quinta-feira, 27 de março de 2014

As notas arquitetônicas de Doha - Fotógrafo grego registra construções no Qatar - CASA VOGUE



24/03/2014 | POR CAROLINE PEREIRA; FOTOS PYGMALION KARATZAS / DIVULGAÇÃO

Doha Qatar (Foto: Pygmalion Karatzas / Divulgação)
Se como certa vez disse Schopenhauer "arquitetura é música congelada", a cidade de Doha, capital do Qatar, tem uma trilha sonora eclética e impressionante. Ela foi reunida no que pode ser considerada uma coletânea de sucessos, gravada e remasterizada pelas lentes do fotografo grego Pygmalion Karatzas, do estúdio Karatzas Architects.
Doha Qatar (Foto: Pygmalion Karatzas / Divulgação)
A série de imagens representa uma fotorreportagem da arquitetura contemporânea da cidade. As fotos capturam o ambiente do lugar, lar de quase 90% dos 1,7 milhões de habitantes do país. O Qtar é uma das economias que mais cresceram nos últimos anos; Doha, consequentemente, ganha mais importância à medida que esse crescimento se solidifica.

A arquitetura, por sua vez, é mais um reflexo desses tempos de riqueza, provenientes, em grande parte, pela indústria petrolífera - situação semelhante à Dubai, nos Emirados Árabes. A baía oeste de Doha abriga o distrito diplomático e de negócios, onde se concentra o maior número de arranha-céus. Diversas multinacionais estão localizadas ali, além de ministérios governamentais, hotéis, apartamentos residenciais e shopping centers.

As estruturas brincam com as formas em prédios que, juntos, formam uma paisagem dinâmica e digna de admiração. Um dos destaques é o marco arquitetônico Pearl-Qatar, ilha artificial projetada pelo escritório de arquitetura Callison, que abrigará uma expectativa de 45 mil pessoas até 2015.
Doha Qatar (Foto: Pygmalion Karatzas / Divulgação)

Doha Qatar (Foto: Pygmalion Karatzas / Divulgação)

Doha Qatar (Foto: Pygmalion Karatzas / Divulgação)

Doha Qatar (Foto: Pygmalion Karatzas / Divulgação)

Doha Qatar (Foto: Pygmalion Karatzas / Divulgação)

Doha Qatar (Foto: Pygmalion Karatzas / Divulgação)

Doha Qatar (Foto: Pygmalion Karatzas / Divulgação)

Doha Qatar (Foto: Pygmalion Karatzas / Divulgação)

Doha Qatar (Foto: Pygmalion Karatzas / Divulgação)

Doha Qatar (Foto: Pygmalion Karatzas / Divulgação)

Doha Qatar (Foto: Pygmalion Karatzas / Divulgação)

Doha Qatar (Foto: Pygmalion Karatzas / Divulgação)

Doha Qatar (Foto: Pygmalion Karatzas / Divulgação)

Doha Qatar (Foto: Pygmalion Karatzas / Divulgação)

Doha Qatar (Foto: Pygmalion Karatzas / Divulgação)

CHARGES DO DIA, por Roque Sponholz


UMA QUESTÃO DE TEMPO…

00brasil46.
.
.
.
.
.
.
.
.
***********************************************************************

PERGUNTINHA DE GEOGRAFIA…

00brasil45

CHANTAGEM JURÍDICA, por Magu


Carlos Brickmann publicou na 4ª feira ótimas notas. Comento no final.

images-1Chega de chantagem! 
O jornalista gaúcho Jayme Copstein foi até o Supremo Tribunal Federal e deu um passo gigantesco para acabar com a chantagem que figurões engravatados praticam contra jornalistas e empresas jornalísticas, exigindo indenizações milionárias. O Supremo julgou improcedente a ação de um desembargador gaúcho contra Copstein e o jornal O Sul: Sua Excelência queria ser indenizado porque, a seu ver, Copstein tratou com ironia sua decisão de conceder regime semiaberto a Carlos Antônio Balengo da Silva, líder do PCC no Rio Grande do Sul.

Decidiu o Supremo: “Críticas a agentes públicos, por mais duras, contundentes ou mordazes que sejam, não implicam dano moral. Não geram indenização material, como têm pretendido e eventualmente conseguido em tribunais inferiores ações movidas contra jornalistas e empresas jornalísticas”.

É importante: gente bem relacionada tenta fugir de críticas exigindo centenas de milhares de reais pelos danos causados à sua honra – que muitas vezes, convenhamos, não vale isso (o grifo é meu).

Bebendo na fonte
Para enfrentar melhor os engravatados que dão preço à honra, vá ahttp://goo.gl/GdBo7c. Em Número do Processo, escreva ARE 734067.

COMENTO:

Excelente notícia para Adriana Vandoni, que até hoje é censurada pelo tribunal do Mato Grosso por uma matéria contra o dono do Estado, Riva.

Aproveitando a oportunidade, o Brickmann também comenta, lembrando que o lobo perde o pelo mas não perde o vício:

O guru indiano Rayneet Singh, consultor da campanha presidencial de José Serra (PSDB) em 2010, foi preso nos Estados Unidos, acusado de buscar doações ilegais para candidatos em San Diego, na Califórnia.

Para terminar, perguntar não ofende, né não? (apud Anhangüera). Porque não acontece aqui o que aconteceu lá (nos EUA)? Diante do fato que André Luís de Carvalho, ministro substituto do TCU,  faz palestra em seminário do Conselho Federal de Enfermagem – que é investigado pelo TCU. – É bonito isso? Não é uma infração ética (ou tétrica)

Assembléia aprova novo trenzinho da alegria de R$ 85 milhões por ano que próximo governo pagará

http://polibiobraga.blogspot.com.br/2014/03/assembleia-aprova-novo-trenzinho-da.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+JornalistaPolibioBraga+(Jornalista+Polibio+Braga)

Este novo trenzinho da alegria enviado pelo governador Tarso Genro, foi aprovado por aplastante maioria na Assembléia Legislativa do RS. Quase todo ele produzirá efeitos devastadores sobre as finanças públicas a partir do ano que vem, quando novo governador estará comandando o Piratini.

. São benefícios salariais enormes, concedidos pelo governo que tenta se reeleger, em vésperas das eleições.

. É tudo extremamente abusivo. 

. O governo não indicou de que  rubrica orçamentária sairá o novo dinheiro, mas é certo que o povo do RS terá que pagar a conta a partir do ano que vem. 

. O editor conversou com deputados do governo e da oposição, constatando que ninguém quis resistir à enorme pressão de dezenas de servidores que se aboletaram nas galerias para conseguir novas vantagens.

. Se não for reeleito, não será Tarso Genro o pagador da bagatela de mais R$ 85 milhões anuais que incharão a Folha de Pessoal de um Estado que foi novamente quebrado por um governo do PT, como Olívio Dutra já tinha feito antes.

. O mais surpreendente é que a oposição tenha embarcado nessa canoa furada.

. Foram 10 projetos  que "reestruturam" , "instituem" ou "alteram" carreiras", o que no jargão do serviço público significam novos ganhos salariais para os servidores e encargos multiplicados para os contribuintes gaúchos, nunca contemplados por benefícios sequer parecidos nas suas próprias atividades.

Nos números para examinar os textos completos de cada um dos 10 projetos aprovados pela Assembléia: PL 24/2014 - PL 26/2014 - PL 27/2014 - PL 28/2014 PL 29/2014 - PL 30/2014 PL 31/0214 - PL 36/2014 - PL 38/2014.
CLIQUE na imagem a seguir para examinar o comentário do editor, intitulado: Entenda por que a renúncia fiscal sobre valores já existentes é uma roubada do governador Tarso Genro

MARCO CIVIL O CABRESTO DO PT NA INTERNET - PAULO EDUARDO MARTINS




Publicado em 26/03/2014
SBT PR - MARCO CIVIL: O CABRESTO DO PT NA INTERNET
http://youtu.be/rB-s9AcpZMg



Duke, hoje no O Tempo (MG)

Grandes líderes constroem uma cultura de coragem em um clima de medo

Grandes líderes constroem uma cultura de coragem em um clima de medo

O papel de um líder para o sucesso da organização é estimular que todos enfrentem o medo

A única coisa que temos a temer é o próprio medo”. Franklin Roosevelt advertiu os americanos com essas palavras durante a eleição presidencial de 1932, porque ele sabia do poder do medo de derrubar uma economia, paralisar uma nação e sufocar o talento necessário para criar melhores soluções em tempos turbulentos.
O medo sempre foi uma emoção humana potente. Se em uma sociedade ou corporação o medo se espalhar como o fogo, ele vai sabotar as mentes mais brilhantes, as maiores empresas e as economias mais robustas.
É por isso que no atual competitivo, acelerado e incerto mercado, a criação de uma cultura da coragem, que incentiva os funcionários a superar seus medos é vital para a criação e manutenção da vantagem.
De acordo com os números da Gallup, mais da metade da força de trabalho está sem engajamento e, as organizações precisam de líderes que não apenas envolvam os funcionários, mas que os leve a pensar de forma mais ousada, para assumir riscos inteligentes e desafiar as próprias premissas.
Assim, Margie Warrell elaborou o modelo de cultura da coragem para ajudar os líderes a aprofundar o engajamento, a inspiração e a criatividade, e elevar os resultados de uma organização.
Engajar, inspirar, encorajar: esse deve ser o papel de todo líder.
Engajar, inspirar, encorajar: esse deve ser o papel de todo líder.

#1. Engajamento

Engajar-se autenticamente com as pessoas a seu redor é a primeira tarefa de liderança genuína, e é essencial para a construção de confiança e promover a coragem.
Isso exige que os líderes deixem seus escritórios para se juntar aos funcionários na linha de frente, onde eles vivem o seu dia-a-dia.
O engajamento exige uma vontade de colocar a vulnerabilidade na linha de frente, compartilhar autenticidade, se envolver em sessões abertas não estruturadas e discussões onde correm risco direto de perguntas difíceis e constantemente, reconhecer os esforços daqueles ao seu redor.
Os relacionamentos são a moeda do local de trabalho, e por isso a mais forte conexão dos líderes.
As pessoas estarão muito mais prontas para darem o sangue pelos líderes que podem se relacionar em um nível humano, do que todos os outros.

#2. Inspiração

Faz parte do DNA humano querer um senso de propósito e significado em nosso trabalho.
A pesquisa mostra que as pessoas tendem a ser menos dispostas a fazerem esforço extra quando necessário e mais propensas a encobrir erros quando não veem utilidade no que fazem.
Por essa razão é imperativo que os líderes ampliem o contexto, ajudando os funcionários a compreenderem um “por que” maior para que possam ver o que estão fazendo através de uma lente maior.
Fazer isso permite que os funcionários reformulem o seu papel no contexto de como contribuir não apenas para a missão da organização, mas para o impacto que a missão tem no dia-a-dia da empresa.
Um líder que não inspira é como um rio sem água, afirma Lance Secretan. Os líderes devem trabalhar continuamente para garantir que os funcionários saibam que o seu papel é valorizado e valioso.
Quando as pessoas sabem que há algo maior em jogo, terão mais determinação mediante os desafios.
Grandes líderes sabem o quanto é importante inspirar as pessoas.
Grandes líderes sabem o quanto é importante inspirar as pessoas.

#3. Encorajar

Os seres humanos são naturalmente avessos ao risco e, ao avaliar suas opções sempre irão optar pelo menos arriscado.
Durante os períodos de mudança, quando o caminho à frente é incerto e o futuro mais incerto ainda, a nossa tendência em optar pela segurança é maior ainda.
Dado que as pessoas vão optar pela segurança, uma das principais responsabilidades de todo líder é assegurar que os funcionários sentem que têm cobertura.
Por esta razão, é vital para os líderes em todos os níveis criar um ambiente que celebra o pensamento inovador e fornece uma rede de segurança para as pessoas assumirem riscos.
Liderar pelo exemplo é a mais poderosa arma de liderança.
Nas organizações em que os funcionários sentem que suas contribuições são realmente valorizadas, que são desafiados a experimentar coisas novas, eles criam um compromisso maior com o sucesso da organização.

Ordem do Governo é neutralizar CPMI da Petrobras e impedir que MPF investigue Dilma por responsabilidade


Posted: 26 Mar 2014 10:55 AM PDT

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Da mesma forma como Lula foi milagrosamente poupado do escândalo do Mensalão, dificilmente, em um ano eleitoral, a Justiça brasileira vai arrumar problemas contra Dilma Rousseff. No escândalo da Petrobras, apesar das evidências, a tendência é que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, encontre uma “brecha” para salvar Dilma com a tese (insustentável, na prática) de que os conselheiros da Petrobras não são os responsáveis diretos por decisões de gestão na companhia. Conforme tal drible jurídico, caberia aos diretores da empresa responderem pela responsabilidade dolosa ou culposa dos atos.

Se aqui dentro Dilma pode se salvar, na Justiça de Nova York, onde Dilma e demais conselheiros e diretores da Petrobras serão processados com pedidos de ressarcimento pelos prejuízos causados por suas decisões administrativas, a porca torce o rabo do processado. Como o ministério público novaiorquino recebe participação legal nas comissões sobre multas das condenações – geralmente milionárias -, é muito maior a pressão por resultados jurídicos mais rápidos e dolorosos para os réus. Mas o bicho tende a pegar porque, na Security and Exchange Comission (o xerife do mercado de capitais dos EUA) já correm pelo menos seis reclamações, que podem se transformar em investigações e, depois, em processos formais, contra a Petrobras e suas subsidiárias, agravando a situação assim que os investidores formalizarem ações judiciais.

Um caso que apavora mais os dirigentes da Petrobras que o desastrado superfaturamento na compra da refinaria texana Pasadena é o processo que corre nas justiças norte-americana, britânica e holandesa, para investigar o pagamento de propinas no aluguel de plataformas de petróleo. O escândalo lança luzes sobre uma até então pouco popular subsidiária Petrobras Global Finance B. V. – uma caixa preta sediada em Rotterdam, na Holanda. Não se sabe quem são os dirigentes da empresa que cuida das finanças da endividada Petrobras. Só se sabe que no mesmo endereço holandês, no segundo e terceiro andares da (Wenna 722, Weenapoint Tower A, 3014DA, em Rotterdam), funcionam a Petrobras Nederlands (PNBV), a Petrobras Global Trading (PGT) e a Petrobras International Braspetro BV (PIB). As subsidiárias holandesas, além de fechar contratos, captam recursos para a empresa em euro e dólar.

Diante de tanta complexidade investigativa, pelo menos na lenta Justiça brasileira, tende a dar em nada a boa intenção dos senadores independentes Pedro Simon (PMDB-RS), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), Pedro Taques (PDT-MT), Ana Amélia Lemos (PP-RS) e Cristovam Buarque (PDT-DF). Os sete entraram com pedido ao Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, para que investigue a atuação da atual Presidenta Dilma Rousseff como ex-presidente do conselho de administração da Petrobrás, com base na Lei 8.429 – que trata dos crimes de improbidade administrativa. O artigo 10º (com incisos I, II, III, IV e XII) poderia ser fatal aos conselheiros e diretores investigados. O problema é sempre o relativismo como as leis são interpretadas ao sabor dos ventos políticos no Brasil.

O contorcionismo jurídico para livrar Dilma de ações será nada fácil. O mesmo raciocínio pode ser aplicado ao Presidentro Luiz Inácio Lula da Silva. A lógica é hierárquica. Como a Petrobras é controlada pela União (acionista majoritário), suas decisões estratégicas contam com o respaldo direto do Presidente da República (que no tempo de Passadena era Lula). Já Dilma, além de presidente do Conselhão da Petrobras, também era ministra das Minas e Energia e, depois, da Casa Civil, de onde saiu diretamente para reinar no Palácio do Planalto. Diluir a responsabilidade de Lula e dela é missão quase impossível. Mas o judiciário, aparelhado por interesses políticos, é capaz do impossível – como se viu, recentemente, no caso do Mensalão.

O Alerta Total já antecipou que, no Petrobrasgate, o alto risco da delação premiada é o que mais apavora o governo no decorrer das quase certas ações na Justiça brasileira e na de Nova York. A petralhada tem um temor concreto de que os ex-diretores e conselheiros da BR Distribuidora, Paulo Roberto Costa e Nestor Cerveró, resolvam abrir o bico e soltar o verbo para relatar tudo que sabem sobre o real comando da organização criminosa que, no mínimo, praticou crime de estelionato (auferir vantagem ilícita a custa de terceiros, através de ardil) contra a Petrobras.

O Alerta Total também já alertou que o pavor real é que se revele que parte do dinheiro desviado nos negócios na Petrobras e subsidiárias tenha servido para formar uma super-organização. O político que a comanda tem várias consultorias que gerenciam empreendimentos comerciais na África, hotéis em Cuba e na Venezuela, pelo menos três hotéis em Brasília, vários terrenos na capital federal e em São Paulo (registrados em nome de empresas no Panamá), além de fazendas produtoras de gado no Brasil, participações acionárias inferiores a 4% em várias empresas, e uma mini-frota de três jatinhos (em nome de laranjas, amigas empreiteiras).

Tais informações, que já são de conhecimento da espionagem informal feita pelos investidores externos da Petrobras, só aguardam a confirmação concreta dos depoimentos e das apurações oficiais do Ministério Público Federal brasileiro para alimentar as ações que vão correr na Justiça Federal brasileira e na Corte de Nova York, em cuja bolsa de valores a Petrobras é negociada. O Alerta Total repete a tese. Aqui dentro, o risco de impunidade é quase uma certeza. No entanto, lá fora, onde a promotoria recebe comissões em dólares pelo desempenho de vitória nos processos, a chance de derrota dos brasileiros é quase total. A Security and Exchange Comission, que fiscaliza o mercado de capitais nos EUA, já investiga seis denúncias contra a Petrobras e suas subsidiárias no exterior.

Os conselheiros da Petrobras e subsidiárias devem ser processados pelos escândalos envolvendo a compra da refinaria Pasadena, no Texas, a aquisição da refinaria Nansei, no Japão, além da aprovação dada pelos conselheiros para os empreendimentos temerários, como a refinaria Abreu e Lima, de Pernambuco, o Comperj, de Itaboraí, e a Gemini (agora GásLocal, joint venture entre a Petrobras e a White Martins), além do recente escândalo holandês para o aluguel de plataformas.


A situação fica feia para Dilma (ex-conselheira) e Guido Mantega, atual ministro da Fazenda e presidente do Conselho de Administração da Petrobras. Também fica estranha para Graça Foster, atual presidente da companhia e ex-diretora na gestão Lula. Complicadíssima é a situação de José Sérgio Gabrielli e ex-presidente da Petrobras – que é considerado um dos homens de confiança de Luiz Inácio Lula da Silva. Tal qual o Mensalão, o Passadilma bate na portinha do chefão Lula...

O plano governista é reduzir o impacto dos problemas. A prioridade, agora, é neutralizar uma eventual CPMI da Petrobras. A ação simultânea é impedir que a Presidenta seja denunciada pelo MPF por crime de responsabilidade ou improbidade. A tática será empurrar com a barriga as investigações. Ontem, depois da aprovação do Marco Civil da Internet na Câmara dos Deputados, ficou claro que a base aliada, principalmente o eterno governista PMDB, não deseja criar problemas imediatos para Dilma, apesar das broncas pessoais do líder Eduardo Cunha com ela. Assim, o caminho político interno para a impunidade está escancarado.

Só ações judiciais de investidores na Corte de Nova York podem, de fato e de direito, ameaçar o governo Lula-Dilma, dirigentes e conselheiros da Petrobras. Qualquer outra manobra interna – seja política ou jurídica – não surtirá efeito em curto prazo. A briga promete ser mortal. Os petistas e aliados não dão sinais de que aceitam largar o osso do poder. Mas a Oligarquia Financeira Transnacional – que comanda nossos marionetes políticos – deseja o contrário. Na lógica do “manda quem pode mais”, Dilma está em apuros. Sem credibilidade externa – já perdida – sua reeleição já era.

O fato consumado mais provável é sua derrota, apesar da mágica da popularidade nas pesquisas amestradas – muito tempo antes da campanha reeleitoral ter começado oficialmente.

Lava Jato

Fausto Macedo, do Estadão, informa que  a Polícia Federal suspeita que o doleiro Alberto Youssef, alvo da Operação Lava Jato, pagou R$ 7,9 milhões em propinas para o ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás Paulo Roberto Costa entre 2011 e 2012.

Os pagamentos, segundo a PF, estavam “relacionados a obras da refinaria Abreu e Lima, licitada pela Petrobrás na qual o investigado (Costa) teve participação”.
Indiciado por corrupção passiva, Costa foi preso em regime temporário no dia 19 pelo prazo de 5 dias. Ontem, acolhendo pedido formal da PF, a Justiça Federal decretou sua prisão preventiva – a menos que consiga obter habeas corpus em algum tribunal, ele ficará preso até a instrução processual em juízo.

Datas e diálogos nervosos

Os pagamentos do doleiro para Costa ocorreram, segundo planilhas apreendidas pela PF, entre 28 de julho de 2011 e 18 de julho de 2012.

Interessante é o pesado teor de um diálogo captado pelo Guardião da PF, em 21 de outubro de 2013 entre Youssef e o empresário Márcio Bonilho, sócio proprietário da empresa Sanko Sider Comércio, Importação e Exportação de Produtos Siderúrgicos Ltda., no qual o doleiro faz referência a pagamentos que teria feito ao ex-executivo da Petrobrás:

“Não, porra, pior que o cara fala sério, cara, que ele acha que foi prejudicado, cê tá entendendo? É, rapaz, tem louco pra tudo. Porra, foi prejudicado? O tanto de dinheiro que nós demos pra esse cara… Ele tem coragem de falar que foi prejudicado. Pô, faz conta aqui cacete, aí porra, recebi 9 milhão em bruto, 20% eu paguei, são 7 e pouco, faz a conta do 7 e pouco, vê quanto ele levou, vê quanto o comparsa dele levou, vê quanto o Paulo Roberto levou, vê quanto os outro menino levou e vê quanto sobrou. Vem falar pra mim que tá prejudicado. Ah, porra, ninguém sabe fazer conta, eu acho que ninguém sabe fazer conta nessa porra. Que não é possível. A conta só fecha pro lado deles.”

Coisa russa


Os intrigantes de plantão pegaram pesado com o maridão da futura ministra dos Direitos Humanos, Ideli Salvatti.

Muitos militares criticaram o fato de o companheiro dela, o subtenente do Exército, Jefferson da Silva Figueiredo, ter viajado, de 28 de janeiro a 10 de fevereiro de 2014, para a Rússia, como participante do “Grupo de Trabalho para a Avaliação do Sistema de Artilharia Antiaérea de Média Altura-PANTSIS-S1, sob a ótica dos Requisitos Operacionais Conjuntos (ROC) 40/2013 (GTA-ROC) - instituído pela Portaria Interministerial nº 1.808- MD/MCT/MDIC/MF/MP/MRE, de 12 de junho de 2013”.

Embora seja Subtenente músico, Figueiredo é fluente no idioma russo, o que o habilita como intérprete, e tem também formação em Direito.

Em tempo: o grupo que viajou para a Rússia foi formado pelo General de Brigada Márcio Roland Heise (coordenador), Coronel QEM Elo Roberto Castelo Branco Jorge, Tenente Coronel Art Edson Ribeiro dos Santos Júnior, Cap QEM Elo Feraldo César Alves Costa, além do já citado marido da Ideli.

Notinha malvada


Fac-símile da notícia plantada para intrigar o Subtenente Figueiredo, um músico que entende o ritmo da Ideli Salvatti.

Marco Civil da Internet aprovado


Monstrengo inútil vai para o Senado, onde também deve passar facilmente, ajudando a fortalecer as bases do futuro controle estatal sobre a incontrolável internet

Briga de Juízes Grandes

Já que os militares estão oficialmente proibidos de qualquer celebração em 31 de março, o dia será de protestos no Judiciário, sem qualquer relação com a cinquentenária “Redentora”.

Juízes reivindicam o direito a uma gestão participativa com desembargadores no comando dos Tribunais de Justiça.

Por isso, dia 31 de março, os presidentes das associações de juízes estaduais protocolarão requerimento por eleições diretas para presidente dos Tribunais de Justiça em todo o Brasil.

Diretas, já!

Em ação conjunta, juízes pedirão mudança nos regimentos internos dos Tribunais para que todos os magistrados possam votar para presidente, independentemente de atuarem como juízes no primeiro ou segundo grau (desembargadores).

Atualmente apenas os desembargadores (magistrados mais antigos na carreira, responsáveis pelo julgamento dos recursos contra as decisões dos juízes de primeiro grau) têm poder de voto.

A campanha por uma espécie de “Diretas Já no Judiciário” é organizada pela Associação de Magistrados Brasileiros (AMB), acontece em todos os Estados do país e no Distrito Federal.

Caso paulista

Só em São Paulo está em jogo a gestão de um Judiciário com orçamento de R$ 6,5 bilhões (dados de 2013), o equivalente a 7% do orçamento do Estado.

Em números frios, o orçamento do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo é bastante reduzido se comparado com o que o Estado gasta apenas com juros e encargos da dívida (R$ 8,5 bilhões) ou o que o Estado gasta apenas para amortizar a dívida (R$ 5,1 bilhões).

No entanto, o orçamento do Tribunal paulista é maior que muitos Estados da Federação.

Simpósio sobre migração

Professores e pesquisadores de  migração e relações de trabalho de Brasil, Espanha, Itália e Argentina estarão, em Brasília, nesta quarta e quinta-feiras, para participar do simpósio internacional sobre esse tema promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). 

Durante os dois dias, eles vão discutir as relações de trabalho a partir da preocupação contemporânea com as condições de pessoas que saem de seus países de origem para buscar oportunidades de emprego.


Contra trabalho escravo

O procurador-geral do Trabalho, Luís Camargo, destaca que a migração é um fenômeno social, político e trabalhista na história da humanidade:

"Vários movimentos migratórios estiveram  nas raízes do desenvolvimento de alguns países e por  outro lado  na  tragédia de algumas pessoas e aí  nos chegamos ao trabalho escravo. Com a integração do Brasil, em blocos econômicos, como o Mercosul, os procuradores do Trabalho têm se preocupado também com a migração entre os países."

A abertura do simpósio será às 14h30min, no Memorial JK, Eixo Monumental, Brasília.

Chega


Seu Jorge, morando em Los Angeles, para gravar o filme em que vai interpretar Jimi Hendrix – um dos maiores guitarristas da história -, aproveitou a onda de protestos no ano passado para gravar, com Gabriel Moura e Pretinho da Serra, a música “Chega (não é pelos 20 centavos)”

Imagem ultrapassada?

Você se lembra dessa foto histórica foto que reúne Lula, José Dirceu e Aloísio Mercadante na campanha "Xô Corrupção", criada pelo publicitário Duda Mendonça, que recebeu R$ 280 mil do PT para produzir os comerciais de rádio e TV, no distante ano de 2001?


Tucanagem


Mistério do Avião

Ainda sobre a tese do avião da Malasya Airlines ter se destroçado por ter voado a baixa altitude, o veterano piloto comercial Lael Vital Brazil, filho do cientista Vital Brazil, deu um interessante depoimento pessoal, por e-mail, ao também veterano jornalista televisivo Marcos Hummel:

“É realmente muito complicado, penso que existe algo muito serio e planejado atrás disso, é inconcebível um avião desse porte com a tecnologia que possui desaparecer assim, a não ser que autoridades que tenham muito poder e assim o desejem entrem em ação. O consumo de combustível a 1500 metros é tão alto que não será preciso procurar muito longe, nenhum piloto iria voar nesta altura sem uma razão inevitável, no meio do oceano é quase suicídio. Nem sequestro explica.  A declarações das autoridade não fazem sentido algum. Enfim tem algo podre no reino da Dinamarca”.

O Comandante Vital Brazil, sem revelar a fonte do questionamento, pediu a um grande amigo e Coronel da FAB reformado, mas ainda na ativa, voando um executivo de primeira linha, a opinião dele:

“Meu querido Lael: Com a colaboração da tripulação, tudo é possível. Hoje, fala-se a bordo, como se estivesse no escritório. Se esse fato ocorreu ( carga), a tripulação foi selecionada e sabia que carregava algo estratégico. Se o Russo descobriu e informou Pequim, o gringo também se deu conta. Dai basta um telefonema ou mensagem, tipo sms pra bordo, com os plano alternados. Podem até terem pousado, descarregado a carga e atirado o avião n´água. Ou terem sido abatidos, em pleno voo. De toda forma, agora a correria deve ser grande, para chegarem logo e primeiro, nos destroços e na carga. O 707 da Varig, decolando de Tokyo, também suspeita-se disso”.

Dia da Verdade       


Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 26 de Março de 2014.