Cristiano Ronaldo“Quando o Real Madrid fez a festa no Santiago Bernabéu depois de ganhar a Liga dos Campeões, o speaker do estádio disse algo que sintetiza tudo o que ele representa: e agora aquele para quem não há limites, Cristiano Ronaldo. Acho que é exatamente isso. Na cabeça dele, não há limites, tudo é possível, e isso faz com que ele todos os dias trabalhe mais e mais para atingir algo que não existe. Esse é o grande combustível dele – a ambição”.
in “CR7 Os Segredos da Máquina” biografia 
Para além da ambição, quais são as características distintivas de CR7 que lhe permitiram ter sido considerado o melhor jogador do mundo ?
  • Perfeccionista e trabalhador – Cristiano Ronaldo é exigente com ele próprio e dedicado. Existem poucos jogadores com o nível de dedicação e entrega de CR7 que até encara os treinos como se tratassem de verdadeiros jogos.
  • Gosta da sua profissão – Por várias ocasiões já vimos o Ronaldo “jogando à bola” por pura diversão nas mais variadas ocasiões. É notório que gosta daquilo que faz.
  • Vaidade – característica que é criticada por muitos pois Ronaldo chega ao ponto de se olhar nos ecrâs dos estádios antes de cobrar uma falta, por exemplo, no entanto há quem considere esta característica uma aliada na busca pela perfeição.
  • Auto-estima – que o leva a ter confiança nas suas capacidades para fazer a diferença e não desistir.
  • Conhecer bem o seu corpo e os seus limites – o jogo “poupado” que fez na final da liga dos campeões, bem como o resguardo que teve antes dessa importante final, bem como os cuidados que está a ter na preparação para o mundial indiciam muita inteligência estratégica na forma como gere os seus recursos, ié, a sua condição física.
De que forma é que estas características podem ajudar um vendedor?
  • Ambição – é um dos pilares das vendas, é de facto o combustível que nos faz mover, despoletando a crença nas nossas capacidades para atingir os nossos objectivos. Conhece alguém bem sucedido no mundo dos negócios que não seja ambicioso?
  • Perfeccionista / trabalhador – estar continuamente sob o escrutínio do nosso maior censor e simultaneamente maior apoiante – que somos nós mesmos – é o reconhecimento dos nossos pontos fortes e fracos e da nossa vontade de aprender e melhorar com os nossos erros. Exemplo: no final de uma reunião com um cliente fazer a auto-avaliação do que correu bem e das táticas que poderiam ter sido utilizadas para que corresse ainda melhor.
  • Vaidade e auto-estima – a auto-estima e auto-confiança são indispensáveis nas vendas. As vendas são um negócio de métricas e o sucesso é normalmente alcançado através de volume e conversões, ié, “bater à porta” de muitos prospectos e utilizar táticas que permitam elevadas taxas de conversão e fidelização de clientes. Resumindo: o vendedor tem de estar preparado para aceitar muitos “não”, mas com a motivação que estes só o aproximam do próximo “sim”.
  • Gostar da sua profissão – a ainda às vezes “mal amada” profissão de vendedor encerra um facto irónico: é que todos nós vendemos! Se não é um produto é um serviço, se não é um serviço será o nosso conhecimento, ou a nossa habilidade, etc… As pessoas podem esconder a cabeça na areia e fingir que não é nada com elas ou então aprender e reconhecer que estão na nobre profissão que é a missão de satisfazer as necessidades dos seus clientes encontrando soluções para os seus problemas!
  • Aparência – acrescentamos que Cristiano Ronaldo tem um cuidado meticuloso com a sua aparência. O penteado, os adereços e o vestuário que chegam até a definir algumas tendências de moda. Também nas vendas o aspecto tem uma importância primordial, ainda mais considerando que a linguagem não verbal que é responsável por mais de 60% do processo de comunicação!
Para concluir, respondendo à pergunta que é o titulo deste Post – O que é que um Vendedor pode aprender com Cristiano Ronaldo – naturalmente que responderíamos: A SER CAMPEÃO !!!