segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

A pátria que deseduca - by Ruth Aquino

RSS


A língua portuguesa é achincalhada por presidentes, governadores – e a população em geral

RUTH DE AQUINO
16/01/2015 21h42


A quem interessa um povo que não sabe raciocinar, não sabe ler, não sabe escrever, não sabe argumentar? A ninguém, apenas a ditadores. Por isso, até em benefício próprio, para marcar seu nome na História, a presidente Dilma Rousseff escolheu um slogan apropriado para seu segundo mandato: “Brasil, pátria educadora”. Ela ainda não sabia que o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2014 mostraria o fracasso de seu primeiro mandato na Educação, quando teve três ministros na Pasta. Mais de meio milhão de jovens tirou nota zero na redação – cuja nota máxima era 1.000.

A palavra para definir a nota zero da redação, nessa escala, é “catástrofe”. De 2013 para 2014, o número de zeros na dissertação do Enem quase quintuplicou. Não relativizem o resultado. Uns dizem que o tema “ética na publicidade infantil” era difícil. Outros, que os corretores foram rigorosos demais. Ainda há os que não acham importante uma dissertação no Enem. O ministro da Educação, Cid Gomes, minimiza a queda nas notas de português e matemática: “O que é importante é a média. Na média, menos 1% está na margem de erro”. A média é um recurso medíocre para justificar o injustificável. Quando viu o resultado pior dos alunos de escolas estaduais, Cid Gomes admitiu: “Não dá para fugir, camuflar ou tentar dizer que o ensino público é bom. O ensino público brasileiro está muito aquém do desejável”.

O vexame não surpreende a quem vive da palavra escrita e oral. A língua portuguesa é achincalhada por nossos presidentes, ministros, governadores, senadores, deputados, executivos, empresários e, claro, pela população em geral. Ortografia, concordância e regência verbal erradas, vocabulário pobre e ausência de um pensamento coerente. Não é preciso ir à Europa para encontrar povos que se expressam direito em sua língua materna. Basta ir à Argentina. Com toda a crise de nossos hermanos e a decadência de suas universidades, ali está um povo articulado, que sabe ler e escrever, e tem um raciocínio com começo, meio e fim. Não há analfabetos funcionais concluindo o ensino médio.
O que aconteceu no Enem de 2014? Ao todo, 8,7 milhões de alunos da última série do ensino médio inscreveram-se no concurso. Mas só 6,2 milhões apareceram no exame. A nota máxima de cada prova é 1.000. Só 250 tiraram a nota máxima na redação e 529.374 alunos tiraram zero. Desses, 280.903 entregaram a prova em branco porque não faziam a menor ideia de nada. Dos outros zeros, 217.300 fugiram do tema (talvez inspirados em nossos políticos, que fazem o mesmo nos debates), 13 mil copiaram o texto motivador, 7.800 escreveram menos de sete linhas, 3.300 incluíram textos desconectados, 955 ofenderam os direitos humanos. A média em matemática também ficou abaixo da metade, 476,6 pontos. No meu tempo, abaixo de 5 significava reprovação. Mas “reprovação” virou tabu na pátria do PT, desde Lula, que nunca achou grande coisa saber português ou gostar de ler.

Em artigo para o jornal O Globo, a filósofa Tânia Zagury diz: “Só de ouvir falar em reforma na educação, eu me arrepio”. Após mais de 40 anos de trabalho na área, ela afirma que cada programa reativa o que foi banido, joga no lixo as cartilhas, abandona boas ideias, mas mantém algo sempre: a queda da qualidade no ensino. A última “revolução” foi a “progressão continuada”, o que, traduzindo em bom português, significa aprovação automática. Para “camuflar” a repetência no 1o ano e evitar evasão escolar. A repetência aumentou no 6o ano, quando acabava a aprovação automática. O que foi feito para resolver “o probrema”? Os professores são pressionados a não reprovar. “Teria sido lindo aprovar todo mundo se não tivesse sido à custa do saber”, diz Tânia. Todos se formam, ficam felizes, o governo de Dilma ainda mais porque exibe estatísticas infladas. E não se aprofunda nenhum conhecimento.

Esse não é um destino inescapável. Slogans e discursos não bastam para educar crianças e jovens. Menos roubo e desvios na verba para escolas, uma gestão responsável e focada no ensino fundamental, base de tudo, a valorização do professor em salário e autoridade e maior participação da família. A receita é conhecida. O Brasil só não a adotará se houver a intenção oficial de tirar proveito de um povo sem instrução. Escolas não são fábricas. Dói imaginar que o objetivo seja formar cidadãos que não pensem, não leiam, não escrevam, não critiquem. Uma triste linha de montagem destinada a ser manipulada.
O resultado da falta de educação é, além do subemprego, essa multidão de menores carentes que depredam ônibus, assaltam e matam, rindo, sem dar valor ao patrimônio e à vida. Por enquanto, o Brasil é uma pátria que deseduca.

Dilma consternada com a execução do traficante brasileiro? Vai te catar!


Posted: 18 Jan 2015 06:22 PM PST
Por Celso Ricardo, do blog Politicos do Brasil

dilma_traficante_amigos
Imaginem a cena…
Um traficante brasileiro pego na Indonesia, que tem leis severas contra esse crime*, é condenado a pena de morte e será fuzilado.
No Brasil, o trafico de drogas é tratado de maneira diferente, onde os traficantes são praticamente heróis em determinadas localidades brasileiras e o governo abaixa a cabeça para essas pessoas, evidentemente porque “precisam” desses marginais.
A presidente brasileira, dona Dilma Paz e Amor, fica consternada e profundamente magoada com a situação do traficante brasileiro, ela se disse desolada, pediu clemência ao presidente da Indonesia que sumariamente negou o pedido.
A questão é:
Por que a presidente ficou tão consternada com a execução desse traficante brasileiro? Por que toda essa celeuma com a situação desse rapaz? Qual a ligação ilícita que a presidente/governo brasileira tem com esse rapaz? O que ele fez de importante pro Brasil que merece toda essa preocupação?
O PT/Lula/Dilma está no poder à mais de 12 anos e eu nunca vi essa preocupação toda com a situação das pessoas que morrem em acidentes de transito, que morrem em filas de hospitais, que morrem e/ou ficam deficientes por causa de acidentes de trabalho (alo deputada Mara Gabrilli), de pessoas que são assassinadas todos os dias por causa de um celular, de um tenis, de um par de brincos, de um relogio, de um anel, de um oculos, enfim por qualquer coisa material, pessoas que morrem em brigas de transito, que morrem em festas promovidas por governantes, que morrem na seca do Norte/Nordeste, que se suicidam porque não conseguem manter uma família devido a salarios baixos e condições desumanas de trabalho, que pagam seus impostos em dia e não tem a devida atenção desse governo petista…
Enfim, são tantas questões importantes pra serem resolvidas no Brasil e essa palerma se preocupa com um traficante executado na Indonésia?
Os traficantes são tratados com pão de ló no Brasil, alguns até conseguem cargos politico em diversas cidades do Brasil e quiça até no governo federal, mas aqui os políticos PRECISAM dos traficantes, pelo dinheiro que é gerado com essa prática criminosa*. Muitos políticos são ligados com traficantes e tem o rabo preso com esses marginais.
Sinceramente é uma situação que não se tem uma explicação inteligente.
Mesmo porque nenhum país do mundo se mete nas leis arcaicas brasileiras, então não é correto ir se meter nas leis de outro país.
E o mais impressionante… tem pessoas no Brasil que concordam com essa preocupação toda da Dilma Paz e Amor. Sim, tem. Acreditem, as pessoas conseguem se preocupar com esse traficante executado na Indonésia…
E você? O que acha? A Dilma Paz e Amor tem razão?
*trafico de drogas é crime sim, em todos os países civilizados pelo menos é, mas no Brasil é status

Vovó Estela não levará o netinho à Disney?


Posted: 18 Jan 2015 03:13 AM PST

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Recordar é preciso. No Brasil, existia uma empresária brasileira chamada Stella Oliveira de Barros. Empresária pioneira no turismo no Brasil, desde 1957, liderou a venda de pacotes para os parques da Disney, nos EUA. Trabalhou até os 88 anos de idade. Só parou por causa do mal de Alzheimer. Partiu para sua viagem final em 7 de dezembro de 2004, aos 95 anos. Seu apelido, Vovó Stella, é imortal.

Por isto ela não pode ser confundida com outra Estela. Justamente aquela que, nas décadas de 60/70 do século passado, com este codinome estelar, planejava ou praticava ações de terror, assassinatos, sequestros e assaltos a banco para tentar implantar o comunismo no Brasil, sob a desculpa de combater a ditadura dos militares sanguinários. Abrigada no partido da estrela vermelha, a Estela é Presidenta do Brasil no segundo mandato. A imagem da Estela foi transformada pela marketagem eleitoreira em "Coração Valente" - também nome de uma heroína de desenho animado da Disney.

Semelhança entre a Stella e a Estela? Ambas são Vovós. Diferenças da Stella para a Estela? A primeira foi uma grande gestora e empreendedora. A segunda é um desastre gerencial. Só não consegue quebrar o Brasil, porque a potencialidade econômica da nação e infinitamente maior que a incapacidade dela. Enquanto viveu, a Stella levou os netos dela e de todo mundo para a Disney. Já a Vovó Estela, muito em breve, corre o risco de não poder mais levar o dela para lá.


Vovó Estela correrá o risco de ser presa, caso acabe condenada no Tribunal de Nova York - que deve unificar várias ações judiciais de investidores lesados contra diretores e membros dos conselhos administrativo e fiscal da Petrobras. Advogados norte-americanos apostam que Dilma Rousseff e demais companheiros da diretoria da Petrobras não escaparão do rigor do judiciário nos EUA. Além de condenados a pagar multas milionárias, tendem a pegar alguma pena de prisão. Lava Jato lá fora é Car Wash: lava de verdade...

A máquina de contrainformação nazicomunopetralha andou plantando notinhas nos veículos de comunicação aliados e nos blogs amestrados por gordas verbas de publicidade que "jamais os Estados Unidos vão processar e condenar uma chefe de Estado estrangeira". Pois é bom saber que tal tese não existe. Não confunda o ânus com o ônus. Além disso, a ação judicial contra o Petrolão, lá fora, só deve ter alguma denúncia formalizada para julgamento daqui a uns cinco até 10 anos. Ou seja, durante o mandato que acaba oficialmente em 2018, Vovó Estela ficará apenas sob pressão na Presidência. Mas, depois, o bicho pode e tende a pegar para ela nos States.

Se tiver de levar o netinho para a Disney, que a vovó Estela o faça agora, antes de não poder mais fazer, sob o risco de acabar presa pelos "injustos norte-americanos". Um consolo a Vovó Estela já tem. O netinho dela já foi à Disney com os pais... Portanto, talvez nem ligue de voltar lá, no futuro, sem a avó aposentada do cargo público supostamente mais poderoso do Brasil. Até porque ninguém gostaria de ver sua avó fazendo companhia aos irmãos metralha na Disneylândia...

Enquanto não sabe ainda se a Disney lhe será proibida, Vovó Estela comete mais uma bobagem histórica, em nome de uma pretensa defesa dos direitos humanos. Resolveu ontem se proclamar "indignada" com o governo da Indonésia porque o judiciário de lá condenou à morte e executou o brasileiro Marco Archer. O instrutor de voo foi fuzilado pelo hediondo crime de tráfico de drogas. A indignação de Dilma é uma afronta ao bom senso. Vale repetir por 13 x 13: Aqui no Brasil, os traficantes não têm pena de ninguém e já praticam a pena de morte posta em vigor pela conivência de um governo corrupto e de uma sociedade omissa.

A notinha oficial solta pelo Palácio do Planalto é digna do mais sem graça Palhaço do Planalto: “A Presidenta Dilma Rousseff tomou conhecimento – consternada e indignada – da execução do brasileiro Marco Archer ocorrida hoje às 15:31 horário de Brasília na Indonésia. Sem desconhecer a gravidade dos crimes que levaram à condenação de Archer e respeitando a soberania e o sistema jurídico indonésio, a Presidenta dirigiu pessoalmente, na sexta-feira última, apelo humanitário ao seu homólogo Joko Widodo, para que fosse concedida clemência ao réu, como prevê a legislação daquele país. A Presidenta Dilma lamenta profundamente que esse derradeiro pedido, que se seguiu a tantos outros feitos nos últimos anos, não tenha encontrado acolhida por parte do Chefe de Estado da Indonésia, tanto no contato telefônico como na carta enviada, posteriormente, por Widodo. O recurso à pena de morte, que a sociedade mundial crescentemente condena, afeta gravemente as relações entre nossos países. Nesta hora, a Presidenta Dilma dirige uma palavra de pesar e conforto à família enlutada. O Embaixador do Brasil em Jacarta está sendo chamado a Brasília para consultas.”

Um desejo para Vovó Estela, também conhecida como Coração Valente: a partir de agora, a oposição e os cidadãos de bem deveriam exigir que seu governo solte uma nota oficial de pesar para uma família enlutada cada vez que brasileiros inocentes forem vítimas de crimes violentos e hediondos praticados pelas diferentes organizações criminosas que atuam impunes no Brasil.

No Brasil, mais de 50 mil pessoas são vítimas, anualmente, de assassinatos violentos. Nesta guerra civil não declarada, ninguém vê a "indignação pública" da Presidente da República - que deveria dar bons exemplos, e não maus exemplos. Dilma é tão ruim politicamente que consegue ampliar seu desgaste inutilmente. Ainda bem que Dart Vader já conspira, nos bastidores, para substituí-la em 2018...

O próximo...


Populismo bem explicado


Circula viralmente na internet vídeo de Gloria Alvarez, do Movimento Cívico Nacional da Guatemala, demonstrando como funciona o populismo na América Latina - que Lula, Dilma, Cristina K e tantos outros praticam - chantageando as pessoas com promessas sobre as necessidades mais básicas das pessoas.

Indignados


Indonésia x Drogas daqui

Do leitor Mário A. Dente, de São Paulo, resumindo a recente bobagem da Presidanta:

"As presidências do Brasil e da Indonésia tem visões opostas da finalidade das leis: a nossa mandanta não é formada em direito para advogar em outro País para clientes traficantes, porque acha que as leis devem  ser cOmpridas - e ter jaboticabas  como: embargos infringentes, prisão domiciliar e cumprimento de apenas 1/6 da pena; o  da Indonesia acha que as leis devem ser cUmpridas - até à morte. Não adianta a nossa Posta ficar nessa Indonesia e voltandonesia".

Maior abandonado


Trecho de reportagem da Veja, relatando um quase rompimento de relações entre os companheiros Lula da Silva e José Dirceu:

"A tensão decorrente das investigações e do julgamento do esquema de corrupção na Petrobras colocou em trincheiras opostas as duas mais importantes lideranças históricas do PT: Lula e seu ex-ministro José Dirceu. Tão logo os delatores do petrolão disseram que o ex­diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque recolhia propina para o partido, Dirceu, o padrinho político de Duque, ligou para o Instituto Lula e pediu uma conversa com o ex-presidente. O objetivo era se dizer à disposição para ajudar os companheiros a rebater as acusações e azeitar a estratégia de defesa. Conhecido por deixar soldados feridos pelo caminho, Lula não ligou de volta. Em vez disso, mandou Paulo Okamotto, seu fiel escudeiro, telefonar para Dirceu. Assim foi feito. “Do que você está precisando, Zé?”, questionou Okamotto. Dirceu interpretou a pergunta como uma tentativa do interlocutor de mercadejar o seu silêncio. À mágoa com Lula, que o teria abandonado durante o ano em que passou na cadeia, Dirceu acrescentou pitadas de ira: “Você acha que vou ligar para pedir alguma coisa? Vocês me abandonaram há tempos”, respondeu. E fim de papo".

Questão de escolha




© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 18 de Janeiro de 2015.

CHARGE DO PAIXÃO

Esta charge do Paixão foi feita originalmente para o

CHARGE DO CASSO

Esta charge do Casso foi feita originalmente para o