quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Apagões frequentes mostram erros no sistema - Miriam Leitão



Os apagões são frequentes demais para serem explicados sempre como um caso isolado. Há 11 dias, houve um problema na subestação de Imperatriz (MA); ontem, aconteceu uma pane em Furnas que afetou áreas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além de municípios do Acre e de Rondônia.
As autoridades sempre dizem que se trata de um evento isolado, um apagão programado ou que o problema poderia ter sido ainda maior, caso elas não tivessem agido para evitar o pior. Mas as falhas estão ficando cada vez mais frequentes e isso não é aceitável.
Problemas acontecem na transmissão e na operação do sistema de energia. Acho que as autoridades têm de admitir que existe um problema, e não dar uma desculpa por vez.
Estamos errando muito nessa área. Foi feito um enorme esforço de investimento num parque eólico na Bahia, por exemplo, mas ele não pode ser usado, porque a Chesf não fez as linhas de transmissão. Para se ter uma ideia: 14 desses parques eólicos conseguiriam iluminar uma cidade como Brasília. E estamos falando de energia limpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário