sexta-feira, 28 de março de 2014

PSICANÁLISE DA VIDA COTIDIANA - A importância e dor da Falta

!
CARLOS VIEIRA
Eu lhe amo meu filho! Amo de verdade, ainda que você não tenha idade para saber o que é verdade ou mentira. Amo muito, mas percebo desde o seu nascimento que sua fome e sua boca são oceânicas. Sabe, do tamanho do mar. Isso talvez seja o que os psicanalistas chamam de oralidade, oralidade primária. Coisa esquisita, vamos falar para todo mundo entender: tem gente que nasce com uma ganância, uma vontade de ter tudo, uma força truculenta para devorar o que vem pela frente. Logo ao nascer, desde pequeno, o “seio” da sua mãe é irrisório, menor, faltante, não lhe satisfaz. Ele chora, esperneia, fica praticamente louquinho. Louquinho não, fica louco mesmo! A experiência da primeira loucura, mesmo nas pessoas ditas sadias, é vivida na angústia da Falta, do não vir o que se espera. Vivemos sempre esperando tudo, de todos, sem ao menos perguntar se eles têm. É atávico, consequência da nossa condição de fragilidade e incompletude, nascemos em condições precárias de sobrevivência.
Pois então, diz a mãe em voz alta: “O que você quer meu filho, eu não tenho. Eu tenho o que lhe estou dando. Aprenda para o resto da sua vida que ninguém pode dar o que não tem! E outra coisa, não é nada contra você, é porque não tenho mesmo. O que tenho é esse “leite”, essa disponibilidade para dar amor, muito amor. Mas, sinto pena de você filho meu! Você vai sofrer muito se exigir a realização dos seus desejos, das suas alucinações. Está você agora, pela primeira vez vivendo a Falta do esperado. A Falta, meu querido, é claro que dói, machuca, faz a gente se sentir a angústia do desemparo. No entanto a Falta não mata, ela nos oferece um tremendo aprendizado: somos incompletos, imperfeitos, inclusive sua mãezinha que lhe ama tanto! Um dia caso você suporte e tolere, vai aprender que “taça de carente não transborda”. Aí quem sabe, você vai aproveitar o que tem e o que todas as outras pessoas e a vida lhe deram”.
Escrevo essa crônica numa viagem aérea. Por coincidência, leio uma micro crônica de Clarice Lispector que se chama “Desencontro”. É micro, ou mini, pois ela contém duas linhas. Olha que coisa maravilhosa, afinal é sempre nos pequenos frascos que moram as grandes essências. Escreve Clarice: “Eu te dou pão e preferes ouro. Eu te dou ouro mas tua fome legítima é de pão”.
O escritor realmente intui e revela certas verdades humanas como fazem os sonhos – eles falam de maneira condensada e metafórica!
Bom, associo agora, tudo isso que estou tentando escrever, com a realidade do mundo dito pós-moderno. Nunca o homem mostrou sua “alma canibal”. O primitivismo do funcionamento psíquico atual deixa a lamentar: estamos movidos a todo tempo pela voracidade desenfreada, por um vampirismo assustador, por uma necessidade desesperada de consumir, ter, acumular, usando todos os meios perversos para que isso aconteça. Somos humanos? Não, somos animais-humanos, é bom não esquecer esse detalhe. O homem se civiliza a partir da existência da sua animalidade, essa é a função da Cultura! Freud, o imortal Freud, um dia escreveu que a psicanálise poderia ser entendida como “a arte de domesticar as pulsões”. Claro que não é somente a psicanálise, mas todo o acervo científico e cultural. 
No entanto, quando assistimos a truculência, a violência, a corrupção, o roubo institucionalizado, os homicídios cometidos pelas facções do tráfico, pelo despreparo das policias, e agora, pela justiça feita através das próprias mãos dos injustiçados, perguntamos? Civilização, domesticações das pulsões, avanços tecnológicos? O que paira sobre nossas cabeças nesse tempo de brutalidade primitiva? O que nos espera no futuro: o apocalipse do canibalismo?
“Eu te dou pão e preferes ouro”, Clarice deslizava essas palavras da sua caneta melancólica. O fato é que tem muita gente sem pão, e poucos com abundância de ouro. Essa é nossa história desde os tempos imperiais. Os adultos, os donos do Poder, os ricos esfomeados, aqueles que usam seus cargos e funções para enriquecimento desvairado, são adultos-bebês vorazes, canibais, egocêntricos e sem consciência da existência do Outro, sem generosidade, gratidão e solidariedade humana.
QUEM
“Quem um dia dançou os pés de outro?
Todos os que dançam, todos
Apenas dançam os próprios pés.
Quem pensa na imortalidade do outro
E durante seu próprio sonho
Sonha com o sonho do outro?
Quem, no nascimento do menino humilde,
Pede sua coroação pelos reis?
Quem manda violetas ao pobre encarcerado?
Quem se sente poeta pelo que o não é?
Poema de Murilo Mendes.
Carlos.A.Vieira, médico, psicanalista, Membro Efetivo da Sociedade de Psicanálise de Brasília e de Recife. Membro da FEBRAPSI e da I.P.A - London.

PT deseja Paulo Costa como bode expiatório, isolando-o do governo, da Petrobras e da Odebrecht


Posted: 27 Mar 2014 05:16 AM PDT

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

A manutenção da prisão de Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras apanhado pela Operação Lava Jato da Polícia Federal, apavora o governo e um dos maiores grupos econômicos brasileiros, a transnacional baiana Odebrecht. Além de conselheiro da BR Distribuidora, Costa também ocupou uma vaga no conselho de administração da Braskem – ponta petroquímica da Odebrecht, focada na produção de resinas termoplásticas, e parceira da Petrobras em vários empreendimentos. Os negócios de Costa também mexem com os nomes dos grupos Queiroz Galvão e Camargo Corrêa.

Por isso, o plano é isolá-lo para transformá-lo em bode expiatório. A tentativa é reeditar uma espécie de Marcos Valério, no caso do Mensalão. Se condenado, o agora vilão Paulo Roberto Costa assume todas as broncas, sem redistribuir a culpa a ninguém. O principal objetivo é evitar que Costa seja seduzido por alguma proposta de delação premiada que acabe envolvendo gente importante do governo, da Petrobras e do empresariado parceiro do capimunismo petralha. A mesma tática valerá para Nestor Cerveró, destituído da direção financeira e do conselho da BR Distribuidora, que se encontra na Europa, cuidando da vida...  

Tudo indica que Costa vai para o sacrifício, para poupar o governo e a Petrobras. Evidência dessa manobra defensiva foi o ataque direto da presidente da estatal, Maria das Graças Foster, ao justificar a criação de uma comissão interna da companhia para apurar o caso Pasadena. Ainda mais porque o escândalo mexe diretamente com a melhor amiga de Graça, a Presidenta da República Dilma Rousseff, ex-presidente do Conselho de Administração da Petrobras na gestão presidencial de Lula da Silva – que aprovou a desastrada aquisição da refinaria texana.

Graça alvejou Paulo Roberto Costa: “As últimas discussões sobre a relação eventual do diretor Paulo Roberto (Costa, ex-diretor) com Pasadena. Eu descobri (segunda-feira), não sabia que existia um Comitê de proprietários de Pasadena no qual o Paulo Roberto era representante da Petrobras. Esse comitê era acima do board (conselho de administração). Depois que entramos em processo arbitral esse comitê deixou de existir”. Graça fez questão de frisar que ficou PT da vida com a surpreendente descoberta: "Eu não posso saber disso dois anos depois de estar na presidência da Petrobras. Eu não posso ser surpreendida com informações que me dão o desconforto necessário para que eu busque uma comissão para apuração". 

Na entrevista exclusiva concedida ao jornal O Globo, Graça Foster coloca em prática a ação defensiva da Petrobras para tentar o milagre de isolar a companhia das ações de Costa – agora em desgraça judicial: “Tudo é surpreendente. E nos deixa muito reativos no sentido de que somos uma empresa de 85 mil empregados. De uma empresa que tem uma dedicação inquestionável às causas da companhia. E estamos em pé e trabalhando dedicadamente independentemente de questões que nos entristecem e que nos deixam tão apreensivos. Num caso desse que entendo que vai ser julgado, e não sei qual é a situação do ex-diretor, um caso desse não representa a Petrobras, definitivamente. Então, a gente espera como vai ser o desdobramento. O ex-diretor, quando julgado, não representa a Petrobras. Com certeza, me surpreendi. E tenho dito à companhia que estamos em pé trabalhando fortemente num ano de prosperidade da Petrobras, pois o ano de 2014 é o ano de prosperidade. Trabalhamos tanto para o aumento de produção, para que a Rnest (Refinaria Abreu e Lima) tenha os custos controlados. Há dois anos que a gente segura a Rnest para controlar os custos. No Comperj, fizemos dezenas de simplificações para que coloque o Comperj em pé. É algo que emociona”.

As emoções realmente prometem ser fortíssimas... Tanto que, ontem, o desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, João Pedro Gebran Neto, confirmou a decisão do juiz Fernando Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, e negou habeas corpus e manteve a decretação da prisão preventiva de Paulo Roberto Costa. O principal argumento da Justiça foi que Costa, além de incriminado por interceptações telefônicas legalmente feitas pela Polícia Federal, tentou obstruir as investigações, junto com familiares que retiraram grande quantidade de documentos dos locais de busca e apreensão pela Operação Lava Jato.

As emoções devem subir a pressão sob a Petrobras – ameaçada por uma CPMI que a base aliada deve transformar em mais um espetáculo político de impunidade, diante de uma oposição sempre vacilante, que agora só posa de valente pela proximidade da eleição de outubro. Realmente será emocionante conseguir o milagre de dissociar o agora “vilão” Paulo Roberto Costa e seu parceiro de maldades, o doleiro Alberto Yousseff, das obras superfaturadas da Refinaria Abreu e Lima. Segundo o Tribunal da Contas da União, apenas na primeira fase, a parceria mentirosa de Lula com o falecido venezuelano Hugo Chávez teve um superfaturamento de R$ 69,597 milhões. O sobrepreço equivale a cabalísticos 13% do total do contrato, que era de R$ 534.171.862,30.

Haja emoção... O juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, confirmou a existência de documentos demonstrando pagamentos vultosos do doleiro Yousseff a Costa, entre 2011 e 2012, relacionados às obras da refinaria pernambucana. Caso isto se comprove, principalmente com pagamentos a terceiros, se configuraria crime de corrupção passiva. A grande chave das investigações e do processo será identificar quem são os tais “terceiros” beneficiados pelo esquema. A mágica desejada pelo governo e pela cúpula petista é que, nos bastidores, por falta de provas, providencialmente já destruídas, fique difícil ou impossível culpar mais gente importante.

Agora, sem a menor emoção, não será surpresa se, em nome da sempre alegada “governabilidade e do interesse maior da Nação”, o tal Lava Jato (que identificou uma lavanderia ilegal de uns R$ 10 bilhões, igualando o velho Mensalão a um roubo de galinha) acabe em mais um “Jato Leve” de impunidade, que vai demorar uns 10 anos ou mais para chegar a alguma conclusão final nos tribunais.

Negociações abertas


Inocência


Promoção Internacional


Homem Bomba


Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.
 
A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 27 de Março de 2014.

QUE COISA, SÔ! por Magu


CHARGE EXCLUSIVA POR ROQUE SPONHOLZ

Eu já estava ficando com sérias desconfianças que aquele “velho deitado – Não há mal que sempre dure nem bem que nunca se acabe” era pura enganação. Mas lendo o Estadão de ontem, 27, me deparo com a manchete que restabeleceu a confiança…

Avaliação positiva do governo Dilma cai de 43% para 36%, indica CNI/Ibope

00rs0327crs

A surpresa me fez pensar: Será que os petralhas esqueceram de pagar a pesquisa? Eu sei que o poste é ruim mesmo, mas se mostrou a esperança que os desavisados estão começando a perceber isso.

Vamos à matériaEntre dezembro do ano passado e março, a aprovação da maneira de governar da presidente também caiu de 56% para 51%

Brasília – A avaliação positiva do governo da presidente Dilma Rousseff caiu de 43% para 36% em relação a dezembro, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quinta-feira, 27. No mesmo período, o porcentual de entrevistados que consideram o governo regular registrou oscilação dentro da margem de erro de 35% para 36% dos e os que o avaliam o governo como ruim ou péssimo subiu de 20% para 27%.

Ueba! Festa! Leiam a seqüência no link AVALIAÇÃO DESPENCA

Mesmo que eu não quisesse acreditar, vejo no Uol Economia que o dólar chega a cair 2% e vai a R$ 2,26 com pesquisa sobre o desgoverno da presidanta, conforme este link DOLAR

CHARGES DO DIA, por Roque Sponholz

CHUVA CONSTANTE…

00rs0327ars.
.
.
.
.
.
.
.
.
********************************************************************************************************************************

E A QUEDA…

00rs0327brs
***********************************************************************************************************************************

DÚVIDAS…

00rs0325brs

Reformas ganham norma técnica e terão que ser submetidas à análise profissional


Essas normas visam evitar obras clandestinas que coloquem em risco o condomínio e a vida da população


A partir do dia 18 de abril, todas as reformas de imóveis que alterem ou comprometa a segurança da edificação ou de seu entorno precisará ser submetida à análise de um profissional,  podendo ser construtora, incorporadora, projetista, engenheiro ou arquiteto. 

A norma indica a consulta prévia ao incorporador ou responsável técnico pelo projeto original da edificação ou, na falta deles, a um profissional habilitado, para saber quais as condições da construção e o que precisa ser feito. “O controle do processo é fundamental”. Além de fazer os projetos e identificar os responsáveis por todas as fases da obra, é preciso registrar tudo isso, documentar e arquivar os papéis.

A norma orienta ainda o proprietário ou responsável legal pelo prédio a informar em detalhes o usuário ou o síndico sobre o plano de manutenção a partir da reforma. “A norma não serve só para os condomínios. É também para as demais edificações, como um prédio locado para vários inquilinos”, destaca Pina. “O texto define as condições de manutenção, que não podem cessar nem durante a obra. A reforma não pode bloquear as rotas de fuga e as saídas de emergência”, aponta.

Depois da análise, o síndico ou a administradora, com base em parecer de especialista, poderão autorizar com ressalvas ou proibir a reforma, caso entendam que ela irá colocar em risco a edificação.

As normas técnicas, que foram determinadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), visam evitar obras clandestinas que coloquem em risco a vida da população. 

Fim do Amadorismo 

A nova norma esquematiza as etapas da obra e lista os requisitos para antes, durante e depois de uma reforma em um prédio ou em uma unidade. Ela afasta definitivamente o chamado “‘Zé da colher’, o faz-tudo, o curioso ou o amadorismo” e “privilegia a boa técnica”.

A norma custa R$ 67,00 e pode ser adquirida pelo site www.abnt.org.br/catalogo, pelo e-mailatendimento.sp@abnt.org.br ou pelos telefones (11) 3017-3610 / 3644 / 3652. 

Retrô moderno: aposte nessa tendência!


A tendência de objetos e móveis do estilo “retrô” na decoração ficou muito forte de uns tempos pra cá. Inicialmente eram muito utilizados objetos antigos encontrados na casa de nossos avós. Com o passar do tempo, a tendência ganhou força e surgiu o Retrô Moderno. O Retrô Moderno utiliza os móveis e objetos antigos com toques diferenciados como cores vibrantes e tecnologias presentes em alguns aparelhos. Grandes empresas lançaram diversos  produtos neste estilo, como fogões, geladeiras e cômodas.

A tendência do Retrô Moderno pode ser utilizada em diversos cômodos, contudo, a variedade em produtos e ideias ainda é maior para cozinha. Além de móveis e objetos diferenciados, você pode tanto deixar o cômodo vibrante como também vintage e delicado.

O diferencial na decoração é principalmente as cores. Para deixar um ambiente vibrante, basta você utilizar móveis e objetos nas cores vermelho e amarelo, por exemplo. Já para deixar o cômodo mais delicado, o ideal é utilizar cores em tons pastel. Os tons pastel são principalmente: o azul claro, o rosa claro, verde menta e o amarelo bebê. Por serem cores claras e “fracas”, deixam o ambiente delicado e tranquilo.
Para quem tem receio de apostar na tendência, mudando radicalmente um cômodo, há diversas opções no mercado de objetos simples como almofadas, copos, pratos e quadros que não radicalizam o visual do local e podem ser facilmente removidos.

Se você gosta deste estilo, use e abuse da criatividade. Há diversas formas práticas e bonitas de decorar os ambientes usando essa tendência. Desde copos na cozinha e almofadas estampadas no sofá até papéis de parede e móveis de grande porte. Além disso, você pode reaproveitar móveis antigos pintando-os com cores diferentes.