sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

O Tempo e a Paciência


MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

Tolstoi: “O tempo e a paciência são dois eternos beligerantes.”
A mitologia grega nos oferece o melhor exemplo da guerra entre a paciência e o tempo com o mito do rebelde Sísifo, que desafiou os deuses. Conta a saga da velha Grécia que Sísifo foi o mais astuto dos mortais, enrolando vários deuses.O maioral do Olimpo, Zeus, jamais perdou-o pela habilidade que tinha de iludir, seduzir e enganar. Quis puní-lo pela malícia atrevida que desmoralizava o poder divino.
Por um raro contra-senso na Mitologia, Sísifo morreu de velhice; inconformado, Zeus resolveu castigar a sua alma, condenando-a a rolar uma grande pedra com as mãos até o cume de uma montanha, sendo que quando chegava ao pico, a pedra descia montanha abaixo, para que a cena se repetisse eterna e pacientemente..
Assim nasceu a expressão “trabalho de Sísifo”, que inspirou Albert Camus a criar uma metáfora sobre os modernos prestadores de serviço cumprindo diariamente as mesmas tarefas. Quando fui bancário conscientizei-me desta situação, a enfadonha (e revoltante) rotina.
O pensar da vida vai de um átimo à eternidade, designando pouca duração como os insetos da família dos efemerídeos que só vivem 72 horas após atingir o estado adulto, ou completando os 500 e tantos anos na idade das tartarugas.
Confúcio, na sua sabedoria, abordando a dicotomia do breve e do prolongado, ensinou: “Mil dias não bastam para aprender o bem; mas para aprender o mal, uma hora é demais”. Este pensamento derruba todos os argumentos cúmplices em favor da quadrilha que assalta o País, saqueando tudo o que encontra pela frente e esgotando a empresa ícone do povo brasileiro, a Petrobras.
Durante vinte três anos a hierarquia do Partido dos Trabalhadores combateu a corrupção na administração pública; mas bastou apenas um ano após a eleição de Lula da Silva e a ocupação do poder, para que sufocasse os princípios da ética e da moralidade. A virtude e a honradez “delles” duraram de 10 de janeiro de 1980 a 1º de janeiro de 2003…
Quanto à militância petista, que teve destacada atuação no capítulo histórico do impeachment de Collor, murchou com os abraços sorridentes do impichado com Lula e Dilma. Aplaudiu por sem-vergonhice ou silenciou por vergonha.
Em minha opinião, Lula esbanjou honestidade nos seus discursos, mas levou no bolso a gazua de assaltante, que usou com perícia e arte.
Como 50 milhões de patriotas brasileiros, sinto a ânsia de acabar com o festival de roubalheira que o PT e seus sabujos implantaram no Brasil; mas pacientemente me pego a um pensamento de Howard Fast: “Esperemos, esperemos. A História tem seu próprio modo de ser verídica”.
Sinto, porém, que é duro esperar pelo fim do reinado dos pelegos, da roubalheira desenfreada e da impunidade, porque o tempo pode ser desmedido. Pode vir em dez dias, um mês, quem sabe, um ano, que o povo nas ruas com apoio das forças vivas do patriotismo, acabe com a corrupção generalizada nas instituições republicanas.
Na batalha da paciência contra o tempo, há uma medida unipessoal; o cronista Pittigrilli escreveu que para uma criança uma semana tem a duração de um ano e para o velho o ano tem a duração de uma semana”…A explicação lógica para isto vem do gigante da literatura russa, León Tolstoi: “Para um menino de cinco anos, um ano é a quinta parte da sua vida; para um homem de oitenta anos, é a octogésima parte…”
Com essa divagação, abro e fecho um parêntese na minha permanente luta contra a corrupção lulo-petista e suas ameaças fascistas à liberdade de expressão. Quero homenagear as amizades feitas no Twitter com as sábias palavras de Machado de Assis: “Que importa o tempo? Há amigos de oito dias e indiferentes de oito anos”.

CHARGE DO SPON

PIADA PARLAMENTAR, ou melhor, paralamentar…


Omissão Nacional da Verdade


Posted: 11 Dec 2014 03:28 AM PST

Segundo noticiado pelo UOL, ao receber o relatório da Omissão da Verdade, a Dilminha Bang Bang chorou ao recordar a morte de alguns de seus antigos companheiros que mataram, assaltaram, seqüestraram e justiçaram companheiros.. Mas quando a sua Organização mandou o Soldado MARIO KOSEL FILHO pelos ares, assassinou o Cap CHANDLER na frente  da sua mulher e de seus filhos, e assassinou o Ten MENDES, da PMSP, a coronhadas, em Registro, ela seguramente não chorou...

Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Carlos I. S. Azambuja

A Omissão Nacional da Verdade em seu relatório final, apresentado hoje à presidentA, a kamarada "Estela", que integrou três organizações de luta armada responsáveis por assaltos, justiçamentos, atos de terrorismo (como o que matou o Soldado MARIO KOSEL FILHO, o Cap CHANDLER, do Exército dos EUA, na frente de sua mulher e de seus dois filhos,  o Ten MENDES, morto a coronhadas no Vale da Ribeira, e o Major alemão, que cursava a Escola de Comando e Estado Maior do Exército), divulgou hoje uma relação de 377 militares e civís apontados como responsáveis por crimes na ditadura. 
Essa relação está eivada de inverdades e de presunções. Aponta como criminosos os presidentes da República que governaram o Brasil de 1964 a 1985; aponta como criminosos todos os oficiais-generais que chefiaram os órgãos de Inteligência militares; e aponta como criminosos vários militares pelo simples fato de terem sido designados para servir em Órgãos de Inteligência. Sobre os militares da Aeronáutica citados, que conheço bem, são várias as escandalosas mentiras, como a de que o Brig João Paulo Moreira Burnier tenha sido passado para a reserva após o desaparecimento do militante do MR8 Stuart Edgar Angel Jones que, tempos depois, veio a saber-se que abrigava em seu "aparelho" o terrorista Carlos Lamarca e sua companheira Iara Iavelberg.
Pelo visto, essa Omissão Nacional da Verdade, em seus quase três anos de funcionamento não apurou NADA! Limitou-se a chutar o que os militantes da luta armada, que lhes prestaram depoimentos, sopraram em seus ouvidos.
É uma VERGONHA NACIONAL e um acinte às Forças Armadas. Aguardo confiante que os atuais comandantes militares se pronunciem a respeito, defendendo os seus antecessores, companheiros de farda. Aqueles que derrotaram, nas ruas e nos campos, a luta armada, à custa de sangue, suor e lágrimas, possibilitando, assim, que os que os sucederam, sejam comandantes. Senão, na melhor das hipóteses, seriam comissários do povo!
Abaixo a relação dos "responsáveis por crimes na ditadura", publicada pela imprensa.
Eu não aceito isso!

Carlos I. S. Azambuja é Historiador.

Revelações de "Garganta Profunda do Petrolão" forçará Dilma a detonar direção da Petrobras


Posted: 11 Dec 2014 03:48 AM PST

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Dilma Rousseff chorou ontem de emoção com o relatório da Omissão Nacional da Verdade, que culpou 377 agentes do Estado por crimes na tal Ditadura Militar, mas esqueceu das 126 vítimas reais do terrorismo da esquerda armada nas décadas de 60-70. Certamente, a Presidenta vai abrir o berreiro, de medo, quando a Operação Lava Jato promover uma devassa nas caixas pretas operadas pela Diretoria Internacional e pela Diretoria Financeira da Petrobras. A denúncia de um funcionário de carreira da empresa à Polícia Federal forçará Dilma a exonerar diretores da empresa.

A Presidenta insiste em proteger a amiga Graça Foster no comando da companhia. No entanto, torna-se insustentável a permanência no cargo de Almir Guilherme Barbassa. A poderosa figura acumula a Diretoria Financeira e a função de relacionamento com o mercado. Barbassa também foi o presidente da subsidiária Petrobras International Finance Company (PIFCo) - que foi alvo das revelações do empregado à PF. Como Barbassa foi o responsável por todos os pagamentos feitos pela Petrobras, ele fica na corda bamba, na avaliação de analistas do mercado. Só se sustenta se for preservado pelo lobby dos bancos, com quem rola a imensa dívida diária da Petrobras.

O depoimento do "garganta profunda do Petrolão" detalhou negociatas na compra da refinaria Pasadena, causando prejuízo de US$ 792 milhões. Demonstrou supertafuramentos no afretamento de navios pela Petrobras America. Indicou sobrepreços no aluguel de plataformas pela Petrobras Global Trading, com sede na Holanda, mais conhecida como Petrobras Netherlands. Também explicitou o prejuízo milionário na venda de 50% dos ativos da Petrobras na África para o BTG Pactual, fechada em julho de 2013, além dos prejuízos superiores a US$ 700 milhões em blocos de exploração em Angola, causados por “ingerência” política. Se o depoente detalhou o funcionamento das Sociedades de Propósito Específico (SPEs) da Petrobras, o mundo virá abaixo da camada pré-sal.

O "garganta profunda" desvendou como funcionava o esquema na área Internacional da Petrobras, controlada pelo lobista Fernando Baiano, apontado como operador do PMDB no esquema. Baiano deve acabar forçado a aderir a um acordo de "colaboração premiada". Se ele falar, não fica pedra sobre petróleo. Outro denunciado pelo revoltado funcionário de carreira da Petrobras foi o engenheiro maranhense José Raimundo Brandão Pereira, apadrinhado pelo ministro Edison Lobão (PMDB) - que, na verdade, é o homem de José Sarney no "condomínio" petista. Pereira, que deixou a empresa em 2012, foi diretor da Petrobras International Finance Company (PIFCo) e trabalhou com Paulo Roberto Costa na área de Abastecimento.

Assim que os processos da Lava Jato chegarem ao núcleo político, pela quantidade e poder dos envolvidos, Dilma Rousseff ficará politicamente ainda mais insustentável. O segundo mandato já nasce acabado, porque o primeiro tem um final melancólico - que só será salvo pelos festejos de final de ano, as férias do judiciário e o recesso do legislativo. Dificilmente, o governo escapará do Fevereiro Negro - a não ser que o carnaval dê uma aliviada. A partir das Águas de Março, a ingovernabilidade será fatal, com a enxurrada de indiciamentos dos corruptos do Petrolão, Eletrolão e outros escândalos menos votados.

Anticorrupção

"A responsabilidade dos administradores de companhias e a Lei Anticorrupção".

Eis o título da palestra-debate marcada para a próxima segunda-feira, dia 15 de dezembro, das 8h30min às 10h30min, na Av. Paulista, 1776, 1 andar.

Os debatedores são Haroldo Malheiros Verçosa, José Alexandre Guerreiro e Carlos Henrique Abrão, com moderação de Carlos Roberto Mateucci.

Brincadeira tem hora


Garotinho no BB? Não... A amiga Dilma deve indicá-lo para o BBB...

Estilo Jair Bolsonaro

"Fica aí, Maria do Rosário, fica! Há poucos dias tu me chamou [sic] de estuprador no Salão Verde e eu falei que não ia estuprar você porque você não merece”.


Vídeo com a sinceridade grosseira do deputado Jair Bolsonaro faz sucesso nas redes sociais.

E a gracinha da Maria do Rosário, deputada radicalóide do PT gaúcho, que vive estuprando a realidade dos fatos, aproveita para posar de vítima...

Tadinho do Vargas...


O garotão na foto, ao lado da amada Dilma, agora perde o foro privilegiado e fica prontinho para um indiciamento na Lava Jato...

O deputado baiano Antônio Imbassahy celebrou em seu facebook o valor do voto aberto para resolver problemas na Câmara dos Deputados:

" O que o voto aberto faz – a Câmara cassou o mandato do deputado André Vargas por quebra de decoro pelo seu envolvimento com o doleiro Alberto Youssef, que lavava o dinheiro do esquema de corrupção na Petrobras. Temendo esse resultado, o PT até que tentou evitar que o processo contra Vargas fosse votado, mas não teve jeito. Placar da votação aberta: 359 votos a favor da cassação, um contra e seis abstenções. Com o voto secreto, o resultado poderia ser outro. O voto aberto foi instituído no ano passado depois que a Câmara, em agosto, em votação secreta manteve o mandato do deputado Natan Donadon, preso por peculato e formação de quadrilha".

Seu mundo caiu


Depois da macarronada...

A Presidanta Dilma Rousseff instituiu, através da Lei Nº 13.050, de 8 de dezembro de 2014, com apenas dois artigos, uma importante data nacional:

" Art. 1o Fica instituído o Dia Nacional do Macarrão, a ser celebrado em todo território nacional, anualmente, no dia 25 de outubro".

Bem que a nazicomunopetralhada podia fazer uma lei com a numeração 13.051 e instituir o Dia Nacional da Pizza com Cachaça - ingredientes que ficam bem adequados às necessidades do atual desgoverno...


Indefensável


No escurinho do cinema





© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 11 de Dezembro de 2014.

CHARGE DO ZOP


Mulheres diferentes

http://libertatum.blogspot.com.br/

"Infelizmente, a ideia de liberdade foi emasculada pelo tratamento literário que lhe deram. ( ... ) O conceito de liberdade foi reduzido à imagem de indivíduos contemplativos que conseguem chocar sua geração. Quando pensamos em liberdade, tendemos a nos limitar à liberdade de pensamento, liberdade de imprensa, liberdade de credo. ( ... ) Isto écompletamente errado. (... ) O aspecto literário da liberdade expressa apenas o que é menos importante. ( ... ) Na realidade, a necessidade fundamental é a liberdade de ação".

(A.     N. Whitehead, Adventure of Ideas (Nova Iorque, Mentor Books, 1955), página 73)

Há uma diferença abissal entre a grande inglesa Margaret Thatcher, conservadora, e a brasileira guerrilheira comunista Dilma Rousseff, atual presidente do Brasil.

O pronunciamento político de Margaret Thatcher mostra quem era essa grande estadista: “Um dos grandes debates do nosso tempo é sobre quanto do seu dinheiro deve ser gasto pelo Estado e com quanto você deve ficar para gastar com sua família. Não nos esqueçamos nunca desta verdade fundamental: o Estado não tem outra fonte de recursos além do dinheiro que as pessoas ganham por si próprias. Se o Estado deseja gastar mais ele só pode fazê-lo tomando emprestado sua poupança ou cobrando mais tributos. E não adianta pensar que alguém irá pagar. Esse ‘alguém’ é você. Não existe essa coisa de dinheiro público. Existe apenas o dinheiro dos pagadores de impostos. Por inventarmos mais e mais programas generosos de gastos públicos. Você não enriquece por pedir outro talão de cheque ao banco. E nenhuma nação jamais se tornou próspera por tributar seus cidadãos além de sua capacidade de pagar. Nós temos o dever de garantir que cada centavo que arrecadamos com a tributação seja gasto bem e sabiamente. Pois é o nosso partido que é dedicado à boa economia doméstica. Proteger a carteira do cidadão, proteger os serviços públicos essas são duas maiores tarefas e ambas devem ser conciliadas. Como seria prazeroso ‘gaste mais nisso, gaste mais naquilo’. É claro que todos nós temos causas favoritas. Mas alguém tem que fazer as contas. Toda empresa tem que fazê-lo, toda dona de casa tem que fazê-lo, todo governo deve fazê-lo, e este irá fazê-lo.”

Enquanto Margarete Thatcher salvou, moralizou e administrou com eficiência à Inglaterra evitando gastos irresponsáveis com o dinheiro de quem paga tributos, Dilma Rousseff gastou dinheiro de tributos com programas de ajuda a Cuba e outras republiquetas, com programas assistencialistas eleitoreiros. Nem Dilma nem Lula protegeram a carteira do cidadão e os serviços públicos, ao contrário aumentaram os tributos além da capacidade de pagar dos cidadãos e fecharam os olhos para a maior corrupção registrada em toda a história brasileira. Nenhum dos dois fez as contas, apenas gastaram o dinheiro dos brasileiros criminosamente. Enquanto a Inglaterra gera um político administrador do tipo Margaret Thatcher, o Brasil gera uma quadrilha de políticos profissionais em fazer desaparecer a maior parte dos tributos pagos com imenso sacrifício por todos os brasileiros que trabalham menos aqueles que são vagabundos, milhões deles, que se presta para, como gado no curral, eleger maus políticos e administradores. Na China comunista/capitalista, em Cuba comunista quem prevarica vai preso sem nenhum benefício, se suicida ou é condenado à morte. 

No Brasil quem prevarica, rouba ou mata é herói e coitadinho, o bandido é a polícia. Depois de publicamente comprovado que a Petrobrás foi dilapidada, o governo ainda mantém a sua administração. Isso é normal ou doentio? Está mais do que comprovado que grande parte dos brasileiros aprovam políticos e administradores que roubam e são incompetentes, portanto, fica difícil condená-los quando milhões de pessoas os elegem através de um processo eleitoral que pode se chamar de tudo, menos de democracia. Mensalão, Petrolão, nada serve para convencer grande parte do eleitorado brasileiro de que essa é a principal razão do Brasil não crescer e continuar a gerar cada vez mais pobre e péssima qualidade de vida. Esses infelizes eleitores que abrem as portas para a bandidagem estão na realidade entregando suas vidas, de seus filhos e netos a gestores e políticos que não fazem outra coisa senão abrir as portas de uma prisão para receber várias gerações, portanto, estão votando contra suas próprias vidas, contra seus filhos e netos. Historiadores deixam bem claro a verdade de que a civilização só começa quando termina o embrutecimento, a selvageria. A civilização começa quando o caos e a insegurança chegam ao fim. 

No Brasil, país que se diz civilizado, vem tendo ao longo do tempo uma curva civilizatória decrescente, onde ao invés de se ver o caos e a insegurança chegarem ao fim, elas crescem assustadoramente. Estamos vivenciando um caos politico gigante e uma insegurança nunca antes existente onde se mata mais que em guerra e com perversidade, o que caracteriza não um animal feroz, mas monstros, realidade que não comove os atuais políticos e seus seguidores atuais detentores do poder, agora com golpe de estado sofisticado, imaginando que todos os brasileiros são burros e covardes para aceitar esse cenário dantesco e criminoso.

A questão política não se restringe apenas ao governo federal, a Câmara Federal e ao Senado, ela está presente nos estados, e por mais incrível que pareça, nos estados amazônicos aprisionados com políticas públicas contendoras do desenvolvimento. No Pará, por exemplo, o governo, não satisfeito com os tributos cobrados, agora avança contra o cidadão cobrando uma taxa pelo uso da água que ele, governo, não fornece. O que se assiste no Pará é muito conversa fiada, discursos e programas do tipo “município verde” que não serve para nada, apenas para dar satisfação aos países ricos, como a Alemanha que torpedeia permanente o Brasil para combater a poluição produzida pela devastação da floresta amazônica, enquanto, para se livrar do fornecimento de gás da Rússia está construindo dezenas de usinas termo elétricas abastecidas com carvão um dos elementos mais poluidores do meio ambiente. Situação que não é diferente nos Estados Unidos que agora retomam seu crescimento econômico com xisto, um produto também altamente poluidor. O puxador da mentira ambiental, o ex-vice-presidente americano Al Gore, teve a audácia, a coragem de propagar uma mentira de que com o derretimento da calota polar o mar cresceria seis metros, como se acreditar nessa mentira quando ele comprou, por milhões de dólares, uma casa a beira do mar? Esse é o Brasil dos brasileiros que elegem bandidos e ladrões e acreditam na mentira que a mídia associada aos interesses dos ambientalistas, do tipo Al Gore propalam para enriquecer ainda mais à custa dos brasileiros do Terceiro ou Quarto Mundo.

Agora o Brasil tem um satélite para policiar a Amazônia e os produtores de alimentos construído em parceria com a China. Naturalmente, como se trata de um espião o qual irão se aproveitar outros países que se interessam pela Amazônia, região que cada vez mais o governo brasileiro disponibiliza para atender interesses estrangeiros. O governo brasileiro deveria construir um satélite para fiscalizar a roubalheira e a corrupção, assim como as contas do atual governo e a bandalheira política. Agora mesmo está havendo uma grande discordância entre Imazon e Ibama sobre desmatamento, o que demonstra uma divergência que deixa transparecer que tudo não passa de atender interesses políticos e comerciais que nada tem a ver com meio ambiente, tem haver com dinheiro e domínio territorial. A coisa fica mais perigosa quando a gerência brasileira ficará a cargo do Instituto nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) que não é confiável.

O caminhar brasileiro na Amazônia é um capítulo a parte em todo o cenário pútrido brasileiro, pois é da Amazônia que pode surgir a salvação do Brasil.

Armando Soares – economista

O petista Gilberto Carvalho (aquele de Santo André..... lembram?!!!) defende a cassação do mandato de Jair Bolsonaro

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014


O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, o petista Gilberto Carvalho (aquele que é insistentemente citado sobre a administração e a morte de Celso Daniel, em Santo André), afirmou nesta quinta-feira (11) que espera que o Congresso Nacional casse o mandato por quebra de decoro parlamentar do deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ). Segundo ele, o parlamentar carioca "extrapolou o bom senso" ao afirmar que não estupraria a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) porque ela "não merece". "Ele feriu o decoro parlamentar e quebrou todas as regras de convivência. E não é apenas agora, ele reiterou uma postura que tem tido há muito tempo. Ele ofendeu uma colega de parlamento e as mulheres brasileiras", disse o petista. O deputado federal criticou a colega petista ao rebater discurso feito pela esquerdóide no qual defendeu a Comissão Nacional da Verdade (na verdade, a Comissão da Mentira) e as investigações de crimes da ditadura militar. Na opinião do ministro petista, um representante do povo não pode ser "indutor da violência" e do "desrespeito à mulher". Podem não gostar do que disse Bolsonaro, mas certamente ele não induziu a violência alguma, o máximo que fez foi chamar a petista Maria do Rosário de "feia". Nesta quinta-feira (11), o Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), outro órgão títere do petismo, informou que acionará a Procuradoria Geral da República contra o deputado federal. O órgão público anunciou que também entrará com uma representação junto à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados para pedir a cassação do mandato. Ora, esse órgão não tem legitimidade para fazer essa representação. Ou seja, é tudo joguinho de efeito para a arquibancada. Em discurso, o ministro voltou a criticar o senador Aécio Neves (PSDB-MG), candidato à sucessão presidencial deste ano. Segundo ele, o PT enfrentou um candidato "muito frágil", com uma história "absolutamente frágil". Bom, de história frágil o petista Gilberto Carvalho entende bastante, como atesta a sua passagem pela administração da prefeitura de Santo André no governo do assassinado ex-prefeito petista Celso Daniel. 

Sinagoga de Ponta Delgada


Posted: 11 Dec 2014 04:16 PM PST
Foto: Direitos Resevados | Texto: Lusa/Açores 
Sinagoga de Ponta Delgada
Projeto da Sinagoga de Ponta Delgada quer contar presença judaica nos Açores

O projeto Museográfico da Sinagoga de Ponta Delgada foi hoje apresentado pela historiadora Susana Goulart Costa e pretende relatar o registo da passagem dos judeus pelos Açores, bem como a história daquele templo.

O que eu vou propor hoje é uma primeira abordagem ao circuito expositivo, tendo uma sala que vai ser o coração deste discurso expositivo que pretende contar a presença judaica nos Açores, com particular enfase para a ilha de São Miguel, desde os primórdios, temos judeus registados nos Açores desde o Século XV até à atualidade”, afirmou Susana Goulart Costa, na apresentação feita hoje à tarde.

A Sinagoga de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, é a mais antiga de Portugal, está localizada na baixa da cidade e passa despercebida já que na altura “a legislação portuguesa proibia que os templos que não fossem católicos tivessem símbolos públicos no exterior”.

“Nós passamos pela Rua do Brum, n.º16, e parece-nos uma casa habitacional perfeitamente normal, onde residiam famílias tradicionalmente católicas. No seu interior temos uma sinagoga e tem o mérito de ser a primeira sinagoga construída em espaço português, no século XIX, depois da expulsão dos judeus em 1496″, relatou a historiadora e professora universitária.

Segundo a historiadora Susana Goulart Costa, a comunidade judaica nos Açores “foi desparecendo e ficando mais fragilizada” depois da II Guerra, altura em que o arquipélago “continuava a ser palco privilegiado para receber os judeus que tentavam fugir da Europa Nazi”.

O projeto museográfico da sinagoga de Ponta Delgada pretende não só contar a história dos judeus eVXCZm São Miguel, como nas restantes ilhas dos Açores.

“Em São Miguel foi onde se conjugou mais, porque era a ilha com maior dinamismo económico, mas houve presença no Pico, no Faial e na ilha Terceira”, assegurou a historiadora.

A recuperação deste templo judaico, designado como “as portas do céu”, nome traduzido do hebraico, custou cerca de 300 mil euros, sendo que 85% tiveram comparticipação de fundos comunitários e os restantes 15% ficaram a cargo da Câmara Municipal de Ponta Delgada.

Clube Militar divulgará lista de agentes mortos durante a ditadura


O Clube Militar prepara para esta quinta (11) a divulgação de uma lista com cerca de 120 nomes de militares, policiais e civis mortos em ações da luta armada contra a ditadura militar (1964-1985).
Segundo o presidente do clube, o general Gilberto Pimentel, o relatório da Comissão Nacional da Verdade divulgado nesta quarta (10), em Brasília, é um "equívoco muito grande".
No relatório, a Comissão Nacional da Verdade divulgou uma lista com 434 pessoas vítimas dos militares durante o regime.
"Vamos divulgar a relação dos nossos mortos. Não temos aqui nenhuma intenção de desrespeito ou desejo de volta ao passado. Agora se querem restabelecer a verdade é preciso contar toda a história e não apenas olhando por um viés. Não descarto que houve excessos do nosso lado durante este período. Mas e os militares que foram mortos em serviço? Houve militar morto a coronhadas surpreendido pelos terroristas", disse Pimentel.
O conteúdo do relatório surpreendeu e irritou militares que integram o clube. Em um artigo no site da associação, o general Marco Antonio Felício da Silva diz que o documento é uma "retaliação à memória dos generais que presidiram o país e são citados no relatório.
A Comissão Nacional da Verdade citou no documento os presidentes militares Humberto Castello Branco, Arthur da Costa e Silva, Emílio Médici, Ernesto Geisel, João Batista Figueiredo e os integrantes da Junta Militar que substituiu Castello Branco: o general Aurélio de Lyra Tavares, o almirante Augusto Rademaker e o marechal do ar Márcio de Souza e Mello.
"Em vista de tal relatório, há uma pergunta que não quer calar: Diante de fato tão grave, nitidamente uma retaliação afrontosa às Forças Armadas, à memória dos generais presidentes e de vários insignes chefes militares, que não podem se defender, reconhecidos pelos serviços prestados à nação e ao país, a militares que se sacrificaram para que bandidos não transformassem o Brasil em uma grande Cuba, que resposta darão os atuais chefes militares", questiona o general Felício da Silva em seu artigo.
General da reserva, Gilberto Pimentel comentou ainda que a Comissão Nacional da Verdade está "contaminada" por pessoas com ideologias, o que tira a imparcialidade do trabalho.
"A presidente (Dilma Rousseff) recebeu um relatório extremamente pretensioso em que a comissão opina sobre tudo. Até sobre a lei da Anistia. O STF (Supremo Tribunal Federal) já opinou sobre este tema e não tem discussão", contou Pimentel.
O Clube Militar reúne 16 mil associados entre militares da ativa, da reserva e civis, ligados às três Forças: Exército, Marinha e Aeronáutica.
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/12/1560413-clube-militar-divulgara-lista-de-agentes-mortos-durante-a-ditadura.shtml