segunda-feira, 9 de abril de 2012


Quando uma história de sucesso ajuda a vender

Uma bela história ajuda a vender um bom produto. O cliente quer fazer negócio com empresas de sucesso.


Diariamente convivo com profissionais de vendas ávidos por informações relevantes e que ajude a fechar mais negócios. Eles querem saber técnicas mirabolantes, dicas de relacionamento e qualquer assunto que possa agregar valor no momento de fechar a venda com o cliente.

Uma das coisas que gosto de frisar é que todo vendedor precisa saber um pouco sobre a empresa que representa, porque no final das contas, isto é uma força que ajuda e muito na hora de vender.

Tive este exemplo quando trabalhei em uma grande franquia de cursos e treinamentos. Quando eu frisava a história da marca, prêmios conquistados, clientes atendidos, abrangência e outros fatores, conseguia despertar o interesse e agregar valor ao produto.

Você, gerente de vendas, coordenador ou supervisor, deve mostrar aos seus vendedores, quais são os valores, missão e visão da empresa, números e participação no mercado. Tais informações, que geralmente não despertam o interesse dos vendedores, são relevantes em um processo de tomada de decisão do cliente, quando este valoriza a marca.

Pense no seguinte: Você tem dois produtos para escolher. Eles são muito parecidos. A empresa A é líder do mercado, tem milhões de clientes satisfeitos, recebeu vários prêmios e possui uma história de 15 anos. A empresa B surgiu esses dias. De quem você compraria?

André Vinícius é palestrante de vendas com expertise em desenvolvimento de pessoas, negociação, e marketing digital (Cursos online e palestras). É pós-graduando em Marketing e Empreendedorismo. Possui MBA em Gestão de Pessoas e certificação nacional em vendas. (Currículum) É colunista na área de negócios e mercado imobiliário em dezenas de mídias impressas e eletrônicas do país (mídia). Autor dos Livros: O melhor do desenvolvimento pessoal e empresarial (Editora Dracaena) e Carreira e Negócios: 350 dicas para construir uma história de sucesso (Editora Dracaena).

EUA terão dois novos consulados no Brasil, em BH e Porto Alegre


G1


Os Estados Unidos abrirão dois novos consulados no Brasil, um em Belo Horizonte (MG) e outro em Porto Alegre (RS). A informação foi confirmada pelo Consulado dos EUA em São Paulo e também à TV Globo pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, que integra a comitiva que acompanha a presidente Dilma Rousseff em Washington.

O Brasil já tem quatro consulados norte-americanos: em Brasília, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. Ainda não há informações sobre quando os novos consulados serão inaugurados.

A presidente Dilma tem uma reunião privada nesta segunda-feira com o presidente dos EUA, Barack Obama, e há a expectativa da divulgação de medidas para facilitar a entrada de brasileiros nos Estados Unidos e a de norte-americanos no Brasil.

Em janeiro, Obama anunciou que os Estados Unidos devem aumentar a capacidade de processamento de vistos para Brasil e China em 40% até o fim do ano, como parte de um pacote de estímulo turístico para seu país.

Vistos concedidos

Números da Embaixada dos Estados Unidos mostram que a quantidade de vistos concedidos a brasileiros para entrada no país norte-americano em março deste ano aumentou em 62% em relação ao mesmo período de 2011. 

De acordo com os dados, foram processadas 115.269 autorizações no último mês. O maior crescimento na emissão foi registrado no consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, que processou 103% a mais de autorizações para entrada de brasileiros nos Estados Unidos, se comparado com março de 2011.

Entre janeiro e março deste ano, foram concedidos 296.637 vistos, 56% a mais que no ano anterior. O Rio de Janeiro também aparece com o maior acréscimo (106%) no número de autorizações nos primeiros três meses deste ano: 93.841 vistos.

Os dados mostram que o tempo de espera pelo visto é maior em São Paulo, onde os brasileiros esperam em média 35 dias pela autorização de entrada nos Estados Unidos. Em Brasília e no Rio, esse tempo é de 7 dias, e em Recife chega a 15 dias.