terça-feira, 1 de abril de 2014

Governo da Venezuela obriga proprietários a vender imóveis a inquilinos


  • Medida vale para propriedades alugadas há mais de 20 anos
  • Donos têm 60 dias para fazer a oferta; multa inicial é de US$ 40 mil
Tópicos da matéria:


Manifestantes entram em confronto com policiais em Caracas, na noite de domingo
Foto: FEDERICO PARRA / AFP
Manifestantes entram em confronto com policiais em Caracas, na noite de domingoFEDERICO PARRA / AFP
CARACAS — O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, decidiu obrigar os proprietários de imóveis alugados há 20 anos ou mais a vendê-los a seus inquilinos. A medida, já publicada no Diário Oficial, determina que os donos terão 60 dias para fazer a oferta dos apartamentos, cujo preço será determinado por um órgão estatal. A medida provocou polêmica no país: apesar de o deficit de imóveis na Venezuela ser alto e afetar mais de 3,7 milhões de famílias, críticos tacharam a ação de inconstitucional.

A medida faz parte de uma série de intervenções econômicas chefiadas por Nicolás Maduro. O presidente venezuelano alega ser vítima de uma “guerra econômica” de especuladores que pretendem derrubar seu governo. Ele já pediu — e conseguiu — do Parlamento superpoderes para legislar sem obstáculos no campo econômico durante um ano. Desde então fixou valores máximos para aluguéis comerciais, estabeleceu limites de lucros para lojas e ordenou a diminuição de preços.A novidade prevê que os inquilinos tenham prioridade sobre a compra, mas, se não o fizerem, o imóvel deve ser vendido mesmo assim. Os proprietários que descumprirem o prazo para anunciar a venda serão multados em 2.000 unidades tributárias, o equivalente a 254 mil bolívares, ou US$ 40 mil. O valor deve ser pago em cinco dias; caso contrário, a multa será dobrada. Depois disso, o apartamento pode ser embargado.
Metro quadrado defasado desde 2013
Para Roberto Orta, presidente da Associação de Proprietários de Imóveis Urbanos (Apiur), a nova medida “destitui” a propriedade de seu dono, e desrespeita a Constituição, que só prevê a expropriação e o confisco de um imóvel com o pagamento de uma indenização. Outro problema, alegou, é que o governo ainda não fixou o valor do metro quadrado, defasado desde novembro de 2013 e que, devido à inflação acumulada — a uma taxa alarmante de 57,3% — não se ajustaria à realidade.
— Muitos desses edifícios são ocupados por pessoas da terceira idade, e o banco não concede crédito a idosos — acrescentou Orta.
A medida foi publicada na sexta-feira, mas só anunciada nesta segunda. No mesmo dia, Caracas amanheceu mergulhada em novos protestos, e ruas foram fechadas. A onda de manifestações já dura quase dois meses no país.
— Claro que nos incomoda a atitude do governo. Os estudantes presos, mortos, detidos, a falta de justiça — disse o estudante Andrés Núñez, de 28 anos.
A tensão também voltou a San Cristóbal, capital do estado de Táchira, e berço dos protestos antichavistas. Houve confrontos depois que militares e policiais tomaram as ruas para remover as barricadas levantadas por manifestantes.
— As forças de segurança usaram gás lacrimogêneo e balas de borracha, atacaram a população, entraram em casas e prenderam pessoas — denunciou o prefeito Sergio Vergara.
Ele assumiu o posto de Daniel Ceballos, condenado a um ano de prisão por “não evitar as barricadas”. Segundo Vergara, tropas do Exército e da Guarda Nacional permaneceram nas ruas para evitar a instalação de novos bloqueios.
Do estado de Lara, no Norte, o governador opositor Henri Falcón fez um apelo por diálogo à Mesa de Unidade Democrática (MUD):
— Já basta de tantos erros e violência. É preciso sentar-se numa mesa de diálogo e, como dirigentes da MUD, apresentar propostas e exigências ao governo nacional diante da incerteza no país.


em http://oglobo.globo.com/mundo/governo-da-venezuela-obriga-proprietarios-vender-imoveis-inquilinos-12045262#ixzz2xdS79OoO 

OBRA-PRIMA DO DIA (PINTURA) Giotto: Cenas da Vida de São Joaquim e Sant'Ana


A Capela:
A capela onde Giotto nos deixou o tesouro de seus afrescos foi mandada erguer por Enrico Scrovegni, um comerciante rico, politicamente ambicioso, que em 1300 adquirira as ruínas de uma antiga arena romana, em um terreno adjacente ao seu palácio.
Rico e poderoso, mas também usurário e orgulhoso, parece que seus contemporâneos não o tinham em muito alta conta. Mas o dinheiro sempre abrandou as antipatias e em março de 1302 ele obtém do bispo de Pádua autorização para erguer uma capela familiar.
O documento da autorização episcopal não mais existe, mas em 1304 o papa Bento XI publica uma bula concedendo aos visitantes da capela uma indulgência de um ano e quarenta dias se as visitas fossem feitas nos dias das festas da Natividade ou da Purificação e Assunção de Maria.
Em 1305 é publicada uma nota papal sobre a consagração de um dos altares da capela.

A Obra de Giotto:
A história de Joaquim e Ana é muito linda. Ele um dia vai ao Templo fazer oferendas e rezar para que Deus abençoe sua união com Ana e lhes dê o filho que aguardam há vinte anos, numa união que em tudo mais é feliz. O sacerdote o expulsa com rudeza, amaldiçoando-o por ser estéril.
Joaquim, deprimido, vai para o campo e se refugia entre pastores e rebanhos. Um dia um anjo lhe aparece e lhe diz que volte para Jerusalém e que vá se encontrar com Ana na Porta Dourada: os dois terão uma filha que se chamará Maria e que a menina, por sua vez, terá um Filho que mudará a face do mundo.


Joaquim segue a orientação do anjo e na Porta Dourada encontra sua mulher que também fora orientada por um anjo. Ana já carrega Maria em seu ventre. Os dois, num terno abraço, parecem se isolar dos outros à sua volta.
As pessoas ao redor são incapazes de fazer a distinção entre o sacro e o profano e não se dão conta, nem poderiam, que estão diante de um casal abençoado com a santidade. Os parentes e amigos se regozijam apenas com a felicidade daquele casal amigo.


O Encontro na Porta Dourada, em Jerusalém, é talvez o afresco mais conhecido de Giotto.
Muito se especulou sobre quem seria a mulher de preto, ao fundo da cena, que parece ser a única descontente com o que vê e que encobre o rosto. Estou convencida que é a fofoqueira da cidade.

O Sonho de Joaquim (dimensão: 2.00 x 1.85)
O Encontro na Porta Dourada, em Jerusalém (dimensão: 2.00 x 1.85)

Capella degli Scrovegni, Padova, Italia
Esta charge do Mario foi feita originalmente para o