quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Um home-office com jeitinho de lar doce lar



Posted: 11 Sep 2012 06:28 AM PDT
Uma alternativa encontrada pelas grandes empresas para reduzir custo com materiais, energia, transporte, entre outras despesas é autorizar que seus funcionários trabalhem diretamente de casa. Normalmente, a estratégia de home-office também é usada por autônomos ou pessoas que não necessitam de um ponto fixo no comércio para vender os seus serviços ou produtos.
Além disso, mesmo quem trabalha fora, muitas vezes precisa cumprir prazos e acaba levando trabalho para casa. Para todas essas pessoas, nada melhor que ter um espaço adequado para executar suas tarefas profissionais com comodidade.
Por isso, o antigo escritório, presente em casas de pessoas com maior posse, passou a ser chamado de home-office e está cada vez mais presente em milhares de lares brasileiros. O local é muito útil para guardar toda a papelada importante da casa, livros e ferramentas de trabalho, como notebook, impressora, entre outros acessórios, além de proporcionar conforto para quem precisa trabalhar em casa.
Para criar um home-office, é preciso, antes de qualquer coisa, ter um que comporte tudo o que for necessário para trabalhar no local. Além disso, quanto maior for o tempo utilizado para trabalhar em casa, mais o ambiente deverá ser tranquilo, arejado, versátil e bem iluminado. Se houver um cômodo específico para isso, ótimo: basta equipá-lo com tudo o que for necessário, decorá-lo com o seu jeito e bom trabalho.
Mas quem não tem um espaço exclusivo sobrando, a solução é integrar o home-office a algum outro ambiente, como o fundo da sala de jantar ou o próprio quarto.
Para planejar
Ao planejar um home-office, o importante é considerar quais são as suas necessidades de trabalho. Será necessário usar um notebook ou computador do tipo desktop? Será preciso ter sempre em mãos pastas e diferentes arquivos?
Na maioria dos casos, apenas uma mesa, uma cadeira confortável e uma pequena estante já são suficientes.
O home-office, além de acolhedor e confortável, deve proporcionar praticidade para que você possa executar tranquilamente suas tarefas de trabalho | Foto: Leia notícias.
Outro detalhe importante a ser considerado é a iluminação do ambiente. O ideal é aproveitar a luz natural o máximo possível, já que essa luz oferece melhor conforto visual e reduz os gastos com energia elétrica. Outra sugestão é compor a iluminação geral do espaço com lâmpadas que produzam uma luz difusa, com o foco voltado para a mesa de trabalho.
Muito bem, você já definiu um espaço, os equipamentos necessários e a iluminação do seu home-office. Agora, você precisa escolher os móveis e acessórios que irão compor o ambiente. A mesa, a cadeira, os gaveteiros e o que mais for preciso devem estar dentro dos padrões ergonômicos, ou seja, precisam oferecer conforto e suporte adequados para a postura. A dica aqui é optar por cadeiras com alturas reguláveis e com apoio para braços e costas.
Quanto à decoração do ambiente, o melhor é optar por móveis de padrões lisos ou amadeirados, de tons neutros e de desenhos retos. Para dar mais vida ao local, um ou outro acessório colorido já é suficiente. Carregar o espaço com muitas cores e objetos tende a criar um ar cansativo em curto prazo, atrapalhando assim o desempenho das atividades.
Dessa forma, é possível criar um home-office com o jeitinho e a cara da sua casa, transformando-o no lar doce lar do seu trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário