quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Investidores denunciam à CVM que Dilma, Mantega e fundos apoiavam atos de Paulo Roberto na Petrobras


Posted: 10 Sep 2014 06:41 AM PDT

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Documentos e atas apresentados por investidores à Comissão de Valores Mobiliários confirmam que Dilma Rousseff, quando ministra e conselheira-presidente de Luiz Inácio Lula da Silva e, depois, Presidenta da República, tinha pleno conhecimento e respaldava todas as ações de diretores executivos e membros dos conselhos de Administração e Fiscal da Petrobras.

Por isso, vai falhar a manobra do Palácio do Planalto de desvincular Dilma por responsabilidade direta ou indireta nos problemas gerados por Paulo Roberto Costa que, sem ser diretor financeiro, mas apenas de abastecimento, controlava 1.832 contas correntes do sistema Petrobras (a maioria no Banco do Brasil, que é alvo dos investigadores da Operação Lava Jato).

Acionistas minoritários da empresa comprovaram à CVM que Dilma apoiava as decisões de gestão na Petrobras junto com Guido Mantega (seu ministro desafeto, demitido tecnicamente da Fazenda). Tudo acontecia em parceria com o BNDES, BNDESpar e os fundos de pensão Previ, Petros e Funcef, que elegiam conselheiros ao arrepio da Lei das Sociedades Anônimas e das normas da CVM.

Os investidores denunciaram Dilma, Mantega, conselheiros da Petrobras, BNDES e fundos de pensão pelos delitos de conflito de interesses e abuso de poder controlador por parte da União Federal. Se o caso avançar para a esfera jurídica e legislativa, Dilma pode acabar enquadrada por crime de responsabilidade – que a torna passível de impeachment.

Detentores de ações ordinárias e preferenciais da Petrobras representaram à CVM para que “fixe o entendimento de que acionistas que forem vinculados ao controlador da companhia (União Federal) não podem participar das votações em separado nas assembleias em que são eleitos os representantes dos minoritários nos Conselhos de Administração e Fiscal”. Os investidores reclamaram que essa prática irregular é comum há pelo menos 10 anos, ferindo o artigo 9º, parágrafo 1º, IV, da Lei 6.385/1976, além de contrariar as normas da CVM, xerife do mercado de capitais no Brasil.

Além de pedir que o BNDES, BNDESpar, Petros (Petrobras), Previ (Banco do Brasil) e Funcef (Caixa Econômica Federal) fiquem impedidos de interferir na escolha de conselheiros da Petrobras, os investidores pedem que a União, seu banco de fomento e os fundos de pensão sejam condenados ao pagamento de multa pelos atos que configuraram conflito de interesses e abuso de poder de controle acionário. Se a CVM cumprir suas próprias normas, permitindo aos acionistas minoritários escolherem representantes para fiscalizar e tomar decisões gerenciais em favor da empresa, poderiam ser evitados escândalos como a Lava Jato e outros evidentes crimes, também investigados por auditorias do Tribunal de Contas da União.    

Dilma já sabe que, se perder a eleição (o que é bem provável), todas as broncas da Petrobras cairão em seu colo. Este é o mesmo drama de Guido Mantega, que só não deixa o cargo de ministro para não ficar sem o “foro privilegiado” contra as ações movidas contra ele na Petrobras (onde preside o conselho que respaldou ações ou se omitiu em manobras erradas de Paulo Roberto Costa).

Mantega também é alvo de broncas judiciais na esfera da Eletrobras e na área leonina da Receita Federal. O ministro caído da Fazenda é questionado porque o Conselho de Controle de Atividades Financeiras, o COAF, vinculado ao Ministério, não foi eficiente em “prevenir a utilização dos setores econômicos para a lavagem de dinheiro e financiamento de terrorismo” – conforme crimes que se comprovam nas investigações da Operação Lava Jato.

Quem fica em situação mais embaraçosa que Mantega é sua desafeta Dilma Rousseff. Se a Presidenta sabia do que se passava na Petrobras, fica passível de conivência com os crimes. Se de nada sabia, como sempre tenta alegar em defesa própria, Dilma se concede um atestado de incompetência para gerir o Brasil.

Agradecimentos...


Ministros do TCU, com certeza, não leram as três linhas finais do Extrato de Ata do Conselho de Administração da Petrobras, datada de 3 de maio de 2012, onde ficou escrito aquilo que seria hoje uma piada:

“O presidente do Conselho de Administração Guido Mantega, em face da renúncia do diretor Paulo Roberto Costa (...) Outrossim, determinou o registro dos agradecimentos do colegiado ao Diretor que deixa o cargo, pelos relevantes serviços prestados à companhia, no desempenho de suas funções”.

O documento é assinado por Hélio Shiguenobu Fujikawa, Secretário-Geral da Petrobras, sendo registrado na Junta Comercial do Rio de Janeiro com o número 00002327390, em 16 de maio de 2012.

A Grande Família


Empreiteira garante que jato de Lula não é dela


A Assessoria de imprensa da Andrade Gutierrez nos procurou ontem para esclarecer que aeronave citada na nota “Lula a Jato”, prefixo PR-DIB, não pertence à empresa, conforme publicado na edição de 8 de setembro.

Lobistas de Brasília garantem que a aeronave da foto é usada por Lula em seus deslocamentos pelo País.

Resta agora descobrir quem seria o dono do jatinho que tanta carona dá ao ex-Presidente...

A aposta em Brasília é que ela pertença ao Papai Noel, que também se veste de vermelho igual aos petistas, e gosta de ajudar os amigos necessitados...

O roteiro

O avião de Lula saiu Campo de Marte às 9h 45 da manhã de domingo, 7 de setembro, com 4 passageiros, para a reunião de emergência sobre o caso Paulo Roberto Costa.

Chegou em Brasília 11h 38min, com estacionamento em área de autoridades (Hangar 3 do BSB JK).

Como a reunião foi relâmpago, o jatinho partiu de Brasília às 14h 45 e desceu em Congonhas 16h 07min.

Por fim, retornou com os pilotos para BH às 18h 30min.

Ruim para todas


Ainda bem que a Presidenta Dilma sacaneou a Marina, ironizando:

“Não tenho banqueiro me sustentando”...

Do jeito que a Dilma administra, sem saber de nada, até o banqueiro acabaria indo à falência...

O amor é lindo...

Marina deixou ontem seus adversários PTs da vida ao avacalhar que petistas e tucanos sofrem da famosa síndrome de Estocolmo:

“O PT se apaixonou por quem sequestrou seus sonhos: Renan, Sarney, Jader Barbalho, Maluf. Com o PSDB é a mesma coisa”.

Quem vive cortejada pela Oligarquia Financeira nacional e transnacional, como a Marina, deve saber o que diz pelo Twitter...

Rebaixada

Depois de ter “demitido tecnicamente”, por repetidas vezes, nos últimos dias, o Ministro da Fazenda de seu desgoverno, Dilma Rousseff nem tem o direito de ficar PT da vida com a agência de classificação Moody´s, por ter revisado a perspectiva de risco do Brasil de estável para negativa.

A inabilidade e incompetência de Dilma fazem jus ao rating BAA2.

A Moody´s adverte que a economia brasileira continuará com crescimento baixo e abaixo do potencial do país, junto com a piora dos indicadores de dívida – graças à manutenção da política de juros altos combinada com a gastança pública.

Jogada da Porto Seguro

Controlada pelo Itaú-Unibanco, a Porto Seguro (Bovespa PSSA3), presidida por Fábio Luchetti, criou uma armadilha para os clientes do cartão de crédito com sua marca que desejam renovar alguns seguros – inclusive o “seguro fiança”, que de seguro não tem nada...

Na tela de renovação ou contratação do seguro fiança, aparece para o corretor a opção de pagamento com cartão de crédito.

No entanto, na hora em que o corretor programa a operação, o sistema alega que não pode usar o cartão para fazer o negócio, e o cliente é obrigado a pagar na modalidade de débito em conta corrente.

O cliente do cartão Porto Seguro Internacional, bandeira Visa, número 4121 7706 9876 71xx, foi vítima desta brincadeirinha da seguradora na hora de renovar o “estelionato-fiança” (negócio com vantagens apenas para a seguradora e não para quem é forçado a fazê-lo, em evidente operação ilegal de “compra casada”, se quiser fazer ou renovar o aluguel de um imóvel).

Providências

O consumidor prejudicado já formalizou uma queixa ao Banco Central do Brasil e à Superintendência de Seguros Privados, exigindo uma providência para que demais consumidores não sejam lesados.

Também fez a denúncia aos organismos e demais órgãos de defesa do consumidor.

E, como os errados temem sempre a pressão das redes sociais, publicou no Facebook, no Twitter e até no “Zap-zap”...

Aliás, o tal “seguro fiança” é um produto praticamente monopolizado da Porto Seguro com a conveniência das imobiliárias, que ainda ganham comissões de corretagem em cima do otário obrigado a pagar os mais absurdos aluguéis do planeta na atualidade.

Marinando...


Os coordenadores do programa de governo da candidata à presidência Marina Silva (PSB) vão encontrar com a iniciativa privada na próxima segunda-feira (15/09), na Amcham – São Paulo, das 9h às 10h 30min.

Walter Feldman, Neca Setubal e Maurício Rands vão expor o programa de governo de Marina e responder a dúvidas do empresariado da plateia.

A Amcham já tinha recebido os presidenciáveis Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), morto em 13 de agosto.

A Águia está de olho...

O Tio Sam e sua Águia investigam a denúncia de que a Venezuela de Nicolas Maduro esteja fornecendo passaportes para o terrorismo internacional.

O jornalista Moisés Naim denuncia que os serviços secretos de Cuba estariam por trás da parada errada:

"As autoridades canadenses descobriram que um número significativo de cidadãos iranianos e outros cidadãos ligados a grupos radicais islâmicos entraram no país com passaportes venezuelanos. O Centro para a organização Sociedade Livre e Segura, estima que entre 2008 e 2012, pelo menos 173 passaportes venezuelanos foram dadas aos membros desses grupos radicais para vir para a América do Norte. Na verdade, várias pessoas envolvidas em ataques terroristas na Bulgária e Líbano receberam passaportes emitidos na Venezuela, onde os serviços de identificação são controlados por Cuba”.

Hermanos chineses?

Militares brasileiros - e os norte-americanos também - estão de orelha em pé com a construção de uma base aeroespacial chinesa que começa a ser construída em Neuquén – a 1.380 quilômetros de Buenos Aires, a capital argentina.

O ministro do Planejamento argentino, Julio de Vido, garante que a base tem fins exclusivamente pacíficos, dentro do plano chinês de chegar à Lula em 2020.

O acordo dos chineses com os hermanos também prevê a construção de duas barragens, para geração de energia, na Patagônia.

Brasil que funciona

A produção brasileira de grãos da safra 2013/2014 chegará a 195,46 milhões de toneladas, um aumento de 6,80 milhões de toneladas ou o equivalente a 3,6% sobre a safra anterior, de 188,65 milhões de toneladas.

O total de área plantada chega a 56,93 milhões de hectares, o que significa uma alta de 6,3%, se comparada com a de 53,6 milhões de hectares da safra 2012/2013.

A Conab fez a pesquisa do dia 24 a 30 de agosto, levantando informações para a pesquisa em parceria com agrônomos, técnicos do IBGE, cooperativas, secretarias de agricultura, órgãos de assistência técnica e extensão rural (oficiais e privados) e agentes financeiros e revendedores de insumos.

Super Poderosa

Defensores da onda do poliamor acharam muito fofa a reportagem da revista New York Magazine com Martine Rothblatt – que comanda a United Therapeutics – uma das gigantes do setor farmacêutico, avaliada em US$ 5 bilhões.

Aos 59 anos, ela não ganhou destaque apenas por ser uma das 10 executivas mais bem pagas dos Estados Unidos da América.

Mas sim porque fez, em 1994, fez uma cirurgia de “redesignação genital” (mudando de sexo, de homem para mulher).

A reportagem também destacou que Martine Rothblatt é casada com a mesma mulher há mais de 30 anos, com quem tem quatro filhos – o que serviria de inspiração para Agnaldo Silva como uma de suas poderosas personagens da novela global “Império”...

Retrato cinematográfico do futuro próximo


As elites paulistanas estão PTs da vida com o retrato cruel que será feito delas no filme “Jardim Europa”, com estreia agendada nos cinemas para 25 de setembro.

Dirigido por Mauro Baptista Vedia, conta a história de uma família de endinheirados em decadência que se recusam a abandonar um dos mais luxuosos bairros de São Paulo.

Tensão dramático-humorística do filme é quando o pai da família, o boêmio e aristocrata Alberto, depois de anos de afastamento, volta a viver na mesma casa com a mulher Eleonora e seus três filhos adultos: Ana Luiza, Mariana e Luis Felipe (que é escritor).

Já tem gente boa apostando que o filme é o retrato cinematográfico de um futuro muito bem próximo para a classe média-alta brasileira...

A História do Homem Henry Sobel


É o título do filme de André Bushatsky que estreia nos cinemas do Rio de Janeiro e São Paulo nesta quinta-feira.

O longa-metragem biográfico conta a história de quatro décadas de atuação do famoso rabino, carismático, vaidoso e complexo, com filmagens entre 2011 e 2012.

Com enfoque de esquerda, a “A História do Homem Henry Sobel” já é encarado pela caserna como mais uma propaganda contra a imagem dos militares – o que vai gerar boa polêmica...

Futuro da Saúde

O LIDE Interior SP1, presidido por Fábio Fernandes, e o LIDE Saúde – Ribeirão Preto, comandado por Pedro Palocci, promoverão um jantar-debate sobre “O futuro da saúde”.

Terá a participação especial do presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, Claudio Lottenberg.

Será no Espaço Golf, em Ribeirão Preto, no próximo dia 23 de setembro (terça-feira), às 19h 30min.

Oração Penitenciária




© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 10 de Setembro de 2014.

POEMA DA NOITE Adiferença que um dia faz, por Sérgio Cohn


você me contava algo intocável
e eu me lembrei laquelle quarto de sítio
onde era tão fácil
numa madrugada
sussurrar intrigas
breves fábulas
fingindo não compreender
a crueldade do que estávamos tramando
e era só isso
eu me lembrava de madrugadas desveladas
e você me contava algo intocável
os olhos em respeitoso silêncio
como quando passam os mortos

Sérgio Cohn (São Paulo, 16 de abril de 1974) - Além de poeta é editor da Azougue Editorial. Publicou: Lábio dos Afogados (São Paulo: Nankin Editorial, 1999); Horizonte de Eventos (Rio de Janeiro, Azougue Editorial, 2002); O Sonhador Insone (Rio de Janeiro, Azougue Editorial, 2006). Como editor, organizou livros de Celso Luiz Paulini, Jorge Mautner, Vinicius de Moraes, entre outros. Além de ter realizado livros como 'Nuvem Cigana - Poesia e Delírio no Rio na Década de 1970' e Poesia.Br - Poesia Brasileira das Origens ao Século XXI.

POEMA DA NOITE Mnemo, por Sérgio Cohn


Há um resíduo de futuro
no vento, fotograma ante-
cipado, montagem de fragmentos
induzindo à cena. Como
aquela árvore se curvando com-
placente aos invisíveis pesos,
como o mormaço
predizendo chuva. Repito,
há um canto anterior 
a qualquer canto, uma réstia,
um eco primeiro, como um som 
que ressoa por dentro de cada 
palavra, como todo gesto se 
desenha e apaga, então 
novamente. Há o revés,
o diáfano, o termo, beleza 
posta e perdida, o desen-
cadeamento, assim 
como a sede do vapor
por uma forma, assim 
como tudo retorna 
à imaginação
por trás da cortina 
da memória.

Sérgio Cohn (São Paulo, 16 de abril de 1974) - Além de poeta é editor da Azougue Editorial. Publicou: Lábio dos Afogados (São Paulo: Nankin Editorial, 1999); Horizonte de Eventos (Rio de Janeiro, Azougue Editorial, 2002); O Sonhador Insone (Rio de Janeiro, Azougue Editorial, 2006). Como editor, organizou livros de Celso Luiz Paulini, Jorge Mautner, Vinicius de Moraes, entre outros. Além de ter realizado livros como 'Nuvem Cigana - Poesia e Delírio no Rio na Década de 1970' e Poesia.Br - Poesia Brasileira das Origens ao Século XXI.

Cadê o chefe de toda essa roubalheira?


Posted: 09 Sep 2014 03:24 AM PDT

Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Márcio Accioly

Não é preciso fazer levantamento que date os primórdios de sua criação, para saber que o patrimônio da Petrobras pertenceu sempre a vivaldinos e vivarachos que sabem e souberam dominá-la em todos os seus ramos e derivações. O Brasil é um país de governantes canalhas que nunca tiveram projeto para o seu desenvolvimento e o de seu povo, dirigentes que têm sempre agido como senhores de escravos.

Quem tiver dúvidas a respeito que busque se informar acerca do “japonesinho” do Geisel, Shigeaki Ueki, ex-presidente da estatal e que vive hoje no Texas com os seus filhos, detentor de uma das maiores fortunas do planeta. Shigeaki carregou tudo que foi possível daquela empresa, à época em que o regime militar (1964-85) mandava ainda e desmandava, embora já observássemos os primeiros passos de sua derrocada.

Na gestão FHC (1995-2003), sua excelência fez David Zylbersztajn, seu genro, presidente da estatal petrolífera. Mas foi durante a administração Henri Reichstul que tentaram mudar o nome para “Petrobrax”, com os meios de comunicação garantindo que ela seria privatizada, o que causou impressionante revolta nacional. À frente dos protestos esteve sempre o PT, impedindo qualquer ação nesse sentido.

Hoje, está se sedimentando a ideia e a certeza, através de provas incontestáveis, que o PT na realidade desejava mesmo a manutenção de todo esses órgãos no país, pois pretendia montar o maior aparelhamento estatal de que já se teve notícia, com os seus integrantes saqueando e roubando os bens públicos a céu aberto. O mensalão petista não passa de roubo de galinha diante do agora descoberto rombo da Petrobras.

Mas não é só isso: a única maneira de se tomar consciência do roubo praticado é com a denúncia de pessoas de dentro, como ocorre com o ex-diretor de comercialização da Petrobras, Paulo Roberto Costa, e como ocorreu com a delação efetuada pelo então presidente nacional do PTB, ex-deputado federal Roberto Jefferson (RJ). É impossível tomar conhecimento de tantos detalhes sem que haja participação direta nos crimes.

Mais: a denúncia do roubo da Petrobras, sem nenhuma dúvida sob a chefia do então presidente Lula da Silva (como ficou bem claro no então mensalão), só está sendo possível por conta da ação direta do então ministro Joaquim Barbosa (STF), que conseguiu a custo a condenação dos réus com a sua relatoria. Sem a presença de Joaquim Barbosa, a descoberta do roubo da Petrobras não teria sido possível!

No chamado mensalão, quem está pagando o pato é o “empresário” mineiro Marcos Valério, condenado a mais de quatro dezenas de anos, como se tivesse partido dele a ideia e como se tivesse agido sozinho. Foi ameaçado de morte, teve filhos e família ameaçados, recolhendo-se convenientemente a silêncio obsequioso, porque partiu do pressuposto de que ninguém no Brasil sofre qualquer punição e os peixes graúdos iriam salvá-lo no momento necessário. Apostou errado.

O problema é que apareceu Joaquim Barbosa que lutou batalhas gloriosas, contra Lewandowskis e simpatizantes, fechando com chave de ouro sua participação no caso e se desligando no momento certo quando o ambiente hostil começava a lhe causar terríveis males. O ministro relator sofreu agressões verbais e ataques de todos os lados, com a persistência inclusive da tentativa e desconstrução de sua imagem, mas permaneceu de pé.

Agora, no caso Petrobras, certamente Paulo Roberto Costa foi confrontado com o mensalão e lembrado de Marcos Valério, o único a sofrer pena rigorosa. E resolveu cantar a pedra, pois controlava quase duas mil contas, desviando bilhões e bilhões de reais para o exterior. Mas falta ainda: falta Lula da Silva contar o financiamento de portos como o de Cuba e o perdão de dívidas de países africanos. Que país de patifes!

Dilma se complica mais com a Petrobras, demite Mantega antes da hora e alopra o mercado com mentiras



Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

A incompetente Presidenta Dilma Rousseff deu ontem mais um espetáculo de mitomania (doença de quem acredita nas próprias mentiras que conta sem parar). Dilma só faltou jurar que, nos tempos em que foi ministra das Minas e Energia, ministra da Casa Civil e presidente do Conselho de Administração da Petrobras, “não teve qualquer desconfiança em relação a malfeitos” na empresa.

Dilma aprimorou a velha estratégia de seu onipresente antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, criando uma nova forma para dizer que “não sabia de nada”... No entanto, Dilma conseguiu ser mais contraditória que sempre. Ao pregar que “não existe mais” um esquema criminoso na empresa, claramente no intuito de lá manter na presidência a insustentável amiga Maria das Graças Foster, Dilma confessou, neurolinguisticamente, que tal “esquema” existiu... Dilma é um gênio...

A Presidenta-candidata exagerou na dose da mistificação ao pregar que, se houve uma sangria na Petrobras, já está estancada. E aproveitou para detonar Marina Silva e Aécio Neves, seus principais adversários: “Os dois candidatos não podem esquecer seus telhados. Eu não vou ficar aqui falando do telhado de ninguém, mas eles devem olhar os seus telhados. O meu telhado tem a firme determinação da investigação, então ele é cobertinho pela Polícia Federal investigando, Ministério Público com autonomia, lei anticorrupção que aprovamos”.

As lorotas de Dilma foram ontem contrariadas pelo presidente do Global Financial Integrity – entidade de pesquisa sediada nos EUA que defende a transparência financeira. Raymond Baker ressalta que o combate aos fluxos financeiros ilícitos deve ser uma prioridade da próxima administração federal, já que a atual pouco ou nada faz: “Por muitos anos, temos observado a reticência do Brasil de se dirigir a problemas de fuga de capital e fluxos ilícitos”.

Dilma também tentou revogar a lei da gravidade dos fatos ao ponderar que as gravíssimas denúncias de Paulo Roberto Costa, em delação premiada, não afetam seu governo...

Tecnicamente demitido


No entanto, a grande bobagem cometida ontem por Dilma foi a “demissão técnica” do Ministro da Fazenda.

Dilma aloprou o mercado ao avisar que Guido Mantega não continua no cargo, em um eventual segundo mandato, por decisão pessoal dele.

A sinceridade-burra de Dilma fez despencar ainda mais as ações das “estatais” e deixou subentendido que a gestão econômico do Mantega não é a maravilha que ela vende na campanha reeleitoral.

Roubobras

Mais de US$ 30 bilhões em dinheiro sujo ligado à evasão de impostos, ao crime e à corrupção sai do Brasil todos os anos.

O montante é o dobro de uma década atrás, de acordo com um estudo do Global Financial Integrity (GFI).

O dinheiro “fugido” do Brasil é movimentado internacionalmente através da chamada “precificação comercial irregular”, ao cobrarem a menos ou a mais por bens e produtos.

Descaminho

A sonegação de impostos é modo principal como esse dinheiro deixa o país.

Tal crime responde por 92,7% dos US$ 401,6 bilhões que saíram do Brasil entre 1960 e 2012, de acordo com a pesquisa.

O montante fica acima da média mundial, onde a evasão de impostos representa cerca de 80% dos fluxos financeiros ilícitos.

Paulinho X Dudu 

No Blog de Magno Martins, que foi amigo do falecido Eduardo Campos, surge uma interessante versão sobre sua relação conflituosa com o agora homem-bomba Paulo Roberto Costa.

Magno perguntou a Eduardo qual a razão de Paulo Roberto ter incluído o nome dele como testemunha na CPMI da Petrobras, e o então governador pernambucano respondeu:

“Esse Paulo Roberto Costa se revelou um grande bandido, membro de uma gangue chefiada pelo PT e só faz o jogo do poder. Ele pensa que vai me intimidar, mas não tenho um segundo de temor e vou jogar tudo o que posso para desvendar todos os membros dessa quadrilha”.

Antes, Eduardo Campos tinha desabafado com o amigo:

 “Não tenho nenhum tipo de preocupação, muito pelo contrário, porque tudo e todos devem ser investigados, sem qualquer privilégio, sendo que Suape recebeu um adiantamento e os recursos foram aplicados de maneira exemplar, inclusive cumprindo os prazos e os custos dentro do previsto, ao contrário do não cumprimento da Petrobras que está com tudo estourado de custos e prazos”.

A mega quadrilha


Reveja o vídeotexto de Humberto de Luna Freire Filho analisando, magistralmente, como a megaquadrilha do crime organizado desgoverna o Brasil, na versão do distante 28 de novembro de 2011.

Rosetaram o Chapolim Colorado


Ilações do Lobão




© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 9 de Setembro de 2014.

FUNK ERUDITO - Carlos Brickman



Carlos Brickmann

Carlos Brickmann


Um romance magnífico, 1984, do socialista indiano George Orwell, criou uma nova palavra: duplipensar. Duplipensar é aceitar ao mesmo tempo duas crenças contraditórias, sabendo que uma delas é falsa, e se convencendo de que ambas são verdadeiras. É um processo consciente, por exigir precisão; e inconsciente, para que a percepção da falsidade não provoque sensação de culpa.

Exemplos? Eduardo Azeredo, no Mensalão tucano, disse que de nada sabia. Lula, no Mensalão propriamente dito, disse que de nada sabia. Alckmin, no cartel do Metrô e dos trens urbanos, disse que de nada sabia. E Dilma, no Petrolão, recita: “Eu não tinha a menor ideia de que isso ocorria dentro da Petrobras.”

Dilma foi ministra de Minas e Energia, ao qual a Petrobras é subordinada. Foi chefe da Casa Civil e gerente-geral do Governo – acionista majoritário da empresa. Ficou oito anos na presidência do Conselho de Administração da Petrobras. Nomeou para a presidência da empresa uma de suas amigas mais próximas, Graça Foster, a quem chama familiarmente de Graciosa. Se Dilma não sabia, quem saberia? Nunca terá tido a ideia de examinar os números da principal empresa do Governo, nem como ministra importante, nem como presidente da República?

Duplipensar. Dilma sabe que sabia, mas também acredita que não sabia. Como Azeredo, Lula e Alckmin, que sabem mas não sabem. E todos preferem não conhecer Orwell. Gostam de Sócrates – não o corinthiano, meia da Seleção brasileira, mas o filósofo grego. E, como ele, repetem: “Só sei que nada sei”.

A queda do pão dormido

Ensina a Lei de Murphy que tudo o que pode dar errado fatalmente dará errado. O pão, por exemplo, sempre cai no chão com a manteiga para baixo. Triste destino! Manteiga, sempre por baixo! Pioneirismo só ao esborrachar-se no chão.

Ao ministro falta o “i” no nome, mas o destino é o mesmo. Cristovam Buarque, ministro da Educação de Lula, foi demitido por telefone. A grosseria foi maior com Mantega, demitido com quatro meses de antecedência. Nunca dantes na história desse país um aviso prévio foi tão prévio. As serpentes sibilaram: o jornalista Ludenbergue Góes, por exemplo, disse que já viu muito ex-jogador em atividade, mas era a primeira vez que via um ex-ministro em atividade. Mas só gente má pode chamar Guido Mantega de ex-ministro em atividade. Ministro, nunca chegou a ser.

Em atividade, nem quando conseguiam encontrá-lo.

Ninguém é de ninguém

De um assíduo leitor desta coluna, o professor e escritor Deonísio da Silva, da Academia Brasileira de Filologia: “Eduardo Campos viajava num avião sem dono? Darcy Ribeiro dizia que no Brasil só criança era abandonada. Não havia sequer bezerro abandonado. Mas agora temos um jato que não era de ninguém!”.

O amigo-inimigo

Os militantes petistas das redes sociais estão abrindo fogo contra o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Querem saber como vazou a delação premiada de Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, berço do escândalo do Petrolão. Boa pergunta: há anos ocorrem vazamentos de investigações, mas, como atingiam pessoas afastadas do Poder Executivo, ninguém se incomodava com a ilegalidade. Neste caso, até o repórter Ricardo Kotscho, o mais moderado que um petista roxo consegue ser, afirma: “É bastante estranho o silêncio mantido até o momento, manhã de segunda-feira, pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, e a Polícia Federal a ele subordinada, como se fosse a coisa mais normal do mundo um ‘vazamento’ destas proporções, sem qualquer prova, baseado em fontes anônimas, a quatro semanas da abertura das urnas, sabendo-se que este processo está submetido a segredo de Justiça e os áudios e vídeos da delação devem ser criptografados e mantidos num cofre forte”.

Este colunista arrisca um palpite: José Eduardo Cardozo não vai falar, não. Mudo está, mudo se quedará.

Os amigos-inimigos

Outro palpite (só palpite, nada de informação): a Polícia Federal manifesta há tempos descontentamento com o Governo. Há o caso dos 16 suicídios de agentes; e, por trás de tudo, até mesmo da onda de suicídios, o caso salarial. Dizem que o aumento foi concedido e formalizado, mas ainda não foi pago.

É claro, porém, que uma reles questão financeira não iria provocar um tumulto desses, não?

A hora dos tiros

Anotemos: Cardozo é candidato a uma vaga no Supremo Tribunal Federal. Segundo o portal jurídicoMigalhas, é um dos candidatos mais fortes.

Senso de humor

Lembra de Nelma Kodama, acusada de doleira? Muitas fotos dela já foram publicadas (veja no Google). Seu endereço de e-mail é angelinajolie….@…..

Esse coqueiro que dá coco

Desfile cívico da Independência, em João Pessoa. Um grupo de cem presos condenados por crimes como homicídio, estupro, narcotráfico e assaltos, todos já no regime semiaberto, desfila sob a faixa “Ressocialização: civismo e cidadania. Todos nós somos brasileiros”.

Segundo o secretário da Administração Penitenciária, Walber Virgolino, a iniciativa é inédita no Brasil e no mundo. Claro.

carlos@brickmann.com.br

www.brickmann.com.br