O que é
Follow Up de vendas?
O que é Follow Up de vendas?
Follow Up traduzindo para o português significa seguir, acompanhar. O
Follow up de vendas possui basicamente três etapas:
1) Antes da venda
2) Durante a venda (negociação)
3) Pós-venda
Antes da venda deveremos sempre
conhecer o cliente que estamos com intenção de prospectar. Planejar é
fundamental para que o inicio do contato seja eficiente, efetivo e construtivo.
Lembrando que nem sempre quem nos atenderá será receptivo, ou seja,
persistência meu amigo!
Algumas dicas que sugiro em uma prospecção são: Conhecer o ramo de
atividade da empresa, quais produto que esta empresa trabalha, o que o produto
oferecido pode ser útil para a empresa e principalmente com quem falar e
apresentar seu produto/serviço, quais concorrentes fornecem. Caro leitor não
adianta você vender determinado produto, pode até ser de boa qualidade, preço
excelente, mas estar apresentando a pessoa errada, que não é a pessoa com nível
de decisão sobre este produto.
Vejo com freqüência ligações no escritório oferecendo diversos produtos,
entretanto reparem no dialogo: “ Bom dia, sou fornecedor de ferramentas posso
falar com o responsável ou diretor da empresa?”, este vendedor nem se preparou
ao saber se a empresa que trabalho realmente tem potencial para comprar estes
produtos, perdendo muito tempo com isso e não sendo efetivo.
Durante a negociação é de costume as empresas ligarem para saber como anda a proposta
comercial. É de suma importância fazer este acompanhamento, estar presente,
mesmo que seja por ligação e se necessário visite o cliente. Um detalhe muito
importante que devemos sempre nos atentar é que durante a conversa conseguimos
detalhes importantes quanto a aprovação deste orçamento. Exemplo:
Pergunta: Esta cotação será fechada esta semana? Possui alguma previsão?
Resposta: Está em conclusão o projeto, previsto para 60 dias.
Existe a necessidade de ligar para este cliente na próxima semana? A
resposta é não. Tente fazer perguntas efetivas sobre a proposta, na minha visão
ligar em 30 dias para ter uma idéia do status. Ligações diárias não marcam você
com um diferencial, é chato ninguém gosta dessa “cobrança”. É claro q nem
sempre as nossas propostas tem prazos longos, saiba mensurar se são projetos a
curto, médio e longo prazo.
Pós-venda o próprio nome ja diz. Imagina você comprando um carro e em uma semana o
vendedor liga perguntando se recebeu conforme combinado, preço correto,
conforto? Surreal no mundo de hoje não é? Seja diferente, ligue, se importe com
o cliente, mostre que você ligou para saber se deu tudo certo nesta aquisição!
E não ligue “comercialmente”, não fale de negócios, a reação do outro lado da
linha será surpreendente. Mostrará que ligou para ver se foi bem atendido e
satisfeito com seus produtos e serviços. Visite este cliente a chance de ser
ainda melhor essa reação é grande.
Sucesso e vendas!
FONTE: blogdevendedores