quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

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Qual o papel do consultor empresarial especializado em vendas?


por Luciana Gomes, Blog o Melhor de Vendas

Tudo começa e termina em vendas. Ao abrir uma empresa você pensa em vender produtos e serviços e obter lucro, ao vender você deve pensar em se relacionar da melhor forma com os clientes para que possa mantê-los e aumentá-los visando maximizar este lucro, e quando se pensa em relacionamento com clientes deve-se pensar também nos clientes internos, o bom relacionamento interno é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, seja ele de pequeno ou grande porte. Para vender mais e atender melhor é preciso haver sinergia entre toda a equipe – comercial e outros departamentos -, somente assim o sucesso em vendas, tão almejado poderá ser alcançado.

A missão do consultor especializado em vendas e relacionamento com o cliente é fazer com que as equipes comerciais vendam cada vez mais e atendam cada vez melhor. Através de práticas de incentivo e estratégias corretamente direcionadas, é possível melhorar o ambiente interno e a forma de pensar e agir dos envolvidos gerando novas atitudes e uma maior motivação para o trabalho. Promover insights positivos na maioria dos casos só depende de uma comunicação assertiva e de um trabalho comportamental eficaz focado no perfil do público envolvido. Por esse motivo é tão importante a contratação de um especialista, pois este profissional devido a sua grande bagagem na área – neste caso equipes de vendas e relacionamento com o cliente – estará apto a desenvolver programas pontuais e objetivos, atingindo exatamente às deficiências mais comuns a este tipo de público, e adaptando tais programas às necessidades e metas da empresa contratante.

Com o mercado se abrindo e a forte concorrência vinda de todos os lados do planeta, o foco do empresário mais do que nunca deve estar voltando para administrar o seu negócio, pois essa é a sua especialidade. Dispender esforços para diagnosticar e buscar soluções para todas as complexas áreas de uma empresa demandam tempo, energia e em muitos casos perda de dinheiro, pois uma única pessoa, por melhor profissional que seja, não consegue focar em tantas áreas ao mesmo tempo de forma eficaz, muitos problemas fatalmente irão escapar por entre seus dedos dando margem a erros, prejuízos e conseqüentemente perda de mercado.

Focado em solucionar problemas específicos, está o consultor empresarial, especialista em sua área de atuação, este profissional é capaz de diagnosticar com precisão necessidades muitas vezes ocultas dentro da organização. Levar soluções de maneira eficaz, assertiva e ágil, é a missão do consultor empresarial, maximizando o lucro do negócio e conseqüentemente aumentando a sua fatia no mercado.

Administradores inteligentes sabem que não tem tempo e nem disponibilidade para saber e fazer tudo, eles focam no que são realmente bons, administrar a sua empresa, e firmam parcerias estratégicas para somar competências e crescer, pois descobriram ser esta a melhor forma de obter sucesso.

Eike Batista, um dos empresários mais ricos do mundo segundo a revista Forbes, atribui o seu crescimento justamente as alianças estratégicas firmadas ao longo da sua trajetória. Ele uniu os melhores profissionais em suas respectivas áreas, e os levou para dentro da sua empresa. Hoje suas empresas são um sucesso e ele, um dos homens mais ricos do planeta, e segundo o próprio, dentro em breve será o número um! Alguns acham isso difícil de tornar-se realidade, bem, com a visão que ele possui e as alianças que vem firmando, difícil mesmo é não acreditar!

As 11 dicas para alcançar as metas profissionais em 2012


É comum em todo o começo de ano as pessoas enumerarem uma série de metas para seguirem nos próximos 12 meses da vida.

De acordo com a diretora da CrerSerMais– Desenvolvimento Humano, Roselake Leiros, para garantir realizações mais efetivas, é necessário algumas condições especiais.


As 11 dicas

Na avaliação de Roselake, tudo gira em torno de planos, responsabilidade, positivismo, avaliação e sonhos. Para isso, a especialista desenvolveu 11 dicas para atingir as metas em 2012. Confira abaixo:

   1. Responsabilidade - Não adianta responsabilizar o mundo pela não realização do objetivo, frustração ou insucesso. De acordo com a consultora, quando a responsabilidade é assumida, você toma o seu poder de transformar e planejar uma melhor estratégia com mais confiança.

   2. Formule seu objetivo no positivo - Diga o que quer e não o que não quer. Roselake diz que as pessoas só sabem ou só falam do que não querem.

   3. O objetivo precisa ser sustentado por você - A dica da consultora é traçar objetivos sobre os quais é possível agir: o objetivo não é "quero que meu chefe me dê aumento", mas sim "farei o que for necessário para obter uma promoção".

   4. Pense positivo sempre - Os medos podem ser os maiores entraves para o sucesso na vida. "Deixe-os no seu tempo, mas reconheça-os, admita-os, avalie-os e faça aprendizados positivos dessas experiências para viver o agora plenamente", avalia Roselake.

   5. Sonhe - O sonho é a base de tudo. Para a consultora, as pessoas nunca devem deixar de sonhar. Após esse processo, deve-se trazer os sonhos para a realidade e verificar o que pode-se fazer para alcançá-los.

   6. Contemple todas as áreas da sua vida - Quando focamos excessivamente uma área, tiramos energia de outra, causando desarmonia ao todo, portanto tenha equilíbrio. Estabeleça objetivos para a área familiar, afetiva, profissional, financeira, social e o que mais achar conveniente. Assim seu crescimento será integral.

   7. Avalie o contexto geral - Avalie antecipadamente o impacto do que você quer e só depois decida o que fazer. Segundo a consultora, caso haja conflito interno, que você identificará através de um desconforto, avalie e busque uma negociação consigo mesmo, e se ainda assim o desconforto persistir, reformule seu objetivo para evitar a auto-sabotagem.


   8. Faça uma lista - Escreva e faça um painel representativo com frases e figuras com todos os seus sonhos e objetivos. Assim a mente capta os estímulos da melhor forma. Fale bastante sobre os sonhos, pois os mesmos precisam ser alimentados para se concretizarem. Essas atitudes abre caminhos neurais que auxiliam na conquista dos objetivos, tornando-os mais palpáveis.

   9. Use todos os sentidos para realizar - Para conquistar os seus objetivos, seus sentidos precisam experimentar a situação desejada para ter a referência de aonde você quer chegar, explica.


  10. Ouça sua voz interior - Quando você tem convicção do que quer e sabe que isto realmente é bom, os comentários divergentes não abalarão a sua caminhada na direção de seu objetivo.


  11. Comemore a realização - A alegria e a gratidão são emoções que validam profundamente o esforço da trajetória e nos motivam para novas e grandes realizações. Celebre e lembre-se: você tem o poder sobre tudo na sua vida. Seja livre, seja você e crie sua própria realidade.

Fonte: InfoMoney

Preços de imóveis têm forte desaceleração


Alta no Rio de Janeiro foi a menor em 2 anos e 8 meses; preço cai no DF pela primeira vez desde 2008

Monique Renne/EXAME.com
Congresso Nacional
Brasília: preços dos imóveis caíram pela primeira vez desde o início da pesquisa
São Paulo – A alta de preço dos imóveis perdeu fôlego nas principais capitais brasileiras, segundo o índice FipeZAP. O valor pedido pelos vendedores para o metro quadrado de casas e apartamentos avançou 1,1% em dezembro. Apesar de ainda superior à inflação, o índice do mês passado está entre menores da série histórica, iniciada em janeiro de 2008. Em todo o ano passado, no entanto, os imóveis ficaram 26,3% mais caros.
A desaceleração de dezembro aponta para um cenário de acomodação durante 2012. No Rio de Janeiro, os imóveis subiram 1,1%, a menor alta em dois anos e oito meses. Outro sinal importante de desaceleração veio do Distrito Federal. Os preços caíram 0,2%, a primeira baixa no local desde o início da pesquisa.
Os resultados começam a refletir o novo momento do mercado imobiliário brasileiros. Os preços cresceram bem acima da inflação nos últimos cinco anos e já é bem difícil encontrar alguma pechincha nas grandes capitais. Com o ambiente incerto da economia mundial, muitos compradores já não se sentem tão motivados a tomar dívidas para fazer a compra financiada de um imóvel. Na cidade de São Paulo, por exemplo, as vendas de residências caíram no ano passado. Era inevitável, portanto, que todos esses fatores minassem o ímpeto dos preços.
A única cidade que segue na contramão do resto do mercado foi Recife, onde a alta alcançou 2,4% em dezembro. O estado de Pernambuco vive um momento de rápido crescimento econômico devido principalmente aos investimentos atraídos pela construção do porto de Suape. Chama a atenção o dado de que, na média, os imóveis de Recife já sejam mais caros do que em Belo Horizonte.
Veja abaixo o quadro-resumo do comportamento dos preços dos imóveis em sete grandes capitais brasileiras:
LocalResultado de dezembroResultado de 2011Preço médio do metro quadrado
Brasil1,10%26,30%R$ 6.185
São Paulo1,40%27%R$ 6.066
Rio de Janeiro1,10%34,90%R$ 7.421
Belo Horizonte0,80%22,70%R$ 4.619
Distrito Federal-0,20%14%R$ 7.919
Salvador0,70%6,80%R$ 3.539
Fortaleza0,60%18,40%R$ 4.277
Recife2,40%30,70%R$ 4.666