segunda-feira, 5 de novembro de 2012

DON JUAN DE ASTÚRIAS, BOM DIA!



Hélio Garcia
Assim começou mais um e-mail recebido de Don Giuseppe Perleto de Roccaverano, de
Cretania (desnecessário dizer que não encontrei no Google Maps ; ainda desisto). Estou
começando a desconfiar que o meu novo amigo, Beppe, da prelazia, deve ter recebido
informações a meu respeito ou interceptou e-mail trocado com parentes além-mar.
Mencionou claramente minha descendência Espanhola e Portuguesa para falar-me sobre
outras de suas Oficiais Domésticas que o servem no Palácio-Casa de Campo nas Terrras
Altas, bem como de sua especialidade, Administração das Galerias com as Adegas e os
preciosos líquidos nelas depositado. Discorreu com tanto entusiasmo de sua Sommelier
(1) as qualificações que, por fim, entendi depois, deixou no ar possível convite para
que eu o visite em Cretania (só assim conheço). Relatou-me de forma pormenorizada
como a moça é dedicada e suas coreografias para estimulá-lo antes das degustações.
Aproveitou também para tranquilizar-me quanto aos estimulantes e posteriormente
relaxantes efeitos provocados, pois teria à minha disposição Oficiais dedicadas a banho
e acomodação em aposentos especialmente reservado a hóspedes ilustres. A idéia está
me entusiasmando. Confiram. E o blog continua sendo cultura.
vinho (do grego antigo ονος, transl. oínos, através do latimvīnum, que tanto podem
significar “vinho” como “videira”) é, genericamente, uma bebida alcoólica produzida
por fermentação do sumo de uva. Na União Européia o vinho é legalmente definido
como o produto obtido exclusivamente por fermentação parcial ou total de uvas frescas,
inteiras ou esmagadas ou demostos; no Brasil é considerado vinho a bebida obtida pela
fermentação alcoólica de mosto de uva sã, fresca e madura, sendo proibida a aplicação
do termo a produtos obtidos a partir de outras matérias-primas.
A constituição química das uvas permite que estas fermentem sem que lhes sejam adicionados açúcares,
ácidos, enzimas ou outros nutrientes.[4] Apesar de existirem outros frutos como a maçã
ou algumas bagas que também podem ser fermentados, os “vinhos” resultantes são
geralmente designados em função do fruto a partir do qual são obtidos (por exemplo
vinho-de-maçã) e são genericamente conhecidos como vinhos de frutas. O termo
vinho (ou seus equivalentes em outras línguas) é definido por lei em muitos países. A
fermentação das uvas é feita por vários tipos de leveduras que consomem os açúcares
presentes nas uvas transformando-os em álcool. Dependendo do tipo de vinho, podem
ser utilizadas grandes variedades de uvas e de leveduras. O vinho possui uma longa
história que remonta pelo menos a aproximadamente 6 000 a.C., pensando-se que tenha
tido origem nos atuais territórios da Geórgia ou do Irã. Crê-se que o seu aparecimento
na Europa ocorreu há aproximadamente 6500 anos, nas atuais Bulgária ou Grécia, e era
muito comum na Grécia e Roma antigas. O vinho tem desempenhado papel importante
em várias religiões desde tempos antigos. O deus do vinho, era chamado em grego
Dioniso e em romano Baco. Ainda hoje o vinho tem um papel central em cerimônias
religiosas. E considerando-se a ilustração da sommelier em seu trabalho na prelazia
de Don Beppe, estou seriamente inclinado a me matricular em curso com formação
superior, para participar deliciado dessa putaria institucionalizada. É, vinho tem tudo a
ver com mulheres, principalmente as de ótimo desenho anatômico…

Nenhum comentário:

Postar um comentário