segunda-feira, 14 de abril de 2014

Cartas de Londres: Boris, o trovador, por Beatriz Portugal


Ia pela estação de St.Pancras quando uma aglomeração me chamou a atenção. Pelo tufo de cabelo amarelo que percebi no meio vi que se tratava do prefeito de Londres, Boris Johnson.
Ele é uma das figuras mais reconhecidas da política britânica e não só por seus inconfundíveis cabelos revoltos. Eleito em 2008, ele é da turma do populismo carismático e é considerado um candidato viável a assumir a liderança do Partido Conservador após o primeiro-ministro David Cameron.
Sua irreverência é tida por alguns como tática política das mais inteligentes enquanto que outros, muitas vezes boquiabertos pelas gafes e comentários inapropriados, o consideram um pateta. Tanto que o adjetivo bufão é muito associado à sua pessoa por conta das situações que tanto divertem ou insultam.
No ano passado, ele provocou alvoroço ao sugerir que os pobres da Grã-Bretanha são vítimas de QI baixo e ao brincar que as mulheres só vão para a universidade para encontrar maridos.
Mas voltemos à estação. Lá estava Boris mostrando suas habilidades musicais, ou a falta delas. Violão em mãos, ele dedilhou alguns acordes para lançar uma campanha em apoio ao músicos de rua.

Boris Johnson, prefeito de Londres

Os músicos, chamados de buskers, são “importantes para a riqueza cultural” de Londres, disse. De fato, eles fazem parte do cotidiano londrino. Entre buskers que ficaram famosos estão Eric Clapton, Simon & Garfunkel e Bob Dylan, e muitos artistas consagrados voltam às ruas, como Tom Jones que foi visto cantando “It’s Not Unusual” no Southbank e Paul McCartney que no ano passado tocou em Covent Garden.
Ao invés de acorrentá-los com “burocracia desnecessária, devemos valorizar a espontaneidade que eles trazem para nossas ruas,” disse Boris.
A campanha Back Busking segue uma decisão controversa do bairro de Camden, que introduziu licenças e multas numa tentativa de reduzir queixas de barulho. Quem for pego tocando ou cantando nas ruas do bairro sem autorização pode ser multado em até mil libras e ter instrumentos confiscados.
A grande polêmica é que se o objetivo é reduzir a poluição sonora, a lei deveria se aplicar ao uso de amplificadores e instrumentos mais sonoros ao invés de todos osbuskers, que geralmente usam instrumentos acústicos. O caso chegou até à justiça, onde um dos representantes de Camden disse que a voz humana é uma forma de amplificação.
Questionado sobre a nova política, o prefeito disse: “Os buskers são o equivalente do fermento no sistema digestivo, ou seja lá o que for que torna a cultura maravilhosa.” E ao ser perguntado sobre sua música favorita, ele citou “You Can’t Always Get What You Want,” dos Rolling Stones.
Um fanfarrão que um dia pode virar primeiro-ministro, ou até mesmo presidente dos Estados Unidos já que nasceu em Nova York e poderia se candidatar, Boris pelo menos mostrou ter um bom gosto musical.

Beatriz Portugal é jornalista. Depois de viver em Brasília, São Paulo e Washington, fez um mestrado em literatura na Universidade de Londres e resolveu ficar.

Terror dos petistas é que nome de Palocci e de 47 políticos apareçam em documentos da Lava Jato



Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

A Operação Lava Jato tem tudo para produzir novos estragos para figuras chaves do PT – algumas até que andam meio fora de cena. O medo agora é que, em meio a documentos e computadores apreendidos na Petrobras, surja o nome de Antônio Palocci Filho, ex-ministro da Fazenda de Lula e ex-chefe da Casa Civil de Dilma. A cúpula petista já teme que, além do já queimado deputado federal André Vargas, as investigações da Polícia Federal também apontem ligações de negócios entre Palocci e o doleiro Alberto Youssef – que tinha como parceiro Paulo Roberto Costa – ex-diretor de Abastecimento da Petrobras.

A Lava Jato mexe com grandes interesses políticos e econômicos, deixando o escândalo do Mensalão no chinelo. O doleiro Youssef já teria passado à Polícia Federal os nomes de pelo menos 47 parlamentares que costumavam utilizar seus serviços. O grande temor é que apareçam detalhes sobre financiamentos milionários de empresas parceiras em negociatas para campanhas eleitorais. Como as investigações estão fora do controle do governo, tudo pode acontecer. Informações comprometedoras tendem a vazar. A operação abafa está em andamento, mas encontra dificuldades técnicas...

Apesar da Lava Jato, a Presidenta Dilma Rousseff se preocupa mesmo é com a repercussão negativa dos escândalos da Petrobras sobre sua governabilidade. Nem Dilma, que anda mais nervosa que nunca, gritando com todos os assessores diretos, acredita que possa ser alvo de um impeachment. Mas ela sabe que crescem as chances de, assim que sair da Presidência da República, ser processada por responsabilidade pelas decisões tomadas nos tempos em que presidiu o Conselho da Petrobras, no governo Lula.

Investidores já acionaram o Ministério Público Federal contra Dilma e Guido Mantega (atual presidente do Conselhão da Petrobras). Para piorar a situação, o procurador do Ministério Público Federal no Tribunal de Contas da União, Marinus Marsico, já fez uma representação ao TCU pedindo que se apurassem responsabilidades na diretoria-executiva e eventualmente nos conselhos da Petrobras: “Configurado o débito, tem-se o rol de responsáveis que são obrigados a devolver esses recursos. O tribunal também pode aplicar multas, que podem ser proporcionais ao débito ou decorrentes de atos de gestão temerários, ilegítimos, antieconômicos. O problema é que não é factível que se paguem as multas”.

Revelações Digitais?


Além do que pode respingar da Operação Lava Jato, muitos outros problemas não faltam para serem investigados cuidadosamente na Petrobras. As compras das refinarias Pasadena (Texas), Nansei (Japão) e San Lorenzo (Argentina). Aluguel de plataformas superfaturadas, terceirizações e quarteirizações milionárias, absolutamente sem controle e que podem ser fontes de “mensalões”, superfaturamento nos contratos bilionários de obras que mal começam e nunca terminam, como a Refinaria Abreu e Lima (Pernambuco) e o complexo Petroquímico do RJ (em Itaboraí).

A BR Distribuidora sofrerá uma devassa por causa das ações sobre o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras. Além dela, merecem apuração também outras bilionárias “caixas Pretas” que envolvem as finanças da empresa: Petrobras International Finance (PFICO) e Petrobras Global Finance B. V. (sediada em Rotterdam, na Holanda, que capta euros e dólares para a estatal). Também precisa ser visto como ocorreram investimentos da Petrobras no fundo BB Millenium - operado em 2006 e 2007, com a ajuda de grandes bancos transnacionais e brasileiros. Sem falar de negócios com a Odebrecht (Brasken), White Martins (Gemini) e BGT Pactual (PetroÁfrica), entre outros.

Todos esses fatos, alguns com investigação da Polícia Federal ou denúncia pelo Ministério Público Federal, já bastariam para a abertura de uma CPI exclusiva para a Petrobras. Mas, se nenhuma CPI for aberta, nada se altera. A Justiça, se acionada, tem a obrigação de impedir que dirigentes da empresa e seus conselheiros saiam impunes, no final das contas, que rendem grandes prejuízos à União (acionista majoritária) e aos investidores minoritários.

Vale repetir as palavras do procurador do Ministério Público do Tribunal de Contas da União (TCU), Marinus Marsico, definindo bem a situação surreal da estatal de economia mista: “A Petrobras está afundando. Há uma mistura de má gestão com o fato de ter se tornado um braço político do governo. Se a empresa não fosse pública, já tinha quebrado”.

Agora, o desafio é a energia para solucionar tantos problemas e tornar a Petrobras uma empresa com boa governança e lucrativa para os investidores e brasileiros que dela dependem.

Na mira da Justiça


Flamengagem

Vencer o Vasco com gol roubado, praticamente na prorrogação, para ganhar o Campeonato Carioca, é motivo de meia vitória para rubro-negros que tenham um pouco de vergonha na cara.

Triste foi ver o goleiro do Mengão, Felipe, pregar que título “roubado é mais gostoso”...

Eis o momento lamentável vivido pelo desorganizado e cada vez mais pobre futebol brasileiro, desvalorizado moral e financeiramente.

Por isso, a flamengagem de ontem, gerada por incompetência da arbitragem, merece ser avaliada com cuidado.

Zé Luta pelo amigo Zé


Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva. Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.


A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 13 de Abril de 2014.

Cuba usou Porto de Mariel para vender armas à Coreia do Norte


Informações foram reunidas em relatório da ONU; a transação fere sanções internacionais. Porto foi construído com recursos do BNDES

Gabriel Castro, de Brasília
Foto 1 / 7
AMPLIAR FOTOS
Carga formada por componentes que seriam usados em mísseis foi despachada do Porto de Mariel, em Cuba, e tinham como destino a Coreia do Norte
Carga formada por componentes que seriam usados em mísseis foi despachada do Porto de Mariel, em Cuba, e tinham como destino a Coreia do Norte - Reprodução
A construção do Porto de Mariel, em Cuba, ganhou o noticiário nos últimos meses porque o governo brasileiro concedeu, via BNDES, um empréstimo de 682 milhões de dólares à ditadura cubana para assegurar a obra – dois terços do valor total estimado para o porto. Além disso, os detalhes da transação foram estranhamente mantidos em sigilo. Em janeiro deste ano, a presidente Dilma Rousseff esteve na ilha dos irmãos Castro para a inauguração oficial do terminal portuário.

Mas a história não acaba aí: um relatório elaborado por um painel de especialistas do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) mostra que Cuba utilizou o Porto de Mariel para abastecer com 240 toneladas de armamento um navio norte-coreano, em descumprimento a sanções internacionais contra o regime autoritário da Coreia do Norte. A operação, realizada há menos de um ano, fracassou porque a carga secreta foi descoberta por autoridades do Panamá, já no caminho de volta à Ásia.

Por causa do flagrante, foi possível encontrar os registros de navegação e reconstituir a rota do navio: em 4 de junho, o cargueiro Chong Chon Gang parou em Havana, onde descarregou rodas automotivas e outros produtos industriais. Em 20 de junho, o navio aportou secretamente em Mariel. Lá, o material bélico foi embarcado. Em 22 de junho, o Chong Chon Gang chegou a Puerto Padre, onde recebeu a carga de açúcar que seria usada na tentativa de esconder o armamento.

A maior parte da carga era formada por componentes que seriam usados em mísseis terra-ar, dos modelos C-75 Volga e C-125 Pechora. Dois caças MiG-21, desmontados, estavam no carregamento. Muita munição foi encontrada. Também havia lançadores de mísseis, peças de radares, antenas, transmissores e geradores de energia. Para diminuir os riscos, parte do material enviado recebeu uma nova mão de tinta: os containers perderam a cor verde, indicativa da carga militar, e foram pintados de azul.
Entre os fatos que chamaram a atenção dos investigadores, aparece justamente a escolha pelo Porto de Mariel: o relatório cita que a opção, em detrimento de Havana e Puerto Padre, é mais uma prova das más intenções de cubanos e norte-coreanos. "A carga foi aceita pelo navio sem os documentos básicos de envio, recibos de carregamento, relatórios de carregamento e relatórios de inspeção de carga", diz o texto da ONU. O navio Chon Chong Gang trazia uma declaração falsa de que carregava apenas açúcar-mascavo. E, na lista de portos pelos quais a embarcação passou, não há referência a Mariel.
Trecho do relatório elaborado pela ONU aponta que Porto de Mariel foi retirado da documentação  para não levantar suspeitas sobre o carregamento de material bélico que seguiria para a Coreia do Norte 






















O terminal construído com dinheiro do Brasil é descrito desta forma pelo relatório: "Mariel está sendo desenvolvido como um grande porto de águas profundas e como área de livre comércio por um consórcio Cuba-Brasil".
Os dois governos admitem que Cuba estava enviando as armas para a Coreia do Norte, mas alegam que o material passaria por reparos e seria devolvido à ilha dos irmãos Castro. O painel da ONU não se convenceu: o fato de a carga estar escondida se soma a orientações por escrito, encontradas a bordo, orientando a tripulação a preparar uma declaração falsa e enganar as autoridades do Panamá. O relatório fala em "clara e consciente intenção de burlar as resoluções".

As sanções que proíbem a venda de armas para a Coreia do Norte são consequência da insistência do regime comunista em manter seu projeto nuclear, inclusive para fins militares

Casa dos sonhos é vendida nos EUA por US$ 120 milhões


Trata-se da propriedade mais cara já vendida no país americano


stock.xchng
Bandeira dos Estados Unidos em uma casa
Casa nos Estados Unidos foi vendida por US$ 120 milhões
Um imóvel de 20 hectares localizada na Costa Leste dos Estados Unidos, à beira do Atlântico, foi vendida por 120 milhões de dólares, um preço recorde no país, anunciou o corretor responsável pelo negócio.
A venda da Copper Beech Farm, localizada em Greenwich, Connecticut, foi concluída nesta sexta-feira, segundo o jornal "Greenwich Time".
"É a propriedade mais cara já vendida nos Estados Unidos", disse ao jornal o corretor David Ogilvy.
O preço de venda havia sido fixado inicialmente, em maio de 2013, em 190 milhões de dólares.
A casa principal, de 1.256 m², construída em 1898 e de estilo renascentista, tem 12 quartos, nove banheiros, 10 lareiras, uma biblioteca, um solário, uma adega e uma ala destinada aos funcionários.
O terreno conta com duas ilhas, mais de 1,5km de praia, uma quadra de tênis, uma piscina de 22m, um spa e jardins com vista para o Atlântico, segundo o site da imobiliária Christie's International Real Estate. A identidade do comprador não foi revelada.
O recorde anterior de venda de uma casa para uma única família foi registrado em janeiro de 2013, quando uma propriedade foi comercializada por 117,5 milhões de dólares no Vale do Silício, Califórnia.

NOTÍCIA VELHA

Blog do Giulio Sanmartini

João Carlos


86lgeeEm nossas terras altas pindorâmicas a coisa é assim. Os escândalos vão se sucedendo de maneira tão atabalhoada que as notícias vão ficando velhas e caem no esquecimento rapidamente. Tal é o que está acontecendo com a morte do cinegrafista. Há tanta merda no ar que não dá tempo de limpar. Isso quando querem.

Mas não divulgamos o texto de Cidinha Campos, deputada estadual pelo Rio de Janeiro, licenciada e atualmente Secretária de Defesa do Consumidor.

“Mesmo quando o vandalismo tomou conta das passeatas e se tornou protagonista das mídias, não faltou quem desse apoio aos chamados black blocs. Grupos de direitos humanos estavam sempre de plantão nas delegacias para livrar arruaceiros da prisão — agora, sabe-se bancado pelo meu, pelo seu, pelo nosso dinheiro. Isso mesmo: somos nós que pagamos os salários de pelo menos três servidores lotados no gabinete do deputado Marcelo Freixo e que atuam diretamente no auxílio aos black blocs em apuros com a lei.

Thiago de Souza Melo, assessor de Freixo, salário de R$ 5.600, é tesoureiro da ONG Instituto Defensores dos Direitos Humanos. Foi essa ONG que, por duas vezes, livrou da prisão Fábio Raposo, coautor do disparo que matou o cinegrafista Santiago Andrade. Outro é Tomas Fernandes Prisco Paraiso Ramos, membro do conselho deliberativo do IDDH, também lotado no gabinete de Freixo na Alerj. E o terceiro é Pedro Daniel Strozenberg, que trabalha nessa dupla função.

O presidente do IDDH, advogado João Tancredo, que não está na folha da Alerj, doou R$ 2.200 para a campanha do deputado do Psol. Vários outros membros da ONG fizeram o mesmo, como Marcelo Murteira de Salles, funcionário de Freixo até 2009.
Na sua página no Facebook, o IDDH convoca ativistas para manifestações oferecendo serviço completo: acompanhamento às delegacias para os que forem detidos e advogados para defendê-los. Para isso, disponibiliza on-line os telefones dos advogados de plantão. Uma banca de respeito. Um estímulo à quebradeira. Tipo: “Pode quebrar tudo que a gente garante.” Só que, agora, surgiu o primeiro cadáver. E agora, companheiro?

Era tragédia anunciada. Evidente que, em algum momento, alguém ia morrer. Se fosse a cabeça de um PM estourada, dificilmente haveria a mesma comoção. Mas calhou de ser um jornalista, e desta vez não deu para culpar a polícia. Fosse um estudante a vítima e o algoz, um policial, seria a revolução. Edson Luís do século 21. Mas o destino foi caprichoso, e os radicais deram azar. O morteiro partiu de um dos seus. Por essa o Freixo não esperava.

Coube a uma moça com apelido de fada puxar o fio da meada. Sininho falou demais e revelou portar um pó mágico que fazia brotar advogados de defesa do chão. Assim a farsa foi finalmente revelada. Os advogados, na verdade, brotavam do gabinete de um parlamentar enfant gaté da esquerda e da mídia. Apesar de tantas evidências, o deputado Marcelo Freixo diz que não tem nada a ver com isso. Ele é o Peter Pan. Com Sininho, faz parte do Reino da Terra do Nunca, onde meninos mimados nunca são punidos. São garotos perdidos, sem noção do que significava a palavra limite”.

O REBANHO ILETRADO


Zé Maria


Mesmo que o Aécio ou Eduardo apresentem algo de novo, mudanças, etc., não conseguem vencer as eleições.

O PT esta ancorado numa infinidade de eleitores amarrados por medidas populistas e assistencialistas, como bolsas, etc e funcionários públicos que dão uma enorme frente para Dilma. Eu compreendo  a posição destes bolsistas e funcionários.


????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

A Folha mostrou uma pesquisa onde 47% dos eleitores de Dilma na faixa de 18 a 25 anos tem baixa escolaridade. A maioria dos eleitores, de baixa e media renda, é  desinformada. É só analisar as pesquisas quando feitas por classes de renda. Mas não os culpo, isto é devido a baixa qualidade do ensino.

Veja: a Província de Buenos Aires tem 14 mil livrarias, o Brasil inteiro tem 4 mil. Tem cidades no Brasil que nem livraria tem. Estive recentemente no Chile e fiquei impressionado com pessoas nos cafés, metrôs, etc lendo livros e jornais. Estudante fazendo protestos pela melhoria da qualidade de ensino.

Poeta diz que bolivarianos implantaram um Circo de Horrores na Venezuela

BLOG DO POLIBIO BRAGA




O texto a seguir é do poeta venezuelano Gustavo Tovar. Ele reflete bem o cenário de opressão ao mesmo tempo patética e terrível que ocorre no seu País. Leia em espanhol. O material está disponibilizado no glob Dolar Today deste domingo: 

En Venezuela, nuestros tiranos y sus comparsas no sólo han perdido sensibilidad, también han perdido el buen gusto. Se sientan sobre una mesa a debatir escalofriantes naderías, apoltronados y circunspectos, como si el país no hubiese vivido quince años de cuchilladas, disparos, golpizas y humillaciones, como si la nación no supiese que este enésimo encuentro de “diálogo”, ya no tutelado por Carter o la OEA, sino por ese mojón -en su sentido escatológico- llamado UNASUR y con la bendición de la Santa Sede, no es más que otra manera de sofocar nuestra apocalíptica realidad social, de apaciguar nuestras llamas.Han escogido el circo como política. Son malabaristas, trapecistas, tragafuegos, domadores y payasos que intentan distraer y marear una inmensa arrechera popular. Vemos a las vacas cansadas de la MUD meter la cabeza en la boca de la hiena y vanagloriarse por haber salido vivos -pese al gargajo que les cuelga el rostro- de la hazaña. Hemos visto tanto este circo, hemos presenciado tanto estos malabares y acrobacias, estas payasadas, que nos resulta triste, vergonzoso, inútil, que persistan. Ya no distraen, fastidian. La vergüenza es insoportable venga de donde venga.

Hay que rebelarse.

CLIQUE AQUI para ler outras notas.

Alteração da lei da micro e pequena empresa incluirá os corretores de imóveis no simples




Ficou definido na abertura da comissão geral que debateu na manhã desta quarta-feira, 9/4, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 221/12, que a atualização da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa será votada no próximo dia 29 de abril. O projeto, que prevê mudanças como a universalização do Simples Nacional, enquadrando as empresas no regime especial de tributação apenas por critério de faturamento, independente da categoria profissional, é uma vitória para os corretores de imóveis. 

“A inclusão do corretor de imóveis no Simples  premia os esforços de entidades dedicadas à categoria, como a Fenaci, e traz uma tributação mais justa para profissionais e empreendedores de um segmento que hoje reúne mais de 300 mil pessoas no País”, comemora Joaquim Ribeiro, presidente da Federação Nacional de Corretores de Imóveis. 

O deputado federal Guilherme Campos, presidente da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa e que também liderou uma frente no Congresso a favor da inclusão dos corretores de imóveis nesse sistema de tributação destacou o Simples como a verdadeira e única reforma tributária realizada no Brasil e que a vida do empreendedor deve ser simplificada "A empresa deve ser um sonho e não um pesadelo de burocracia e dificuldades", concluiu. 

O ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif, declarou que todo o processo de votações na Câmara, Senado e sanção presidencial tem que ser finalizado até junho para a lei entrar em vigor em 2015: “A presidente Dilma está ansiosa por sancionar este projeto e esperamos uma aprovação por unanimidade", afirmou.

O texto é um substitutivo do relator, deputado Cláudio Puty (PT-PA), e permite a inserção de quase meio milhão de micro e pequenas empresas, que faturam até R$ 3,6 milhões por ano, no Supersimples, além de uma redução média de 40% em suas cargas tributárias.

Permite ainda que empresas tenham um CNPJ único no país e não mais um registro estadual e outro municipal como acontece atualmente.

Segundo dados da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, quase 3 milhões de Microempreendedores Individuais (MEI) serão atingidos pela alteração.

Fonte: FENACI 

Adaptações nos imóveis facilitam acessibilidade


Tarefas simples do dia a dia podem ficar complicadas quando a mobilidade é reduzida, mas algumas adaptações podem ajudar a tornar a casa funcional e acessível


Funcionalidade e mobilidade são fundamentais em uma casa, mas não são simples de se alcançar quando o morador é usuário de cadeira de rodas, andador ou muletas. Manter uma distância adequada para circulação entre os móveis e objetos é essencial para evitar acidentes e permitir a acessibilidade dentro de casa. Além disso, a altura do mobiliário também deve ser alterada. 

Uma das primeiras dificuldades, aponta o arquiteto André Sell, são os desníveis, que foram comuns e até moda anos atrás. “Os chamados 'ambientes em desnível' eram até fator de valorização de um imóvel", lembra Sell, especializado em acessibilidade.

Esses desníveis têm sido amenizados por rampas, "uma opção bem interessante, mas muitas vezes difíceis de serem adaptadas devido à inclinação de 6% a 8% que as normas de acessibilidade estabelecem”.

Outro empecilho são os vãos de passagem, ou seja, as portas e corredores. A norma NBR 9050 da AssociaçãoBrasileira de Normas Técnicas (ABNT), que trata de acessibilidade, estabelece que sejam respeitados 80 centímetros de vão livre para circulação. "Muitas casas antigas tinham as portas dos banheiros com apenas 60 ou 70 centímetros, impedindo que a pessoa pudesse ter acesso na cadeira", lembra Sell. 

Em imóveis antigos ou muito pequenos podem haver espaços impossíveis de serem corrigidos, como corredores muito estreitos, ressalta o arquiteto. Ele defende, no entanto, que só um profissional saberá fazer as adaptações de acordo com as normas e decidir o que é mais adequado para cada caso.

O piso deve ser necessariamente antiderrapante quando o morador tem mobilidade reduzida. No banheiro, é recomendado não instalar boxes com vidros. É preferível uma cortina ou outro material que não traga risco de acidente, assim como evitar grandes desníveis e qualquer barreira de acesso. A instalação de barras de apoio dentro do box e um banco para o banho sentado, além de barras próximas aos sanitários e lavatórios, auxiliam o morador a utilizar os equipamentos sozinho. "A arquitetura tem que atender ao uso, juntamente com liberdade de locomoção independente, sem que outra pessoa tenha que ajudar", diz Sell.

Para o presidente da Associação de Deficientes Físicos de Londrina, Paulo Lima, as necessidades dos deficientes físicos são muito particulares, mas se as construções respeitam o mínimo de acessibilidade exigido pelas normas - que são banheiros maiores e com barras de apoio, portas largas e piso em nível - permitem, se necessário, que sejam adaptados apenas pontos específicos, atendendo às peculiaridades de cada caso.

Lima, que é cadeirante, construiu sua casa com detalhes que a tornam funcional, com portas de 82 centímetros de largura, piso nivelado, garagem ampla, barra de apoio no banheiro e até uma elevação na borda da piscina. "Alterações no mobiliário vão depender da pessoa, mas é importante que a construção siga as normas. Barras de apoio no banheiro, por exemplo, é aconselhável para qualquer pessoa, pode evitar acidentes."

Nara Chiquetti

Fonte: Jornal de Londrina  

Lembram do SOFRENILDO do cartunista SAMPAULO? Aí vai algumas imagens

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Sofrenildo, o eterno companheiro


http://sampaulocartunista.blogspot.com.br/2013/01/sofrenildo-o-eterno-companheiro.html
Assim SamPaulo contava a história da criação do Sofrenildo:
"Ele nasceu por acaso. Um sábado de manhã, voltei ao Diário de Notícias para buscar algo que tinha esquecido. Ai, o Celito (Celito de Grandi, então secretário de redação do jornal) me pediu para criar um desenho, uma charge qualquer para preencher o espaço de uma matéria que não tinha chegado. Assim nasceu o Sofrenildo.
E nasceu diferente de todos os quadrinhos, nasceu no sentido vertical. A acolhida foi boa, o personagem voltou no domingo seguinte e só na terceira edição é que ganhou o nome, tendo como padrinhos Celito e a jornalista Vera Zilio."
Jamais poderia eu ter imaginado que aquele bonequinho que criei às pressas, no longínquo janeiro de 1966, pudesse ter tamanha durabilidade. "  trechos de entrevista publicada em dezembro de 1995, no "Rua da Praia Jornal" e de matéria da ZH, em fevereiro de 1999.)

SamPaulo em 1995, com Sofrenildo no colo:


A primeira tira, publicada no Diário de Notícias (de Porto Alegre), em 9 de janeiro de 1999

A segunda tira, ainda nome:

Já batizado, em 6 de fevereiro:









Publicado em 17 de abril:



Publicado em 21 de abril:

Férias!