No final de 2011, nós do Portal VGV tivemos a oportunidade
de visitar alguns países da Europa. Como não poderia deixar de ser, coletamos
algumas informações e fotografias de como o marketing imobiliário é praticado
por lá e compartilhamos com os leitores do site. No total, passamos por Paris
(França), Londres (Inglaterra), Bruxelas (Bélgica), Düsseldorf (Alemanha),
Leiden, Noordwijk e Amsterdam (Holanda).
Embora não tenhamos visitado o continente na sua totalidade,
a nossa conclusão é que o Brasil está anos luz à frente em termos de
estratégias de marketing para o segmento imobiliário, que é praticado de forma
muito tímida por lá.
O retrofit, como esperado, é uma das grandes atividades
desempenhadas pelas empresas de construção civil. Muitas cidades estão vivendo
um processo de revitalização e modernização de prédios históricos, tanto na sua
parte estrutural como tecnológica.
Uma coisa que nos chamou atenção foi o cuidado extremo com a
estética dos locais de obra, desde tapumes muito bem acabados (alguns até com
backlights), até uma iluminação especial dos equipamentos e gruas, passando por
máquinas e instrumentos impecavelmente limpos. Quem passa ao lado de uma obra
quase nem se dá conta de que ali está havendo uma construção ou reforma, com o
canteiro parecendo já uma construção existente e parte da paisagem. Em Londres,
por exemplo, havia uma obra que retocava a tinta do tapume semanalmente (sim,
semanalmente!). É comum também a locação dos tapumes para publicidade (muitas
vezes da própria prefeitura local ou empresas estatais).
Os anúncios imobiliários, em geral, são bem cleans e
objetivos, sem muitas informações e/ou textos.
As imobiliárias da Europa não diferem muito das imobiliárias
brasileiras, porém exploram melhor a “vitrine” com informações de imóveis (em
especial na Holanda, que utilizam nas vitrines um sistema de mídia digital para
a divulgação de imóveis).
Em Paris, um fato curioso: os cartazes de imóveis à frente
das imobiliárias trazem informações sobre o consumo energético dos imóveis (um
adesivo semelhante ao que encontramos nos eletrodomésticos à venda no Brasil).
Das cidades que passamos, as empresas Brookfield e CB
Richard Ellis pareceram ser as marcas dominantes neste mercado, cada uma em seu
ramo de atividade.
Óbvio que este estudo não possui nenhum respaldo científico,
mas serve como uma contribuição para referência ou até mesmo um benchmarking
das empresas brasileiras, que começam a ficar viciadas em estratégias
continuamente repetidas.
As imagens e o resultado de todo este trabalho, você
acompanha no Facebook do Portal VGV. Basta clicar na imagem abaixo, curtir a
página do Portal VGV e em seguida acessar o álbum “Marketing Imobiliário na
Europa“. O álbum será atualizado gradativamente, iniciando por imagens locais
de construções e imobiliárias. Em seguida subiremos imagens de anúncios
imobiliários, websites e ações de marketing em geral. Curta e contribua com o
seu comentário!
* Para mais informações sobre o mercado imobiliário
internacional, acesse o Portal VGV – English Version
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