quarta-feira, 24 de outubro de 2012

OBRA-PRIMA DO DIA - PINTURA Natureza Morta: Le Jour (1929): Semana Georges Braque



Braque e Picasso são os criadores do Cubismo que tem como traços principais a geometrização das formas e volumes; a renúncia à perspectiva; a ausência do claro-escuro; o volume colorido sobre superfícies planas; a sensação de objetos esculpidos na pintura, às vezes recorrendo a colagens; cores austeras, do branco ao negro, passando pelo cinza, por um ocre apagado, ou um castanho suave.
O convívio dos dois amigos - e o estreito intercâmbio de ideias e descobertas, conhecido como o período do Cubismo Analítico- só foi interrompido pela eclosão da Primeira Guerra Mundial. Braque foi convocado e em 1915, devido a um ferimento grave na cabeça, que o deixou temporariamente cego, foi dispensado, tendo recebido a Cruz de Guerra por bravura e a Legião de Honra por tão bem servir à França. Ele só voltaria a pintar em 1917.
A fase seguinte é conhecida por cubismo sintético, síntese de formas em cores fortes, figuras mais decorativas e amplas, assim como pela colagem de vários materiais: jornais, fotografias, invólucros de tabaco, pequenos objetos. Estava aberto o caminho para que o real na pintura fosse desrespeitado...
Não ficou restrito à pintura, estendeu-se a outras formas de arte, como escultura e literatura. Na arquitetura sua influência se fez sentir de forma intensa: quebrou todos os cânones e nessa área quem se destacou foi Le Corbusier.
Na literatura, vários escritores se associaram ao movimento plástico, como por exemplo o poeta Guillaume Appollinaire e Max Jacob. Não podemos deixar de citarJean Cocteau, o grande poeta, escritor, pintor e cineasta.
Braque passou dois anos em tratamento, em hospitais militares e em casa de sua família, se recuperando do ferimento na cabeça, sem poder desenhar. Sua recuperação foi lenta, mas logo que pode retomou suas pesquisas, desenvolvendo um estilo mais pessoal.


Nesse período, que foi longo, Braque pintou muitas naturezas-mortas, como a que apresentamos hoje. Na década de 20 seu traço se tornou mais lírico e mais representativo. Mas ele ainda mudaria de rumo outras vezes, como veremos nos próximos dias.

Natureza-Morta: Le Jour, óleo sobre tela, 115x 146,7cm. 
 Coleção Particular

Nenhum comentário:

Postar um comentário