possuía na Alemanha.

Gurlitt, filho de um comerciante de arte encarregado por Adolf Hitler de saquear grandes obras de museus e colecionadores judeus - muitos dos quais morreram nas câmaras de gás - deixou sua vasta coleção dedicada ao museu de Berna.


O museu aceitou a coleção após ponderar sobre as implicações éticas, mas deixou cerca de 500 obras de proveniência duvidosa na Alemanha para permitir que uma força-tarefa, nomeada pelo governo, concluísse a sua investigação sobre a identificação dos herdeiros.

A força-tarefa de 14 membros, que encerrou sua investigação no final de dezembro, disse que apenas um por cento poderia ser mostrado, sem restarem dúvidas, pois foram roubadas de famílias judias sob o Terceiro Reich ou vendidas sob coação.

Uma das primas de Gurlitt, Uta Werner, que tem quase 90 anos, contestou a solidez da mente de Gurlitt quando escreveu o testamento nomeando o museu de Berna como seu único herdeiro.

Ela perdeu o caso inicial, mas seu recurso ainda está pendente.