Plantão
Plantão de vendas, entre leões, antas e cobras

Outro dia li numa rede social a seguinte frase:
” MATAR UM LEÃO POR DIA É FÁCIL, DIFÍCIL É CONVIVER COM AS COBRAS ”
Sinceramente eu não sei o que é mais difícil, matar o leão, conviver com as cobras ou pior, ainda ter que aceitar as antas.
Explico:
Este final de semana (em particular o Domingo) efetuei dois atendimentos desastrosos, que quero riscar pra sempre do meu currículo, foi trágico e pior, não consegui fechar a venda em nenhum dos dois casos.
E a culpa foi minha por aceitar cobras e antas no meu habitat…
Se tem uma coisa pior que um corretor sem ética e escrúpulo que aqui eu vou denominar como o ”COBRA” é o corretor ”ANTA”.
No caso da cobra, este se faz de dissimulado, não respeita nosso código de ética e atropela até a mãe para vender, ele não tem a mínima noção do certo ou errado e o pior, quando acusado sempre se faz de vítima.
No caso da ”ANTA” é diferente mas não menos nocivo para a profissão, o anta é o cara que cai de paraquedas no mercado, não tem CRECI, não estuda o produto que está vendendo e não tem a mínima noção de como as coisas funcionam no mercado, ele desconhece qualquer conduta e quando orientado pela ”COBRA” aí as coisas tendem a ficarem de fato inaceitáveis.
Tive que fazer este pequeno relato acima da minha visão a respeito das cobras e antas pra explicar melhor meu atendimento catastrófico, pois deixei de faturar uma boa grana por conta destes ilustres personagens que infelizmente ainda existem na nossa profissão.
Todo plantão de vendas tem um regulamento, ordem de atendimento, sorteio, horários e normalmente é representado por duas ou mais imobiliárias(exceto nos casos de exclusividade ou quando a construtora possui sua própria house de vendas), este regulamento tem que ser explicado e divulgado para todos os corretores que vão participar do plantão para que não aconteça desavenças e baixarias, principalmente na frente do possível comprador, acontece que muitas vez isso não acontece, cobras se aproveitam disso e se beneficiam em cima das antas, como dizem na gíria ”deixam o pau quebrar” entre os corretores, muitas vezes confusos e ansiosos pela venda se matam e se desgastam sem saber que nada disso é necessário, basta seguir as ”regras”.
Eu já participei de centenas de plantões, principalmente em standes de vendas e posso afirmar com toda certeza que é sim possível manter um ambiente saudável e evitar que situações constrangedoras aconteçam, tanto para clientes quanto para os profissionais que ali atuam e para isso basta que os responsáveis pelo processo assumam de fato a responsabilidade de fazer a coisa acontecer, incorporadoras e construtoras precisam ter as regras devidamente escritas e claras e os donos de imobiliárias fazer com que sejam devidamente comunicadas e devidamente cumpridas ao longo da rotina.
Qualquer descumprimento deve ser tratado com seriedade e principalmente devidamente punidos os infratores, caso isso não ocorra o local se transforma numa ”casa de mãe joana” e aí as consequências são trágicas, mesmo quando os líderes acreditam que o ”importante é vender” e que os métodos utilizados não importam.
Quando este pensamento predomina, os profissionais que aqui vou chamar de ”águias” se afastam, procuram outros produtos, as águias não conseguem conviver entre cobras, antas e não matam leões. As águias possuem ética, tem valores e principalmente detestam perder vendas quando a situação contribui para atrapalhar seu trabalho.
Perdi meu atendimento, não foi a primeira vez que ocorreu e tenho certeza quase que absoluta que não será a última, mas sinceramente se queremos melhorar as coisas temos que lutar para que a ética prevaleça, que normas e regulamentos sejam de fato respeitados, o conformismo só alimenta a incompetência e quem paga o preço disso tudo são os que de fato fazem as coisas acontecerem.
Tem um artigo do blog corretor e mercado que também fala sobre o assunto e não poderia deixar citar aqui, tente responder a pergunta que foi feita:
Como trabalhar com ética no nosso dia a dia? Dá para sobreviver no meio de leões?
O assunto ética na profissão tem muitas ramificações e creio que temos muito a discutir berm como a legalização de fato de nossas condições de trabalho.
Este email recebido relata o dia a dia de um colega nosso, que creio muitos de nós presenciamos no nosso dia a dia.
O que posso dizer ao colega que apesar de sofrermos muitas tentações para que sujeitemos a jogar sujo, devemos continuar a jogar limpo e com ética, pois a sensação de vitória é mais gostosa e dignificante.
Quando você vence uma batalha do sujo contra o limpo, mal contra o bem, o sabor de vitória é mais acentuado, saboroso.
Discordo quando pensam em jogar o jogo deles.
Veja esse artigo do codigo de ética dos corretores de imóveis:
No Art 6º, paragrafo  VII – desviar, por qualquer modo, cliente de outro Corretor de Imóveis;  
Isso mostra que temos armas a nosso favor. Devemos teimar em usa-las se não elas enferrujam.
Devemos sim sempre que possivel acionar o Creci, jornal, imprensa e todos os meios para informar o que acontece no nosso dia a dia.
Se eles não tiverem legalizados, devem sim serem denunciados. Se forem, devem cumprir os deveres de pertencer a uma categoria de classe com seus códigos.
Pense nisso e sucesso.
E você, já pagou o preço por alimentar cobras e antas?
Já teve que perder seu leão por causa de alguma anta o espantar?
O plantão em que você trabalha tem regras claras?
Comente aí sua opinião, ela é importante para ajudar na moralização da nossa profissão.
Um forte abraço e até a próxima, nos encontramos no pódio!
Paulo Henrique da Silva.

FONTE: http://blog.comprenaplanta.net/plantao-de-vendas-entre-leoes-antas-e-cobras/