quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Loft rende-se a passado de edifício


Reforma unificou dois apartamentos em Chicago

19/09/2012 | POR REDAÇÃO; FOTOS REPRODUÇÃO

|
|
  (Foto: reprodução)
Um histórico de ocupação comercial não implica necessariamente uma casa com cara de loft nova-iorquino, com aspecto de galpão – mesmo que a residência fique numa grande cidade americana. Neste apartamento em Chicago, a sobriedade das cores e a austeridade das linhas resultam em ambientações que agradam aos olhos e esbanjam contemporaneidade. Mas o que se destaca no projeto desenvolvido pelos arquitetos do estúdio local jamesthomas não é somente a decoração, mas sobretudo a reforma empreendida no imóvel.
Construído em meados do século 20 para ocupação comercial, o edifício foi adaptado há cerca de 10 anos para abrigar residências. As características do uso original, porém, perpetuam-se na construção – dutos de ventilação, pé-direito elevado e acabamentos crus, como estrutura metálica e tijolos aparentes, que só aumentam o charme dos espaços. 
  (Foto: reprodução)
Na adaptação que deu origem à atual morada, estes elementos surgem valorizados e resultam de um verdadeiro trabalho de arqueologia, uma vez que a reforma anterior havia ocultado todos eles. Além disso, houve um ganho de área, já que dois apartamentos foram reunidos em um único, com área de 370 m².
A lareira passou a ter dois lados e separa o imenso living da sala de jantar. Nestes ambientes, bem como nos quatro dormitórios e na biblioteca, o piso original de carvalho foi recuperado, definindo um aspecto rústico, porém, aconchegante ao imóvel.
Na suíte máster, assim como na cozinha, o tom sóbrio dá espaço a cores mais alegres. E o terraço, bem como a vista que se tem de todos os janelões que circundam o apartamento, possui o visual da cidade norte-americana como protagonista.  
  (Foto: reprodução)

  (Foto: reprodução)

  (Foto: reprodução)

  (Foto: reprodução)

  (Foto: reprodução)

  (Foto: reprodução)

  (Foto: reprodução)

  (Foto: reprodução)

Nenhum comentário:

Postar um comentário