sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Acusado de assassinatos toma posse na Câmara e ninguém dá bola



Delegado alagoano Francisco Tenório (PMN) voltou ao Congresso após ter passado um ano na prisão e afirmou ser inocente


04 de janeiro de 2013 | 2h 03
Ricardo Brito, de O Estado de S.Paulo

BRASÍLIA - Três minutos antes de o ex-presidente do PT José Genoino entrar na sala da Presidência da Câmara para tomar posse, o delegado alagoano Francisco Tenório passou pelo mesmo corredor sem ser notado pelo batalhão de jornalistas e curiosos. Chico Tenório, como é conhecido, voltou nessa quinta-feira, 3, à Casa após ter passado um ano na prisão e outros sete meses com um tornozeleira eletrônica de monitoramento, por causa de dois processos em que é acusado de encomendar assassinatos. No caminho e durante a solenidade de posse, nenhuma pergunta foi lhe dirigida.
O parlamentar do PMN assumiu a vaga de Célia Rocha (PTB), eleita para a Prefeitura de Arapiraca (AL).
Tenório exerceu mandato de deputado na legislatura passada. Assim que deixou a Câmara, em fevereiro de 2011, teve prisão preventiva decretada pela Justiça estadual. Segundo a acusação do Ministério Público, ele teria, na "posição de líder de uma organização criminosa atuante em Alagoas", ordenado a ação que resultou na execução de duas pessoas em 2005. Ele também é processado como autor intelectual do assassinato de um ex-policial militar nos anos 90.
Tenório passou o Natal de 2011 na cadeia. Dois meses depois, a Justiça alagoana revogou a prisão, substituindo-a pelo monitoramento eletrônico com tornozeleira - ele não poderia deixar Maceió e deveria estar em casa antes das 20 horas. Foi liberado do equipamento em setembro, por ordem do Tribunal de Justiça de Alagoas.
Abordado pelo Estado na saída da solenidade dessa quinta, Tenório estava rodeado por dez pessoas, entre apoiadores e familiares. Ele conduziu a reportagem para um lugar vazio ao lado do plenário e, sozinho, se disse inocente. "Tenho certeza de que vamos chegar ao final (dos processos) mostrando a realidade dos fatos e reconhecendo a vítima que tenho sido nessas acusações."
Falando na terceira pessoa, o parlamentar afirmou que "a gente se sente na obrigação de cumprir o dever para o qual fomos eleitos, pelo voto popular". Tenório recebeu 51.864 votos.
Com a posse, as ações contra Tenório serão remetidas para o Supremo, Corte por onde os casos já haviam tramitado, na legislatura passada. A defesa espera um "julgamento isento" no STF. "A expectativa é positiva", disse o advogado Flávio Gomes.
Voucher. Também tomou posse ontem Colbert Martins (PMDB-BA), ex-deputado que ficou três dias preso em agosto de 2011. Ele foi detido pela Polícia Federal na Operação Voucher, que investigou desvios no Ministério do Turismo. "Eu quero que esse julgamento aconteça logo", disse. "Eu acredito muito na minha inocência e quero que seja resolvido."

Oposição quer explicação de ministros sobre manobra fiscal



Para lideranças do PSDB e do DEM, Planalto "jogou no lixo" a credibilidade das contas públicas; Guido Mantega, da Fazenda, e Miriam Belchior, do Planejamento, devem ser convocados a se explicar no Congresso

O ministro da Fazenda, Guido Mantega
Guido Mantega e Miriam Belchior devem ser convocados a dar explicações sobre manobra fiscal (ABR)
Lideranças do PSDB e do Democratas na Câmara dos Deputados cobraram nesta sexta-feira explicações públicas do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, sobre a manobra fiscal feita nos últimos dias de 2012. Usando o Fundo Soberano Brasileiro (FSB), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Caixa Econômica Federal (CEF), o Planalto articulou medidas para injetar cerca de 16 bilhões de reais nos cofres do governo e assim cumprir a meta de superávit primário – a economia feita para pagar os juros da dívida. Os oposicionistas apresentarão requerimento de convocação de ambos à Comissão de Fiscalização e Controle da Casa logo após a volta do recesso parlamentar, em fevereiro.
Deputado Bruno Araújo PSDB/PE
Bruno Araújo: medida é 'desfaçatez'
Por meio de portarias publicadas sem alarde no Diário Oficial da União (DOU), o governo federal pôs em prática uma gigantesca operação de triangulação financeira, que garantiu o ingresso de recursos no caixa em dezembro. "O Ministério da Fazenda jogou no lixo qualquer resto de credibilidade do compromisso fiscal que o país fez na última década para inseri-lo no contexto internacional", acusou o líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo. Para o tucano, o superávit primário é o "restinho que sobrou da herança bendita do governo Fernando Henrique Cardoso – um dos pilares do sucesso macroeconômico do país".
"Desfaçatez" – O líder do PSDB classificou a manobra de "desfaçatez". Na opinião dele, a estratégica põe fim ao ciclo de uma "madura decisão que deixou o país de pé nos últimos 18 anos". Bruno Araújo disse que o ministro da Fazenda deve vir a público, não apenas ao Congresso, esclarecer à sociedade e ao mercado qual será a nova política para a economia.
Um dos vice-líderes do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO) afirmou que apresentará um requerimento para ouvir os dois ministros na Comissão de Fiscalização e Controle da Casa. Bruno Araújo disse que o PSDB deve endossar o pedido de convocação.
Recursos contábeis – Caiado afirmou que, além da manobra fiscal, a presidente Dilma Rousseff tem se valido com frequência de recursos contábeis para governar, citando, como exemplo, a edição da Medida Provisória para liberar recursos depois que o Congresso Nacional não votou, até o final do ano passado, o orçamento de 2013. "É um quadro que se está maquiando. Ninguém é bobo. Mas está aumentando a desconfiança do investidor no Brasil", criticou. 
A assessoria técnica do PPS estuda qual medida deve tomar a partir da manobra fiscal, se um requerimento de informações ou de convocação dos ministros.
(com Estadão Conteúdo)

CAMPEÃO MUNDIAL DA SACANAGEM


Giulio Sanmartini
Ontem José Genoíno, bateu o recorde mundial da sacanagem contra os cidadãos brasileiros..
Em 2010 , ele não teve votos suficientes para conquistar uma cadeira na Câmara dos Deputados, mas ficou na suplência.
Genoino usando a Constituição
Genoino usando a Constituição
A espera terminou: Carlinhos Almeida (PT) renunciou ao mandato para assumir a prefeitura de São José dos Campos (SP) e abriu caminho para Genoino, que mesmo tendo sido condenado, pelo Supremo Tribunal Federal por corrupção ativa e formação de quadrilha, no julgamento do mensalão,  pode tomar posse como deputado  federal (PT-SP) nesse dia 3 de janeiro.
Durante esse degradante ato, Genoíno, mostra que perde oportunidades para demonstrar sua total falta de pudor.
Como se não bastasse a posse, ele, demonstrando o peçonhento cinismo petista, ainda deu uma de porretão injustiçado:
- Sinto-me confortável porque estou cumprindo as regras e as normas do meu país. Fui eleito suplente por 92.326 votos em 2010 em plena pré-campanha condenatória em 2010, cumprindo dever legal, correto. Espero que mais cedo ou mais tarde a verdade apareça. Estou cumprindo a Constituição.
Constituição é o cazzo, este filho de pai ignoto distorce despudoradamente a verdade, pois não está cumprindo nada, ele está aproveitando de uma brecha na lei maior do país, para, abusando do liberalismo democrático, afrontar a justiça e a moralidade pública assumindo, o importante cargo legislativo embora tenha sido condenado, por atos políticos aviltantes.
E ainda tem mais; enquanto são julgados os recursos da ação, Genoino, vai poder apresentar projetos de lei, participar de comissões, votar em plenário e discursar na tribuna da Câmara. Terá, também, direito ao auxílio-moradia (3 000 reais), à verba indenizatória para gastos de rotina (27 769 reais) e à contratação de 25 assessores (até 78 000 reais). Receberá, ainda, um generoso salário de 26 723 reais – exatamente o que recebem os ministros do STF que o condenaram. O total do “custo-Genoino” pode chegar a 135 492 reais por mês.
O sacrificado e honesto contribuinte brasileiro espera  que o Supremo se apresse em enquadra definitivamente esse delinqüente.

AMANTO&AMANTA



Charge de Roque Sponholz e Texto de Giulio Sanmartini
O “O Amante da Rainha” é uma película norueguesa, forte candidata ao Oscar de melhor filme estrangeiro, dirigido por Nikolaj Arcel. Trata-se de um filme feminino em que a protagonista é uma rainha progressista que cede aos encantos de um homem sensível.roque oscar
Já a “A Amante do Rei”, pelo jeito é ambientado em Vila Mimosa, onde o tema principal é o nepotismo corrupto e escatológico. O fundo sonoro é composto por flatos de todos os diapasões