terça-feira, 10 de julho de 2012

Charge, por Jô Soares



Jô Soares

OBRA-PRIMA DO DIA - ENGENHARIA MILITAR Fortalezas Portuguesas - Castelo de Almourol


Enviado por Ricardo Noblat - 
10.7.2012
 | 12h00m

“Erguido num afloramento de granito a 18 m acima do nível das águas, numa pequena ilha de 310 m de comprimento por 75 m de largura, no médio curso do rio Tejo, um pouco abaixo da sua confluência com o rio Zêzere, à época da Reconquista integrava a chamada Linha do Tejo, actual Região de Turismo dos Templários. 
Constitui um dos exemplos mais representativos da arquitectura militar da época, evocando simultaneamente os primórdios do reino de Portugal e a Ordem dos Templários, associação que lhe reforça a aura de mistério e romantismo.(Wikipedia)”.
Só essas informações não bastam para dar uma ideia da maravilha que é o pequeno castelo de Almourol. Se há um lugar encantador, que nos remete à infância e aos livros de histórias, é essa bela fortaleza. Margeando o Zêzere, de repente, ao longe, o castelo. Se você não ficar intrigado, passe ao largo e siga em frente. Não merece mesmo parar...
As raízes históricas da edificação do Castelo de Almourol apontam para o século II a.C. O castelo terá sido erguido no local de um primitivo castro lusitano conquistado pelos romanos. Posteriormente, foi ocupado pelos Alanos, Visigodos e Mouros.
A fortaleza de "Almorolan" (do árabe pedra alta) foi conquistada aos mouros no reinado de D. Afonso Henriques (1129) que a doou a Gualdim Pais, mestre da Ordem dos Templários, encarragado da defesa da zona do Tejo.
Entre 1160 e 1171, o Castelo de Almourol foi reedificado e terá sido várias vezes restaurado nos reinados seguintes. Em escavações efetuadas no interior e no exterior foram encontrados vários vestígios da presença romana e, naturalmente, do período medieval, mas nada do fabuloso tesouro dos Templários que a tradição popular diz estar escondido na ilha.
Apesar da irregularidade do maciço granítico que lhe ditou as formas, é um exemplo notável de arquitetura militar da Idade Média. O castelo obedece a uma planimetria quadrangular dividida internamente em dois recintos: um exterior e voltado a montante, com "porta de traição" e muralhas reforçadas por nove torres circulares, altas e esguias; no interior, numa zona mais elevada rodeada por panos de muralhas, ergue-se a torre de menagem de três pisos, da qual restam como elementos originais as sapatas onde assentava o vigamento.
Diversas portas de cantaria comunicam com as diferentes partes do castelo e várias escadas dão acesso ao caminho entre as ameias quadrangulares e seteiras quadradas que coroam as muralhas. Por cima da porta de entrada, duas lápides alusivas à reedificação de Gualdim Pais e, sobre a janela aberta na torre de menagem a primitiva insígnia dos Templários, a chamada cruz pátea.
Se você gosta de histórias de príncipes e princesas, cavaleiros e gigantes malvados, leia em Lendas no site da Wikipédia sobre Almourol para ter uma ideia das belas lendas tecidas em torno do castelo.
Vista aérea da aparente calma do Tejo quando se encontra com o Zêzere...  

Praia do Ribatejo, Concelho de Vila Nova da Barquinha, Distrito de Santarém, Portugal 

Apartamentos de homens solteiros privilegiam decoração clean e espaço para reunir os amigos


Confira os principais destaques dos projetos de três arquitetos para ambientes exclusivamente masculinos

Em se tratando de decoração em apartamentos de homens solteiros, os arquitetos ouvidos pela revista Pense Imóveis foram unânimes: eles preferem decoraçõesclean, espaços amplos e um ambiente especial para reuniramigos. Veja algumas sugestões de profissionais para tornar seu canto agradável e receptivo. 


Circulando livremente
A prioridade do proprietário deste apartamento, no bairroPetrópolis, em Porto Alegre, era deixar a circulação livre, sem muitos móveis ou cores. A arquiteta Cristiani Mörschbächer, uma das sócias da A4 Arquitetura eDesign, conta que a ausência de crianças na residência possibilitou o uso de certos materiais, como tampos de vidro, cromados e tapetes altos. A cozinha foi integrada ao living, mas sem a tradicional bancada americana

Daniel Martins
Cristiani afirma que não pode faltar nesse tipo de apartamento um bom sistema de home theater, completado por um projeto luminotécnico que permita alternar entre diferentes cenários. Os homens normalmente optam por conforto e praticidade e não gostam de muitas informações nos móveis e decoração, mas investem em novidades eletrônicas. 

Daniel Martins

Roda de amigos
O projeto deste loft da Casa Cor 2010 priorizou o encontro com os amigos, criando um ambiente de cozinha, jantar eestar integrados. A suíte foi dividida do espaço social por meio de uma veneziana de PVC, podendo ou não compor com o living. As paredes foram revestidas de madeira, para dar aconchego. O piso acampanha o mesmo padrão. No dormitório, as cores neutras e tons de cinza predominaram na cartela de cores. 

Eduardo Liotti

Sentinger comenta que normalmente os apartamentos de solteiros são mais livres, abertos. “Na verdade, para os homens jovens, são praticamente um espaço de transição, pois normalmente eles casam e mudam para um imóvel maior”, explica o arquiteto Luiz Sentiger, reponsável do projeto. Ele exemplifica contando que já planejou um quarto aberto para a sala, sem parede, a pedido de um cliente.  

Eduardo Liotti

Ambientes integrados
O desafio do escritório de Raul Pêgas era mobiliar um apartamento tipo estúdio, no bairro Praia de Belas, em Porto Alegre, de forma prática e moderna. Nas cores escolhidas, o branco e o preto predominam, com o uso de tons fortes pontuais. O telão divide o quarto e a sala. Ohobby do proprietário é fotografia, o que fica implícito nas paredes do living. O banheiro ficou branco e cromado,clean e funcional. 

André Cavalheiro

Raul Pêgas defende que devem ser considerados na decoração o estilo e os desejos do morador. Normalmente, segundo ele, os solteiros gostam de livros, de vinhos e de música. “Além disso, eles dão a seus hobbies uma ênfase maior: esportes, gastronomia ou colecionáveis, e fica interessante usar esses temas nos interiores”, explica. Os homens naturalmente priorizam o espaço gourmet ou o entorno da churrasqueirabar e cozinha, “mas sem se descuidar da suíte com uma cama king size”, diz o arquiteto.

André Cavalheiro