segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Brasileira ganha dispositivo israelense de visão artificial mais avançado do mundo


orcam-1


Giulia Rodrigues, filha do atacante Roger do Botafogo, que é cega, postou no Instagram uma emocionante mensagem ao receber os óculos de fabricação israelense especial para deficientes visuais. Os óculos ajudam pessoas cegas a “ver”, permitindo entender textos e identificar objetos.
A OrCam é uma empresa israelense, fundada em 2010, que tem por missão desenvolver um “sistema visual portátil e com capacidades humanas para pessoas cegas e com deficiência visual”, através do uso da inteligência artificial da computação e da realidade aumentada.
O dispositivo possui uma pequena câmera conectada por um cabo fino a um computador portátil, projetado para caber no bolso do usuário. O sistema se encaixa nos óculos do usuário com um pequeno ímã e usa um alto-falante de condução óssea para oferecer uma fala clara, pois lê em voz alta as palavras ou objetos apontados pelo usuário.
O sistema é projetado para reconhecer e falar artigos de jornal, bem como números de ônibus, e objetos tão diversos como marcos, semáforos e rostos de amigos. Embora o sistema seja utilizável por pessoas que são cegas, a OrCam planeja inicialmente vender o dispositivo para pessoas com deficiência visual ou com baixa visão. Saiba mais: acesse.