quinta-feira, 31 de maio de 2012

Novos porcelanatos extrafinos podem ser instalados sobre pisos preexistentes


Eles podem ser aplicados sobre qualquer tipo de piso cerâmico, porcelanato e pedras - desde que estejam bem assentadas e custam de 30% a 50% mais do que os convencionais

Entre as vantagens dos recém-lançados porcelanatosextrafinos - de 3mm a 5mm de espessura - está a de agilizar a obra, quando colocados sobre revestimentos cerâmicos preexistentes. Mas é preciso avaliar se é aceitável o nivelamento resultante do piso antigo com o extrafino sobreposto. Isso foi feito pela autora desta reforma, arquiteta Carolina Guindani, do escritórioCompleta Arquitetura + Engenharia
Nesta casa, em um condomínio de Gravataí, no Rio Garnade do Sul, o método adotado na instalação de 30 metros quadrados - pisos do living, do lavabo e da área da adega - consistiu na sobreposição, o que reduziu a obra de três para duas semanas. A espera para a circulação no espaço após a aplicação é o normal para porcelanatos - um a dois dias.
A troca de piso neste ambiente integra a revitalização para tornar a residência de lazer o endereço principal da família. Conforme a autora do projeto de reforma, a rusticidade nos materiais internos da propriedade - tijolos aparentes e madeira escura - determinaram a escolha do porcelanato bege fosco de 60cm x 60cm. Para dar sensação de amplitude, o rejunte foi aplicado no tom do revestimento. A fina espessura e o peso reduzido, comparados aos porcelanatos normais, permite que o extrafino revista paredes e tampos.

Saiba mais:- Porcelanatos extrafinos podem ser aplicados sobre qualquer tipo de piso cerâmico, porcelanato e pedras – desde que estejam bem assentadas.
- Não são indicados sobre pisos naturais, como os de madeira. Sempre precisam de rejuntes.
- Os indicados são de 1,5mm a 2mm. Os extrafinos, quase 70% mais leves do que os porcelanatos convencionais, são mais fáceis de transportar, manusear e cortar.E ainda mantêm a resistência padrão. 
- Após a instalação, é preciso aguardar a cura da argamassa e do rejunte. Há argamassa de cura rápida, mas não é indicada para sobreposição. 
- Os extrafinos custam de 30% a 50% mais do que os convencionais

Carpetes são boa opção de revestimentos disponíveis para o piso da área íntima


Feitos com fibras sintéticas antiestáticas e náilon, os carpetes dificultam a proliferação de ácaros e fungos, diferentemente dos tapetes de antigamente, confeccionados com fibras naturais

Entre as opções de revestimento disponíveis para o piso daárea íntima, a mais aconchegante ainda é o carpete. Materiais diversos e características de desempenho ampliadas se somam a propostas que facilitam a personalização: estampas de linha e criações sob encomenda, tal como um tapete.
Este carpete tem a customização da cor como um dos quesitos de inovação. Dessa forma,o revestimento da circulação do casal desta casa no bairro Três Figueiras, em Porto Alegre, recebeu desenhos de arabescos em tom azul, escolhidos pela proprietária, valorizando a área de passagem. 

O objetivo dela era substituir o carpete preexistente da área íntima do casal e dos filhos por outro. Esse novo revestimento, de fibra sintética e náilon, cobre a base da área de 104 metros quadrados - dormitório, closet e banheiro do casal e dois ambientes de circulação - em tons cru, off-white e fendi, com 10mm de espessura.
Outro elemento de inovação reside na forma de aplicação. Diferentemente dos carpetes tradicionais, inteiramente colados no piso, este produto não leva qualquer cola,sendo fixado sob os rodapés. Com isso, o espaço é liberado para a circulação imediatamente após a instalação. A necessidade do uso de manta protetora sob o carpete depende de cada produto.
Nesta reforma, a instalação de mantas de E.V.A. sobre o contrapiso garantiu conforto extra. Segundo a arquiteta e empresária do setor Luiza Pilau, essa colocação seguiu o estilo norte-americano, que em geral prescinde de regularização na base.
Saiba mais:- Feitos com fibras sintéticas antiestáticas e náilon, os carpetes dificultam a proliferação de ácaros e fungos, diferentemente dos tapetes de antigamente, que eram confeccionados com fibras naturais;
- Os carpetes com 100% náilon são mais fáceis de limpar e têm resiliência superior (resistência ao amassamento). A tecnologia dos modelos atuais impede a propagação de fogo no ambiente;
- Hoje os carpetes podem ser personalizados, conferindo exclusividade e múltiplas criações de cores, desenhos e texturas à decoração;
- É preciso atenção extra com cães e gatos que circulem pelas áreas com piso revestido por carpete. Além de dificultar a limpeza dos pelos, o carpete corre o risco de virar um abrigo de pulgas, se não houver manutenção adequada do carpete e atenção redobrada com a higiene dos pets.
Fonte: Estúdio de Revestimentos Luiza Pilau