terça-feira, 13 de dezembro de 2011


Comportamento: A importância dos animais de estimação para o mercado imobiliário.



Por: Mariana Ferronato

A relação milenar entra homens e bichos de estimação atingiu uma nova fase. Mais do que amigos, agora eles são como filhos. E o mercado imobiliário já está atento a esta mudança.

O meu animal de estimação.
O Brasil é o segundo país do mundo que mais possui animais de estimação, somente entre cães e gasto, estima-se 32 milhões e 16 milhões respectivamente. Uma pesquisa divulgada em 2009 (Radar Pet/Sindan) com pessoas de oito metrópoles, forneceu uma visão da intimidade dos brasileiros com seus cães e gatos. Eles estão presentes em 44% dos lares das classes A, B e C(alguns estudos chegam a mencionar 60%) - e em lugares como Porto Alegre, Curitiba e Campinas já figuram em mais de metade das casas. De acordo com a pesquisa, o novo status que os animais de estimação estão assumindo nos lares tem pelo menosduas razões sociais distintas:
- Encolhimento das famílias. Hoje são raros os casais que optam em ter mais de um ou dois filhos - o terceiro, que costuma desembarcar em casa quando esses já estão mais crescidos, é quase sempre um cão ou gato. Também existem os casais que optam em não ter filhos, e sim em comprar um cachorro. 
- Crescimento do contingente de pessoas que vivem sozinhas nas grandes cidades e buscam um companheiro animal. 

Atentas a tendência mundial da "família multiespécie" que retrata a importância dos animais nas vidas de seus consumidores, muitas incorporadoras e construtoras já passam a ofertar espaços próprios para eles. São várias os termos e facilidades: agility dog, com espaço para adestramento, pneus para saltos, obstáculos para corridas e túneis,  Pet shops equipados com banho e tosa, dog way""pet walk", etc.



PROJETOS: 

Adestramento de cães em lançamento imobiliário: 
A Gafisa realizou em 2008 em seu empreendimento "Condomínio Raízes da Granja", um evento que proporcionou aos visitantes e futuros proprietários, um espaço para quem foi acompanhado de seus animais ao plantão de vendas, com apresentações de agility e outras atrações. Uma empresa fabricante de soluções de higiene para animais também estava presente com seu fraldário para cães. Os donos receberam um kit contendo uma fralda descartável e 01 sacola higiênica.


Empreendimentos com área de recreação  para cachorro.
Já existem prédios onde as incorporadoras atentas ao perfil do público em questão, desenvolvem no projeto apenas área de recreação para animais, e não para crianças.

Lixeira para pets:
A Gafisa disponibiliza uma lixeira especial em seus empreendimentos, com saquinho para incentivar os moradores a recolher a "sujeira" produzida por seus animais durante o passeio. A lixeira também pode ser utilizada por não moradores. 






Uma realidade de todas as classes.
Querer o melhor para seu animalzinho é uma realidade para pessoas das classe A,B e C. Um estudo realizado em 23 países evidenciou que 25% das pessoas com menos de 35 anos preferem seu cachorro a seu par. Na faixa de 35 a 54 anos, 18%, e acima de 55 anos 14%. Aqueles que disseram preferir um animal de estimação pertencem de maneira geral à categoria de menor renda. Atentas a esta realidade, alguns projetos de empreendimentos econômicos também já contam com espaços destinados aos animais de estimação de seus moradores.


Peça para divulgar Pet Care








Espaços:
Tenda - Espaço Pet

Gafisa - Pet Care
Gafisa
  

Boa fase brasileira ativa mercado 

imobiliário de luxo em Miami

Alta do preço dos imóveis por aqui fez muitos brasileiros procurarem apartamentos na cidade americana

Paula Bustamante, da 

 "Pedimos decorado, então diminuíram cerca de 100 mil dólares", disse a mulher, repousando em uma espreguiçadeira com vista para o mar, onde os proprietários têm serviços com tudo incluído, como um hotel cinco estrelas.
Neste complexo de 200 unidades - que já vendeu mais da metade delas -, os proprietários pagam pelo menos 1.500 dólares mensais de gastos comuns, para manter uma adega para armazenar suas coleções particulares de vinhos, cozinha comum com café da manhã todas as manhãs e até um salão para fumar e uma tabacaria.
Segundo a Associação Nacional de Corretores Imobiliários (NAR, em inglês), a Flórida é a região mais popular nos Estados Unidos para compradores estrangeiros (com 22%), seguida pela Califórnia (12%) e Arizona (11%).
Apenas em Miami, 80% das propriedades são vendidas a clientes do exterior que buscam suas casas de veraneio, e ao menos 40% deles são brasileiros, segundo as casas de bens imóveis mais importantes do condado de Miami Dade.
Antes do boom do real, cerca de 300 mil brasileiros viviam na Flórida.
"Os canadenses são nossos melhores clientes, mas nos últimos anos nos beneficiamos da melhoria das condições econômicas na América do Sul e na América Central", disse Greg Freedman, sócio de BH3, o novo proprietário e construtor da Trump Hollywood, ao citar entre seus melhores compradores brasileiros, mexicanos, venezuelanos e colombianos.
Daniella e Alejandro Vasconcellos, um casal carioca de cerca de 35 anos, simboliza o novo perfil dos compradores brasileiros em Miami: profissionais de classe média que, em uma boa jogada e como trabalhadores em seus países, podem hoje em dia adquirir uma propriedade em Miami como investimento.
"Já não são apenas os ricos latinos que investem. Os preços das casas nos Estados Unidos continuam deprimidos, mas esta crise irá passar", disse Vasconcellos, que neste ano comprou um apartamento em Brickell.

Investigue o perfil do cliente


Fonte: Redação Redimob
:  
Conheça as perguntas que o corretor de imóveis pode fazer em um atendimento para identificar quem é o comprador e apresentar o melhor produto.

Como o corretor de imóveis irá saber o imóvel adequado para oferecer ao cliente se não estabelece uma comunicação estratégica? A venda é consequência de um processo fundamental que é a descoberta do perfil do comprador. 
Para identificar o problema, não existe regra mais eficaz do que fazer perguntas, diz o corretor de imóveis,Rodrigo Barreto, em seu blog. “É errado pensar que o corretor deve explicar, imediatamente, todas as dúvidas solicitadas pelo propenso comprador. Esse passo só deve ser dado a partir do momento que o profissional identifica qual o problema do cliente. Só assim poderá apresentar as possíveis soluções que atendam as necessidades de cada um”, comenta.

Com a identificação do problema, o corretor poderá rapidamente identificar qual produto disponível para venda e atenderá de forma mais satisfatória. “Através das perguntas, o corretor direciona a conversa. Claro que, tudo isso só acontece com consentimento do cliente. Para isso, ele deve perceber que é necessário ao corretor saber as necessidades dele e da família. Mas os clientes divergem em seus posicionamentos e receiam em repassar informações pessoais, até que tenham um mínimo de confiança para isso”, complementa.

Adapte a apresentação

Dependendo das respostas, o corretor deverá mudar o discurso de apresentação. “O corretor pode e deve treinar várias situações antes de fazer os atendimentos. É importante ter em mente algumas perguntas fundamentais para serem lançadas no meio da conversa, como o que, onde, e quando vai comprar?Quem vai decidir?Para quem é o produto?Quanto pode gastar?Como vai pagar? e, por fim: Por que quer ou precisa comprar?”, finaliza.

Casa minimalista, de 14,5 m², tem formato de teste de gravidez

Folha.com -

É um teste de gravidez? É um comprimido? Não, é um edifício minimalista de 14,5 metros quadrados, feito de aço revestido de madeira e materiais isolantes.

Divulgação/Centrala

Projeto da Casa Keret, do escritório polonês Centrala, em Varsóvia, capital da Polônia


O projeto é do arquiteto Jakub Szczesny, do escritório Centrala, e está sendo construído em Varsóvia, Polônia, com o objetivo de se tornar um espaço de trabalho para um escritor israelense chamado Etgar Keret. Por isso, o espaço se chamará Casa Keret.

No projeto, a edificação fica entre dois edifícios na cidade de Varsóvia (Polônia), em um terreno de 1,2 m de largura por 8.5 m de comprimento.

Divulgação/Centrala

Parte interna da Casa Keret, projeto do escritório polonês Centrala


A largura de seu espaço interno varia entre 122 cm e 72 cm.

A sala de estar, na parte mais baixa, pode ser ampliada por conta de uma escada móvel, que se abre com a ajuda de um controle remoto.

Divulgação/Centrala

Casa Keret, projeto do escritório polonês Centrala


O sistema hidráulico se inspira naqueles usados em embarcações e na tecnologia de águas residuais que independe dos sistemas de esgoto da cidade.

A eletricidade terá de vir por um dos edifícios vizinhos.

As autorizações relacionadas à concretização do projeto serão de uma instalação de arte, já que a obra não cumpre com as atuais leis de construção da Polônia.

O “marketeiro” imobiliário


A profissão de marketing imobiliário é uma das que mais se desenvolvem no Brasil.
A profissão de marketing imobiliário é uma das que mais sedesenvolvem no Brasil.
O mercado imobiliário é um dos que mais crescem no Brasil. Com ele, várias profissões e atividades vêm se desenvolvendo, como o profissional de marketing imobiliário, popularmente chamado de marketeiro imobiliário, ou marketólogo imobiliário.
Com a crescente demanda por habitação, atecnologia acessível, a padronização de processos e o crédito farto, a construção de habitações acaba tendendo a se tornar comoditizada. Desta forma, a figura do profissional de marketing imobiliário emerge com uma grande força. Desde uma minuciosa pesquisa de mercado até o panfleto de vendas, a forma como cada produto será posicionado chega a ser tão importante quanto sua arquitetura e qualidade construtiva.
Neste contexto, grandes profissionais e empresas se destacaram nos últimos anos por terem sido pioneiros na atuação deste mercado. A contribuição que trouxeram foi valiosíssima, e a semente foi plantada. Desde então o marketing imobiliário tem ganhado mais importância, mais voz e mais autonomia nas construtoras, empreiteiras e afins, e com isso também estão ganhando mais dados, mais informações, mais verba. Como consequência, mais resultado.
Vender um imóvel não é como vender um bem de consumo qualquer. O marketing imobiliário possui formas peculiares de ser trabalhado.
Hoje em dia os profissionais de marketing imobiliário deixaram de ser vistos como simples figurantes em um filme onde engenheiros e arquitetos sempre foram os protagonistas e estão provando que, cada um a seu posto, promover a união e a sinergia traz resultados consistentes para todos.

FONTE: portal vgv