terça-feira, 6 de dezembro de 2016

O que é o Ladino?


O que é o Ladino?
RESPOSTA:
O Ladino, também conhecido como “judeo-espagnol” é um idioma que teve suas origens por volta de 1492, quando os judeus foram expulsos da Espanha. O espanhol falado pelos judeus no final do século 15, foi então influenciado pelas várias línguas mediterrâneas faladas nos diferentes lugares aonde os judeus foram viver e um novo idioma judaico foi criado.

Embora o Ladino tenha suas próprias características, ele e o espanhol não são tão diferentes. Há semelhanças fortes e evidentes, assim como existem, por exemplo, entre o Espanhol e o Português. Além do Espanhol o Ladino tem influência do árabe, do turco, do grego e inclusive do português.
Hoje em dia, algo entre 100.000 e 200.000 pessoas falam Ladino, a maior parte delas, vive em Israel. A maioria se trata de judeus sefaraditas e poucas a utilizam como principal idioma. Alguns defensores da língua temem que esta possa, em breve, desaparecer, uma vez que aqueles poucos que a usam, frequentemente, têm preferido utilizar outros idiomas para se comunicar. Embora exista um pequeno jornal Ladino na Turquia, há pouca nova literatura sendo produzido neste idioma mas muita da literatura da Época de Ouro da Espanha e relatos sobre a inquisição podem ser encontrados principalmente em Ladino.