quinta-feira, 20 de setembro de 2012

MÁQUINA DE FAZER DOIDO



Giulio Sanmartini
Máquina de Fazer Doido foi o nome dado por  Stanislaw Ponte Preta (Sérgio Porto), para a televisão. Mas o fato é que a implantação desse sistema de comunicações,  mudou o sistema de vida da humanidade.
No Brasil tudo aconteceu há 62 anos. No dia 18 de setembro de 1950, foi inaugurada a primeira televisão brasileira, TV Tupi, que pertencia aos Diários . O início foi às 17 horas nos estúdios do Sumaré, São Paulo (SP).
“Está no ar a TV no Brasil”, frase dita por Sônia Maria Dorce, então com 5 anos, como uma indiazinha com um cocar e uma tiara de anteninha na cabeça, como a logomarca.
Sua imagem é a primeira a aparecer na TV brasileira (foto).
Logo depois discursaram David Sarnoff (1)  e Assis Chateaubriand, o Chatô (Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo 1892/1968), dono dos Diários Associados. Às 19 horas, a transmissão passou a ser direto do Jockey Club de São Paulo, onde se realizariam diversas apresentações musicais, infantis, humorísticas e até esportivas no especial “TV na Taba”. Nessa fase foi cantada a primeira música da TV; Noite de Luar, autoria de José Maria de Abreu, Alberto Ribeiro e Ivon Curi (1951), interpretada por Hebe Camargo e Ivon Curi (vídeo Hebe Camargo e Ivon Curi.).  A transmissão foi encerrada às 23h.30mim, com Lolita Rodrigues cantando o “Hino da TV”.
Entre os convidados para o show de estréia, TV na Taba, estava Mazzaropi, que com isso se tornou o primeiro humorista na TV. Em poucos dias a emissora lançou Mazzaropi à frente do programa Rancho Alegre. Ia ao ar toda 4ª feira, às 21h00, sob a direção de Cassiano Gabus Mendes e patrocínio da PHILCO, que se tornou então o primeiro patrocinador de programas da TV brasileira.
A parte curiosa na inauguração da televisão fica por conta fica  de dois fatos. Faltavam  dias para o evento, quando alguém lembrou que no Brasil não existiam aparelhos receptores, portanto ninguém poderia assistir televisãoChateaubriand, mandou importar  dos Estados Unidos 300 aparelhos. Outro estraga festas lembrou, que pela burocracia alfandegária não chegariam a tempo. Mas essa observação foi resolvida de forma fácil por Chatô: “Então traz de contrabando”.  Assim foi feito, e no dia da estréia, as principais lojas do centro de São Paulo puseram nas vetrines os aparelhos ligados, para que o povo pudesse assistir a grande novidade.
O segundo fato aconteceu no final da festa, quando outro chato perguntou qual seria o programa para o dia seguinte? Simplesmente ninguém havia pensado nisso e assim no dia 19 foi ao ar “Imagens do Dia,” primeiro tele-jornal. O apresentador somente lia a notícia, que já havia saído na imprensa escrita e no rádio.
O final desse registro histórico ficará por minha conta, se trata do primeiro cameraman da América Latina, Walter Tasca (fotomontagem),  muito ligado a minha família, pois  era primo irmão de minha mãe.
(1) David Sarnoff, presidente do conselho de administração da RCA, que vendeu as câmeras da TV Tupi
(2) Na foto com Walter Tasca, Sônia Maria Dorce

Nenhum comentário:

Postar um comentário