sábado, 12 de janeiro de 2013

CUT desmente contratação de Battisti



Do Blog Trem Azul
Deu num sururú a notícia que a CUT, o braço sindical do PT, contratou o terrorista italiano Cesare Battitsti com assessor internacional. A entidade desmentiu hoje a informação, acusando a Folha de São Paulo de não publicar sua afirmação que o bandido não foi nem seria contratado e também o colunista de Brasília Cláudio Humberto, que chegou aos detalhes do novo emprego do facínora.
Quanto a confirmação da iminente contratação feita pelo bucólico senador petista Eduardo Suplicy, a CUT declarou que ele jamais foi membro da entidade e não é seu porta-voz. Sobre as informações da coluna brasiliense de Cláudio Humberto, a CUT afirmou que não foi contatada por ela.

A crise na Espanha se aprofunda cada vez mais



Carlos Frederico Alverga
Estou fazendo um curso de 3 semanas em Toledo, Espanha, e realmente a crise aqui está se aprofundando cada vez mais. Os governos central e das comunidades autônomas cortaram a gratificação natalina dos servidores públicos, a saúde pública está sendo privatizada na Comunidade de Madri apesar das manifestações de protesto dos sindicatos, e os cortes orçamentários atingem até o seguro desemprego, isso sem falar nos despejos residenciais devido à crise imobiliária/hipotecária e na maior taxa de desemprego da União Européia de mais de 26% da população economicamente ativa, maior até do que a taxa da Grécia.
As pessoas tomaram financiamentos nos bancos para comprar o imóvel próprio, dando o próprio imóvel como garantia; muitos perderam o emprego e a renda, ficaram sem dinheiro, não conseguiram mais pagar as prestações e, por causa disso, os bancos retomaram os imóveis, o que gerou, inclusive, suicídio de algumas pessoas em decorrência dos despejos.
Os bancos espanhóis falidos foram salvos pelo dinheiro da União Européia, mas os cidadaos, as pessoas comuns, perderam suas casas e seus empregos. Hoje a Espanha já tem 27% da sua população abaixo da linha de pobreza. Portugal tem 24%. Ambos os países estão empobrecendo em consequência da crise.
BRASILEIROS EM ALTA
Devido à crise econômica espanhola e à boa situação financeira de parte da classe média brasileira, que consegue viajar para a Europa e gasta muito em compras, e também por causa do elevado desemprego espanhol, os brasileiros não estão mais sendo deportados da Espanha, tema que foi assunto até de uma visita do Rei da Espanha ao Brasil em junho de 2012.
O aniversário de 75 anos do Rei foI celebrado em 4 de janeiro mediante a realização de uma entrevista na TV estatal, a qual teve repercussão ruim entre a população, porque foram evitados os dois assuntos polêmicos que mais mobilizam os espanhóis: a caça a elefantes de que o Rei participou no início de 2012 e o envolvimento do genro do Rei, Urdungarin, em um escândalo de corrupção de desvio indevido de recursos públicos.
Quanto ao Rei, este demonstrou preocupação em relação à unidade territorial da Espanha, tendo em vista o sentimento nacionalista/separatista majoritário na Catalunha, uma das regiões mais ricas da Espanha junto com o país basco, no qual estão situadas as mais relevantes instituições financeiras espanholas. O Rei também manifestou preocupação com o elevado desemprego e com o terrorismo do ETA que ainda não foi completamente extirpado da sociedade espanhola.
IGUAL AO BRASIL…
É importante destacar que o Rei desempenhou um papel digno na transição da ditadura franquista para a democracia. O Rei herdou os plenos poderes de Franco, mas os devolveu à soberania popular, tendo, ainda, sido contrário à tentativa de golpe militar de 23/2/1981, o famoso 23F, garantindo assim a continuidade da democracia espanhola. Também vale a pena lembrar que o chefe do Governo espanhol que operacionalizou o retorno à democracia depois do franquismo foi, surpreendentemente, um político da extrema direita franquista, falangista, que havia feito carreira no regime autoritário de Franco, Adolfo Suárez.
No mais, são grandes as semelhanças entre o Brasil e a Espanha: muitos escândalos de corrupção envolvendo os políticos, nepotismo e patrimonialismo, descaso com os serviços sociais e até a candidatura de Madri para ser a sede da Olimpíada de 2020 aproxima os dois países. Os políticos em ambos os países preferem investir nas Olimpíadas em vez de melhorar as condições de saúde, educação, transporte e habitação da população. A razão principal é óbvia: a possibilidade de auferir lucros ilegais decorrentes da corrupção da primeira opção é bem maior do que na 2ª.

HUGO O OTIMISTA



Ralph J. Hofmann
Hugo Chavez sempre se achou intocável por ser o protegido favorito da  “divindade principal” de seu firmamento, o ditador Fidel Castro.
Acontece que como diziam meus mentores, “o diabo sabe, não por ser esperto senão por ser velho”.sinfronio
Ledo engano de Huguito pensar que o Fidel iria à frente para abrir o caminho, negociar condições especiais no inferno, providenciar ar-condicionado para ditadores.
Consta que vai na frente, vai ser batedor para Fidel, que irá depois, pois é velho o suficiente para entender como funcionam as coisas.

UM ASQUEROSO BOBO DA CORTE



Giulio Sanmartini
A pedido da presidente Dilma Rousseff, o assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia,  interrompeu as férias com a família para acompanhar o caso da posse como presidente eleito da Venezuela, de Hugo Chávez, que está com câncer em fase terminal. Ele esteve em Cuba nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, e reuniu-se com o ditador cubano, Raúl Castro, seu irmão Fidel e o vice venezuelano Nicolas Maduro.
Ary Toledo e Garcia
Ary Toledo e Garcia
Não encontrou-se com Chávez, que, segundo ele, estava em “situação grave”, “ainda que consciente”. Ele não explicou como pode afirmar que Chávez esteja consciente.
Mas aproveitou a chance de aparecer e cagou a maior goma:
“Não é que um novo presidente foi eleito e, portanto, vai se estender o mandato do antigo. É o mesmo presidente que está sucedendo a si próprio, tem um prazo prudencial. Essas coisas têm que ser examinadas em função da cultura política e das instituições que são diferentes da nossa”.
Todavia a Constituição da Venezuela diz algo diferente do “grande assessor da ‘presidenta”: no artigo 231, estabelece que a posse do novo presidente deve ocorrer em 10 de janeiro. Se houver “ausência permanente” que impossibilite a posse, o presidente da Assembléia (no caso, o chavista Diosdado Cabello) assume e chama eleição em 30 dias.
Mas Garcia corroborou o plano chavista de adiar a posse à espera da melhora no estado de saúde do presidente.
A farsa venezuelana acabou se confirmando no dia 10/1. O que houve na realidade foi
um golpe de Estado para manter Hugo Chávez no poder, com ele em situação incerta, provavelmente gravíssima, num hospital em Cuba.
O Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) venezuelano, aparelhado pelo caudilho, decidiu que a posse para um novo mandato, que deveria ter acontecido nesse dia, é mesmo “mero formalismo”, e poderá ser feita no futuro.
Embora se saiba que só um milagre permitirá a Chávez voltar a Caracas para a “formalidade”.
Criou-se uma situação esdrúxula. Chávez não governa por estar incapacitado. Nicolás Maduro, vice-presidente e indicado pelo caudilho como seu substituto, hoje não tem mandato: o vice na Venezuela é nomeado pelo presidente, como um ministro; Maduro não foi eleito nem reconduzido ao cargo.
Esses fatos confirmam o que diz no vídeo acima o jornalista Augusto Nunes.
(1) Fotomontagem: O humorista Ary Toledo mostrando a Garcia como se manda tomar no rabo por gesto.