Quatro tendências do
marketing digital para 2012 que você precisa saber
Quarta-feira, 14/12/2011 às 09h00, por Silvio Tanabe
Fazer previsões é tão tradicional em finais de ano quanto
amigo secreto, árvore de Natal, panetone, ceia e troca de presentes. Então para
não fugir à regra também vou fazer o meu exercício de futurologia para 2012 em
relação ao marketing digital.
Minhas previsões têm um grau de certeza muito maior que a de
outros palpites por aí. Infelizmente, não porque a minha bola de cristal seja
melhor (quem dera, estaria vendendo cada uma por alguns milhões de dólares!),
mas porque não se tratam de conjecturas, e sim de realidade. A verdadeira
previsão na verdade é que as quatro tendências mencionadas aqui devem se tornar
ainda mais importantes para as empresas em 2012 e nos próximos anos. Vamos a
elas.
1. Vídeo é rei: Muitos especialistas estão dizendo que até
2015 cerca de 90% do conteúdo da Internet será em vídeo, e não é difícil de
acreditar. Mensalmente são postados no YouTube cerca de 900 mil horas de
imagens e, à medida que câmeras e filmadoras se tornam cada vez mais acessíveis
(já é possível fazer material de qualidade inclusive nos celulares mais
simples), esse volume deve realmente aumentar.
Por outro lado, a popularização da banda larga e a
integração com a TV (já existem aparelhos que permitem o acesso direto) começa
a despontar, cresce também a audiência por esse tipo de conteúdo, criando
oportunidades também para sua empresa. É o momento para investir, ou atualizar
o vídeo institucional, gravar depoimentos de clientes, divulgar produtos e
serviços e colocar tudo à disposição no YouTube, com compartilhamento no site,
no blog e nas redes sociais.
Se você atua em alguma área de especialidade, estética, por
exemplo, é importante gravar vídeos de orientação sobre como se cuidar no verão
etc. Esse conteúdo serve não só para gerar referências, como também mais
credibilidade.
2. Marketing digital na nuvem: Pouco a pouco o conceito de
cloud (nuvem), já bastante difundido nos EUA, começa a chegar no Brasil. Sites
como UOL e Terra já oferecem a opção de se assistir a filmes e ouvir música sem
a necessidade de mídias físicas, bastando baixá-las da “nuvem”. Fornecedores de
tecnologia como a Locaweb possibilitam às empresas armazenar todos os seus
dados na “nuvem”, acabando com a necessidade de possuir e manter dispendiosos
servidores.
Da mesma forma, os serviços de marketing digital tendem,
também, a ser realizados na “nuvem”, e nada mais natural. Qual a diferença do
trabalho de otimização do seu site, por exemplo, ser realizado por um técnico
em São Paulo, Rio de Janeiro, Campo Grande ou Manaus se o trabalho garantir
resultados e for orientado por profissionais locais?
Ao contrário de ser um risco, os serviços de marketing
digital em nuvem significam uma vantagem. Tanto os clientes quanto as próprias
agências podem contar com profissionais de qualidade, independentemente de onde
estiverem, e vão se tornar cada vez mais comuns.
3. Internet dentro da Internet: Mark Zuckerberg, dono do
Facebook, um dos sites que mais crescem no mundo em número de usuários
(ultrapassou a marca dos 700 milhões este ano) já declarou que seu objetivo é transformar
a rede social em uma “Internet dentro da Internet”. Isso significa que tudo o
que é importante na web terá uma versão “facebookeada”. Pode parecer
megalomania, mas o fato é que já está acontecendo.
Empresas estão substituindo seus sites por fan pages; novos
aplicativos como o Like Store permitem que lojas de e-commerce abram “filiais”
no Facebook; há, inclusive, ferramentas dentro do Facebook que substituem o MSN
e o Twitter. Tudo para que o usuário encontre tudo o que precisa sem sair do site.
É muito cedo para dizer se o Facebook vai se tornar sinônimo
de Internet, mas por via das dúvidas é melhor você se preparar. Comece a fazer
testes. Se ainda não possui, crie uma fan page da sua empresa. Tem um
e-commerce? Monte um loja também na rede social. Integre tudo com seu site e
outras mídias sociais e monitore o desempenho. Você pode descobrir novos e
melhores canais de relacionamento com seus clientes e consumidores.
4. Fim do improviso no marketing digital: Há um pouco de
otimismo nessa afirmação, mas à medida que aumenta a importância do marketing
digital, igualmente aumenta a exigência por profissionais mais qualificados. E
à medida que as ações se tornam mais complexas, ele também precisa planejar,
coordenar e integrar as diferentes iniciativas (otimização, links patrocinados,
e-mail marketing, redes sociais, mídias sociais). Além de técnicos, os
profissionais e as agências precisam ser estratégicos para garantir que o
marketing digital realmente faça diferença.
Um exemplo dessa nova tendência é o surgimento de
metodologias como os “8Ps” do marketing digital, cuja finalidade é fazer com
que as empresas aumentem os resultados dos seus investimentos na internet
através de ações estruturadas.
Dessa forma, além de acompanhar as previsões, aproveite
também para estudar métodos para aumentar os resultados com marketing digital
em seu planejamento para 2012.