quinta-feira, 24 de outubro de 2013

CHARGE DO CESAR


Atitude positiva é essencial para o sucesso nos negócios. Aqui está a chave para construir grandes relacionamentos

Atitude é uma escolha. Escolha sabiamente





Tomamos várias decisões e assumimos riscos durante o nosso dia. Essas decisões podem ser bem sucedidas ou um verdadeiro fracasso.
Alguns dias, nossa agenda é uma verdadeira maratona, desde cedo, até o final do dia. No entanto, como empreendedores, escolhemos nos sacrificar nessas atividades, porque é nossa responsabilidade fazer o que precisa ser feito.
Para isso, podemos escolher acordar resmungando e pessimistas em nosso dia. Cansados de compromissos e reuniões e, clamando por um descanso, férias, ou final de semana prolongado.
Mas, o que aconteceria se fôssemos pessoas negativas? Afastaríamos todos ao nosso redor e seríamos péssimos empreendedores.
Para ser um mestre de networking, precisamos manter uma atitude positiva não importando como esteja a nossa vida. A atitude positiva é uma imprescindível para o sucesso profissional.
Agora que você já sabe qual é a maior característica do networking: a atitude, aqui vão mais algumas dicas para ter sempre a melhor atitude possível para atingir bons resultados e se tornar mais bem sucedido.
A chave para o networking é manter a atitude positiva.
A chave para o networking é manter a atitude positiva.

#1. Acompanhe suas referências

Se você não dedicar um tempo para acompanhar as referências que você recebe dos outros, não só você está perdendo potencial de negócio, mas também perder a confiança de quem referenciou você.

#2. Seja entusiasmado

Isso é semelhante ao número 2 acima, mas também tem a ver com a sua própria motivação interna e o desejo do sucesso.

#3. Seja digno de confiança

É um fato comprovado que é muito mais difícil voltar a ganhar a confiança depois de perdida. Por isso, escolha o caminho da confiança.

#4. Tenha boas habilidades de escuta

Como diz a sabedoria geral, temos 2 ouvidos e apenas 1 boca por alguma razão. Aqueles que optam por usar mais os ouvidos do que a boca normalmente têm informações mais valiosas do que aqueles que não o fazem.
Escute mais do que fale.
Escute mais do que fale.

#5. Faça networking sempre

Os networkers mais fortes que já passaram pelo mundo dos negócios são aquelas pessoas que não ligam e desligam suas habilidades de networking de acordo com as pré-determinadas horas.
Networking não é uma atividade que tenha horário.

#6. Agradeça as pessoas

Isso acaba soando muito simples e óbvio, mas muitas pessoas abrem mão dessa qualidade.
Portanto, lembre-se de ser agradecido a todos ao seu redor.

#7. Seja uma pessoa que gosta de ajudar

Essa característica é muito difícil de ser falsificada. Um sentimento sincero de ajuda aos outros é um complemento imbatível para um negócio duro e focado.

#8. Seja sincero

Outra característica que não vemos por aí todos os dias e que é totalmente significativa.
Ninguém quer fazer negócios com uma pessoa que seja duvidosa.

Faça as escolhas certas

A partir dessa semana, tente fazer um esforço consciente para estar ciente em todos os tempos e se ele poderia estar alguma melhoria pensar em 3 coisas simples que você pode fazer para mudar sua atitude para melhor em uma base diária.
Se você já tem um grande controle sobre isso, tire essa semana para se concentrar em mais algumas características de um mestre do networking e pensar em 3 maneiras que você pode melhorar o seu comportamento.
___
Este artigo foi adaptado do original, “Attitude Is a Choice. Choose Wisely”, da Entrepreneur.

Autor

André Bartholomeu Fernandes – escreveu  posts no Jornal do Empreendedor.
Meu bisavô foi empreendedor, meu avô empreendedor, meu pai empreendedor e eu tento seguir a linha.

3 palavras que um grande líder nunca deve dizer

Por  em 24 de outubro de 2013

Ser um grande líder é difícil. Muitas vezes é muito simples, como por exemplo não dizer coisas estúpidas.
Dito isso, aqui estão as principais coisas que um líder nunca deve dizer.

#1. “Não me traga nenhuma surpresa”

Nós ouvimos o tempo todo essa frase e você pode já ter dito algo parecido para a sua equipe.
Quando você diz muitas vezes para que as pessoas não lhe tragam nenhuma surpresa, elas simplesmente não lhe trazem nenhuma notícia ou surpresa ruins. Mas as pessoas não saem por aí procurando surpresas ruins.
No final das contas, ao dizer isso, você só vai se afastar da sua equipe. As pessoas vão começar a jogar os problemas para baixo do tapete, porque você pediu que eles não trouxessem surpresas.
Afinal de contas, mesmo dizendo para as pessoas não lhe trazerem más notícias e surpresas, elas vão surgir.
Quando as pessoas escondem os problemas de você, temos uma bomba relógio pronta para explodir a qualquer momento.
Se você estiver preocupado com a previsibilidade e consistência do negócio, faça um favor e não tente se esconder das surpresas ruins. Experimente o oposto.
Que tal dizer as pessoas: ao primeiro sinal de problemas ou surpresas desagradáveis, fale comigo imediatamente. Dessa forma você terá uma chance de controlar as coisas.
Quando você pede a seus funcionários para evitar surpresas, você pode ser surpreendido por problemas.
Quando você pede a seus funcionários para evitar surpresas, você pode ser surpreendido por problemas.

#2. “Se você fosse um animal, qual animal seria?”

Ou, “que livros te influenciaram quando você era criança?”, ou “qual a sua cor favorita?”.
Na verdade, evite qualquer pergunta que você acredite que fornece alguma introspecção profunda que o faça chegar a alguma conclusão.
Essas perguntas pseudo-psicologicas são totalmente sem sentido e não acrescentam nada na conclusão de que um candidato está apto para preencher a sua vaga.
Se você precisa perguntar alguma dessas perguntas irrelevantes e inúteis para a sua própria paz de espírito, vá em frente. Só não confunda isso com as perguntas feitas em uma entrevista de emprego eficaz.

#3. “Não é nada pessoal”

Sério? Você está falando sobre uma pessoa, sobre o trabalho dela, modo de vida, ideias, competências, escolhas, esforço, trabalho e diz que não quer que as pessoas levem o que você vai dizer pro lado pessoal?
Que tal para a cada pessoa que trabalha com você um passe livre por uma semana para fazer o que eles quiserem e gostarem, livre de comentários sobre o que fazer, o que dizer, independente de qualquer coisa, dizendo que não vai levar nada disso para o lado pessoal?
Se você não acha que trabalhar com pessoal é algo totalmente pessoal, talvez seja melhor pensar em uma carreira solo, como um apicultor: eles realmente não levam as coisas para o lado pessoal.
Ao dizer que não é nada pessoal, um líder cria um abismo entre ele e sua equipe.
Ao dizer que não é nada pessoal, um líder cria um abismo entre ele e sua equipe.
___
Este artigo foi adaptado do original, “3 things a Great Leader Would Never Say”, da Inc.

Autor

Enrico Cardoso – escreveu  posts no Jornal do Empreendedor.
Enrico Cardoso trabalha com storytelling para construção de marcas. Acredita que toda empresa tem uma única oportunidade de se transformar em uma grande marca: contando histórias.

Deputado solta os cachorros em cima do programa Mais Médicos: o governo brasileiro “suja as mãos” ao aceitar exploração dos médicos cubanos pela ditadura dos Castro

Ricardo Setti - VEJA

O leitor Juscelino sugeriu este vídeo, com uma curta e dura entrevista do deputado de oposição Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), médico ortopedista de profissão, criticando o programa Mais Médicos, e aqui está ela. 
Vale a pena conferir:

O resumo da ópera do Mais Médicos



Marcus Pestana
Após dois meses de intensa discussão e muita polêmica, a Câmara dos Deputados concluiu a apreciação da medida provisória que criou o programa chamado Mais Médicos.
O Congresso é o estuário da representação da sociedade. A ele cabe gerar os consensos necessários para assegurar a governabilidade. A arte da política é fabricar consensos a partir das divergências explicitadas. Já fomos poder, hoje somos oposição. Já fomos maioria, hoje somos minoritários.
Um tema central nas democracias avançadas é o papel da oposição. Nas últimas eleições na Alemanha, Angela Merkel obteve expressiva vitória, mas não teve votos suficientes para formar um governo estável e terá que dialogar com social-democratas e verdes. Na Itália, as eleições de fevereiro determinaram um equilíbrio de forças entre o Partido Democrático, o Movimento 5 Estrelas e as forças lideradas por Sílvio Berlusconi. O impasse político levou à nomeação de um moderado do PD, Enrico Letta, que será sustentado por forças antagônicas de centro-esquerda e de direita.
Cito esses exemplos para refletir sobre o atual ambiente das discussões na Câmara dos Deputados, onde as votações se dão em clima de final de campeonato entre times rivais, a demagogia campeia e os argumentos têm a profundidade de um pires.
FESTIVAL DE EQUÍVOCOS
O encaminhamento do Mais Médicos pelo governo Dilma foi um festival de equívocos caracterizado pela falta de diálogo e transparência, por viés claramente eleitoreiro, pela escolha errônea da MP como instrumento e a manipulação da comunicação, como se alguém pudesse ser contra mais profissionais para atender a população brasileira. O governo Dilma rompeu de forma irreversível a relação com o movimento médico e tentou jogar a população contra os médicos brasileiros.
Agindo como partido de oposição amplamente minoritário, usamos nossas ferramentas para obter um bom acordo. Já tínhamos conquistado, em proposta que fiz em audiência pública, o edital nacional com preferência para médicos brasileiros. Agora, o programa em seu atual formato será considerado transitório. Após três anos, a revalidação dos diplomas será obrigatória e, por emenda aglutinativa minha e do líder Carlos Sampaio, o ingresso se dará exclusivamente em carreira específica, com concurso público. Também o esvaziamento dos conselhos de medicina foi retirado através de emenda do PSDB.
Como pode um partido minoritário aprovar duas emendas decisivas, por unanimidade? Habilidade, convicção, capacidade de negociação e formulação. Política não é boxe ou futebol americano, está mais para gamão ou xadrez. Fechei o acordo conversando com o ministro Padilha e com o relator Rogério Carvalho, contando com total cobertura do líder Carlos Sampaio e a cooperação do PCdoB e do PMDB.
Falta o pronunciamento do Ministério Público do Trabalho e da Justiça do Trabalho sobre as desumanas e inaceitáveis condições de trabalho dos médicos cubanos, que agridem nossa Constituição e a CLT. (transcrito de O Tempo)

PINTURA DO DIA - A Alegoria da Primavera - Sandro BOTTICELLI


Sobre a obra
Fonte - cchsvirtual.bem-vindo.net

A Primavera (c. 1482), também conhecido como "Alegoria de Primavera", é um quadro de Botticelli que utiliza a técnica de têmpera sobre madeira. O quadro é descrito na revista "Cultura e Valores" (2009) como "um dos quadros mais populares na arte ocidental". É também, segundo a publicação "Botticelli, Primavera" (1998), uma das pinturas mais faladas, e mais controversas do mundo". Enquanto a maioria dos críticos concordam que a pintura, retrata um grupo de figuras mitológicas num jardim (alegoria para o crescimento exuberante da Primavera), outros sentidos também foram dados ao quadro. Entre eles, o trabalho é por vezes citado para ilustrar o ideal de amor neoplatónico.
A história da pintura não é muito conhecida, porém, parece ter sido encomendada por um membro da família Medici. É provável que Botticelli se tenha inspirado nas odes de Poliziano para realizar esta obra. As outras fontes são da Antiguidade: os Faustos de Ovídio e De rerum natura de Lucrécio.. Desde 1919, a pintura faz parte da colecção da Galeria Uffizi, em Florença, Itália.

A Primavera, também conhecido como "Alegoria da Primavera", é um quadro do pintor renascentista Sandro Botticelli. A pintura utiliza a técnica de têmpera sobre madeira. Pintado cerca de 1482, o quadro é descrito na revista "Cultura e Valores" (2009) como "um dos quadros mais populares na arte ocidental". É também, segundo a publicação "Botticelli, Primavera" (1998), uma das pinturas mais faladas, e mais controversas do mundo". Enquanto a maioria dos críticos concordam que a pintura, retrata um grupo de figuras mitológicas num jardim (alegoria para o crescimento exuberante da Primavera), outros sentidos também foram dados ao quadro. Entre eles, o trabalho é por vezes citado para ilustrar o ideal de amor neoplatónico.
A história da pintura não é muito conhecida, porém, parece ter sido encomendada por um membro da famíliaMedici. É provável que Botticelli se tenha inspirado nas odes de Poliziano para realizar esta obra. As outras fontes são da Antiguidade: os Faustos de Ovídio e De rerum natura de Lucrécio.  Desde 1919 que a pintura faz parte da colecção da Galeria Uffizi em FlorençaItália

Fonte - Wikpédia
A pintura apresenta seis figuras femininas e duas masculinas, juntamente com um anjo de olhos vendados, numa plantação de laranjas. À direita do quadro, uma figura feminina coroada de flores num vestido de estampa floral espalha flores, recolhidas nas dobras do seu vestido. Seu companheiro mais próximo, uma mulher de branco diáfano, está sendo tomado por um homem com asas. Suas bochechas estão inchadas, sua intenção de expressão e contemplação natural separa-o dos restantes. As árvores ao redor dele sopram na sua direcção, assim como a saia da mulher que ele está aproveitando.

A paisagem pastoral é elaborada. Botticelli (2002) indica que existem cerca de 500 espécies de plantas identificadas retratadas na pintura, com cerca de 190 flores diferentes. "Botticelli Primavera (1998)" diz que das 190 espécies diferentes de flores retratadas, pelo menos 130 foram designadas especificamente para a pintura. Agrupado à esquerda, um grupo de três mulheres também em branco diáfano unem as mãos a dançar, enquanto um jovem coberto de vermelho com uma espada e um capacete levanta um pedaço de madeira levantando algumas finas nuvens de cinza. Duas das mulheres usam colares bem destacados. O cupido a voar tem uma seta voltada para as meninas dançando. Central e um pouco isolada das outras figuras está uma mulher vestida de vermelho e azul com olhar de espectadora. As árvores atrás dela formam um arco quebrado em forma de dois olhos.
Temas
Várias interpretações do quadro foram definidas, mas é geralmente aceite o caracterizado por "Cunningham e Reich (2009)", "uma elaborada alegoria mitológica da fertilidade florescente do mundo." Elena Capretti emBotticelli (2002) sugere que a interpretação é feita da seguinte forma:
A leitura da imagem é da direita para a esquerda: Zefiros, o vento cortante de Março, sequestra e possui a ninfa Clóris, a quem mais tarde se casa e a transforma em divindade, torna-se a deusa da Primavera, portadora da vida eterna, espalhando rosas pelo chão.

Além de seu significado evidente, a pintura tem sido interpretada como uma ilustração do amor neoplatónico popularizado entre os Medicis e seus seguidores por Marsilio Ficino.Nesta interpretação, tal como estabelecido em Sandro Botticelli, 1444-1445 -1510 (2000), o amor carnal natural representada por a figura de Zefiros à direita, é objecto de renúncia pela figura central das três Graças, que virou as costas para a cena despreocupada com a ameaça (cupido) que paira sobre ela. A preocupação dela está em Mercúrio, que mesmo ele olha despreocupado para além da tela, ignorando-a.Vénus preside o jardim, as graças que a acompanham (e alvo do Cupido) usam jóias com as cores da família Médici, enquanto o caduceu de Mercúrio mantém o jardim seguro de nuvens ameaçadoras. As identificações básicas de caracteres é amplamente adaptada, mas outros nomes são usados às vezes para as mulheres à direita. De acordo comBotticelli (1901), a mulher de vestido florido é Primavera (a sua personificação), cujo companheiro é Flora. Flores primaveris saem da boca de Flora em contacto com o Deus do Vento.
Origens
A origem da pintura é um pouco obscura. Pode ter sido criada em resposta a um pedido em1477 de Lorenzo de Medici, ou pode ter sido encomendado por Lorenzo um pouco mais tarde, ou pelo seu primo Lorenzo di Pierfrancesco de Medici. Outra teoria sugere que Lorenzo encomendou o retrato para celebrar o nascimento de seu sobrinho, Giulio di Giuliano de Medici (que um dia se tornaria Papa), mas mudou de ideia após o assassinato do pai de Giulo, seu irmão Giuliano, tendo assim oferecido como um presente de casamento para Lorenzo di Pierfrancesco de Medici, que se casou em 1482.
O quadro em geral foi inspirado por uma descrição do poeta Ovídio sobre a chegada da Primavera (Fasti, Livro 5, 2 de Maio), embora os detalhes podem ter sido derivadas de um poema de Poliziano. Como o poema de Poliziano, "Rústico", foi publicado em 1483 e que a pintura é geralmente dita de ter sido concluído por volta de 1482, alguns estudiosos têm argumentado que a influência foi revertida. Outra fonte de inspiração para a pintura parece ter sido Lucrécio no poema "Natura Rerum De". Tem sido proposto que o modelo de Vénus foi Simonetta Vespucci, esposa de Marco Vespucci e, talvez, a amante de Giuliano de Medici, que se diz ter sido ele próprio o modelo para Mercúrio.
História
Independentemente da veracidade da sua origem e inspiração, a pintura foi inventariado na colecção de Lorenzo di Pierfrancesco de Medici, em 1499. Em 1919, foi movido para a Galeria Uffizi, em Florença. Durante a campanha italiana na Segunda Guerra Mundial, a imagem foi transferida para o Castelo de Montegufoni, cerca de dez milhas a sudoeste de Florença, para protegê-lo dos bombardeamentos. Foi devolvido para a Galeria Uffizi, onde permanece até hoje. Em 1982, a pintura foi restaurada. O trabalho tem escurecido consideravelmente ao longo do tempo.

Galeria

Alguns detalhes de "A Primavera":

Sandro Botticelli

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sandro Botticelli
Provável autorretrato de Botticelli,
em Adoração dos Magos (UffiziFlorença)
Nascimento1 de março de 1445
Florença
Morte17 de maio de 1510 (65 anos)
Florença
Nacionalidadeitaliano
OcupaçãoPintura
Movimento estéticoRenascimento



Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi, ou Sandro Botticelli (Florença1º de marçode 1445 – 17 de maio de 1510), foi um célebre pintor italiano da Escola Florentina doRenascimento. Igualmente receptivo às aquisições do introduzidas por Masaccio na pintura do Quatrocento e às tendências do Gótico tardio, seguiu os preceitos daperspectiva central e estudou as esculturas da Antiguidade, evoluindo posteriormente para a acentuação das formas decorativas e da atenção dispensada à harmonia linear do traçado e ao vigor e pureza do colorido. Suas obras tardias revelariam ainda umexpressionismo trágico, de agitação visionária, fruto certamente da pregação deSavonarola.
Protegido dos Médici, para os quais executou preciosos registros da pintura de cunhomitológico, foi bem relacionado no círculo florentino, trabalhando também para o Vaticano, produzindo afrescos para a Capela Sistina. Foi ainda destacado retratista, e seu talento excepcional de transpor para a linguagem formal as concepções de seus clientes tornou-o um dos pintores mais disputados de seu tempo. Sua reputação, alvo de um curto reavivar de interesse no século XVI, logo esvaiu-se, e somente com o reaparecimento de uma crescente curiosidade pelo Renascimento, registrada no século XIX, e, em particular, pela interpretação filosófica de suas obras, é que sua arte volta a adquirir o êxito e a fama que mantém até hoje.

Biografia
Nasceu no dia 1 de Março de 1445 e faleceu no dia 17 de Maio de 1510. Filho de um curtidor de peles.
Na adolescência trabalhou na casa de um ourives, possivelmente , na oficina de Filippo Lippi , a quem teria ajudado nas decorações da Catedral de Prata.
Protegido dos Médicis, para os quais executou preciosos registos da pintura de cunho mitológico, foi bem relacionado no círculo florentino, trabalhando também para o Vaticano, produzindo frescos para a Capela Sistina.
Botticelli foi sepultado na Igreja de Ognissanti, para a qual pintara, trinta anos antes, a Êxtase de Santo Agostinho.

Juventude
Nascido em Florença, no popular rione (bairro) de Ognissanti, aprendeu inicialmente ourivesaria com seu irmão e depois foi aprendiz deFra Filippo Lippi, e com ele aprendeu a arte de Masaccio. Também estudou com Andrea del Verrocchio, entre 1467 e 1470, na mesma época em que com ele estudava Leonardo da Vinci. Em 1470, aos vinte e cinco anos, abriu seu próprio ateliê. Nesse ano, foi encarregado de pintar o quadro A Coragem, que seria colocado no Tribunal do Palácio do Mercado.

Maturidade e vida tardia

Em 1481, esteve em Roma, para participar dos trabalhos na Capela Sistina, onde pintou os frescos As Provações de MoisésO Castigo dos Rebeldes e A Tentação de Cristo. Em 1505, fez parte do Comitê Florentino, organizado para decidir onde seria colocado o Davi de Michelangelo. Na temática religiosa destacam-se também São Sebastião (1473) e um afresco sobre Santo Agostinho. Na década de 1490, quando os Médici foram expulsos deFlorença, Botticelli passou por uma crise religiosa e tornou-se discípulo domonge beneditino Girolamo Savonarola, que pregava a austeridade e a reforma, mas Botticelli jamais deixou Florença. Nessa nova fase destacam-se:A Natividade Mística (década de 1490), e A Crucificação Mística (c. 1496). Todos expressam intensa devoção religiosa e representam certo retrocesso no desenvolvimento de seu estilo.
Faleceu em 17 de maio de 1510. Está sepultado na Abbazia Di Ognissantiem Florença.1

Principais trabalhos
.Dedicou boa parte da carreira às grandes famílias florentinas, especialmente a Família Médici, para os quais pintou retratos. Entre tais obras, destacam-se Retrato de Giuliano de Medici e A adoração dos Magos. O último rendeu-lhe a admiração e atenção da Família Médici, que o colocou sob sua proteção e patronato. Seus contatos com a Família Médici foram sem dúvidas úteis para que obtivesse proteção e condições para que produzisse várias de suas obras-primas.
Participou dos círculos intelectual e artístico da corte de Lourenço de Médici, recebendo a influência do neoplatonismo cristão lá presente, o qual pretendeu conciliar com as idéias clássicas. Por exemplo, a sua obra Minerva e o Centauro, parece representar a ideia do amor desenvolvida pelo filósofoneoplatônico Marsilio Ficino.2 Tal síntese expressa-se emA Primavera e O Nascimento de Vênus, ambas realizadas sob encomenda para enfeitar uma residência dos Médici e que hoje estão expostas na Galeria Uffizi, em Florença, na Itália. Até hoje não há consenso na interpretação dessas pinturas, embora creia-se que Vênus pode ser vista como fonte do amor divino, tanto do ponto de vista cristão quanto pagão. Assim como o batismo é o "Renascer em Deus", o nascimento de Vênus remete a esperança do "renascimento". . Para A Primaverafoi provavelmente buscar inspiração nas odes de Poliziano, nos Faustos de Ovídio e na poesia filosófica De rerum natura de Lucrécio.
Nesta linha pagã, destacam-se também a série de quatro quadros Nastagio Degli Onesti, produzidos em 1483, nos quais o artista recria uma das histórias do Decameron, de Boccaccio. Também pintou diversos quadros de temática religiosa, como A Virgem Escrevendo O Magnificat (1485); A Virgem de Granada (1487) e A Coroação da Virgem (1490), todas expostas na Galeria Uffizi, eVirgem com o Menino e Dois Santos (1485), exposta nos Museus Estatais de Berlim (Staatliche Museen). Em 1472 ingressou naCompanhia de São Lucas, uma fraternidade dedicada à caridade gerida por artistas. No ano seguinte, Botticelli foi chamado a Pisa, para pintar um fresco na catedral da cidade (essa obra foi perdida pelo desgaste do tempo).