segunda-feira, 8 de julho de 2013

Fim da farra


Sem patrocínios
Presidente interino do STF, Celso de Mello aproveitou sua passagem pelo comando da Corte para analisar um caso de sua relatoria: a restrição ao patrocínio de eventos das associações de magistrados – uma velha farra que há muito já devia ter acabado.
Agora há pouco, Mello indeferiu uma liminar que tentava derrubar a limitação e manteve em pé a resolução do CNJ que restringiu os patrocínios.
Mello também manteve os trechos da resolução que regulamenta a participação de magistrados como palestrantes e conferencistas em eventos e impede o recebimento de prêmios.
Como a decisão de Mello foi tomada de forma liminar num mandado de segurança, o caso ainda voltará a ser discutido pelo plenário do STF.
Por Lauro Jardim

E as férias de 60 dias?


Privilégio da categoria
As associações de magistrados estão temerosas quanto à PEC 53, que vai acabar com a vitaliciedade dos juízes e permitir que aqueles flagrados em atos ilícitos sejam demitidos.
O medo maior, neste momento, não é nem em relação à PEC, que tem sua aprovação dada como certa.
O problema é outro: os magistrados acreditam que, finda a vitaliciedade, será um passo para se acabar com as férias de 60 dias do Judiciário.
Por Lauro Jardim

Qual é o título do livro que Lula vai escrever para entrar na Academia Brasileira de Letras? A coluna selecionou 55 sugestões do timaço de comentaristas. Escolha a melhor


Exatamente 11.206 leitores participaram da enquete que elegeu o título do livro que Lula deveria escrever para conseguir uma vaga na Academia Brasileira de Letras e, sempre na esteira de Fernando Henrique Cardoso, virar imortal de fardão. Com 6.078 votos (54% do total), o vencedor foi Rose e Eu: Casais inteligentes enriquecem juntos. Seguiram-se Beber, falar e tapear (2.806 votos), Cinquenta contos do vigário (1.362), A verdadeira história do Mensalão (834) e O assalto ao trem-bala (135). Paralelamente, o timaço de comentaristas esbanjou criatividade em mais de 200 sugestões publicadas no post que apresentou a enquete. Confira a lista de 55 títulos selecionados pela coluna e escolha o seu preferido. Ou sugira outros.
50 tonéis de pinga
A mão que balança o copo
A Megera Cor de Rose
A mudinha e o falastrão
A Terra é quadrada
A Volta ao Mundo em Oito Anos
ABC do Mensalão
Ali Babá e os 40 ministros
Ali Babão e os 40 mensaleiros
Ali Mollusco e seus 40.000 ladrões
Amor nos tempos do Collor
As Viagens de Lúliver
Assalto ao Banco Central
Cem Anos Só de Ladrão
Como parar de trabalhar aos 29 anos e ficar milionário
Crime sem castigo
Curçu di aufabetisassão di adultus – Si eu aprendi, vosseis pódi tamém
Dom Casburro
Dom Corlulone
Ensaio sobre a roubalheira
Ensaio sobre a Segueira
Éramos 6 – 6mil creches, 6 mil casas, 6 mil médicos cubanos
Eu não sabia
Eu sei o que você bebeu no verão passado
Guia politicamente incorreto da honestidade
Lulice no País das Falcatruas
Meu filho é um fenômeno
Meu filho, meu tesouro
Mil e uma noites com Rose
Minhas MÉmórias
O afanador nos campos de centeio
O Amante de Lady Roseville
O Bebum de Rosemary
O bleph
O Cachaceiro Viajante
O Discurso que Errei
O Grande Golpe
O homem que não sabia de nada
O homem que sabia de menos
O incrível exército de Lula Mensaleone
O menino do MEP
O nome da Rose
O planeta dos larápios
O santo poder da bala Juquinha
O triste fim de Lulacarpo Silvaresma
O velho e o bar
O vendedor de ilusões
Pai Milionário, filho biliardário
PT Rico. País Pobre
Sarney e Eu
Sem corrupção não há solução
Só sei que nada sei
Trair e roubar é só começar
Vim, vi e sumi
Vim, vi, venci e sumi

UM ESPANTO ABSOLUTO: Você está vendo esta boneca da foto? Pois ela é UMA PESSOA! A esse ponto chegou a loucura dos regimes e cirurgias plásticas


UMA BONEQUINHA --  Anastasiya Shpagina, ucraniana de 19 anos que pesa 38 quilos e faz produção diária de várias horas: “As bonecas é que se parecem comigo” (Foto: Axel Schmidt / OtherImages)
UMA BONEQUINHA -- Anastasiya Shpagina, ucraniana de 19 anos que pesa 38 quilos e faz produção diária de várias horas: “As bonecas é que se parecem comigo” (Foto: Axel Schmidt / OtherImages)
Reportagem de  Thaís Botelho, com colaboração de Marília Leone, publicada em edição impressa de VEJA
INTERVENÇÕES RADICIAIS
A busca de uma suposta beleza extrema leva a transformações corporais possibilitadas por recursos médicos sem precedentes.
O autor das fotos mais discutidas do ramo avisa: todos poderão ser assim no futuro
As pessoas nas fotos desta matéria são estranhas ou assustadoras?
Feias ou belas?
Uma mistura de tudo isso?
O traço em comum é que certamente buscam um padrão de beleza hiperrealista, uma radicalização de elementos que, isoladamente, seriam considerados desejáveis, mas que causam a sensação de estranheza quando colocados juntos por meios só atualmente disponíveis da medicina estética.
Alguns homens, mulheres e adolescentes trilham hoje esse caminho extremo em circunstâncias diferentes. As duas pessoas com a aparência mais feminina nas fotos abaixo, nada surpreendentemente, são transexuais. Foram retratadas pelo fotógrafo inglês Phillip Toledano com iluminação e tonalidades que lembram intencionalmente pinturas renascentistas, com o objetivo explícito de não mostrá-las como aberrações.
DO OUTRO MUNDO --  O ex-modelo Jedlica; Yvette (no centro), a Angelina de bisturi; e Allanah: extremistas da beleza fotografados como retratos renascentistas (Fotos: Phillip Toledano)
DO OUTRO MUNDO -- O ex-modelo Jedlica; Yvette (no centro), a Angelina de bisturi; e Allanah: extremistas da beleza fotografados como retratos renascentistas (Fotos: Phillip Toledano)
Na verdade, ele acredita que sejam o futuro. Toledano fotografa gente que se submete a múltiplas e radicais cirurgias no intuito de atingir uma imagem de perfeição estilizada.
Boca carnuda? Colocam tanto preenchimento labial que é difícil imaginar como conseguem falar.
Seios fartos? Usam próteses tão pesadas que a pele ameaça romper-se.
A loura Allanah Star, um nome evidentemente de fantasia, fez mais de dez liftings no rosto e cinquenta outros procedimentos estéticos, tem 2 litros de silicone nos seios e uma prótese para arredondar o maxilar.
Há dezoito anos, a americana fez a primeira e a mais importante das cirurgias, a que a livrou do sexo masculino. “Sempre quis ser uma mulher cheia de curvas. Quanto mais volume, mais sucesso tenho na minha profissão”, diz.
Com razão: sua linha de trabalho são os filmes eróticos.
Ele fez 112 intervenções e se acha o homem mais bonito do mundo
O jovem com ar de elfo é o ex-modelo americano Justin Jedlica. Já fez 112 intervenções e imagina: “Sou o homem mais bonito do mundo”.
As principais? “Raspei o osso da testa para deixá-la reta, fiz cinco plásticas no nariz e tenho silicone no peito, nos braços e nas pernas.”
Seu sonho: “Que as próteses de silicone, no futuro, levem meu nome”.
Tanto ele quanto Allanah e a terceira fotografada, Yvette, atualmente sofrendo de grave enfermidade, claramente buscam copiar os traços da atriz Angelina Jolie.
MISTÉRIO -- Dakota Rose tem milhares de seguidores de seus vídeos de maquiagem e é modelo no Japão: boquinha fechada
MISTÉRIO -- Dakota Rose tem milhares de seguidores de seus vídeos de maquiagem e é modelo no Japão: boquinha fechada (Foto: Divulgação)
Referência de feminilidade triunfante e de tudo o que se entende por belo na era atual, a própria Angelina é adepta de uma das formas mais antigas de alteração corporal — as tatuagens — e chocou o mundo ao anunciar que havia trocado os seios naturais e saudáveis por próteses, por medo da probabilidade aumentada de câncer.
“É claro que as questões envolvidas vão muito além da beleza, abrangendo a facilidade atual de produzir transformações radicais e a enorme influência que as celebridades exercem”, analisa Catherine Hakim, cientista social do Centro de Estudos Políticos, em Londres.
Na categoria de suposta beleza radicalmente construída, enquadra-se o grupo específico das meninas que querem se parecer com as figuras dos mangás, as histórias ilustradas do Japão.
Uma hora por dia só para maquiar os olhos — e parecer uma boneca
A ucraniana Anastasiya Shpagina (na foto que abre esta matéria), 19, tem 1,58 metro de altura e vive em regime extremo para pesar mínimos 38 quilos.
Acorda todos os dias às 5 da manhã para se maquiar (só os olhos, anormalmente enormes, demandam uma hora de pintura) e se vestir a caráter. “Não me pareço com uma boneca. As bonecas é que se parecem comigo”, costuma dizer Anastasiya.
A californiana Dakota Rose, 17, conhecida como Kotakoti no Japão, onde trabalha como modelo, faz vídeos de maquiagem nos quais mantém um silêncio misterioso. “Bonecas não falam”, explicou em uma de suas raras entrevistas.
As pessoas foram embora da galeria para não ver as fotos
“Em pouco tempo, por meio de procedimentos estéticos muito mais avançados, qualquer um vai poder se parecer com o que quiser. As pessoas que vemos aqui são a vanguarda desse movimento”, provoca o fotógrafo Toledano.
As intervenções corporais são um padrão existente desde sempre em todas as culturas humanas, mas Toledano sabe muito bem da estranheza que os recursos estéticos atuais podem criar: “Quando minhas fotos foram expostas em galerias, muita gente saiu antes de ver todas”.
QUARENTA CENTÍMETROS --  A alemã Michèle Köbke: espartilho apertado e saúde afetada
QUARENTA CENTÍMETROS -- A alemã Michèle Köbke: espartilho apertado e saúde afetada (Foto: Revista Gente)
Dificuldades para andar e para comer e pulmões afetados — mas ela se acha linda com 40 cm de cintura
A estudante alemã Michèle Köbke, 24, diz que nunca sentiu esse tipo de reação nas pessoas e sua transformação corporal, com o objetivo de ter a cintura mais estreita do mundo, não teve nenhuma cirurgia envolvida.
Durante três anos, Michèle diz que usou ininterruptamente espartilhos apertadíssimos, como os do século XIX, para afinar a circunferência da cintura de 64 para meros 40 centímetros. “Eu acho que fico sexy assim. Tenho a sensação boa de estar sendo abraçada pelo espartilho”, diz Michèle, que não pode mais fazer refeições normais devido ao afunilamento do estômago. “Faço dez lanches por dia e minha saúde é ótima.”
Na realidade, ela tem dificuldade para andar porque perdeu músculos de sustentação das costas e da barriga, e sente falta de ar porque seus pulmões se fragilizaram.
A filha do ex-craque Caniggia: “Pareço a Barbie”
“É nítido que essas pessoas têm algum grau de dismorfia corporal. Elas têm uma percepção deturpada da própria imagem”, diz Fábio Nahas, professor de cirurgia plástica da Unifesp. “Se elas acham uma boca grande bonita, ficam tão obcecadas que, por mais que façam intervenções estéticas, nunca vão sentir que atingiram o volume desejado”, analisa Ricardo Monezi, professor doutor em psicologia e pesquisador do Instituto de Medicina Comportamental da mesma instituição.
Mas a mudança de padrões idealizados de beleza certamente se dissemina. Basta olhar para os corpos selecionados em programas de grande público, como as diferentes versões de Big Brother. Charlotte, de 20 anos, filha do ex-jogador argentino de futebol Claudio Caniggia (o mesmo Caniggia autor do gol que eliminou a Seleção Brasileira da Copa de 1990, na derrota de 1 x 0), já tinha feito diversas intervenções quando participou do Big Brother argentino.
Há dois meses, radicalizou e, num dia só, estufou os seios com 1,2 litro de silicone, arrebitou a ponta do nariz e fez uma lipo. “Estou feliz. Pareço uma Barbie”, comemora.
EM OBRAS --  A argentina Charlotte Caniggia, ex-Big Brother e filha do conhecido jogador de futebol, era uma jovem bonita e insatisfeita com a aparência. Começou a fazer plásticas em massa e considera-se realizada: “Estou feliz. Pareço uma Barbie”
EM OBRAS -- A argentina Charlotte Caniggia, ex-Big Brother e filha do conhecido jogador de futebol, era uma jovem bonita e insatisfeita com a aparência. Começou a fazer plásticas em massa e considera-se realizada: “Estou feliz. Pareço uma Barbie” (Foto: Revista Gente)
E tem médico que acha natural…
“Não tem perigo algum. Meninas com 18 anos podem pôr silicone, operar o nariz e fazer várias outras cirurgias. Atendo 6.000 adolescentes por ano”, diz o médico de Charlotte, Alberto Ferriols.
O conceito de responsabilidade médica pode ser tão flexível quanto os padrões de beleza.

Estudantes de medicina terão que trabalhar 2 anos no SUS para obter diploma


  • Norma vale para estudantes que ingressarem em 2015
  • MP editada pela presidente Dilma prevê a contratação de médicos para regiões onde há carência de profissionais

Presidenta Dilma Rousseff durante a cerimônia de Lançamento do Pacto Nacional pela Saúde - Mais Hospitais e Unidades de Saúde, Mais Médicos e Mais Formação. Foto: Presidência da República
Presidenta Dilma Rousseff durante a cerimônia de Lançamento do Pacto Nacional pela Saúde - Mais Hospitais e Unidades de Saúde, Mais Médicos e Mais Formação. Presidência da República
BRASÍLIA - Os estudantes de medicina que começarem o curso em 2015 terão que trabalhar por dois anos no Sistema Único de Saúde (SUS) como requisito necessário para ter o diploma. A medida valerá para todas as escolas de medicina públicas e privadas do país, mas ainda vai demorar a ter resultados. Os estudantes vão começar esse segundo ciclo da formação apenas em 2021, quando tiverem passado pelos seis anos do primeiro ciclo de formação. O governo federal lançou nesta segunda-feira o programa “Mais Médicos para o Brasil”, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto e que contou com as presenças da presidente Dilma Rousseff, do vice Michel Temer, dos ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e da Educação, Aloizio Mercadante, além de governadores, prefeitos e parlamentares de vários estados.

Charge do Duke


Charge O Tempo 07/07

Se o Congresso aprovar a PEC 33, Gilmar Mendes diz que é melhor fechar o Supremo


Da Agência Brasil
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes voltou a criticar a proposta de emenda à Constituição que vincula decisões da Corte ao Congresso Nacional. O ministro destacou o fato de o texto ser aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara sem uma análise mais detalhada e disse que é “melhor que se feche o Supremo Tribunal Federal” se a proposta for aprovada pelo Legislativo.
“Não há nenhuma dúvida, [a proposta] é inconstitucional do começo ao fim, de Deus ao último constituinte que assinou a Constituição. É evidente que é isso. Eles [Legislativo] rasgaram a Constituição. Se um dia essa emenda vier a ser aprovada, é melhor que se feche o Supremo Tribunal Federal”, disse Mendes.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 33 condiciona o efeito vinculante de súmulas aprovadas pelo STF ao aval do Poder Legislativo e submete ao Congresso Nacional a decisão sobre a inconstitucionalidade de leis. De autoria do deputado Nazareno Fonteles (PT-PI), a PEC ainda estabelece que é preciso quórum de nove ministros, e não mais de seis, para anular emendas constitucionais aprovadas pelo Congresso.
Gilmar Mendes destacou a “gravidade” de o texto ter sido aprovado por votação simbólica, sem manifestações em sentido contrário. “É constrangedor, eu acredito, por uma comissão que se chama de Constituição e Justiça. Onde está a Constituição e a Justiça nesta comissão?”, criticou.

Gastos Públicos - Estados multiplicam secretarias para abrigar aliados e elevam gasto com pessoal


10:29:34

Dados de 22 UFs revelam que despesas com funcionários avançam em ritmo mais acelerado do que a arrecadação

Obras do futuro Centro Administrativo do Governo do Distrito Federal, em Ceilândia, orçado em R$ 800 milhões, para onde serão transferidas todas as secretarias do governo André Coelho / O Globo

O inchaço da máquina pública, evidenciado no governo federal pelo aumento no número de servidores e pelo excesso de ministérios, é prática recorrente também nas administrações estaduais. Levantamento feito pelo GLOBO mostra que alguns governos de estado também mantêm elevado número de secretarias, muitas com funções quase idênticas, para abrigar aliados. Além disso, dados de 22 unidades da Federação revelam que as despesas com pessoal avançam em ritmo mais acelerado do que a arrecadação, reduzindo a cada ano o fôlego para investimentos. ...

No levantamento do número de secretarias, o Distrito Federal é o recordista — são 36 pastas, só três a menos que as do governo federal (39). Onze secretarias foram criadas na atual gestão do governador Agnelo Queiroz (PT). Em seguida no ranking aparecem Maranhão e Paraná, com 33 e 29 pastas, respectivamente.

No organograma dos governos, O GLOBO ainda encontrou secretarias de estado com funções muito parecidas. No Maranhão, por exemplo, duas secretarias — Assuntos Políticos e Articulação Institucional — têm exatamente a mesma função, conforme descrito no site do governo: “fortalecer as relações institucionais entre os poderes nas esferas estadual, federal e municipal”. O governo maranhense informou que a informação no portal da gestão está equivocada e que a função da segunda pasta é ser “elo do governo com a sociedade civil”. No estado, o cerimonial da governadora Roseana Sarney (PMDB) tem status de secretaria extraordinária.

No Paraná, há, além da Casa Civil e da Secretaria de Governo, a Secretaria da Chefia de Gabinete do Governador — Beto Richa (PSDB) — , única no país. O governo paranaense informou que a pasta já existia quando a atual gestão assumiu e que não tem orçamento.

Apesar de ser uma ferramenta de gestão, a criação de secretarias também é usada por muitos governadores como instrumento político para acomodar aliados ou partidos em troca de apoio no Legislativo e nas eleições.

Anúncios de corte de despesas feitos por governadores nas últimas semanas, além de uma resposta aos protestos que pediam a redução da tarifa do transporte público, mostraram que há margem nas máquinas estaduais para reduzir despesas e investir mais em serviços à população. Em São Paulo, o governo anunciou de uma só vez a extinção de uma secretaria de estado, uma empresa, uma autarquia e dois mil cargos de confiança, além da venda de um dos dois helicópteros do estado, que custa R$ 4,5 milhões por ano aos cofres estaduais.

Desafio aos governos

Ao mesmo tempo em que criam mais secretarias, os governos estaduais também aumentam seu quadro de funcionários. Um levantamento feito pelo GLOBO a partir de orçamentos de 22 unidades da Federação mostra que a previsão de gastos com funcionários nesses governos aumentou 42%, um ritmo superior ao do crescimento de estimativa de receita (28%). Há três anos, esses governadores, juntos, orçaram R$ 182,9 bilhões para custear a folha de pagamento. Neste ano, a previsão é gastar R$ 259,8 bilhões. Essa despesa, se tivesse acompanhado o ritmo de crescimento da receita (de R$ 473 bilhões para R$ 605,7 bilhões), seria hoje R$ 25 bilhões menor.

Os números mostram a dificuldade que estados terão para atender às reivindicações das manifestações que tomaram as ruas do país no último mês caso não haja uma mudança na forma de gestão dos recursos.

A situação é grave. Muitos estados estão perto de infringir os patamares de gasto com pessoal impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), segundo dados do Tesouro Nacional. No ano passado, cinco deles (AL, PR, SE, RN e TO) ultrapassaram o limite prudencial — de 46,55% da Receita Corrente Líquida —, um (PB) superou o teto máximo — de 49% —, e outros quatro (AC, AP, PE e SC) eram candidatos em potencial a entrar para essa lista em 2013.

O GLOBO comparou também o número de funcionários públicos por habitante nos estados com base numa pesquisa divulgada, em março deste ano, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Distrito Federal, Acre, Amapá, Roraima e Tocantins têm as maiores taxas (de 4,2 a 3,3 funcionários para cada cem habitantes). Rio e São Paulo apresentaram índices abaixo da média nacional, de 1,3 — 0,83 e 1,13, respectivamente.

Dos cinco estados com maior proporção de servidores do país, todos, exceto o DF, estão no grupo dos dez estados com piores índices de desenvolvimento da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), que analisa áreas como Saúde, Educação e renda.

No Distrito Federal, líder em número de funcionários por habitante e secretarias, o governo está construindo uma cidade administrativa, orçada em mais de R$ 800 milhões, a serem custeados por meio de parceria público-privada (PPP). A previsão é que a obra seja entregue no fim deste ano. Hoje diversas secretarias estão em prédios alugados.

O governo do DF justificou que a situação da sua administração é peculiar no país porque ele é responsável pelas funções de estado e prefeitura. Maranhão e Paraná informaram que estão estudando a extinção de algumas pastas.

Professor de Finanças Públicas da Universidade de Brasília, Roberto Piscitelli diz que o aumento de despesa com pessoal num ritmo superior ao dos demais itens do orçamento é motivo para preocupação.

— É preciso saber o que levou a esse aumento. Houve uma expansão e melhoria dos serviços públicos ou um crescimento inadequado de despesas com contratação de cargos de confiança e aumento de estruturas, o que leva ao inchaço da máquina? No Brasil, essa última hipótese é um problema crônico — afirmou.

Por Silvia Amorim
Fonte: O Globo - 08/07/2013

Combate à degeneração do cérebro


www.pletz.com

Em Israel, supelmento alimentar combate doenças degenerativas do cérebro. Segundo descoberta de pesquisadores israelenses, um suplemento nutricional é capaz de retardar o avanço do Mal de Parkinson e Síndrome de Riley-Day.
Muitos idosos já tomam o composto de fosfatidilserina para aumentar a cognição e retardar a perda de memória. Há mais boas novas a respeito desse suplemento natural saindo de uma universidade israelense: a fosfatidilserina parece aprimorar o funcionamento dos genes envolvidos nas doenças degenerativas do cérebro, incluindo o Mal de Parkinson e a Síndrome de Riley-Day. Produzida da carne de gado, ostras e soja, e já aprovada pelo órgão de fiscalização americano Food and Drug Administration, a fosfatidilserina contém uma molécula essencial para transmitir sinais entre as células nervosas e o cérebro.
A equipe, liderada pelo Prof. Gil Ast e o Dr. Ron Bochner do departamento de genética molecular da Universidade de Tel Aviv decidiu testar a mesma substância, que é sintetizada naturalmente pelo corpo e tem conhecida capacidade de aumentar a memória, poderia influenciar a mutação genética que leva à Síndrome de Riley-Day — doença rara do sistema nervoso que acomete judeus asquenazes. Quando o suplemento era aplicado a células tiradas de pessoas com a Síndrome de Riley-Day e em camundongos com a doença, a função dos genes era aprimorada e as células começavam a produzir a proteína-chave que falta nos pacientes com Síndrome de Riley-Day. As descobertas da equipe israelense foram publicadas no início do ano no Human Molecular Genetics.
A maioria das medicações entra no corpo pela corrente sanguínea, mas não passa pela barreira entre o sangue e o cérebro. É isso que torna essa descoberta especialmente significativa. “Observar esse efeito no cérebro – o órgão mais importante para essa doença – mostra que o suplemento é capaz de romper a barreira sangue-cérebro, mesmo quando administrado oralmente, e acumular-se em quantidade suficiente no cérebro”, conta Ast.
Diminuição da morte de células nervosas
A equipe de Ast e Bochner aplicou um suplemento derivado de ostras, fornecido pela empresa israelense Enzymotec, em células coletadas em pacientes com a Síndrome de Riley-Day. Com o sucesso nos resultados, eles testaram o mesmo suplemento em camundongos com Síndrome de Riley-Day, com a mesma mutação genética que causa a síndrome em humanos. Os camundongos receberam o suplemento oralmente, a cada dois dias por um período de três meses. Os pesquisadores conduziram testes genéticos prolongados para avaliar os resultados do tratamento.
“Descobrimos um aumento significativo de proteína em todos os tecidos do corpo”, relatou Ast. “O suplemento não fabrica novas células nervosas, mas retarda a morte das células existentes.” A fosfatidilserina não apenas influenciou os genes associados com a Síndrome de Riley-Day, mas também alterou o nível de 2.400 genes – centenas dos quais foram associados ao Mal de Parkinson em estudos anteriores. Os pesquisadores acreditam que o suplemento possa ter um impacto benéfico em várias doenças degenerativas do cérebro. De sete a 10 milhões de pessoas no mundo vivem com o Mal de Parkinson. Já a Síndrome de Riley-Day é mais rara: afeta menos de 1.000 pessoas, com um terço deles vivendo em Israel e outro um terço em Nova Iorque.

PT - Um retrato na parede, por Ricardo Noblat


Se você imaginava que o PT se resignaria em ser expulso das ruas pelos manifestantes que convulsionam pedaços das maiores cidades do país, sinto muito, enganou-se.
Avalizada por Dilma, a ordem foi emitida pela direção do partido: lustrem as estrelas guardadas junto com antigas lembranças. Espanem a poeira das bandeiras rotas. Dispam-se dos trajes de burocratas. Todos às ruas na próxima quinta-feira.
Pouco importa que o “Dia Nacional de Luta”, que prevê passeatas e greves, tenha sido convocado pelas centrais sindicais e movimentos afins.


O PT não amanhecerá menor no dia seguinte só porque pegou carona em ato alheio.
De resto, é o governo que tudo financia. Até mesmo o que poderá machucá-lo um pouquinho. O peleguismo renovou-se. Mas não deixou de ser peleguismo.
Que palavras de ordem gritará o PT? O que cobrará por meio de faixas e cartazes?
O governo encomendou o apoio à reforma política elaborada por uma Assembleia Nacional Constituinte exclusiva e submetida a um plebiscito. O PT entregará a encomenda.
Por absurda, a ideia da Constituinte foi sepultada em menos de 24 horas. O plebiscito naufragou por falta de tempo para que seus efeitos incidissem sobre as eleições do próximo ano.
Dilma esperava lucrar com uma reforma que lhe garantisse melhores condições de concorrer ao segundo mandato. E que levasse o PT a emergir da eleição ainda mais forte.
Casuísmo descarado, pois – não a reforma, necessária. Mas a pressa com que seria feita e a tentativa de empurrar goela abaixo do Congresso pontos da reforma destinados a agradar Dilma e o PT.
A insistência com a Constituinte e o plebiscito trai o desejo de Dilma em responsabilizar o Congresso pela reforma que ele não quer fazer. E denuncia o momento confuso e delicado que o governo atravessa.
Uma pena o PT não poder dizer aqui fora o que diz quando se reúne no escurinho do cinema. Ou mesmo o que começou a dizer recentemente a Dilma.
A coragem muitas vezes é movida pelo medo. E o PT receia perder o poder.
A política econômica está uma droga. A culpa não cabe apenas a Guido Mantega – aquele que Fernando Henrique chamou de “bem fraquinho” quando virou ministro da Fazenda do governo Lula. Cabe também a Dilma – aquela que Lula apresentou como melhor gestora do que ele.
Maluf elegeu Celso Pitta prefeito de São Paulo pedindo para não votarem mais nele, Maluf, caso Pitta fracassasse. Pitta fracassou. Lula não foi tão longe em relação a Dilma.
Aumenta a inflação. Diminuem os investimentos. Desequilibram-se as contas públicas. Revisa-se para baixo o Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todas as riquezas do país.
O governo carece de uma estratégia compartilhada por seus 39 ministros. Há ministros demais e competência de menos. Em larga medida, o voluntarismo de Dilma é responsável pelo mau desempenho da economia. Seu desprezo pelos políticos só lhe cria problemas.
Lula montou uma gigantesca coligação de partidos para eleger Dilma e ajudá-la a governar. Esqueceu de escalar ministros aptos a cuidarem da articulação política.
Apostou suas fichas em Palocci, posto na Casa Civil para escorar Dilma. Descobriu-se que ele se tornara milionário enquanto fazia política. Acabou demitido.
A coligação ameaça se esfarelar. A persistir a queda de Dilma nas pesquisas, ela será abandonada. 
O PT do passado teria material de sobra para na quinta-feira ecoar a voz das ruas. O de hoje, não. É apenas uma fotografia na parede.

Para azar da seita que venera corruptos, Joaquim Barbosa é um homem honesto

Augusto Nunes

O ministro Joaquim Barbosa já esclareceu que nunca figurou em listas de passageiros da FABTur. Quando viaja entre Brasília e o Rio de Janeiro, o presidente do Supremo Tribunal Federal usa passagens aéreas da cota a que têm direito todos os integrantes da corte. Foi o que fez na última sexta-feira de maio, quando embarcou para o fim de semana em seu apartamento no Rio.
Na tarde de 2 de junho, convidado por Luciano Huck, Barbosa assistiu no camarote do apresentador da Globo ao jogo entre o Brasil e a Inglaterra. Ele não estava no Maracanã na final da Copa das Confederações. Estes são os fatos. O resto é coisa dos blogueiros de aluguel a serviço dos corruptos que o ministro não tem medo de punir. São eles os responsáveis pela disseminação de invencionices que eventualmente confundem também jornalistas íntegros.
Como já não pode esconder que é chefiada por sacerdotes bandidos, a seita lulopetista mantém ativada 24 horas por dia a usina de mentiras destinadas a provar que todos os brasileiros são gatunos ou vigaristas. Os decentes são milhões, avisa a revolta da rua. E estão indignados com a turma contemplada pelo governo com a licença para roubar impunemente.
A infâmia do momento tenta convencer a plateia de que não há diferenças entre uma viagem regular do relator do mensalão e a farra aérea protagonizada por gente como Lula, Rose Noronha, Sérgio Cabral, Garibaldi Alves, Renan Calheiros ou Henrique Alves. Infelizmente para o bando que venera quadrilheiros, o ministro nada fez de ilegal ou imoral.
Logo serão julgados os derradeiros recursos dos condenados pela roubalheira descoberta em 2005. Os participantes das manifestações de protesto exigem o cumprimento das penas fixadas pelo STF. A última esperança da quadrilha é arrastar o relator para o pântano. Não vão conseguir. Para desgraça dos mensaleiros, e para sorte do país que presta, os defeitos do presidente do STF não incluem a desonestidade.
Joaquim Barbosa não está na mira do clube dos cafajestes pelos surtos de intolerância ou por espasmos populistas. Não virou alvo pelos erros que comete, mas por ter deixado muito claro que existem no Brasil juízes sem medo.

Cartas de Londres: Aqui o verão também é dos farofeiros


Mauricio Savarese
Uma nesga de sol já resolve. E nem é preciso durar muito. Para os londrinos é nesta época do ano que rolam as sessões de bronzeamento natural nas praças e parques da cidade.
Enquanto uns preguiçosamente almoçam em suastuppawares gigantescas trazidas de casa, outros se esticam por cima das toalhas de banho, muitas vezes sem camisa para exibir toda a sua... brancura. O Guarujá é mais ou menos aqui.
Nem precisa ser uma praça especial. Como a cidade é cercada de locais públicos aconchegantes, poucos almoçam em ambientes fechados. Até pelo fato de o café-da-manhã ser uma refeição mais importante por aqui, muitos celebram a multiplicação das barraquinhas de rua nesse período e ampliam o clima farofeiro, embora a prioridade nessa definição seja de quem traz comida de casa.
É claro que nem todos são farofeiros só por comerem ao ar livre e tomarem seu sozinho nessa cidade cinza. A questão está nos requintes. Aqueles que trazem uma sacola gigantesca de casa, litros de bronzeador, players digitais para compartilharem música ruim com o mundo certamente merecem o rótulo. Tempo também conta: há quem faz fotossíntese por uma hora e os que passam tardes inteiras.

Hyde Park, Londres

Os adolescentes e aposentados parecem estar entre os farofeiros que esticam os tempos preguiçosos. Leem, namoram, conversam com os amigos NUM VOLUME MUITO ALTO e vão lá abocanhando seu sanduíches feitos na hora, seus docinhos comprados num mercado barato ou as frutas importadas da banquinha turca -- sem as quais não é verão nestas bandas. Alguns mergulham no vinho e saem bêbados como nos dias mais frios.
No torneio de Wimbledon, que acabou com o primeiro título britânico em 77 anos (cada um tem o Basílio que merece), os farofeiros tinham sua expressão máxima: uma colina perto da quadra central com um telão gigantesco. Em homenagem ao vencedor do torneio, foi apelidada de “a montanha de Andy Murray”. Por duas semanas passaram por ali maioneses, macarrão, sanduíches de atum e bolachas maria.
Os britânicos mais ricos que conheço não veem com maus olhos o fato de as pessoas mais simples aproveitarem o verão como podem. Não tem preconceito com quem levatuppaware para a praça. Nem com os que esticam toalhas na grama logo ao lado enquanto eles pagam mais de R$ 400 para ver o torneio de tênis mais famoso do mundo. Parece que por hora farofar só é crime no Brasil.

Mauricio Savarese é mestrando em Jornalismo Interativo pela City University London. Foi repórter da agência Reuters e do site UOL. Freelancer da revista britânica FourFourTwo e autor do blog A Brazilian Operating in This Area.Twitter: @msavarese. Escreve aqui às segundas-feiras.

Conheça os 7 imóveis mais caros à venda nos Estados Unidos


by Felipe R. Magalhães
 Forbes listou os imóveis mais caros à venda nos Estados Unidos; preços chegam a US$ 190 milhões
Vista panorâmica da Copper Beech Farm (Reprodução/David Ogilvy & Associates)
Vista panorâmica da Copper Beech Farm (Reprodução/David Ogilvy & Associates)
Se você pensa em comprar um imóvel nos Estados Unidos, a Forbes divulgou uma lista que pode lhe ajudar nesta busca. Mas, para isso, você precisará desembolsar, no mínimo, US$ 100 milhões, já que a publicação listou os imóveis mais caros à venda nas terras estadunidenses.
No topo da lista, aparece a propriedade Cooper Beech Farm, na cidade de Greenwich, em Connecticut, que está à venda por US$ 190 milhões. A mansão foi construída há mais de um século e se manteve na mesma família desde então. A mansão tem 12 quatros, sete banheiros, salão de festas, entre outros cômodos. Mas, a principal característica da propriedae não é o imóvel em si, mas as terras: são mais de 202 mil metros quadrados que inclui duas ilhas, imensos jardins, estufas, quadra de tênis, piscina, pomares, entre outros atrativos.
As propriedades a seguir foram compiladas de anúncios de diversas imobiliárias dos Estados Unidos, veja mais sobre elas:

1. Copper Beech Farm (Greenwich)
Preço: US$ 190 milhões
Propriedade: 202 mil metros quadrados
Imobiliária: David Ogilvy & Associates
The Owlwood Estate
2. The Owlwood Estate (Los Angeles)
Preço: US$ 150 milhões
Propriedade: 40 mil metros quadrados
Imobiliária: The Agency
Diferencial: a propriedade já foi habitada por celebridades como Jane Mansfield, Sonny e Cher e Tony Curtis.
Crespi-Hicks Estate
3. Crespi-Hicks Estate (Dallas)
Preço: US$ 135 milhões
Propriedade: 101 mil metros quadrados
Imobiliária: Douglas Newby of Architecturally
Diferencial: a propriedade tem sala de teatro, diversas cozinhas, bar, quadra de tênis, estufas e até uma casa na árvore.
Cobertura_Hotel Pierre 4
4. Pierre Penthouse (Nova York)
Preço: US$ 125 milhões
Propriedade: mil metros quadrados
Imobiliária: International Realty Sotheby
Diferencial: cobertura do Pierre Hotel e localizado em frente ao Central Park, o luxuoso apartamento possui cinco quartos, três andares, seis banheiros, cinco lareiras e quatro terraços.
Fleur de Lys Mansion
5. Fleur de Lys Mansion (Los Angeles)
Preço: US$ 125 milhões
Propriedade: 3,2 mil metros quadrados
Imobiliária: Michael Waddington
Diferencial: Inspirado em castelos franceses, a mansão possui 12 quartos, 15 banheiros, salão de festas com capacidade para 200 pessoas e duas cozinhas.
Beacon Court Duplex
6. Beacon Court Duplex (Nova York)
Preço:
 US$ 115 milhões
Propriedade: 836 metros quadrados
Imobiliária: The Corcoran Group
Diferencial: o duplex possui quatro quartos e foi projetado pelo arquiteto Charles Gwathmey.
The Beverly House
7. The Beverly House (Beverly Hills)
Preço: US$ 115 milhões
Propriedade: 4,6 mil metros quadrados
Imobiliária: Hilton & Hyland
Diferencial: a propriedade tem suítes masters, uma discoteca, biblioteca, quadra de tênis e academia.

Tâmaras israelenses protegem contra doença cardiovascular

Saiu no Jornal Alef

Todas as nove variedades de tâmara cultivadas em Israel, encontradas facilmente nas prateleiras de supermercado, ajudam a proteger contra doenças cardiovasculares. A conclusão é do professor Michael Aviram e de seus colegas do Centro Médico Rambam de Haifa e do Instituto de Tecnologia Technion de Israel. A pesquisa foi publicada na revista "Journal of Agriculture Food Chemistry". De acordo com os especialistas, comer três tâmaras por dia não aumenta os níveis de açúcar no sangue de pessoas saudáveis, mas reduz os triglicerídeos do sangue e até “melhora a qualidade” do colesterol sanguíneo ao reduzir sua oxidação. Esses efeitos diminuem o risco de doenças cardíacas, derrames e outras doenças vasculares. Porém, como contêm muito açúcar, elas não são recomendadas para diabéticos. A equipe também descobriu que as tâmaras podem provocar a desaceleração e até a regressão da aterosclerose (acúmulo de placas de gordura) nas artérias coronárias. As tâmaras são cultivadas no Oriente Médio, no Norte da África e na Península Arábica há mais de 5.000 anos.