sábado, 10 de dezembro de 2011


O que é Follow Up de vendas?

O que é Follow Up de vendas?
Follow Up traduzindo para o português significa seguir, acompanhar. O Follow up de vendas possui basicamente três etapas:

1)      Antes da venda
2)      Durante a venda (negociação)
3)      Pós-venda

Antes da venda deveremos sempre conhecer o cliente que estamos com intenção de prospectar. Planejar é fundamental para que o inicio do contato seja eficiente, efetivo e construtivo. Lembrando que nem sempre quem nos atenderá será receptivo, ou seja, persistência meu amigo!
Algumas dicas que sugiro em uma prospecção são: Conhecer o ramo de atividade da empresa, quais produto que esta empresa trabalha, o que o produto oferecido pode ser útil para a empresa e principalmente com quem falar e apresentar seu produto/serviço, quais concorrentes fornecem. Caro leitor não adianta você vender determinado produto, pode até ser de boa qualidade, preço excelente, mas estar apresentando a pessoa errada, que não é a pessoa com nível de decisão sobre este produto.

Vejo com freqüência ligações no escritório oferecendo diversos produtos, entretanto reparem no dialogo: “ Bom dia, sou fornecedor de ferramentas posso falar com o responsável ou diretor da empresa?”, este vendedor nem se preparou ao saber se a empresa que trabalho realmente tem potencial para comprar estes produtos, perdendo muito tempo com isso e não sendo efetivo.

Durante a negociação é de costume as empresas ligarem para saber como anda a proposta comercial. É de suma importância fazer este acompanhamento, estar presente, mesmo que seja por ligação e se necessário visite o cliente. Um detalhe muito importante que devemos sempre nos atentar é que durante a conversa conseguimos detalhes importantes quanto a aprovação deste orçamento. Exemplo:
Pergunta: Esta cotação será fechada esta semana? Possui alguma previsão?
Resposta: Está em conclusão  o projeto, previsto para 60 dias.

Existe a necessidade de ligar para este cliente na próxima semana? A resposta é não. Tente fazer perguntas efetivas sobre a proposta, na minha visão ligar em 30 dias para ter uma idéia do status. Ligações diárias não marcam você com um diferencial, é chato ninguém gosta dessa “cobrança”. É claro q nem sempre as nossas propostas tem prazos longos, saiba mensurar se são projetos a curto, médio e longo prazo.

Pós-venda o próprio nome ja diz. Imagina você comprando um carro e em uma semana o vendedor liga perguntando se recebeu conforme combinado, preço correto, conforto? Surreal no mundo de hoje não é? Seja diferente, ligue, se importe com o cliente, mostre que você ligou para saber se deu tudo certo nesta aquisição! E não ligue “comercialmente”, não fale de negócios, a reação do outro lado da linha será surpreendente. Mostrará que ligou para ver se foi bem atendido e satisfeito com seus produtos e serviços. Visite este cliente a chance de ser ainda melhor essa reação é grande.
Sucesso e vendas!

FONTE: blogdevendedores

Imóvel de um quarto pode custar mais de R$ 1 milhão

Famoso “quarto e sala” ganha modernidade e conquista jovens independentes que buscam qualidade de vida

Interesse imobiliário é dos jovens, indo de estúdios compactos e sem divisórias aos sofisticados lofts

São Paulo - Sucesso nas décadas de 1960 e 1970, as quitinetes, ou “quarto e sala” estão recuperando a importância - a procura por imóveis pequenos, com um só quarto vem aumentando consideravelmente. Para João Crestana, presidente do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), essa demanda é decorrente muito mais do comportamento da população economicamente ativa do que do preço dos imóveis.

Solteiros ou casais sem filhos devotam-se à carreira e à formação profissional. O interesse imobiliário desses jovens vai de estúdios compactos e sem divisórias, com 35 metros quadrados e sem vaga de garagem, perpassam os “quarto e sala” e se alçam aos sofisticados lofts de 100 metros quadrados e duas vagas.

Uns exigem preços acessíveis e dispensam equipamentos comunitários, fator preponderante para a redução da taxa condominial. Outros procuram condomínios adjacentes ao metrô e a corredores de ônibus, e valorizam funcionalidades como lavanderia coletiva.

Há ainda os que valorizam arquitetura moderna, espaços abertos, raia de natação, espaço gourmet, proximidade com o local de trabalho, universidades, cinemas, bares, restaurantes e baladas. Para esse público, preço não é o fator decisivo para a compra do imóvel.

A diversidade da demanda encontra respaldo na diversidade de ofertas: nas regiões periféricas da cidade de São Paulo, há procura por unidades menores e disponíveis por aproximadamente R$ 100 mil. Em regiões mais centrais, há aquelas disponíveis por R$ 250 mil e dependendo da localização e dos atributos, encontram-se as que ultrapassam R$ 1 milhão.

FONTE: Exame Imóveis