quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Você está com o nome negativado ? Mesmo assim, saiba como abrir sua nova conta bancária.

Transcrito do Blog do Políbio Braga

Pagar e ser pago através de meios eletrônicos é uma tarefa complicada para quem tem o nome negativado na praça, informou na tarde desta segunda-feira ao editor a Boa Vista Serviços. Mas agora já existe solução e novas contas podem ser abertas sem problema, mesmo estando o titular negativado. Saiba mais:

Hoje no Brasil temos mais de 4,3 milhões de pessoas nessa situação, só no banco de dados da Boa Vista Serviços. Contudo, começa a crescer no Brasil uma solução bastante inteligente para essas pessoas: a conta não bancária pré-paga.

Um exemplo disso é a ContaSuper (www.contasuper.com.br). Com ela, mesmo que o consumidor tenha o nome negativado, ele pode usufruir de uma série de serviços que até então só pertenciam a quem possuía uma conta em banco.
      
. De acordo com Luiz Almeida, vice-presidente de marketing da empresa, através da plataforma da ContaSuper, o consumidor se insere novamente no mercado de pagamentos. “Com ela, é possível enviar DOC e TED para qualquer banco brasileiro, pagar contas pela internet, pagar fornecedores e empregados, dar mesada aos filhos fazer compras à vista em mais de 1,8 milhões de estabelecimentos MasterCard no Brasil e no Exterior e também na internet, que em Setembro de 2013 atingiu a marca de 47, 5 milhões de domicílios segundo o instituto Nielsen/Ibope, transferir valores para outros cartões Super, recarregar celulares pré-pagos de operadoras locais, e verificar o saldo do cartão MasterCard Pré-Pago e suas movimentações pela internet por SMS, Central de Atendimento, Aplicativo de todos os smartphones e claro, pela internet”. Ele também lembra que a conta permite emitir boletos de cobranças e até jogar nas loterias da Caixa Econômica Federal sem sair de casa.

, Para reforçar o segmento, no dia 9 de outubro foi aprovada a Lei 12.865, que deu ao Banco Central poder de supervisionar e regular todo o setor de meios de pagamento eletrônicos. Já o Conselho Monetário Nacional (CMN) pode emitir suas primeiras regras oficiais para o segmento no próximo dia 31 de outubro.
Isso deve reforçar a concorrência no setor que está em crescimento. De acordo com Luiz Almeida, nos últimos dois meses – agosto e setembro – a ContaSuper apresentou um crescimento de 10%, com 20 mil contas abertas apenas em lojas de varejo e na internet. Boa parte delas, de pessoas com o nome negativado, que procuram alternativas para se inserirem nos meios de pagamentos.
-  Para ter uma ContaSuper é preciso ser maior de idade, ter CPF e se cadastrar em www.contasuper.com.br ou ligar para a Central de Relacionamento em (11) 2388 1649 e (11) 3254 8280 para grande São Paulo e 0800 767 3773 e 0800 787 3772 para as demais localidades.

MP-RS recebe inquéritos sobre fraude na compra de medicamentos do SUS


Posted: 29 Oct 2013 05:42 PM PDT

Operação da PF foi deflagrada em 2011. Cerca de 100 pessoas devem ser indiciadas em quatro estados, incluindo o Paraná

na Gazeta do Povo


A Polícia Federal (PF) do Rio Grande do Sul entregou ao Ministério Público Federal de Erechim (RS) a primeira de três partes dos 319 inquéritos da “Operação Saúde”. A operação descobriu irregularidades em licitações para a compra de produtos hospitalares e medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS). Cerca de 100 pessoas de 60 municípios em quatro estados - Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul - devem ser indiciadas.

Entre as acusações, estão a de corrupção ativa e passiva, falsificação de documentos, formação de quadrilha e fraude à licitação. Segundo o delegado-chefe da PF de Passo Fundo (RS), Mauro Vinícius Soares de Moraes, até quatro empresas participavam de licitações da área de saúde depois de acordarem entre si quem venceria o processo. Como os inquéritos correm em segredo de justiça, não é possível informar quais municípios foram lesados pelos envolvidos.

A operação foi deflagrada em 2011 e mobilizou cerca de 50 policiais. “Não imaginávamos que chegaríamos ao número de 319 inquéritos”, comenta Moraes. Há documentos que têm mais de mil páginas, o que deve fazer com que demore para a justiça chegar a conclusões. “Esperamos entregar o restante dos inquéritos ainda no primeiro semestre de 2014”, adianta.

Já em 2011,  mandados de prisão foram cumpridos nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Rondônia. No Paraná, seis pessoas foram presas nas cidades de Santa Helena, São Mateus do Sul, Agudos do Sul e Ventania. A PF cumpriu ainda um mandado de busca e apreensão na sede da prefeitura de Matinhos, no litoral do Paraná,quando prendeu um servidor público.

Corretor de imóveis: conheça 4 motivos que te fazem parar de vender

Publicado em 30/10/2013



Corretor de imóveis: você está tendo dificuldades para vender? Pensa que o mercado está ruim e que seus clientes são complicados ou indecisos demais? Acredite, muitas vendas estão deixando de acontecer e a culpa não é do mercado e nem tão pouco do seu cliente.
Conheça 4 motivos que fazem o corretor de imóveis parar de vender.
É isso mesmo! A origem da perda das vendas, na maioria das vezes, está no próprio corretor de imóveis. Por mais contraditório que possa parecer, existe profissional que passa boa parte do seu tempo desenvolvendo comportamentos que acabam destruindo a sua carreira.
Quer saber como isso é possível? Descubra agora 4 motivos que fazem com  que o corretor de imóveis pare de vender. Atente-se a cada um, pois eles podem ser também as causas que estão levando você a não atingir os resultados esperados. Saiba como superar estes motivos e arrebentar nas vendas.

1. FALTA DE GERENCIAMENTO DOS CLIENTES

Quantos clientes você tem? Você saberia responder este simples questionamento com facilidade?  Esta era uma pergunta que fazia com frequência aos corretores das equipes que gerenciava. Poucos eram os profissionais que me respondiam com firmeza a quantidade de clientes que possuíam e arriscavam um “chute” respondendo “mais ou menos x clientes”. Nesta hora, eu sempre dizia:
- Que interessante! Sua forma de contagem é diferente: 1, 2, 3, mais ou menos 4, 5, 6, 7, mais ou menos 8… ou seja, uma conta que não tem qualquer sentido.
Abomine a expressão “mais ou menos” do seu dia a dia. Corretor de imóveis precisa transmitir certeza e segurança. Portanto, guarde bem esta dica, ela é capaz de gerar uma grande revolução na sua carreira: gerenciar clientes é gerenciar vendas.
Simplificando: Gerenciar clientes é saber, exatamente, quantos estão em atendimento e qual é o perfil de compra de cada um deles. É saber, ainda, com qual periodicidade deve ser feito um contato.  Gerenciar o cliente é ter a garantia de que o corretor de imóveis aproveitará seu tempo da melhor maneira por meio de um planejamento eficaz.

2. ACHAR QUE O MELHOR CLIENTE É AQUELE QUE ESTÁ EM ATENDIMENTO

Para quais clientes você tem dado mais atenção: aos que você conversou nas duas últimas semanas ou com os quais você se relacionou nos últimos dois meses? Sem medo de errar eu ouso dizer que a sua resposta foi a primeira opção.
Sabe por quê? O corretor de imóveis tem um perfil imediatista e tende a classificar como o seu melhor cliente, ou seja, como o que tem o maior o potencial para fechar o negócio, aquele que está no atendimento atual.
O grande erro nesta atitude não é taxar o cliente como melhor ou pior, mas se prender a apenas uma possibilidade, não valorizando os atendimentos já iniciados, mas não finalizados, ou seja, abandonando os clientes já inseridos em seu ciclo de relacionamento.
Acreditar que o atendimento atual irá se consolidar numa venda é fundamental, pois o pensamento positivo é um grande propulsor de resultados. Porém, não podemos depositar toda a nossa expectativa em um único cliente. Isso pode passar uma sensação de que o corretor está pressionando o cliente, o que pode gerar um afastamento.
E aqui, podemos registrar um efeito em cascata: se o corretor não gerencia os seus clientes, não sabe quantos são, onde estão e não faz a manutenção do contato, ele tende a apostar todas as suas fichas no cliente do atendimento atual, pois não tem controle sobre sua carteira de relacionamentos.
Vale frisar que as vendas são processos. No mercado imobiliário, isso fica ainda mais evidente devido a ser um bem de grande importância.  Já foi defendido que um corretor de sucesso pode e deve vender em poucos atendimentos, caso ele tenha feito um bom diagnóstico do cliente. Mas isso é papo para outro post.
Voltando ao assunto da nossa reflexão, é preciso que o cliente ultrapasse uma fase de maturação das informações recebidas para que a compra seja consolidada. Eu, por exemplo, já vendi para um cliente que havia feito o primeiro contato comigo há mais de um ano. Isso não quer dizer que você não deva dar a devida atenção ao seu cliente atual, entretanto, não podemos minimizar a importância de nenhum deles.

3. CULTIVAR A ESPERANÇA

“Ah! amanhã vai ser um dia bem melhor”. “Ah! amanhã novos clientes vão aparecer!”. Delete estes pensamentos. Reflita: O que você está de fato fazendo para que amanhã seja um dia melhor? Quais são suas atitudes hoje?
Corretor de imóveis: cultive a esperança
Muitas vezes ficamos esperando um novo cliente e deixamos de trabalhar o que já está em nosso ciclo de relacionamento, ou seja, gastamos nossa energia em uma busca louca pelo nada. Perceba, seu maior cliente é quem já está na sua carteira. Ele já se relacionou com você e te conhece. Então, porque cultivar a esperança da chegada de um novo cliente para poder potencializar os seus resultados e não trabalhar os clientes que você já tem, como vimos nos motivos 1 e 2?
Ter esperança e acreditar que a venda será concluída é essencial. Isto encoraja o corretor a dar o seu melhor. Porém,transformar a esperança em procrastinação, ficar esperando sempre um amanhã melhor e não fazer nada é perder vendas.

4. NÃO CONHECER O QUE ESTÁ VENDENDO

Este é um motivo tão óbvio que nem precisaria ser mencionado neste post, se não fosse o fato dele acontecer com muito mais frequência do que nós podemos imaginar. É isso mesmo! Muitos corretores deixam de vender por não conhecerem o que estão vendendo. Parece absurdo, mas é real!
Muitos corretores ainda pensam que a venda acontece apenas no momento do atendimento, o que é um grave engano. A venda se inicia muito antes do atendimento e a isso damos um nome avassalador: planejamento.
É por meio de um planejamento coerente e estratégico que o corretor se prepara para arrebentar nas vendas. É no planejamento que o corretor se organiza para conhecer o imóvel, para estudar seu memorial descritivo, para visitar o empreendimento quantas vezes forem necessárias a fim de descobrir diferenciais que não estão explícitos aos olhos dos clientes e que são capazes de surpreender.
Os clientes mudaram, e é preciso que o corretor de imóveis mude também, evolua com o cliente.
É necessário, portanto, reconhecer que os tempos mudaram, que os clientes mudaram e que por isso é preciso que o corretor também mude suas atitudes. Eu, por exemplo, sou de uma época em que as informações sobre o mercado imobiliário eram quase de propriedade exclusiva da imobiliária e do corretor de imóveis e para acessá-las, necessariamente, o cliente precisava recorrer ao corretor de imóveis.
Mas hoje, com o advento da tecnologia e com a ampliação do acesso à internet, os principais dados de um imóvel estão disponíveis com maior facilidade, cabendo ao corretor de imóveis se empenhar ainda mais para explorar os benefícios de um empreendimento e assim alinhá-los com os desejos e expectativas do cliente.
Então, mude já as suas atitudes. Pare de perder vendas. Comece já a gerenciar sua carteira de clientes. Pegue o telefone agora, ligue para aquele cliente que ficou esquecido em meio a inúmeros contatos. Transforme sua rotina, ou melhor, saia da rotina. #quebreasregras.
O sucesso está mais perto do que você supõe, mas não basta apenas querer alcançá-lo.
É necessário agir e colocar em prática atitudes vencedoras que perpassam pela eliminação destes quatro motivos que aqui refletimos. Você está disposto a mudar seus comportamentos para ser um corretor campeão?
Compartilhe sua opinião conosco e vamos avançar juntos. Nosso diálogo e troca de experiência ficam cada vez mais ricos quando você participa.  Aguardo o seu comentário.
Te vejo no pódio!
Fonte - www.guilhermemachado.com

Novo livro ensina a vender melhor e lucrar mais


Em Redbook, o especialista Marcelo Ortega fala sobre como motivar mais os vendedores

Real: Notas de dez e vinte reais

Vídeo: Vereador diz que “mendigo devia virar ração para peixe”

terça-feira, 29 de outubro de 2013




José Paulo Russo

Edson SardinhaCongresso em Foco

Brasília, DF. Um vereador do município de Piraí, localizado no sul do Rio de Janeiro, causou polêmica ao defender a aprovação de um projeto de lei que proíbe moradores de rua de votarem. Durante uma sessão comemorativa dos 25 anos da Constituição Federal, José Paulo Carvalho de Oliveira, o Russo (PTdoB), disse que mendigo não deve votar, mas virar “ração para peixe”.

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“Mendigo não tem de votar. Não faz nada na vida. Não tem de tomar atitude nenhuma. Aliás, acho até que deveria virar ração para peixe. A gente trabalhando feito maluco. Não dou nada pra mendigo. Se quiser, vai trabalhar”, afirmou. “Todo mundo tem de trabalhar. Eu levanto cedo. Por que mendigo tem de votar? Não tem de votar mesmo, não”, acrescentou.


Veja o vídeo, editado pelo jornal Extra:



O vereador não se deu por satisfeito com a polêmica. Defendeu ainda outros dois pontos controversos: a adoção da pena de morte e a retomada da censura. “Deveria haver pena de morte. Ah, vai matar inocente? Não vai. Ainda que matasse, ia morrer muito menos inocente do que morre hoje. Se um bandido soubesse que ia ser morto, com certeza, ia pensar mais um pouquinho antes de fazer as coisas”, disse, antes de defender que seja dado um “tiro na testa” do traficante Fernandinho Beira-Mar.

Russo classificou como “ridículo” o fim da censura no país, decretado com a redemocratização do país nos anos 1980. “As novelas passam gente transando escandalosamente na frente das crianças. Não se pode liberar tudo. É ridículo acabar com a censura. Lógico que não a censura como existia, falar do jeito que pensa”, declarou o vereador de 48 anos, eleito em 2012 com 322 votos. O discurso foi feito no plenário da Câmara Municipal de Piraí no último dia 8. O vídeo foi publicado no perfil de uma rede social administrado pela própria Casa.

Fonte - http://diretodaaldeia.blogspot.com.br

QUE BELEZA: Dilma anuncia pela 2ª vez verba para a mesma obra no Paraná

Transcrito do Blog do Diego Casagrande
Posted: 29 Oct 2013 03:17 PM PDT

Em visita a Curitiba na tarde desta terça-feira (29), a presidente Dilma Rousseff anunciou, pela segunda vez, verbas para a mesma obra: o metrô de Curitiba, que ainda não saiu do papel

Dois anos atrás, em outubro de 2011, Dilma anunciou R$ 1 bilhão para o projeto, que chamou, na época, de "um dos melhores do país". A verba, a fundo perdido (sem necessidade de contrapartida estadual ou municipal), integrava o PAC da Mobilidade.

A proposta, porém, passou por revisão técnica na gestão do atual prefeito, Gustavo Fruet (PDT), que concluiu que o custo estava subestimado e o método construtivo era inadequado. O projeto anterior era do prefeito Luciano Ducci (PSB).

De R$ 2,25 bilhões, o orçamento subiu para R$ 4,5 bilhões. Por causa disso, foi preciso uma nova negociação para que o governo federal ampliasse o financiamento.

A mesma situação aconteceu há duas semanas em Porto Alegre (RS). Na ocasião, Dilma também anunciou, pela segunda vez, verbas para o metrô da cidade, projeto que teve custos revistos e ampliados nos últimos dois anos. Resultado: o financiamento federal passou de R$ 1 bilhão para R$ 3,5 bilhões (incluindo empréstimos).

Em Curitiba, os recursos federais saltaram de R$ 1 bilhão para R$ 3,2 bilhões, incluindo financiamentos. A fundo perdido, o governo vai repassar R$ 1,8 bilhão para a obra, que nem sequer foi licitada até agora.

A previsão, agora, é que o metrô comece a operar em 2018. Outros R$ 408 milhões também foram liberados para outras obras de mobilidade urbana na cidade.

A Prefeitura de Curitiba comemorou o anúncio, disse que é "maior pacote de investimentos da história da cidade" e que, com ele, "o transporte de Curitiba vai entrar nos trilhos" e a cidade vai "voltar a ser modelo".

(Fonte: Folha de SP)

Maioria das faculdades de Direito não aprova metade dos alunos no Exame da OAB


Posted: 29 Oct 2013 06:05 PM PDT

O número total de aprovados foi de 33.954, que representa 28,07% do total

A maior parte das instituições de ensino de Direito no Brasil não aprovou metade de seus alunos no primeiro exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) deste ano, revela o relatório de desempenho das instituições no 10.º Exame de Ordem Unificado, divulgado nesta terça-feira, 29. Entre as instituições com melhor desempenho, estão a Universidade de São Paulo (USP), com 76,84% de aprovados, e a Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas (FGV), com 71,11% de aprovados. 

Entre os 124.914 inscritos nessa edição do exame, 120.944 estiveram presentes na primeira fase. O número total de aprovados foi de 33.954, um percentual de 28,07% de aprovação (calculado com base no número de candidatos presentes no exame). 


Segundo o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado Coêlho, as instituições que têm os melhores desempenhos no exame são aquelas que geralmente tiveram os melhores desempenhos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). "Esses dados vão ao encontro do que a OAB vem afirmando de que o acréscimo do numero de faculdades de Direito não acompanha a qualidade. Em 20 anos, o número de cursos de Direito saltou de 200 para 1.300. O Brasil tem mais faculdade de Direito que o restante do mundo junto."
(Fonte: Estadão)

ASSASSINO PALESTRANTE

Transcrito do Blog do Diego Casagrande

Posted: 29 Oct 2013 06:26 PM PDT

Depois de assassinar quatro pessoas na Itália, ser julgado e condenado em várias instâncias - inclusive em um tribunal de recursos da Comunidade Europeia - o terrorista Cesare Battisti obteve asilo no Brasil de Lula. Agora, abraçado pelos petistas, ele vai palestrar em Santa Catarina, segundo informa um colunista local do Diário Catarinense. E o pior: com recursos públicos do MEC... dinheiro dos nossos impostos.

Eles não têm limites?

7 passos para sempre causar uma boa primeira impressão

Segundo especialistas, trinta segundos é tudo o que temos para causar um impacto positivo nas pessoas logo de cara; veja as 7 atitudes para que isso aconteça

Getty Images
Homens executivos conversando sentados em pufes
Quer causar um impacto positivo nos outros? Seja simpático, educado e, principalmente, tenha conteúdo
São Paulo – Quanto tempo a “primeira impressão” leva para ser formatada pelo cérebro? Trinta segundos. Em alguns casos, até três minutos. O espaço de tempo é curto e o objetivo ambicioso: gerar empatia e convencer a pessoa do outro lado da conversa que vale a pena seguir mais alguns passos na sua direção.
“A primeira impressão é uma emoção, um sentimento psicológico que a gente deixa na mente das pessoas”, diz a consultora de etiqueta Romaly de Carvalho. “É aimagem formada deste primeiro momento que irá determinar o que pensam sobre nós: se passamos credibilidade, somos confiáveis ou não. Por isso, precisamos caprichar”.

A pressão é tanta que, segundo a especialista, 71% das vendas bem sucedidas são resultado direto do que o comprador achou do vendedor logo de cara.
“Quando a gente gerencia a nossa imagem, estamos cuidando de como os outros irão nos avaliar”, afirma a especialista. E não é necessário forçar a barra para ter uma boa reputação profissional. Veja algumas dicas sutis de como sempre causar um impacto positivo nas pessoas. 
1 Invista no conteúdo
“Não é preciso ser especialista, mas é preciso ter um bom entendimento do fluxo das coisas que acontecem a nossa volta”, afirma Romaly. Por isso, investir no conteúdo da mensagem que você transmitirá nas primeiras e demais impressões é essencial. 
A estratégia é simples: esteja por dentro do que acontece na sua área de atuação, mas não só. Acompanhe o noticiário, leia mais livros, participe de mais atividades culturais. Enfim, esteja aberto para aprender, sempre.

Em alguns momentos, isso significa que você terá que fazer um planejamento para encarar o encontro. E isso pode demandar consciência das expectativas, estudo e até treino. “A gente confunde criatividade com improviso. Ter jogo de cintura não anula que você precisa se preparar”, diz Caroline Pfeiffer, diretora de marketing e vendas da LLH|DBM.
2 Vista-se para o destino 
Coco Chanel disse, certa vez, que não entendia como uma mulher poderia sair de casa sem se arrumar: “talvez este seja a o dia em que ela terá um encontro com o destino. E o melhor é estar o mais bonita possível para o destino”, completou.

A mesma lógica vale para a vida profissional. Nunca se sabe quem você irá encontrar pelos corredores corporativos. “A roupa é um item importante de comunicação e não damos conta disso”, diz a especialista. Fique atento ao dress code da sua área de atuação e para os diferentes tipos de ambientes que você precisará circular. Mas não só. 
Antes de prosseguir, assista a mais um dos vídeos de carreira. Desta vez, aprenda como a linguagem corporal pode influenciar uma negociação

CHARGE DO CAZO


'EU NÃO TRABALHO AQUI', DISSE BETO RICHA AO INAUGURAR HOSPITAL INFANTIL QUE NÃO FUNCIONA

segunda-feira, 28 de outubro de 2013


Maringá - durante inauguração, ao ser indagado por repórter do porque inaugurar um hospital que não funciona, o Governador simplesmente disse: "EU NÃO TRABALHO AQUI, SÓ ESTOU INAUGURANDO".
Nas vésperas das eleições, Richa inaugura hospital infantil de tratamento de câncer sem capacidade de funcionamento; questionado sobre a questão, o tucano saiu-se com essa: “não trabalho aqui”; objetivo político é fazer a foto, indiferente ao drama humano; nas redes sociais, petistas denunciam “coração de pedra” do governador do Paraná.
O governador Beto Richa (PSDB) foi esta semana à Maringá, Noroeste do estado, inaugurar ala para tratamento de câncer no Hospital Universitário. O problema é que a unidade não tem atendimentos, pois não tem funcionários contratados. Um detalhe, afinal, em véspera eleitoral, o que importa é fazer a fotografia.
Pois bem, militantes petistas aproveitam esse vacilo do tucano para abrir guerra nas redes sociais. Eles espalham informação, pelo Facebook, segunda qual “Governador tucano inaugura hospital infantil que não está pronto para funcionar”.
Além de uma foto simulando um alvo no rosto de Richa, pelo perfil “Petista Sincero” se distribuiu link com reportagem da RPCTV (Globo) sobre a inauguração do hospital fantasma.
Falando em saúde, na próxima segunda (28), servidores públicos vão às ruas para denunciar, dentre outras pautas, a precariedade no atendimento que recebem pelo SAS (Sistema de Assistência a Saúde).
Assista à reportagem da RPCTV:

5 coisas que você precisa entender antes de empreender



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Você pensa em colocar sua ideia em prática e transformá-la em negócio? Aqui estão algumas coisas que precisa saber
Como muitas startups, o Weebly nasceu em um dormitório da faculdade. Em 2006 os co-fundadores David RusenkoChris Fanini e Dan Veltri queriam uma maneira fácil de mostrar seu trabalho através de um website.
Eles não ficaram satisfeitos com as opções disponíveis, e com isso começaram a construir seu próprio serviço. Um ano depois, o projeto deles foi aceito no Y Combinator e os fundadores abandonaram a escola para ir a São Francisco.
De lá pra cá, 15 milhões de pessoas criaram um site através do Weebly, e 100 milhões de pessoas visitam um site feito na tecnologia Weebly mensalmente.
A empresa tem sido rentável desde o início de 2009 e hoje conta com 80 pessoas na equipe. O CEO da Weebly, David Rusenko deu a dica sobre como empreendedores podem fazer o que ele fez há 7 anos e transformar uma ideia em negócio.
David Rusenko separou 5 dicas que todo empreendedor deve saber antes de empreender.
David Rusenko separou 5 dicas que todo empreendedor deve saber antes de empreender.

#1. Comece hoje

Rusenko cita a inércia da análise da oportunidade como o maior obstáculo entre uma grande ideia e um negócio de sucesso.
Muitas vezes é mais atraente para as pessoas pensar sobre o que podem fazer em vez e realmente fazer alguma coisa.
Sua ideia não precisa ser perfeita. Isso é impossível. Em vez de ficar obcecado com cada detalhe, veja até onde a sua ideia vai, e depois adapte-a ao longo do tempo, de acordo com as dificuldades.

#2. Não espere sucesso da noite para o dia

O mercado de tecnologia é cheio de histórias de sucesso da noite para o dia. A maioria deles são pura ilusão.
Enquanto uma startup pode explodir rapidamente – enchendo o caixa de dinheiro e atraindo mídia – muitas vezes esse é o resultado de anos de trabalho duro nos bastidores.
Comece agora, mas entenda que isso será um processo longo e difícil.

#3. O fracasso é a melhor forma de conhecimento

O trabalho duro raramente resulta em recompensa imediata, mas que nos leva para oportunidades incríveis durante o caminho.
Nem sempre as ideias atuais estão relacionadas com o que as pessoas estão trabalhando agora, mas em ideias e fracassos que já experimentaram antes.
Como exemplo podemos pegar Bem Silbermann, que desenvolveu o aplicativo Tote antes de, eventualmente batê-lo com a Pinterest, como prova de que o fracasso inicial nunca deve ser o ponto final.
Não se desespere com o fracasso.
Não se desespere com o fracasso.

#4. Crie um produto que as pessoas realmente querem

Parece simples, mas muitos empreendedores se afogam em ideias mirabolantes antes da hora.
No início as pessoas tendem a se concentrar em coisas como a obtenção de papel timbrado, um grande escritório, patentes e etc. Mas essas coisas são a parte mais simples do negócio.
Antes de entrar em detalhes, certifique-se que você pode responder adequadamente a esta pergunta: será que alguém quer o nosso produto?

#5. Goste de seus sócios

Uma das razões pelas quais empresas falham logo no início são as disputas entre os fundadores. E enquanto há uma certa dose de sorte envolvida, amigos nem sempre são bons parceiros comerciais.
É importante ter uma relação natural com as pessoas que estão dentro do negócio com você. Como em um casamento bem sucedido, uma sociedade precisa de comunicação.
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Este artigo foi adaptado do original, “5 Things You Have to Understand Before You Start a Business”, da Entrepreneur.

Autor

Enrico Cardoso – escreveu  posts no Jornal do Empreendedor.
Enrico Cardoso trabalha com storytelling para construção de marcas. Acredita que toda empresa tem uma única oportunidade de se transformar em uma grande marca: contando histórias.