quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

A Cara do PT - by Miranda Sá


MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

Na minha presença diária (quase infalível) do Twitter recolho opiniões sobre a cara do PT. Como não poderia deixar de ser, a que aparece mais é a do chefão, Lula da Silva, às vezes retratado com uma foto em que aparece desgrenhado, absorto e com olhos avermelhados.
Na ala feminina indica-se Dilma, Ideli Salvati e a musa do Petrolão, Graça Foster; e os modelos masculinos são Zé Dirceu, Delúbio Soares e Genoíno, pela ordem de importância no Mensalão... Essas sete figuras levaram-me de volta ao passado, 1964, e ao filme americano pouco badalado, mas espetacular: “As Sete Faces de Dr. Lao”, dirigido por George Pal.
O roteiro gira com o circo do Dr. Lao que circula por cidades do interior apresentando figuras curiosas.  Cria problemas para um fazendeiro pela representação exótica de sete criaturas incomuns que amedrontam e lembram algo que gostaríamos de esquecer, as caras do PT que recolhi na minha pesquisa.
As mulheres citadas – me perdoem as feministas – ficam muito atrás e os mensaleiros são meninos de recado; Lula, com suas qualidades para o mal: é carismático, velhaco, astucioso, mas é um ignorantão; por isso, acrescento mais duas Henrique Pizolatto e Nestor Ceveró. Os dois possuem as malandragens do Chefão e são escolados como alguns raros militantes do partido.
Pizolatto fez carreira como sindicalista num setor exigente, bancários, é filiado ao PT e, esperto, assumiu a diretoria de marketing do Banco do Brasil, tornando-se o elemento chave no Mensalão ao autorizar pela Visanet, o adiantamento de 74 milhões de reais à DNA Propaganda, de Marcos Valério.
A formidável fraude mensaleira para compra dos 300 picaretas e fazer caixa para o PT teve uma reprise bilionária: o Petrolão. Foi neste que Cerveró comandou Dilma e Graça Foster cumprindo as tarefas de Lula, imaginem!
Ceveró fez medo na CPI da Petrobras. Sua carranca foi tomada por seriedade. É muito parecido com Quasimodo, inesquecível personagem de Charles Laughton – o Corcunda de Notre Dame. Mas ele, como o PT, nada tinha de sério e para honra e glória dos patriotas brasileiros não enganou o Ministério Público Federal nem ao juiz Aldo Moro.
Digam-me, então, não há absoluta semelhança facial de Pizolatto e Cerveró com o PT? É por isso que a condenação deles é crucial para atestar a desonestidade praticada pelo PT-governo nos sucessivos escândalos de desvio do dinheiro público.
Pizolatto fugiu, após o ex-ministro Joaquim Barbosa, que presidia o STF, condená-lo a 12 anos e 7 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e peculato, além de pagar uma multa de 1,31 milhões de reais.
Sentenciado, seu advogado informou à Polícia Federal que tendo dupla cidadania brasileira e italiana (como a família de Lula), fugira para Itália há 45 dias. Usou o passaporte de um irmão falecido – que embora morto, serviu de “laranja” em várias transações ilegais.
Pizolatto tornou-se o herói petista que não foi para a Papuda, mas com o mérito de ter driblado a PF, desmoralizado o STF e cagado solenemente para a opinião pública ao sair do País. É ou não é a cara fraudulenta do PT?
O outro, Cerveró, também está muito acima dos “cumpanhêros” corruptos reverenciados como heróis pela manada lulo-petista, e é reconhecido pela lábia e as artimanhas que a hierarquia partidária emprega habitualmente para enganar o povo brasileiro.
Cerveró é digno de estar entre os semideuses reverenciados pelo lulo-petismo intoxicado pela ideologia estropiada do chavismo venezuelano. Sua parecença visual pode perfeitamente personificar o partido; mais do que isto, pode compor o picadeiro das “Sete Faces do Dr. Lao” no circo em que o Brasil se transformou.
É revoltante assistirmos bandidos de colarinho branco, gravata vermelha e estrela na lapela roubar o Banco do Brasil e arrasar a Petrobras. Um escapou, o outro quase. Mas mostraram que a fuga é o caminho natural dos mais sabidos da República dos Pelegos.
Esta passada de vista nas minhas pesquisas (muitas ainda engavetadas) é a minha declaração de voto para a cara do PT e para concluir de que não é possível as coisas continuarem como estão. Vamos às ruas derrubar o governo das faces horrendas da corrupção. “Ou ficar a Pátria livre, ou morrer pelo Brasil!”

CHARGE DO PATER

Esta charge do Pater foi feita originalmente para o

CHARGE DO CAZO


Esta charge do Cazo foi feita originalmente para o

CHARGE DO ALECRIN


Como proceder ao registro de bens imóveis adquiridos por herança



Muitas pessoas ficam confusas sobre como proceder ao registro de bens imóveis adquiridos por herança. Isto porque existem exigências legais de documentos necessários ao registro e muitas pessoas não sabem quais documentos devem ser apresentados. Este texto tentará, de forma resumida, explicar como proceder ao registro de bens imóveis adquiridos por herança.
Antes de tudo, precisa-se destacar que para efetuar o registro no cartório de registro de imóveis, será necessário apresentar o título aquisitivo do imóvel, que no caso das sucessões, poderá ser o formal de partilha (inventário judicial), escritura pública de inventário (inventário administrativo) ou sentença homologatória que defere o pedido de adjudicação, no caso de herdeiro único.
Caso os herdeiros já tenham o título aquisitivo do imóvel, basta protocolá-lo no cartório de registro de imóveis da circunscrição onde está situado o imóvel, apresentando Certidão Negativa de Débitos expedida pela Prefeitura Municipal certificando que não há dívidas relativas ao imóvel, bem como o comprovante de pagamento do ITCMD, ou, caso haja isenção do ITCMD, apresentar a Declaração de Isenção expedida pela Secretaria da Fazenda Estadual, alguns cartórios podem não exigir as comprovações de pagamentos de tributos em razão de já existir prova de pagamento no título aquisitivo (ex: na escritura pública de inventário já constam as certidões e comprovante de pagamento de ITCMD).
A situação é mais complexa quando os interessados ainda não procederam ao inventário dos bens do falecido. Nesse caso, os herdeiros deverão contratar um advogado, que poderá ser o mesmo para todos, ou então cada herdeiro poderá contratar seu advogado de confiança. Trata-se de uma exigência legal, presente em todas as hipóteses de inventário.
O inventário nada mais é do que um arrolamento dos bens, no qual apura-se o passivo e o ativo, recolhe-se o ITCMD caso não haja isenção, e procede-se à partilha dos bens líquidos do falecido. Com a morte, considera-se aberta a sucessão e, todos os bens do falecido automaticamente são transferidos aos herdeiros, mas somente com a partilha cada um saberá o que realmente lhe pertence, é por isso que para registrar o imóvel em seu nome o herdeiro precisará do inventário.
Em relação aos prazos, o art. 983 do Código de Processo Civil prevê que o processo de inventário e partilha deve ser aberto dentro de 60 (sessenta) dias a contar da abertura da sucessão (morte do autor da herança), e que seja concluído nos 12 (doze) meses subsequentes, podendo o juiz prorrogar tais prazos, de ofício ou a requerimento de parte. Portanto, o juiz poderá dilatar o mencionado prazo legal, caso haja justa causa pelo atraso, caso contrário, se nenhuma das pessoas legitimadas requerer a abertura do inventário no prazo de sessenta dias, o juiz determinará, de ofício, que se inicie o inventário. Além disso, cada Estado pode instituir multa como punição pela não observância desse prazo (Súmula nº 542 do STF). No Estado de São Paulo, se a abertura do inventário não for requerida dentro do prazo de sessenta dias, a multa é de 10% de acréscimo no valor do ITCMD, e este acréscimo será de 20%, caso o atraso for superior a cento e oitenta dias (art. 21, inciso I, da Lei Estadual nº 10.705/00). Portanto, se torna imprescindível observar os prazos para abertura do inventário.
Dentre todas as espécies de inventário, o advogado optará por qual delas se adequa a realidade dos herdeiros. Dentre estas espécies de inventário, destacaremos a mais recente e mais fácil de ser utilizada pelos herdeiros, que é o inventário administrativo, também chamado de extrajudicial, que se destaca principalmente por sua celeridade.
Esta espécie de inventário é feita em qualquer Cartório de Tabelionato de Notas. O tabelião, utilizando-se da fé pública que possui, cria a escritura pública de inventário, que pode ser levada a registro no cartório de registro de imóveis, sem precisar de homologação judicial, bastando para isso que: 1) não haja testamento deixado pelo autor da herança; 2) que os herdeiros sejam capazes (ex: maiores de 18 anos) e; 3) estejam todos de acordo com a partilha a ser realizada no inventário. Esta espécie de inventário é célere e pode ser levada a registro no cartório de registro de imóveis sem precisar de homologação judicial. Portanto, se for possível realizar o inventário administrativo, esta é a melhor opção aos herdeiros.
Por fim, no caso de herdeiro único, não se fala em inventário e partilha, este precisará contratar um advogado e ingressar com um pedido judicial de adjudicação que, homologado pelo juiz, consistirá em título hábil para ser apresentado ao registro de imóveis.
Por Sergio Leandro Carmo Dobarro
Sergio Leandro Carmo Dobarro possui graduação em Direito, Administração e Especialização em Administração de Marketing e Recursos Humanos. Mestrando em Direito pelo Centro Universitário Eurípedes de Marília (UNIVEM). É pesquisador do Grupo de Pesquisa em Direitos Fundamentais Sociais (DiFuSo) e Reflexões sobre Educação Jurídica Brasileira. Autor de publicações nacionais e internacionais.
Fonte: CenárioMT

Análise - Enem 2014, a qualidade do ensino piora no governo Dilma. A Pátria Educadora é uma fraude.

Os resultados do Enem de 2014 divulgados ontem (13/01) são mais um indicador da queda da qualidade do ensino no governo do PT, especialmente no primeiro mandato da presidente Dilma.
Já o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2013 acendera o sinal amarelo na educação básica.
Desde 2007, quando o Ideb foi criado, pela primeira vez não foram atingidas as metas nacionais fixadas pelo próprio MEC nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. Entre 2011 e 2013 o Ideb do 9º ano do ensino fundamental passou apenas de 4,1 para 4,2, insuficiente para cumprir a meta de 4,4. E no ensino médio estacionou em 3,7, quando a meta em 2013 era de 3,9.

. O Enem de 2014 confirma a queda da qualidade da educação brasileira. Entre os concluintes do ensino médio (1.485.320 estudantes do total de 6.193.565 candidatos que fizeram as provas em novembro do ano passado), as notas em matemática em 2014 caíram 7,3% em relação às notas de 2013. Na redação, a queda foi de 9,7%. Além disso, entre 5,9 milhões de estudantes cujas redações foram corrigidas, mais de meio milhão de estudantes tiraram zero e somente 250 alunos conseguiram a nota máxima.

. Considerando-se as notas dos concluintes por tipo de escola, os melhores resultados são dos alunos das escolas federais, seguidos pelos de instituições particulares, depois os das redes municipais e, por fim, pelos candidatos das redes estaduais. Esse dado torna-se mais preocupante quando se sabe que, entre os concluintes do ensino médio, somente 2% estudaram em escolas federais, 23,4% em escolas privadas e ampla maioria deles, 73,5%, nas redes estaduais de ensino.

. Lembre-se que há seleção dos alunos para ingresso nas escolas federais e, de certa forma, também nas particulares. Entre as melhores escolas, nos últimos ENEMs a ampla maioria é privada, poucas públicas, em geral, federais, como o Colégio Militar de Porto Alegre. Entre as regiões, continuam os melhores resultados sendo os do Sudeste. No discurso de posse em 2011, a presidente Dilma disse que a prioridade da educação seria prioridade do governo federal. Imaginem se não fosse?! Foram três ministros (Haddad, Mercadante e Paim) e todos afirmaram a necessidade de reformar o ensino médio. Não só não o fizeram, como o desempenho neste nível de ensino vem piorando a olhos vistos Como acreditar na "pátria educadora", slogan da presidente Dilma para seu novo mandato?!

Lula e o Bolsa Familia: Entre o Amor e o Ódio


Por Celso Ricardo, do blog Politicos do Brasil



Grande tio Lula Molusco. Nessa foto que vocês estão vendo, o cidadão está todo esfuziante falando sobre o Bolsa Familia, um programa que ele diz a todos os cantos que ele e o PT criaram. Sim, é isso, ele disse que criou o Bolsa Família...
Claro, não foi ele que criou, aliás ele não teria inteligência pra isso. Quem criou foi a equipe do FHC, tinha um outro nome, era melhor monitorado, enfim, não era essa compra de votos velada que é hoje em dia, depois que o PT tomou conta do país.
Eu tenho minha opinião formada sobre esse programa, mas não convém expor aqui, pois a intenção do post é outra.
A intenção verdadeira é desmascarar esse cidadão. Um homem que mente na cara larga, sem o mínimo de vergonha.
Abaixo tem um video que mostra exatamente do que esse senhor é capaz de fazer pelo poder. Num primeiro momento ele desce a lenha nas pessoas que criticam o bolsa família (ele falou pra mim também), inclusive chamando as pessoas de IMBECIL! Sim, isso mesmo. Ele usou a palavra IMBECIL! Que educação, que gentleman...
Num segundo momento (video de 2000), ele, pasmem, desce a borracha no programa que deu origem ao Bolsa Familia. Só lembrando que em 2000 o presidente era o FHC. Pois é, durma-se com um barulho desses.
Lembrem-se: o video existe, estou disponibilizando pra vocês, eu não estou inventando nada. Vejam e reflitam.

Pois é, pessoal, esse é o tio Lula. Comentem, se quiserem e puderem, ok? Valeu.

Governo faz reza forte para que Cerveró seja logo solto para não entrar no jogo da delação premiada



Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

O Palhaço do Planalto ficou apertadinho com a surpreendente prisão preventiva de Nestor Cerveró, assim que o ex-diretor internacional da Petrobras desembarcou no Aeroporto Internacional Tom Jobim, vindo de Paris. Agora, o medo é que a temporada na cadeia leve Cerveró a partir para a "colaboração premiada". A reza forte no governo é para que ele seja libertado depressa, via habeas corpus, do mesmo jeitinho como aconteceu com Renato Duque, ex-diretor de Serviços.

O cagaço é concreto. Cerveró estaria negociando, nos bastidores, para não ser preso. Ele teria indicado que poderia revelar os nomes concretos de quem lhe dava ordens para os negócios na Petrobras. Denunciaria os nomes de Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Aloísio Mercadante como os responsáveis por "ordens superiores". Também iria dizer que chegou a receber orientações de dentro do Presídio da Papuda, onde José Dirceu de Oliveira e Silva e outros mensaleiros estiveram presos. Cerveró também envolveria o presidente do Senado, Renan Calheiros. Agora, como foi preso, terá a opção de nada falar ou, de repente, entrar na "colaboração premiada".

O MPF tinha pedido a prisão de Cerveró por "indícios de que o ex-diretor continua a praticar crimes e se ocultará da Justiça". O MPF obteve informações do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) de que logo após o recebimento da denúncia e durante o recesso do Judiciário, o ex-diretor tentou transferir para sua filha R$ 500 mil - mesmo considerando que com tal operação haveria uma perda de mais de 20% da aplicação financeira. Ceerveró também teria transferido recentemente três apartamentos adquiridos com recursos de origem duvidosa, em valores menores do que eles valeriam, de R$ 7 milhões por R$ 560 mil.

O advogado de defesa Nestor Cerveró, Edson Ribeiro, reclama que as justificativas do Ministério Público Federal para o pedido de prisão preventiva não têm fundamento. Segundo ele, não havia restrição judicial ou administrativa para que os bens fossem transferidos à família do cliente.
Edson explicou que a filha de Cerveró tem problemas de saúde e que, por isso, o ex-diretor colocou seu dinheiro à disposição dela.

O MPF pensa diferente. O lobista Fernando Baiano e Nestor Cerveró são suspeitos de receber US$ 40 milhões de propina nos anos de 2006 e 2007 para intermediar a contratação de navios-sonda para a perfuração de águas profundas na África e no México. Fernando Baiano era representante de Nestor Cerveró no esquema, segundo a denúncia. Dificilmente, Cerveró será solto antes de ser ouvido pelo juiz Sérgio Moro, em audiência prevista para fevereiro.

Listona

Todas as denúncias oferecidas pelo MPF contra 39 investigados na sétima fase da Operação Lava Jato foram aceitas pelo juiz Sérgio Moro.

Pelo menos 23 dos denunciados são ligados às empreiteiras Camargo Corrêa, Engevix, Galvão Engenharia, Mendes Júnior, OAS  e UTC:

- Alberto Youssef, suspeito de liderar o esquema de corrupção
- Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras
- Waldomiro de Oliveira, dono da MO Consultoria
- Fernando Soares, lobista conhecido como Fernando Baiano, apontado como um dos operadores do esquema de corrupção na Petrobras;
- Júlio Camargo, executivo da Toyo Setal
- Nestor Cerveró, ex-diretor da área Internacional da Petrobras
- Adarico Negromonte, apontado como emissário de Youssef
- Dalton Santos Avancini, presidente da Camargo Corrêa
- Eduardo Hermelino, vice-presidente da Camargo Corrêa
- Jayme Alves de Oliveira Filho, acusado de atuar com Youssef na lavagem de dinheiro
- João Ricardo Auler, presidente do Conselho de Administração da Camargo Corrêa
- Marcio Andrade Bonilho, sócio e administrador da empresa Sanko-Sider
- Ricardo Ribeiro Pessoa, presidente da construtora UTC
- Carlos Alberto Pereira da Costa, representante formal da GFD Investimentos, pertencente a Alberto Youssef e réu em outros processos ligados a Lava Jato;
- Enivaldo Quadrado, ex-dono da corretora Bônus Banval, que atuava na área financeira da GFD e réu em outros processos ligados a Lava Jato;
- João Procópio de Almeida Prado, apontado como operador das contas de Youssef no exterior;
- Sergio Cunha Mendes, vice-presidente executivo da Mendes Júnior;
- Rogério Cunha de Oliveira, diretor da área de óleo e gás da Mendes Júnior;
- Ângelo Alves Mendes, vice-presidente da Mendes Júnior;
- Alberto Elísio Vilaça Gomes, executivo da Mendes Júnior;
- José Humberto Cruvinel Resende, funcionário da Mendes Júnior;
- Antônio Carlos Fioravante Brasil Pieruccini, advogado que teria recebido propina de Alberto Youssef;
- Mario Lúcio de Oliveira, diretor de uma agência de viagens que atuava na empresa GFD, segundo delação de Alberto Youssef;
- João de Teive e Argollo, diretor de Novos Negócios na UTC;
- Sandra Raphael Guimarães, funcionária da UTC.
- Gerson de Mello Almada, vice-presidente da empreiteira Engevix
- Carlos Eduardo Strauch Albero, diretor da Engevix
- Newton Prado Júnior, diretor da Engevix
- Luiz Roberto Pereira, ex-diretor da Engevix
- João Alberto Lazzari, representante da OAS
- Agenor Franklin Magalhães Medeiros, diretor-presidente da área internacional da OAS
- Fernando Augusto Stremel Andrade, funcionário da OAS
- José Adelmário Pinheiro Filho, presidente da OAS
- José Ricardo Nogueira Breghirolli, apontado como contato de Youssef com a OAS
- Mateus Coutinho de Sá Oliveira, funcionário da OAS.
- Dário de Queiroz Galvão Filho, executivo da Galvão Engenharia
- Eduardo Queiroz Galvão, executivo da Galvão Engenharia
- Jean Alberto Luscher Castro, diretor presidente da Galvão Engenharia
- Erton Medeiros Fonseca, diretor de negócios da Galvão Engenharia.

Milagreiro

Conhecido no mercado financeiro pelos anos de trabalho no Citibank, João Adalberto Elek Junior foi indicado para o cargo de diretor de Governança, Risco e Conformidade, para cumprir “a missão de assegurar a conformidade processual e mitigar riscos nas atividades da Petrobras, dentre eles, os de fraude e corrupção, garantindo a aderência a leis, normas, padrões e regulamentos, internos e externos à companhia”.

Elek Junior atuou como diretor de Relações com Investidores da Fibria Celulose entre agosto de 2010 e janeiro de 2012.

Antes disso, exerceu o mesmo cargo na operadora de TV a cabo NET, de março de 2007 a julho de 2010.

Também passou por diversas empresas do ramo de telecomunicações, como AT&T Brasil, Embratel e Telmex Brasil.

Apagão moral

A previsão é de duas novas majorações das tarifas de energia este ano.

Nos seus cortes de verbas, o Governo anunciou a suspensão de recursos de R$ 9 bilhões destinados ao setor elétrico.

Caso as distribuidoras não consigam cobrir seus custos, o Governo nega a ajuda e repassa a conta para o consumidor.

Luto pelo Waldo X-Picanha

Uma manifestação em Curitiba lamentou ontem a morte do empresário Waldo Vaz, famoso na capital paranense por seus X-Picanhas.

Ele foi encontrado morto na noite de segunda-feira por funcionários em uma de suas lanchonetes, que teve a luz cortada pela Copel, por falta de pagamento, segundo um amigo do Alerta Total revelou:

"O senhor Waldo me disse na quinta-feira da semana passada que estava apavorado com a possibilidade de cortarem a luz do estabelecimento dele. Ele me confidenciou que seria a falência dele. E ao que tudo indicou ontem, estava sem a energia, pois os bombeiros não conseguiam acender nenhum equipamento para poderem trabalhar no socorro a ele, que ainda vivia.

Contra indicações



Articulando

Em visita ao Paraná, ontem, o candidato à presidência da Câmara e líder do PSB na Casa, deputado Júlio Delgado, reafirmou a necessidade de resgatar a imagem do Parlamento e defendeu a independência nas decisões do Congresso.

Delgado se reuniu, em Curitiba, com o governador Beto Richa (PSDB), no Palácio Iguaçu:

"Com esse apoio, poderemos colocar em pauta aquilo que a sociedade espera de nós, como a reforma política, o pacto federativo e tantas outras questões que o Parlamento tem a responsabilidade de debater e se coloca ausente, porque fica preso às amarras do que vem do Executivo."

Logo depois, viajou a São Paulo para uma reunião com outro tucano: o governador Geraldo Alckmin

Desistência


Censurazinha...


A chanceler alemã Ângela Merkel, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, e a chanceler da União Europeia, Federica Mogherini, foram “eliminadas” da foto oficial mostrando o grupo unido e abraçado numa caminhada dos 40 líderes mundiais, em Paris, em homenagem às vítimas dos atentados dos dias 7 e 9.

O jornal israelense ultraortodoxo HaMevaser (O Anunciador) foi quem praticou a censurazinha.

O expurgo da mulherada poderosa foi denunciado pelo site israelense Walla.com.

Sobe, desce...


Devagar, devagarinho...


Esta historia do ministro Levy dizer que vai aumentar os impostos aos pouquinhos, lembra o casal de namorados em que o rapaz insiste para botar só a cabecinha e a moça pergunta: e o que você faz com o resto?

- O resto é para levar e trazer a cabecinha!

Só a música "devagar, devagarinho", do Martinho da Vila, ilustra essa manobra do Levy, que corta com uma mão e puxa com a outra...

Levy Pimentinha

Infiel


Jogada de ex-craque


Obrigado, Val

Graças à energia elétrica do Bar do Val conseguimos colocar no ar a edição de hoje.

A Batcaverna continua sem energia elétrica - com nenhuma previsão de retorno.

Como é duro viver em cidade em que a gestão pública é pequenininha ou nem existe...


© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 14 de Janeiro de 2015.

LULA CHIQUE


Carlos Brickmann
Carlos Brickmann

A Coluna de Carlos Brickmann


De acordo com a versão da máquina oficial, Marta Suplicy detona o PT por se sentir sem espaço para disputar a Prefeitura de São Paulo. Põe divergências pessoais acima dos interesses partidários. Aliás, dizem, nunca foi muito petista. E o que busca é um pretexto para sair do PT sem perder o mandato de senadora.

Pode ser – desde que não se conheça Marta Suplicy. É petista de raiz, das que adoram Lula. Analisemos o que disse: que quis Lula candidato no lugar de Dilma, que a equipe econômica liderada por Guido Mantega não estava funcionando, que Aloízio Mercadante quer ser candidato à Presidência em 2018 (e apenas finge apoiar Lula, enquanto articula seu próprio nome). Deve ser coincidência – mas há algum tempo pessoas que conversam com Lula atribuem a ele críticas duras a Mercadante e a Mantega, e queixas de que Dilma não o ouviu quando recomendou a substituição do ministro da Fazenda. Marta diz que Lula a estimulou a integrar o movimento Volta, Lula, para fazê-lo candidato no lugar de Dilma; e depois recuou, talvez por achar que a troca de candidato seria ruim para ambos.

E que é que diz Lula? Nada – três dias depois do tiroteio de Marta, mantém-se no mais retumbante silêncio. O Instituto Lula diz, em tímida nota, que os dois se encontraram pela última vez em agosto – ou seja, dois meses antes da eleição, a tempo de discutir uma eventual troca de candidato. O tema foi discutido? A nota do Instituto Lula segue a diretriz atual do chefe supremo: o silêncio é de ouro.

A pergunta que não quer calar: não estará Lula falando pela voz de Marta?

Bombardeio

A máquina de destruição de reputações que o PT montou na Internet já está em ação contra Marta Suplicy. Juca Ferreira, o ministro da Cultura favorito de Pablo Capilé, aquele ativista do Fora do Eixo, disse que as críticas de Marta a ele foram como se tivesse levado uma bolsada de Louis Vuitton na cabeça.

O requinte do guarda-roupa de Marta sempre levantou alguma inveja no partido, mas agora o ataque é direto. Falta acusá-la de servir boa bebida em suas festas. Mas Marta gosta de briga. Atacá-la pode até deixá-la mais animada do que já está.

Dura na queda

Este colunista conhece Marta há quase 40 anos e, embora nunca tenha votado nela, sempre a apreciou como gente e a respeitou pela franqueza. Marta é combativa, guerreira, arrojada; não tem medo de cara feia; sua gestão como prefeita, embora marcada pelos aumentos de impostos (que levaram ao apelido Martaxa), teve pontos positivos, como os CEUs, escolas de tempo integral de ótima qualidade, e o bilhete único dos ônibus. É do tempo em os petistas enfrentavam com dureza os políticos que detestavam, e que hoje fazem parte do Governo Dilma.

Fale ou não em nome de Lula, Marta não deve ser subestimada. E, quando diz que Aloízio Mercadante é arrogante e prepotente, saiba: se ela acha, é.

Pátria Educadora

Sim, Dilma disse num dia que o lema de seu Governo seria Brasil, Pátria Educadora. E, na mesma semana, houve cortes no Orçamento federal. Os maiores cortes atingiram o Ministério da Educação. Mas a Pátria Educadora não é apenas a Educação: é também a Cultura. E o Museu Nacional, com 196 anos de história, maior instituição latino-americana de Antropologia e História Natural, fechou as portas ao público.

Motivo: há três meses a Universidade Federal do Rio de Janeiro não paga as empresas terceirizadas de limpeza e segurança. Os serviços foram paralisados e o museu não podia mesmo receber visitantes. Por que a UFRJ, subordinada ao Ministério da Educação, parou de pagar? Porque o Governo Federal parou de repassar as verbas para esses serviços. O salário de dezembro dos funcionários não saiu, nem o vale-transporte. E os R$ 4 milhões que prometeram liberar nesta semana não resolvem o problema.

É a Pátria Educadora em ação.

Futebol enlouquecido

Os clubes e a Confederação Brasileira de Futebol são entidades privadas, certo? Há controvérsias: quando a situação financeira dos clubes faz com que suas dívidas fiscais exijam sucessivas providências legislativas para que não fechem, é hora de patrulhar como usam o dinheiro. Há coisas estranhas no futebol brasileiro. O Corinthians contratou o volante Cristian, encostado num clube turco, e vai-lhe pagar mais de R$ 400 mil mensais. Cristian é bom? Nunca foi ótimo, mas ao deixar o Brasil, há cinco anos, era bom jogador. Passados seis anos, sabendo-se que num futebol pouco competitivo não tinha lugar, estará bem? Vale o gasto?

O Palmeiras contratou Dudu, jogador de 23 anos que fez certo sucesso no Grêmio. Dudu estava no Dínamo de Kiev, que também não é clube de primeira linha. Não despertou o interesse de clubes europeus. É jovem, veloz – por que é tão fácil trazê-lo? Talvez por ter feito apenas oito gols, como atacante, em 52 jogos pelo Grêmio? Vale R$ 19 milhões pelo passe, mais uns R$ 400 mil mensais?

Quem paga?

OK, se os clubes são privados, que cada um pague quanto puder para contratar jogadores adequados. Um jogador que leve a vitórias, que atraia público, merece ganhar muito. Mas isso vale desde que o dinheiro seja do clube, que o clube esteja em dia com seus impostos. Sem que esteja em dia, quem paga a conta?

carlos@brickmann.com.br
www.brickmann.com.br