sábado, 31 de agosto de 2013

O que você precisa saber sobre Fundos Imobiliários


Os fundos imobiliários estão cada vez mais populares. A prática vem crescendo não só no Brasil, mas em todo o mundo, oferecendo uma nova possibilidade de investimento aos amantes do mercado de imóveis. Para que você possa saber mais sobre a modalidade, selecionamos as principais dúvidas a respeito de fundos imobiliários. Confira!
O que são?
Os fundos são formados por grupos de investidores que aplicam e reúnem recursos a fim de investi-los em empreendimentos imobiliários, entre eles, shoppings centers e hotéis, por exemplo – seja na sua construção ou em imóveis prontos. Dessa forma, cada investidor é o proprietário de uma parcela do empreendimento, de acordo com a cota adquirida por ele.
Quem pode participar?
Alguns fundos são fechados, sendo dirigidos apenas a um grupo de investidores experientes. No entanto, existem opções livres, voltadas a pequenos investidores em que todos podem comprar cotas.
De onde vem a rentabilidade?
A rentabilidade tem ligação direta com os direitos do investidor sobre o imóvel. Ou seja, tem origem no recebimento de aluguéis e concessões, por exemplo.
Como são divididos os lucros?
O montante recebido pelo fundo é dividido em partes iguais entre os cotistas. Aqui, a vantagem é que, em casos de perdas ou inadimplência, os efeitos sentidos pelo investidor de forma individual são minimizados.
Os fundos imobiliários estão cada vez mais populares | Foto: Flickr.
Como funciona a compra de cotas?
A compra e venda das cotas é feita através de uma corretora de valores, podendo ainda ser negociadas pela internet. A comercialização acontece de maneira prática e simples, sendo necessário apenas que o investidor tenha cadastro em alguma corretora de valores para participar das transações.
Quais as taxas cobradas?
Ao participar de um fundo imobiliário, o investidor fica encarregado de pagar, apenas, taxas de corretagem. Os valores, nesse caso, são bem menores do que os cobrados em outras situações de compra de venda de imóveis, em que é preciso arcar com despesas como o ITBI – Imposto de Transmissão de Bens Imóveis Inter-Vivos e gastos com o cartório.
Quem é o responsável pelos fundos?
Para cada fundo, há sempre um gestor do fundo, que é o responsável pela escolha das aquisições, assim como pela burocracia da aplicação. São administrados por instituições financeiras e fiscalizados pela CVM– Comissão de Valores Mobiliários.
Qual é a principal vantagem?
A opção tem como principal vantagem o fato de proporcionar facilidades para quem deseja construir uma carteira diversificada em imóveis. Isso porque, através dos fundos, é possível ter participação em vários imóveis e grandes empreendimentos, sem precisar contar com um imenso capital. Ou seja, é possível adquirir várias cotas em empreendimentos diversificados e de vários tamanhos.
Quais os riscos do investimento?
O fundo imobiliário, porém, é considerado um investimento de renda variável. Nele, não há garantia de valorização das cotas e ainda corre-se o risco de que o investidor sofra com a inadimplência ou vacância em seu imóvel – tendo sua rentabilidade afetada.

Deu na Veja.com: Partidos vão ao STF contra decisão que salvou Donadon


Posted: 30 Aug 2013 06:44 AM PDT
Natan Donadon está no Presídio da Papuda

PSDB e PPS alegam que perda do mandato de deputado preso não deveria ter sido objeto de decisão do plenário da Câmara dos Deputados

O PSDB e o PPS vão pedir que o Supremo Tribunal Federal (STF) anule a vergonhosa votação em que a Câmara dos Deputados salvou o deputado Natan Donadon (RO) da cassação, nesta quarta-feira.

Os partidos argumentam que, em caso de condenação à prisão, a perda do mandato deve ser automática porque a sentença implica na perda dos direitos políticos. Caberia à Mesa Diretora da Câmara apenas cumprir a cassação, seguindo a decisão da Justiça.

"O rito adotado foi equivocado e abre um precedente perigoso, já que a Câmara está na iminência da discussão da perda do mandato dos mensaleiros”, diz o líder do PSDB na Casa, Carlos Sampaio (SP). 

Para o presidente do PPS, deputado Roberto Freire (SP), o erro se deu na conduta do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que decidiu levar o caso ao escrutínio do plenário. “Isso não é competência do plenário nem de comissão. Foi uma interpretação totalmente equivocada da Mesa”, diz Freire.

Condenado a 13 anos e 4 meses de prisão, Natan Donadon continuará sendo deputado - embora o presidente da Câmara tenha afasado o presidiário de suas funções e convocado o suplente, o ex-senador Amir Lando, em uma decisão unilateral tomada após o resultado da votação desta quarta.

Os pedidos de PSDB e PPS, no entanto, têm poucas chances de prosperar porque a maioria dos ministros da corte já havia se posicionado sobre o tema, decidindo que a Câmara tem autonomia para dar a palavra final sobre o assunto.