domingo, 25 de novembro de 2012

DISPUTA ENTRE PODERES



Plínio Zabeu
O Brasil sempre  sofreu com ações de improbidade, corrupção, desvios, luta de interesses.  No conceito internacional  somos colocados nos mais baixos níveis.  O país teve um surto de progresso a partir de modificações na política  econômica com incentivos e regulamentações no combate à inflação, a firmeza de moeda, responsabilidade fiscal e outros setores.  Com isso o Brasil cresceu, houve um aumento  da classe média, enfim tivemos bons resultados. Mas,  do ponto de vista de ética  e  seriedade no trato com as coisas públicas, tivemos um retrocesso nos últimos 10 anos.  O  mensalão   conhecido no Brasil inteiro e no exterior, é campeão da  corrupção.  Finalmente chegou o tempo do julgamento.  O  STF julgou o processo 470 sem levar em conta período eleitoral. Os réus foram finalmente julgados. Alguns absolvidos e  parte deles condenados.  Restam algumas sentenças a serem completadas com a chamada dosimetria, ou seja,  o tamanho das penas.
Interessante notar os comentários de amigos e partidários dos réus quanto às definições.  Eles na verdade nunca se preocuparam,  pois levaram  em conta  o que  sempre aconteceu no país.  Tempo para julgamento, quais as instâncias que julgariam, se uns tem outros não,  o chamado “foro privilegiado”, enfim esperava-se que tudo terminasse em pizza ou melhor dizendo, segundo o “nosso” Delúbio em mais uma “piada de salão”.
Mas, felizmente não foi isso que aconteceu.  O julgamento vai se completando  e podemos estar certos de uma conclusão favorável à mudança de atitudes de muitos políticos que usam nossos impostos para fins de poder e enriquecimento.
Mas algo ainda surpreende.  Pelo menos dois  estão terminando em “pizzas”. Um deles,  o do enriquecimento rápido e estranho do filho do presidente Lula: O processo foi aberto, levado ao setor da justiça e, não estranhamente, nunca foi estudado, nunca foi realmente investigado e finalmente foi arquivado assim, “sem mais nem menos”.  O acusado inocentado sem julgamento e tudo continua bem para ele.  Outro processo que acaba de ser  arquivado  pela justiça federal (felizmente ainda cabe recurso,  já impetrado  pela procuradora Luciana Loureiro) foi o que obrigava Lula  a devolver R$ 9,5 milhões irregularmente  usados em 2004  para favorecer um Banco   (cujos proprietários são hoje envolvidos no processo mensalão) no chamado empréstimo consignado.
Na avaliação das penalidades impostas,  eis que o ministro da justiça  declara que “preferiria  a morte a cumprir pena em presídios brasileiros”.   Nesse ponto ele se esqueceu,  ou deixou propositadamente de lado,  que a terrível situação dos presos é de responsabilidade do ministério que ele dirige.
E tem mais: A Receita Federal analisou e concluiu que os senadores não pagaram imposto de renda devido pelo recebimento dos 14º e 15º salários  entre 2007 e 2011, eles devem  65 mil reais (mais correção e multa)  cada um. Em poucos instantes foi feita uma “lei” no plenário para definir que o  que receberam seria isento de imposto. Como assim? Quem está isento no país? Só os senadores?  Falando ainda em senado, o que dizer do novo código de processo penal criado pelo eterno presidente e incomum cidadão Sarney?  Nenhum jurista concordou com o tal projeto.
A esperança persiste,  principalmente se levarmos em  conta a posição da presidente Dilma que, contrariando a nota oficial do seu partido, PT, declarou que respeita e que não cabe comentários à decisão da Suprema Corte.
E então, concluímos que, apesar dos  extraordinários avanços, a “luta continua”.

DEIFICAÇÃO DO PT


Adauto Medeiros (1)
Lembro-me quando o PT era aprendiz de Deus. Todos os políticos eram ladrões, farsantes e impatrióticos. Lula disse que Sarney era um ladrão; mas em troca de apoio depois que chegou ao Planalto, classificou-o como uma pessoal especial. Prometeu e cumpriu ao Sarney caso fosse eleito que mandaria devolver o dinheiro da LUNUS, a empresa onde a policia federal encontrou o dinheiro ilícito (dois milhões e quatrocentos mil reais).
Ninguém melhor do que Maluf para julgar o novo PT depois que chegou ao poder. Infelizmente o PT perdeu o referencial e caiu na gandaia, na vala comum e que sem dúvida foi péssimo para o Brasil, mas parece que ótimo para o partido, para o bolso do partido.
Agora com seus poderes divinos o PT julga o STF (Supremo Tribunal Federal) a Suprema Corte, de parcial e vão apelar para o seu ídolo travestido de Deus, também conhecido por Lula. Assim o partido caminha para o abismo eleitoral já que moralmente desgastou-se com a sociedade.
Lamento profundamente, pois acreditei nas intenções do Partido. Tanto as ditaduras como os aprendizes de ditador tal qual Lula e José Dirceu não aceitam democracia, só aquela que esteja a serviço deles.
Nosso Supremo recebeu a primeira critica não de um cidadão ou de uma Instituição que merece crédito da sociedade, mas do que existe de pior para um país que com grandes dificuldades tenta se alinhar com a decência e o respeito ao contribuinte, muito especialmente aos pobres tão falados e bajulados pelos partidos políticos.
Nossa esperança nas decisões agora do STF é que elas, as decisões, possam descer até o juiz comum, nos estados e municípios, e que tudo o que vem ocorrendo com o Mensalão seja o começo de um novo Brasil. Parabéns STF.
(1) Engenheiro civil e empresário. adautomedeiros@bol.com.br

Um passeio pelo Centro Histórico do Rio de Janeiro




Para você que deseja conhecer a Cidade do Rio de Janeiro mas de uma forma diferente e um pouco menos tumultuada como os demais e badalados roteiros turísticos, uma boa dica é aproveitar o que o Centro do Rio de Janeiro tem de bom: seu Centro Histórico, rico em cultura.

Todo passeio pelo Rio que se preze, não pode deixar de passar por ele. E nada melhor do que colocar sebo nas canelas e percorrer pelos pontos mais diversos do Centro Histórico possível. Essa é uma forma de conhecer os pormenores que esta cidade esconde e que só os verdadeiros desbravadores poderão conhecer de fato.

Seja de qual parte da cidade você venha, nossa dica é seguir o seguinte roteiro:

Chegue pela Praça Floriano, popularmente conhecida como Cinelândia, no Centro da Cidade e é cercada pela famosa Avenida Central, vulgo, Avenida Rio Branco e que tem em seu entorno, prédios históricos e grande valia cultural, como o Cine Odeon, a Biblioteca Nacional, a Câmara Municipal, conhecido como Palácio Pedro Ernesto, o antigo Supremo Tribunal Federal e em uma versão brasileira da Times Square, o famoso e requintado Teatro Municipal, sem falar nos inúmeros bares, teatros, boates e restaurantes que com o tempo vieram se instalar na região.

cine odeon
Cine Odeon

Câmara Municipal

teatro municipal rj 1
Teatro Municipal
Depois caminhei pela Avenida Rio Branco em direção ao Largo da Carioca, onde é possível conhecer oConvento de Santo Antônio que é um dos lugares mais fantásticos que já conhecemos. De lá, siga para a Igreja da Candelária, onde bem em frente pode-se encontrar o Centro Cultural Banco do Brasil e também a Casa França Brasil, onde vira e mexe podemos presentear nossos olhos com lindas exposições.

DSCN1197
Igreja da Candelária
Casa França-Brasil
Continuando nossa caminhada, é possível conhecer as vielas do Centro Histórico do Rio de Janeiro e se maravilhar com cenários antigos de um Rio ainda Império, passando pela Rua do Ouvidor e muitas outras Vielas que nos revelam verdadeiros segredos que muita das vezes passa por despercebido por muitos cariocas. Tem também o Arco do Telles e caminhando um pouco mais chegarão a famosa Praça XV, onde temos o Paço Imperial, o Palácio Tiradentes, que abriga a Casa Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) e também a Central das Barcas, que nos leva a um passeio magnífico pela Baía de Guanabara.

Escola de Cinema Darcy Ribeiro – ao fundo

DSCN1171
Centro Cultural dos Correios

Arte de Rua – Centro do Rio

DSCN1159

Em muitos lugares do Centro do Rio de Janeiro é possíve ver a presença marcante de um período da história do Brasil onde a Capital Brasileira era o Rio de Janeiro e onde os traços de uma colonização portuguesa é gritante.


E depois de toda essa caminhada, uma paradinha para almoçar no Travessa do Comércio é obrigatório! Lá é possível encontrar uma variadade de restaurantes, com comidas típicas da culinária árabe, da cozinha brasileira e recentemente, encontramos um restaurante com comida asiática nas vielas.





Saindo dali passarão pelo famoso Arco do Telles, que é um grande portal para a Praça XV de Novembro, que é rodeado pelo Paço ImperialTerminal das Barcas Palácio TIradentes.

DSCN1120
Arco do Telles

Praça XV

DSCN1106
Paço Imperial e ao lado o Palácio Tiradentes (ALERJ)

Central das Barcas
E por fim, da Central das Barcas, que consideramos um grande portal para um outro mundo, navegando pelas águas da Baía de Guanabara, deixando para trás um Rio de Janeiro….

Baía de Guanabara
A próxima maravilha do mundo a ser avistado é um quintal do grande mestre Oscar Niemeyer…

Niterói
Mas para você não perder tempo e poder correr logo para curtir toda essa beleza, encontre as melhores indicações de hospedagem no site da HostelBookers. Só lá é possível fazer sua reserva sem pagar nada antes.

E quem disse que para curtir a Cidade Maravilhosa precisa ter tanto trabalho assim? Aproveite as melhores indicações de hospedagem da HostelBookers e aproveite o que o Rio de Janeiro tem de melhor!

Saiba quanto Custa a maioria das Reformas.



reformar casa



Profissionais estimam gastos para 11 tipos de serviço. Confira os preços médios de cada um deles e veja a tabela com planos de financiamento para reformar sua casa.



Ao planejar o novo visual da casa, o número de reformas urgentes parece não acabar nunca. O grande problema desse momento é inserir o custo das mudanças em um limite financeiro aceitável e ainda conseguir bons resultados. Com isso, o primeiro passo da longa jornada é pedir orçamentos e estabelecer uma relação interessante entre custo e benefício.

“Preços acessíveis são importantes, mas a qualidade do serviço deve estar em primeiro lugar. Lembre-se de conferir os trabalhos que o profissional realizou, pegar indicações e consultar profissionais como arquitetos e designers, que sempre conhecem pessoas de confiança”, diz a arquiteta Karina Afonso.

Durante a etapa do planejamento da reforma, outro passo fundamental é a compra de produtos. Se a idéia for conseguir descontos, nada melhor do que apostar em grandes quantidades. Mas caso a obra seja realizada em etapas, pode ser interessante acompanhar o ritmo do trabalho e aproveitar as promoções de temporada para adquirir os materiais.

“Há uma grande diversidade de produtos e muita gente acaba fazendo más escolhas por falta de conhecimento. Para evitar ciladas na hora da compra, aproveite as dicas dos profissionais que estarão trabalhando na reforma”, afirma Sandro Jouber, franqueado da Dr. Faz Tudo. “Lembre-se também de adquirir materiais, principalmente pisos, com uma margem reserva de 10%”, diz. 

Com tantos preços e maneiras de conduzir a reforma, profissionais especializados fizeram uma pesquisa (08/2012 - IG) simulando o custo de diversos serviços, as alterações de preços de 08/12 até hoje, não foram significativas, confira o resultado:

1.Trocar Azulejos:

reforma de imovel

Preço: De R$ 50 a R$ 120 (m²). 

Observações: O trabalho inclui a retirada do material antigo, a substituição por azulejos novos, o assentamento com cola à base de PVA e a finalização do rejunte. Importante lembrar que o serviço fará muita sujeira e quebra-quebra. Prepare-se!


2.Trocar Louças e Metais:

Preço: De R$ 185 a R$ 2 mil (m²). 

Observações: Ao fazer as trocas, o ideal é colocar tudo novo, inclusive válvulas e mangueiras. Por isso, não estranhe a variação de preço (já que os orçamentos consideram a qualidade e a quantidade dos produtos).

3.Trocar Pisos:

Preço: De R$ 50 a Mil reais (m²). 

Observações: O preço varia de acordo com a qualidade do material e a complexidade do serviço. No caso de modelos de madeira, por exemplo, o m² pode chegar a R$ 400. “Apesar de a mão de obra ser basicamente a mesma, materiais como porcelanato podem exigir mais trabalho e cuidados, logo, o preço vai aumentar”, lembra Luis Antonio Amaral, proprietário da empresa Manutenção de Sua Casa.

4.Pintar Paredes:

Preço: De R$ 25 (duas demãos) até R$ 60 (m²). 

Observações: Nos orçamentos mais baratos a aplicação de massa corrida não está inclusa. Isso significa que a parede tem que estar preparada para receber a tinta. Se quiser incluir o processo de massa acrílica, o preço vai dobrar.

5.Pintar Fachadas:

reforma de imovel


Preço: de R$ 22 a R$ 145 (m²). 

Observações: Mesmo bastante variável, o valor do orçamento inclui apenas a pintura com duas demãos, sem a presença da massa corrida.



6.Instalar Molduras de Gesso:

Preço: De R$ 20 a R$ 45 (metro linear). 

Observações: O ideal é que a reforma do ambiente esteja acabada ou faltando somente à pintura para que o serviço com a moldura não danifique outros trabalhos.

7.Trocar Portas e Janelas:

Preço: De R$ 121,51 a R$ 288,30 (unidade). 

Observações: No orçamento está incluso desde a substituição dos objetos até o processo de acabamento.

8.Colocar ou Trocar Carpetes:

Preços: de R$ 23,50 a R$ 74,67 (m²). 

Observações: Nesse serviço o profissional irá instalar o carpete no contra-piso já existente e fará o acabamento necessário.

9.Instalar Papel de Parede:

reforma de imovel

Preço: De R$ 6,70 a R$ 55 (m²). 

Observações: Para um resultado mais satisfatório, o melhor é que a parede esteja tratada e sem umidade. No valor do orçamento está inclusas a fixação do papel com cola à base de PVA.



10.Trocar Encanamento:

Preço: R$ 33,50 (água fria), R$ 40 (água quente) e R$ 55 (esgoto) (m²). 

Observações: Trocar o sistema hidráulico dá trabalho e, no caso de pontos quentes, o valor da reforma pode ficar um pouco mais caro. “Em áreas assim, será preciso instalar canos de cobre e envolver as estruturas com mantas térmicas para que a água não perca o calor durante o trajeto”, diz Amaral.

11.Trocar Instalação Elétrica:

Preço: de R$ 40 a R$ 156,70 (unidade). 

Observações: O orçamento leva em conta a substituição de tomadas, interruptores e luminárias. Para fiação, o preço pode variar de acordo com dificuldade do sistema.

Como fazer o pagamento?

Depois de simular o valor total da obra, é preciso definir como pagar a conta. Em pequenas reformas, pode ser uma alternativa usar antigas reservas e evitar o risco de endividamento. 

Porém, em casos de mudanças drásticas, as instituições financeiras oferecem planos de crédito que abrangem desde a compra de material até a reforma do imóvel. Para facilitar a análise das linhas, veja o resumo: Basta Clicar (>)

Serviços Relacionados:



Por: Bruna Bessi.
Fonte: Portal IG.


Read more: http://www.jornaldoimovelbrasil.com/2012/11/custos-para-reformar.html#ixzz2DHXoPz1H

Apartamento lisboeta ostenta só o essencial


Minimalismo e ícones do design definem tudo

24/11/2012 | POR REDAÇÃO; FOTOS JOÃO MORGADO
|
|
  (Foto: Reprodução)
Viver entre poucas coisas, para os apaixonados por casa, é uma verdadeira arte. Discernir, entre todas as opções, aquilo que é realmente essencial, não é tarefa para qualquer um. Mas foi a missão empreendida pelo arquiteto português Marco Arraiolos neste espaçoso apartamento do início do século 20, localizado no bairro histórico da Estrela, em Lisboa. Um imóvel inteiramente minimalista, e com bons toques de design.

Itens originais foram mantidos, como as molduras no gesso, as esquadrias e os gabinetes dispostos sequencialmente ao longo de um corredor, que ainda recebem vasta luz natural vinda do pátio. Luz, aliás, não falta aqui. Novas aberturas e vãos também foram criados, para permitir um diálogo entre os espaços sem grandes quebradeiras e um alinhamento longitudinal ao longo de toda a morada.
Apesar da "pouca" decoração, Arraiolos alterou bastante a estrutura do apartamento, reorganizando cômodos e mudando o uso inicialmente proposto para cada um, além da relação entre os espaços. Tudo para adaptar a casa às necessidades atuais sem intervir em elementos arquitetônicos originais. Para tanto, portas foram retiradas para dar lugar a vãos de passagens ou a portas sanfonadas, capazes de integrar ou separar ambientes sem desperdiçar espaço.
Em matéria de mobiliário, o apartamento recebeu ícones do design, como as caderias com pés de madeira do casal Ray e Charles Eames, quatro Bertoias com almofadas pretas na sala de jantar – ótimas ao redor da mesa de madeira escura -, mesas de madeira ou com tampo de vidro, e uma clássica luminária Arco, original de Achille Castiglioni. Para quê mais?
  (Foto: Reprodução)

  (Foto: Reprodução)

  (Foto: Reprodução)

  (Foto: Reprodução)

  (Foto: Reprodução)

  (Foto: Reprodução)

  (Foto: Reprodução)

  (Foto: Reprodução)

  (Foto: Reprodução)

  (Foto: Reprodução)

  (Foto: Reprodução)
Via Domus

Décor do dia: a sala noturna do solteiro


Iluminação baixa e cores intensas definem o living

25/11/2012 | POR REDAÇÃO; FOTO DIVULGAÇÃO

|
|

  (Foto: Divulgação)
Decorado pelo escritório italiano MG2 Architetture, esse loft masculino localizado em Turim, na Itália, abarca corajosas escolhas. O ponto focal, sem dúvida, é o sofá vermelho de design limpo e moderno, junto à janela. As cores fortes e densas empregadas no ambiente mascaram o seu grande vazio, tornando-o artístico, dando a ele ares de manifesto. Interessante é notar que em termos de material, há de tudo ali, mas sem excesso e sem conflitos. Tecido, concreto, madeira e resina convivem em harmonia, complementando-se e mutuamente ressaltando-se. O espaço não é dos mais claros, mas a intensa iluminação não precisa ser uma regra. Os arquitetos apostaram num ambiente mais intimista e aconchegante – mais noturno que diurno. Com muita personalidade e jovem elegância, a sala é parte de um apartamento perfeito para um solteiro.

O lar de Pierre Frey, neto de Pierre Frey



Elegância marca morada de herdeiro dos têxteis

25/11/2012 | POR REDAÇÃO; FOTOS REPRODUÇÃO

|
|
  (Foto: Reprodução)
Cores claras e mobiliário elegante, por vezes clássico, misturado a toques pontuais de modernidade e cor, são características que costumam marcar o estilo francês de morar. Isso acontece no apartamento de Pierre Frey, neto homônimo do fundador de uma das mais tradicionais empresas de têxteis e decoração da França. Mas não é só. Quis o destino que Pierre encontrasse o imóvel no mesmo prédio onde seu avô tinha uma loja, no centro de Paris. Seguindo as pistas intuitivas, Pierre comprou o apartamento e repaginou-o ao longo de exatos sete meses.

  (Foto: Reprodução)
A base sóbria, com muitos tons de bege e cinza, proporciona a neutralidade ideal para eventuais brincadeiras com toques modernos e de cores aqui e acolá. Entre elas, destaque para o tecido na parede e a cortina com a mesma estampa listrada em amarelo no hall, que dialoga com o espelho desenhado por Hubert Le Gall e com as luminárias de teto mais exóticas, de Breynaert Marinha. Chama a atenção a escada com corrimão e detalhes nos degraus pintados de azul, assim como as almofadas de seda vermelha no sofá. Um lindo espelho com diversos círculos de tamanhos diferentes enfeita uma das paredes da sala de jantar, onde luminárias com aspecto industrial parecem nascer dali para se espalhar para o restante da casa.
Outro toque de glamour fica por conta dos tecidos luxuosos, como veludo, linho e seda, que também aquecem os ambientes. Na sala de estar, vãos abertos até os pilares conseguiram integrá-la ao jantar e à cozinha. Neste último espaço, inclusive, o estilo arquitetônico bem parisiense se faz presente, com armários que escondem todos os eletrodomésticos e fazem do ambiente uma continuação natural da sala.
No living, destaque para a harmonia entre cores e estampas, como no tapete de lã que repete o desenho das cortinas de linho bordado, e para a fotografia de Tézenas. No quarto, quem chama a atenção é a cabeceira da cama revestida com o mesmo tecido das paredes, de algodão e seda; e atrás dela, a área da pia que fica aberta ao quarto, facilitando o dia a dia dos moradores.
  (Foto: Reprodução)

  (Foto: Reprodução)

  (Foto: Reprodução)

  (Foto: Reprodução)

  (Foto: Reprodução)

  (Foto: Reprodução)

  (Foto: Reprodução)