domingo, 28 de julho de 2013

Presidente do BNDES tem de explicar no Senado os empréstimos favorecidos a Eike


Ricardo Brito
(da Agência Estado)

O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, Lindbergh Farias (PT-RJ), deve agendar para logo depois do recesso parlamentar, em agosto, a convocação do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, para explicar as operações de crédito realizadas entre o banco e o grupo empresarial de Eike Batista.
O pedido, apresentado pela senadora Ana Amélia (PP-RS) e pelo líder do PSDB na Casa, Aloysio Nunes Ferreira (SP), teve como base reportagem do jornal Estado  que revelou que o BNDES adiou prazos de cobrança e alterou exigências em contratos de financiamentos com empresas de Eike.
Documentos oficiais do banco mostraram que foram firmados 15 contratos no valor de R$ 10,7 bilhões com empresas do grupo de Eike Batista, de janeiro de 2009 a dezembro de 2012, com juros baixos, garantias em ações das próprias companhias ou bens que ainda seriam adquiridos.
“Essas operações que foram objeto de muitos comentários, inclusive por parte do presidente do BNDES, com afirmações peremptórias em defesa das operações de crédito em direção a esse grupo”, afirmou o líder tucano.
A comissão também aprovou requerimento de convite para ouvir o presidente da Eletrobrás, José da Costa Carvalho Neto. A pedido do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), ele será chamado a explicar uma operação que a estatal fez com o BNDES. Dornelles quer esclarecimentos sobre operação de empréstimo do banco à Eletrobrás e a distribuição de dividendos com base nesse empréstimo.
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG - Em recente entrevista à Folha, Luciano Coutinho teve a desfaçatez de dizer que os empréstimos a Eike Batista (quase 11 bilhões) eram “baixíssimos” e não havia risco para o BNDES. Na verdade, o risco é total, porque Eike é como a Dilma e o Cabral – vem descendo a ladeira direto. (C.N.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário