quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Bilhar, por Luis Fernando Verissimo



 
Da série “Poesia numa hora dessas?!”
“E essa agora?
Se o que explodiu sobre a Rússia mostrou alguma coisa
foi que meteoro não tem hora.”

O mais assustador do meteoro que cruzou o céu da Sibéria e explodiu no ar como várias bombas atômicas é que ele chegou sem ser anunciado. Com todas as atenções voltadas para um asteroide, o que passou de raspão, o meteoro da Sibéria entrou pela porta dos fundos sem ser detectado.
A desculpa é que era pequeno demais para chamar a atenção e por isso os alarmes não funcionaram. Nossa ilusão, até agora, era que qualquer detrito espacial que se aproximasse de nós seria identificado e rotulado, e sua trajetória calculada até o último milímetro com grande antecedência, o que nos daria tempo para preparar o espírito — ou usar nossos cartões de crédito até o limite — no caso de a colisão com a Terra ser inevitável.
Agora sabemos que qualquer coisa menor do que meio campo de futebol pode chegar de surpresa e explodir sobre nossas cabeças. Só nos faltava essa.
Imagino que tenha gente pensando em como evitar a catástrofe, no caso de um asteroide gigante vir em nossa direção. O cinema já previu algumas soluções, como a de mandar um foguete com ogiva nuclear desintegrar o bólido antes que ele nos atinja.
O problema é o asteroide grande se desintegrar em vários asteroides pequenos, como o meteoro que assustou a Sibéria, o que não seria vantagem. Outra dúvida é como nos comportaríamos se nenhum plano de defesa se mostrasse viável e nosso destino fosse, fatalmente, o dos dinossauros, que desapareceram depois que o choque de um asteroide mudou o clima da Terra.
Como a perspectiva de uma morte coletiva, que não distinguisse classes, ricos e pobres, virtuosos e pecadores, afetaria as relações humanas, nos nossos últimos dias de existência? Não tenho nenhuma vontade de descobrir. Se bem que a situação até daria uma boa crônica.
Corpos celestes se chocando no espaço lembram o que disse o Einstein sobre a aparente desorganização do Universo. Ele negou que fosse tudo aleatório e não seguisse nenhum plano. Deus, afirmou Einstein numa frase que ficou famosa, não joga dados com o Universo. Tinha razão. Não joga dados, joga bilhar.

Cartas de Paris: Franceses abalados com escândalo da carne de cavalo



Ana Carolina Peliz
Há duas semanas, a França, o país da boa mesa, vem sendo sacudida por um escândalo alimentar. Foi encontrada carne de cavalo em lasanhas congeladas que deveriam conter, obviamente, carne bovina.
Como isso aconteceu é difícil saber. Afinal, uma marca francesa contratou outra empresa francesa para produzir o prato congelado, que por sua vez importou a carne do Chipre, que terceirizou a um distribuidor holandês, que finalmente acabou comprando a carne de um matadouro na Romênia.
Depois desta volta à Europa, acaba sendo impossível saber quem saiu fora da cadeia alimentar, ou melhor, incluiu um elemento estranho nessa sequência.
Além de me interessar pelo que encontro no meu prato, sempre me chama a atenção a maneira como cada cultura se relaciona com a comida, e o caso reúne tantos elementos culturais interessantes que acaba sendo um prato cheio, com perdão do trocadilho fácil.
Quando vi a notícia achei engraçado porque os franceses comem carne de cavalo. Na verdade, a hipofagia (não queria perder a oportunidade de usar a palavra que designa o costume de comer carne de equinos), cada vez menos em voga, começou durante as guerras napoleônicas devido à escassez de proteína, e acabou entrando nos hábitos alimentares franceses.


Eu moro em um bairro, o XVe, onde ficava um dos maiores matadouros de cavalos da França. Muitas famílias fizeram fortuna vendendo suas tropas durante a Segunda Guerra mundial. Mais uma vez a falta de comida fez com que os pobres alazões acabassem no prato. Atualmente, um bucólico parque foi construído no lugar, onde pôneis desprevenidos fazem a alegria da criançada.
Por isso, enquanto para os ingleses a descoberta de cavalo no bolo de carne foi simplesmente chocante, para os consumidores franceses o problema foi o fato de terem sido ludibriados, comprando gato por lebre, ou melhor, cavalo por vaca. O escândalo fez com que as pessoas se sentissem vulneráveis, colocando em questão toda a cadeia de produção de alimentos.
Pressionado, o governo francês retirou o alvará de funcionamento da empresa Spanghero, que produz os congelados. A decisão teve o efeito de uma bomba nos sindicatos, já que mais de 300 pessoas poderiam perder o emprego.
O governo francês, refém do desemprego, voltou atrás e devolveu parcialmente o alvará à empresa, que continua sendo investigada. Moral da história: em tempos de vacas magras, o jeito é comer carne de cavalo, ainda que o gosto seja amargo.

Ana Carolina Peliz é jornalista, mora em Paris há cinco anos onde faz um doutorado em Ciências da Informação e da Comunicação na Universidade Sorbonne Paris IV. Ela escreve aqui todas as quintas-feiras.

Inconformado com a visita da inimiga cubana, o PT exige que o terrorista de estimação discurse na tribuna da Câmara


Em meio à discussão do requerimento encaminhado pelo DEM ao Ministério da Justiça, reivindicado medidas que garantam a segurança da blogueira Yoani Sánchez, o deputado acreano Sibá Machado, vice-líder do PT na Câmara, resolveu explicar o que o partido acha da ditadura dos irmãos Castro ─ e da visita ao Congresso da perigosa cubana. Seguem-se três dos melhores-piores momentos do besteirol em dilmês silvícola:
“Nós somos favoráveis, é a posição do nosso partido, ao governo cubano. É um governo e um partido que têm procurado uma relação diplomática com todos os países do mundo, inclusive o Irã e a Coreia do Norte, chamando para o caminho da paz e para a solidariedade”.
“Todos os regimes e sistemas de governo e econômicos do mundo têm os seus ‘a favor’ e ‘contra’, mas não se está desestabilizando nem a democracia cubana, e muito menos a brasileira”.
“Uma pessoa que discorda do governo de Fidel Castro chega ao nosso país e vira motivo de festa para o PSDB? Desculpe, mas isso é mesquinhez, baixaria, é puxar para baixo e crescer que nem rabo de cavalo na política brasileira”.
Feito o que chamou de “esclarecimento”, Sibá completou o monumento à cretinice com mais uma pirueta mental: ele acha que o convite a Yoani Sánchez foi um erro que só será reparado se a Câmara oferecer uma recepção de gala ao terrorista italiano Cesare Battisti, homiziado no Brasil para escapar da prisão perpétua no país de origem. “Vamos trazer Battisti aqui”, insistiu o porta-voz do PT, que assim justificou a sugestão:
“Que ele venha também, deem direito também até ao espaço de tribuna para a gente falar sobre esse assunto. Se for para falar de firulas de matérias internas de outros países, temos matéria de sobra para tratar nesta Casa.”
A reportagem no site de VEJA seria apenas mais uma prova de que os idiotas estão por toda parte, e abundam no PT, se o parlamentar do Acre não tivesse discursado em nome do partido (que, nesta quarta-feira, comemorou o 10° aniversário da conquista do Palácio do Planalto). Constrangedoramente tosco, o companheiro que se elegeu suplente de Marina Silva, e virou senador quando a titular se tornou ministra de Lula, pelo menos é sincero. Agora deputado federal, continua revelando o que partido prefere esconder.
É dos battistis que o PT gosta, confirmou Sibá Machado. São as yoanis que o PT não quer. Enquanto ela  conspira contra a democracia mais avançada do planeta, ele luta pela derrubada de uma ditadura feroz. Entre a Itália e Cuba, o PT fica com a ilha-presídio. Entre uma mulher que vive em busca da liberdade e um homem que matou para sufocá-la, os companheiros preferem o homicida. Faz sentido. Os petistas e os battistis nasceram uns para os outros.

Na festa do PT, esqueceram de convidar Paulo Maluf e Rosemary Noronha, mas o resto da quadrilha estava todo lá.



Carlos Newton
Como diz Erasmo Carlos, “presentes no local, o rádio e a televisão; cinema, mil jornais, muita gente, confusão… Quase não consigo na entrada chegar, pois a multidão estava de amargar. Que onda, que festa de arromba!…”
Dirceu foi condenado pelo STF a 10 anos de prisão - Daniel Teixeira/AE
“Vejam quem chegou de repente…
O aniversário de 10 anos do PT no Poder foi comemorado com um megaevento no Hotel Holiday Inn, ao lado do Sambódromo do Anhembi em São Paulo, e pela passarela desfilaram alguns dos mais famosos e controvertidos políticos da atualidade.
Os petistas que foram condenados no mensalão – o ex-ministro José Dirceu e os ainda deputados federais José Genoino e João Paulo Cunha – foram aplaudidos pelos correligionários ao chegaram à cerimônia antes de seu início. Na entrada, Dirceu colocou um chapéu de malandro que lhe caiu muito bem.
Os convidados especiais (dirigentes de partidos aliados) não paravam de chegar e eram chamados a integrar o palanque da festa. Entre eles estavam Carlos Lupi (PDT) e Alfredo Nascimento (PR), ex-ministros denunciados por corrupção e que foram demitidos pela presidente Dilma Rousseff durante os dois primeiros anos de seu mandato. Mas nesse tipo de política, o que vale é a “lealdade”, digamos assim.
SÓ KASSAB VAIADO…
Lupi e Nascimento foram recebidos sem hostilidade. Estranhamente, porém, o ex-prefeito de São Paulo e presidente do PSD, Gilberto Kassab, foi vaiado por militantes do PT ao subir no palanque. Assim que Kassab foi anunciado, as vaias tiveram início, enquanto outros petistas aplaudiam. O ex-prefeito demorou alguns instantes para subir no palanque. O protesto só teve fim quando o convidado seguinte foi anunciado.
Ao discursar, Kassab foi novamente hostilizado. Ele enalteceu “conquistas” dos governos Lula e Dilma. “O povo vive hoje reconhecidamente muito melhor e com melhor qualidade de vida, graças à existência desse governo”, disse. Mesmo assim, desceu do palanque debaixo de vaias
Detalhe: a discriminação a Kassab é inexplicável. Por que apenas ele foi vaiado? Realmente, não dá para entender.
LULA FALA EM CORRUPÇÃO…
Lula estava acompanhado de dona Marisa Letícia. Sua ex-assessora Rosemary Noronha infelizmente não foi convidada, embora o evento acontecesse em São Paulo. O ex-presidente estava elegante, de terno cinza, camisa azul claro e gravata listrada, com os cabelos, bigode e sobrancelhas tingidos com mais discrição do que Alfredo Nascimento (preto graúna) e Carlos Lupi (este, já a caminho da calvície).
Lula foi ovacionado, claro. Em seu longo discurso, transmitido ao vivo pela TVPT, vejam que chique, o ex-presidente fez uma menção indireta ao mensalão, ao dizer que a sigla não deve temer o debate sobre a corrupção.
“Não temos medo de comparação, inclusive comparação e debate sobre a corrupção. Todo mundo sabe que tem duas formas de a sujeira aparecer: uma é mostrar, a outra é esconder. E eu duvido que tenha um governo na história desse país que criou mais transparência e mais instrumentos de combate à corrupção do que o nosso governo”, disse o ex-presidente.
“Vamos debater em alto e bom som cada assunto. Até nesse tema que eles [a oposição] pensam que é deles”, completou.
Lula também criticou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso por dizer que as comparações entre o governo tucano e petista são “coisa de criança” e “parece picuinha”. O petista chamou o tucano de “nervoso” em sua resposta.
DILMA CHATÍSSIMA
De vestido vermelho, com um discreto colar e brincos de ouro, Dilma
Rousseff fez um discurso ainda mais longo do que Lula e chatíssimo, reclamando a todo momento da “herança” do governo anterior ao PT. Concluiu lembrando o velho chavão da luta contra a ditadura, elogiando a “fantástica militância do PT”, que já não aguentava mais tanta xaropada. Quando terminou o discurso, foi um alívio geral.
Por fim, mais uma vez, Lula escapou em falar aos jornalistas, mas não precisou sair pelos fundos do hotel ou pela lavanderia. O quarteirão inteiro estava cercado de seguranças, que garantiram a saída dele pela tangente, digamos assim.
Já ia esquecendo. O prefeito Fernando Haddad compareceu e estava no palanque, mas seu aliado Paulo Maluf não foi convidado. Vejam como os petistas são ingratos. Mas depois Maluf manda a conta.

Nosso ensino é tão medíocre que sequer forma mão de obra de terceira para um país de Terceiro Mundo



Francisco Menezes
Sou do Ceará, e um primo meu, no terceiro ano do ensino médio, ficou pra recuperação em nada mais, nada menos que: física, química, matemática, biologia, história e geografia. Enfim, sei que este parente me mandou um bilhete solicitando ajuda em física e matemática, no bilhete constavam 16 palavras, e ele conseguiu cometer muitos erros grosseiros. E por incrível que pareça, o danado estava aprovado com 9,2 em português! Agora me diga: como pode uma coisa desse tipo? Como um “estudante” desses conseguiu chegar ao terceiro ano do médio?
Respirando… Mas isso só demonstra que o ensino está defasado. O sujeito vai do maternal ao terceiro ano do médio, sai com um certificado sob o braço sem saber nada, nada e nada. E os professores também não estão preparados.
Sejamos sinceros: as faculdades de licenciatura, em sua maioria, atropelam, fazem de conta que ensinam alguma coisa útil; os seus doutores e phds se preocupam mais em falar e bajular o marxismo do que botar alguma coisa na cabeça dos seus graduandos. E os licenciandos saem sem quase nada na cabeça pra ensinar os alunos. Observo que temos muitos e muitos professores excelentes, é óbvio que temos, mas temos um absurdo que ensina por falta do que fazer.
Meu primo, já constatei que ele não tem nada de burro, pois sabe as músicas de forró de cabo a rabo, conhece os jogadores da primeira divisão do brasileirão quase todos, de todos os times. Só não sabe português e matemática e física e etc. e etc., não sei o porquê. Mas sei que a coisa está feia, pois meu primo não está sozinho no barco, pelo contrário; ele disse que fez foi vantagem, pois enquanto ficou em 6 matérias, a maioria da turma dele ficou em 8, 9, teve gente até que só passou em educação física.
NÃO MUDA NADA
Bem, na minha opinião, pode hoje o governo pegar 20% do PIB e direcioná-lo pra educação que não vai mudar quase nada no que diz respeito ao aprendizado. Porque com o dinheiro se pode comprar notebook para cada aluno, construir quadras esportivas em cada escola, colocar ar condicionado e datashow em cada sala, com dinheiro pode se ter merenda escolar, entretanto não é com isso mais aquilo que se resolve o miserável ensino nosso.
Estes itens são essenciais e necessários sim, porém o mais fundamental e precioso é o recurso humano, e aqui incluo a família bem estruturada, o aluno interessado e o professor empolgado e competente. Este tripé é quem diz tudo. As outras coisas são secundárias.
Portanto, à educação do aluno precede a do professor e a da família do aluno, pois o aluno é o intermediário. Caso contrário, continuaremos a ter meus “primos” entrando e saindo do ensino regular e básico em vão, o que representa um desperdício de tempo e dinheiro pra formar analfabetos.

Num país quase sem internet, uma jovem blogueira assusta Fidel e Raul. Sai do país, montam esquema gigantesco para desmoralizá-la. O embaixador de Cuba ameaça e intimida o Brasil, o governo em silêncio.



Helio Fernandes
Yoani Sánchez é a grande sensação da comunicação no mundo. E principalmente no Brasil, onde está no momento. Ela é um produto do equívoco da repressão. Seu blog não era visto por quase ninguém em Cuba.
 Fala, Yoani
A partir da perseguição, das prisões e da impossibilidade de sair de Cuba, virou atração nos mais diversos lugares. Seu blog foi republicado em blogues importantes, transformado em artigos e publicado em jornais de grande tiragem, mostrado em televisões, visto com interesse pelas mais diversas platéias.
Esses países não eram a favor dela nem obrigatoriamente contra Cuba ou Fidel. A comunicação, sejam quais forem as mídias, as tradicionais ou as revolucionárias, vive de audiência. E a projeção de Yoani e do seu blog, disputada nos mais diversos auditórios.
Depois de 6 anos pedindo passaporte, sempre negado, foi surpreendida com a concessão ou autorização para sair. Saiu. Nem ela nem ninguém percebeu que era uma armadilha. Persegui-la ainda mais internamente, não tinha sentido. Era conhecida apenas por alguns participantes e contestadores. Poucos, a maioria está presa.
Era preciso destruí-la de fora para dentro, desmoralizá-la, e divulgar essa desmoralização dentro de Cuba. Assim, quando e se voltasse, não teria nenhuma repercussão. Montaram o plano, prepararam tudo desde que ela pisou pela primeira vez no Brasil.
Começou pelo Recife, a perseguição continuou na Bahia, atingiu o apogeu no Rio e em Brasília, de acordo com o que fora planejado. Tudo orquestrado, as palavras de ordem, “traidora”, “mercenária”, e o gesto (o mesmo em todas as cidades) de jogar moeda e notas pequenas em cima dela.
Por que traidora? Ignorância deliberada. Ela lutava pela independência do seu país, combatia os que estavam no Poder há mais de 50 anos, e só vão deixá-lo pela morte.
Por que mercenária? Os países que republicavam seu blog, fosse onde fosse, passaram a remunerá-la, a coisa mais normal que pode haver. Ninguém trabalha de graça. Além de ditadores, perseguidores e torturadores, também defendem o trabalho escravo? Se isso se transformar em realidade, então voltaremos à escravidão, Cuba foi a última a se libertar.
PERSEGUIÇÃO DITATORIAL E OFICIAL
Podemos até admitir que fossem comunistas individuais, revoltados (?) com a resistência da jovem blogueira. Mas se forem comunistas cubanos, por que não estão no seu país, gozando o maravilhoso sistema do desemprego, da remuneração de 2 dólares por dia, sem direito a protesto ou a reivindicação?
Toda essa suposição acabou, quando o próprio embaixador de Cuba no Brasil mostrou sua participação, determinou a elaboração de um vídeo sobre o passado da blogueira. E audaciosamente mandou entregar a Gilberto Carvalho, Ministro Secretário Geral da Presidência, no Planalto.
Ninguém sabe o que esse vídeo continha, mas é de imaginar. Vindo de um regime autoritário, atrabiliário, é fácil perceber. Não deve conter nada perto da realidade, pela idade ela nem tem passado. Mas teve a coragem de enfrentar ditadores, o preço é o de não ter mais vida, nem profissional, nem pública, nem particular.
CUMPLICIDADE SILENCIOSA DO BRASIL
Gilberto Carvalho, pelo cargo que ocupa, não deveria ter recebido o vídeo. Mas recebeu, um equívoco, deveria ter corrigido, depois de falar com Dona Dilma. O que deveria ter feito? Protestar duramente, principalmente no momento em que o PT “comemora” 10 anos no Poder.
Não fizeram nada, nem sei (não consegui apurar) se Gilberto falou com Dona Dilma. Certamente falou com Lula. Nesses 10 anos de Poder do PT, Gilberto participou de todos. Vai continuar mais 2, e pode continuar mais 4, com ele ou com ela.
E O CHANCELER, PATRIOTA DESDE QUE NASCEU?
Não disse nada, nem uma palavra. Por quê? Essa intervenção de um embaixador estrangeiro não é da alçada do Chanceler? Acontece que o embaixador é Patriota desde que nasceu, mas não goza de nenhum respeito ou consideração do Planalto.
###
PS – O grande vencedor do episódio foi o regime ditatorialista. O Brasil manterá o silêncio, “os amigos são para essas horas”.
PS2 – Raul não tem nem relógio, pessoal ou histórico. Fidel perdeu a contagem do tempo, para ele acabou por volta de 1980. Uma pena, apesar de tudo.