terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Vídeo mostra tumulto no Shopping Metrô Itaquera


Encontro reuniu 6 mil jovens e resultou em furtos a loja e clientes.
Atendente afirma que houve um 'arrastão'.

Do G1 São Paulo
212 comentários
Imagens divulgadas em redes sociais mostram detalhes do tumulto ocorrido neste sábado (7) no Shopping Metrô Itaquera e que, segundo o centro de compras, reuniu 6 mil jovens que marcaram o encontro pela internet.
Em um vídeo exibido pela edição deste domingo do Fantástico, a multidão aparece na praça de alimentação. Clientes e funcionários se trancam nas lojas para escapar do tumulto. Logo depois, a polícia é chamada e chega ao estabelecimento.
A atendente Aline Santos afirmou que os jovens "começaram a querer quebrar as lojas" e agrediram pessoas na praça de alimentação. "Chegaram fazendo um arrastão mesmo". O estudante Marcos Pereira contou que seu par de tênis foi furtado.
Os furtos continuaram do lado de fora. Segundo a assessoria de imprensa do shopping, três pessoas foram furtadas no estacionamento. A confusão chegou até a Estação Corinthians-Itaquera, onde policiais militares entraram de moto para tentar conter o tumulto.
Loja furtada
A loja Symbol foi uma das furtadas. Um jovem de 22 anos acompanhado de três amigos tentou sair da loja Symbol com um boné dentro de uma sacola, segundo o registro da ocorrência feito no 24º DP, na Ponte Rasa. Ele foi detido.
Na delegacia, ainda foi constatado que o jovem vestia uma bermuda da loja debaixo de sua calça, que ele possivelmente colocou no provador. Após pagar fiança, ele foi solto.
Uma vendedora da Symbol, Tainá Ellen, contou que as portas da loja foram fechadas já por volta das 18h, quando o tumulto aumentou. Alguns clientes ficaram do lado de dentro até a situação se acalmar.
Multidão em frente ao Shopping Metrô Itaquera (Foto: Reprodução Twitter)Multidão em frente ao Shopping Metrô Itaquera
(Foto: Reprodução Twitter)
Segundo nota do shopping, "os jovens se exaltaram, a polícia foi acionada e por medida de segurança e conforto dos nossos clientes e lojistas, às 20h30 o shopping encerrou suas atividades". Ainda de acordo com a nota, foi um fato isolado e "não houve arrastão dentro do estabelecimento".
No entanto, a Polícia Militar, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que uma loja foi roubada durante a presença da multidão de jovens. Este caso foi registrado no 65º Distrito Policial, em Artur Alvim, segundo a PM, mas neste domingo ninguém na delegacia soube passar informações sobre a ocorrência.
Arrastão
Na página do facebook do Shopping Metrô Itaquera, pessoas que se dizem clientes e lojistas comentaram no post com a nota oficial sobre o tumulto. Segundo os comentários, houve arrastão e furtos na noite de sábado.
"Engraçado, lógico que teve furtos pq eu estava lá e eu vi quando uns 20 moleques colocaram mercadorias como boné dentro das calças. Não podemos tapar o sol com a peneira a verdade é que nem dentro do shopping estamos seguros e devemos lembrar que estas coisas podem acontecer em qualquer shopping pq vândalos e marginais tem em todo e qualquer lugar", diz um dos comentários.
"E nós lojistas, como ficamos? Pagamos o dobro do aluguel em dezembro e quando chega o melhor dia de venda, dia de pagamento e em dezembro acontece isso. O shopping vai se responsabilizar pelo prejuízo do lojista? Com certeza não", diz lojista.
"Teve arrastãoo sim, e o shopping começou a lotar a partir da 14h já tarde suuper lotado pior que a 25 de marco", diz outro cliente.
O Shopping Metrô Itaquera afirmou que reabriu normalmente neste domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário