quinta-feira, 4 de outubro de 2012

HOCUS & POCUS


Ralph J. Hofmann
Caros Drs. Hocus & Pocus
Sou leitor da revista Britânica “The Lobotomist”  alguns artigos da qual são publicados em GS&RJH.
Em edição recente vi referências a um “Bobo da Corte” de Brasília.
A minha pergunta é:
O Bobo da Corte de Brasília não seria o Ministro Dias Toffolli?
Leovegildo Argumentatori
Caro Sr. Argumentatori
Errou na sua inferência, Mas por muito pouco.
Toffolli é de ascendência italiana. Pesquisando nossos alfarrábios conseguimos encontrar uma referência de certo “Toffolli il Buffone” no século XV na corte  de Ludovico Medici, também conhecido como Giovanni dalle Bande Nere (João das Faixas Pretas). Contudo essa corte era relativamente informal. Giovanni era um condottiere ou seja um senhor da guerra apesar de ser de duas famílias distintas pois sua mãe era Caterina Sforza uma das mulheres mais distintas da renascença italiana.  Seu filho Cosimo efetivamente foi Grão-Duque de Florença.
Ou seja, a corte a que serve um  bufão (1) não é necessariamente uma corte de um país.
Contudo podemos concluir que apesar de Dias Toffoli não ser o Bobo da Corte de Brasília, efetivamente mantém as tradições de seu antepassado do século XV.  É efetivamente o Bufão da Suprema Corte do Brasil, haja visto suas engraçadíssimas intervenções em que apresenta argumentos verdadeiramente hilariantes nos momentos em que despe a toga de magistrado e veste a beca do advogado de defesa, para gáudio da Suprema Corte reunida.
Pode-se dizer que como bufão tem realmente conseguido aliviar a tensão das horas e mais horas de reunião do atual processo do mensalão.
Agradecemos ter, através de sua consulta,  ensejado a oportunidade de definirmos com clareza a atuação que nos garantira boas risadas durante os aproximados 25 anos até  Dias Toffolli  atingir a aposentadoria compulsória.
Hocus & Pocus
(1) Personagem de farsa, que faz rir com esgares e momices.

Nenhum comentário:

Postar um comentário