sexta-feira, 2 de março de 2012

Vendedor ou empreendedor?



Ser vendedor é um negócio e construir oportunidades durante a carreira é exercer o papel de empreendedor.

   

O vendedor de sucesso é um empreendedor. Empreender não é profissão. Empreender é atitude de quem está criando e explorando oportunidades para melhorar um negócio. Ser vendedor é um negócio e construir oportunidades durante a carreira é exercer o papel de empreendedor. 

Pense comigo: Você está atuando em um determinado segmento e vendendo o produto A, B e C. As vendas do produto A não estão acontecendo. Você que é vendedor e possui atitude empreendedora vai buscar alternativas para que a venda deste produto seja concretizada. Neste momento você está exercendo seu lado empreendedor para construir novas oportunidades. 

Em um segundo momento a sua empresa abre uma oportunidade para que você, vendedor, possa exercer a função de gerente de vendas. Você sai em busca de capacitação e aprimoramento para que essa oportunidade seja sua. Muito bem, você deixou de ser vendedor para ser empreendedor? Você precisou escolher? Claro que não. Você é vendedor e exerceu a opção de empreender na própria carreira. 
Empresas de sucesso buscam vendedores que tenham atitude para sair da zona de conforto e empreender em suas estratégias para melhorar os resultados e atingir os objetivos propostos. Empreender é o melhor caminho para fazer diferente, criar oportunidades e vender mais do que o concorrente. Abraços e nos encontramos no topo!
André Vinícius é palestrante de vendas com expertise em desenvolvimento de pessoas e marketing digital (Cursos online e palestras). Possui MBA em Gestão de Pessoas e certificação nacional em vendas. (Currículum) É colunista na área de negócios em dezenas de mídias impressas e eletrônicas do país (mídia). Autor do Livro: O melhor do desenvolvimento pessoal e empresarial (Editora Dracaena).