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quarta-feira, 11 de janeiro de 2012
Qual o papel do consultor empresarial especializado em vendas?
por Luciana Gomes, Blog o Melhor de Vendas
Tudo começa e termina em vendas. Ao abrir uma empresa você
pensa em vender produtos e serviços e obter lucro, ao vender você deve pensar
em se relacionar da melhor forma com os clientes para que possa mantê-los e
aumentá-los visando maximizar este lucro, e quando se pensa em relacionamento
com clientes deve-se pensar também nos clientes internos, o bom relacionamento
interno é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, seja ele de pequeno
ou grande porte. Para vender mais e atender melhor é preciso haver sinergia
entre toda a equipe – comercial e outros departamentos -, somente assim o
sucesso em vendas, tão almejado poderá ser alcançado.
A missão do consultor especializado em vendas e
relacionamento com o cliente é fazer com que as equipes comerciais vendam cada
vez mais e atendam cada vez melhor. Através de práticas de incentivo e
estratégias corretamente direcionadas, é possível melhorar o ambiente interno e
a forma de pensar e agir dos envolvidos gerando novas atitudes e uma maior
motivação para o trabalho. Promover insights positivos na maioria dos casos só
depende de uma comunicação assertiva e de um trabalho comportamental eficaz
focado no perfil do público envolvido. Por esse motivo é tão importante a
contratação de um especialista, pois este profissional devido a sua grande
bagagem na área – neste caso equipes de vendas e relacionamento com o cliente –
estará apto a desenvolver programas pontuais e objetivos, atingindo exatamente
às deficiências mais comuns a este tipo de público, e adaptando tais programas
às necessidades e metas da empresa contratante.
Com o mercado se abrindo e a forte concorrência vinda de
todos os lados do planeta, o foco do empresário mais do que nunca deve estar
voltando para administrar o seu negócio, pois essa é a sua especialidade.
Dispender esforços para diagnosticar e buscar soluções para todas as complexas
áreas de uma empresa demandam tempo, energia e em muitos casos perda de
dinheiro, pois uma única pessoa, por melhor profissional que seja, não consegue
focar em tantas áreas ao mesmo tempo de forma eficaz, muitos problemas fatalmente
irão escapar por entre seus dedos dando margem a erros, prejuízos e
conseqüentemente perda de mercado.
Focado em solucionar problemas específicos, está o consultor
empresarial, especialista em sua área de atuação, este profissional é capaz de
diagnosticar com precisão necessidades muitas vezes ocultas dentro da
organização. Levar soluções de maneira eficaz, assertiva e ágil, é a missão do
consultor empresarial, maximizando o lucro do negócio e conseqüentemente
aumentando a sua fatia no mercado.
Administradores inteligentes sabem que não tem tempo e nem
disponibilidade para saber e fazer tudo, eles focam no que são realmente bons,
administrar a sua empresa, e firmam parcerias estratégicas para somar
competências e crescer, pois descobriram ser esta a melhor forma de obter
sucesso.
Eike Batista, um dos empresários mais ricos do mundo segundo
a revista Forbes, atribui o seu crescimento justamente as alianças estratégicas
firmadas ao longo da sua trajetória. Ele uniu os melhores profissionais em suas
respectivas áreas, e os levou para dentro da sua empresa. Hoje suas empresas
são um sucesso e ele, um dos homens mais ricos do planeta, e segundo o próprio,
dentro em breve será o número um! Alguns acham isso difícil de tornar-se
realidade, bem, com a visão que ele possui e as alianças que vem firmando,
difícil mesmo é não acreditar!
As 11 dicas para alcançar as metas profissionais em 2012
É comum em todo o começo de ano as pessoas enumerarem uma
série de metas para seguirem nos próximos 12 meses da vida.
De acordo com a diretora da CrerSerMais– Desenvolvimento
Humano, Roselake Leiros, para garantir realizações mais efetivas, é necessário
algumas condições especiais.
As 11 dicas
Na avaliação de Roselake, tudo gira em torno de planos,
responsabilidade, positivismo, avaliação e sonhos. Para isso, a especialista
desenvolveu 11 dicas para atingir as metas em 2012. Confira abaixo:
1. Responsabilidade
- Não adianta responsabilizar o mundo pela não realização do objetivo,
frustração ou insucesso. De acordo com a consultora, quando a responsabilidade
é assumida, você toma o seu poder de transformar e planejar uma melhor
estratégia com mais confiança.
2. Formule seu
objetivo no positivo - Diga o que quer e não o que não quer. Roselake diz que
as pessoas só sabem ou só falam do que não querem.
3. O objetivo
precisa ser sustentado por você - A dica da consultora é traçar objetivos sobre
os quais é possível agir: o objetivo não é "quero que meu chefe me dê
aumento", mas sim "farei o que for necessário para obter uma
promoção".
4. Pense positivo
sempre - Os medos podem ser os maiores entraves para o sucesso na vida.
"Deixe-os no seu tempo, mas reconheça-os, admita-os, avalie-os e faça
aprendizados positivos dessas experiências para viver o agora plenamente",
avalia Roselake.
5. Sonhe - O sonho
é a base de tudo. Para a consultora, as pessoas nunca devem deixar de sonhar.
Após esse processo, deve-se trazer os sonhos para a realidade e verificar o que
pode-se fazer para alcançá-los.
6. Contemple todas
as áreas da sua vida - Quando focamos excessivamente uma área, tiramos energia
de outra, causando desarmonia ao todo, portanto tenha equilíbrio. Estabeleça
objetivos para a área familiar, afetiva, profissional, financeira, social e o
que mais achar conveniente. Assim seu crescimento será integral.
7. Avalie o
contexto geral - Avalie antecipadamente o impacto do que você quer e só depois
decida o que fazer. Segundo a consultora, caso haja conflito interno, que você
identificará através de um desconforto, avalie e busque uma negociação consigo
mesmo, e se ainda assim o desconforto persistir, reformule seu objetivo para
evitar a auto-sabotagem.
8. Faça uma lista -
Escreva e faça um painel representativo com frases e figuras com todos os seus
sonhos e objetivos. Assim a mente capta os estímulos da melhor forma. Fale
bastante sobre os sonhos, pois os mesmos precisam ser alimentados para se
concretizarem. Essas atitudes abre caminhos neurais que auxiliam na conquista
dos objetivos, tornando-os mais palpáveis.
9. Use todos os
sentidos para realizar - Para conquistar os seus objetivos, seus sentidos
precisam experimentar a situação desejada para ter a referência de aonde você
quer chegar, explica.
10. Ouça sua voz
interior - Quando você tem convicção do que quer e sabe que isto realmente é
bom, os comentários divergentes não abalarão a sua caminhada na direção de seu
objetivo.
11. Comemore a
realização - A alegria e a gratidão são emoções que validam profundamente o
esforço da trajetória e nos motivam para novas e grandes realizações. Celebre e
lembre-se: você tem o poder sobre tudo na sua vida. Seja livre, seja você e
crie sua própria realidade.
Fonte: InfoMoney
Preços de imóveis têm forte desaceleração
Alta no Rio de Janeiro foi a menor em 2 anos e 8 meses; preço cai no DF pela primeira vez desde 2008
João Sandrini, de
Monique Renne/EXAME.com
Brasília: preços dos imóveis caíram pela primeira vez desde o início da pesquisa
São Paulo – A alta de preço dos imóveis perdeu fôlego nas principais capitais brasileiras, segundo o índice FipeZAP. O valor pedido pelos vendedores para o metro quadrado de casas e apartamentos avançou 1,1% em dezembro. Apesar de ainda superior à inflação, o índice do mês passado está entre menores da série histórica, iniciada em janeiro de 2008. Em todo o ano passado, no entanto, os imóveis ficaram 26,3% mais caros.
A desaceleração de dezembro aponta para um cenário de acomodação durante 2012. No Rio de Janeiro, os imóveis subiram 1,1%, a menor alta em dois anos e oito meses. Outro sinal importante de desaceleração veio do Distrito Federal. Os preços caíram 0,2%, a primeira baixa no local desde o início da pesquisa.
Os resultados começam a refletir o novo momento do mercado imobiliário brasileiros. Os preços cresceram bem acima da inflação nos últimos cinco anos e já é bem difícil encontrar alguma pechincha nas grandes capitais. Com o ambiente incerto da economia mundial, muitos compradores já não se sentem tão motivados a tomar dívidas para fazer a compra financiada de um imóvel. Na cidade de São Paulo, por exemplo, as vendas de residências caíram no ano passado. Era inevitável, portanto, que todos esses fatores minassem o ímpeto dos preços.
A única cidade que segue na contramão do resto do mercado foi Recife, onde a alta alcançou 2,4% em dezembro. O estado de Pernambuco vive um momento de rápido crescimento econômico devido principalmente aos investimentos atraídos pela construção do porto de Suape. Chama a atenção o dado de que, na média, os imóveis de Recife já sejam mais caros do que em Belo Horizonte.
Veja abaixo o quadro-resumo do comportamento dos preços dos imóveis em sete grandes capitais brasileiras:
Local | Resultado de dezembro | Resultado de 2011 | Preço médio do metro quadrado |
---|---|---|---|
Brasil | 1,10% | 26,30% | R$ 6.185 |
São Paulo | 1,40% | 27% | R$ 6.066 |
Rio de Janeiro | 1,10% | 34,90% | R$ 7.421 |
Belo Horizonte | 0,80% | 22,70% | R$ 4.619 |
Distrito Federal | -0,20% | 14% | R$ 7.919 |
Salvador | 0,70% | 6,80% | R$ 3.539 |
Fortaleza | 0,60% | 18,40% | R$ 4.277 |
Recife | 2,40% | 30,70% | R$ 4.666 |
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