terça-feira, 21 de agosto de 2012

REMINISCÊNCIAS - Ancião



Como o co-editor Magu disse que a memória dos anciãos vai voltando aos poucos se ela for acionada, ou melhor,  estimulada, vou contar mais um “causo”, da empresa que trabalhei em Santos, The City of Santos Improvements Co. Ltd, no tempo dos ingleses. 
Os mais idosos do que eu da década de 40, contavam que havia um Gerente geral chamado Mr. Browne (foto),  excêntrico, que tinha atitudes inusitadas, mas que era muito conceituado em nossa cidade.
A manutenção dos trilhos de bondes era executada depois de meia noite quando paravam de circular. Mr. Browne gostava de inspecionar esses serviços pessoalmente. Numa madrugada chuvosa ao fiscalizar as linhas, viu um funcionário soldando um trilho, coberto por uma lona para se proteger da chuva. Fingindo-se de bêbado, cutucou o funcionário várias vezes pedindo um cigarro; o funcionário afastou-o várias vezes com um safanão e não interrompeu o serviço. No dia seguinte Mr. Browne foi ao setor que o funcionário trabalhava e concedeu-lhe um belo aumento pela sua dedicação ao serviço. De outra feita, recusou o pedido de demissão de um funcionário dedicado, que necessitava visitar a família em Portugal e pagou-lhe a passagem  de navio, de ida e volta. Foi considerado benemérito, porque fornecia material de construção para  entidades assistenciais da cidade. Pelas suas atitudes ousadas, foi advertido e convidado a sair do país pelo governo federal, por ter atravessado uma linha férrea com os trilhos de bonde sem autorização do governo. Nossa cidade não o esqueceu e hoje existe uma rua  no bairro do Estuário denominada Dr. Bernard Browne.!!!

Transcrito do Blog do Giulio Sanmartini



Nenhum comentário:

Postar um comentário