terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Harmonia planejada com feng shui I



Tons aconchegantes e a mistura de materiais marcam projeto de apartamento

Ambientes integrados para ampliar a comodidade na hora de receber parentes e amigos, com decoração leve e contemporânea guiada pelos preceitos de uma filosofia oriental milenar. Assim se apresenta este apartamento de 125 metros quadrados, localizado no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, depois da execução do projeto assinado pela designer de interiores Gabriella Valentim e pela arquiteta Elisa Sebben, do escritório Studio Mais Arquitetura.
feng shui
Tudo começou com o mapa magnético da casa, que incluiu os proprietários com seus dois filhos jovens, realizado pela arquiteta Ruth Sebben Massuco, conforme a técnica do feng shui denominada estrelas voadoras. Baseadas no trabalho, Gabriella e Elisa exploram tons aconchegantes e a mistura de materiais para criarem suas propostas, aliando conforto com vibrações energéticas favoráveis à prosperidade.
– Como o dono é de origem japonesa, uma exigência foi trabalhar com o feng shui na arquitetura e na ambientação para harmonizar as energias. Isso determinou o uso de cores, materiais e a disposição dos móveis. Outro pedido foi integrar a cozinha com a área social para aproximar o gourmet dos convidados – diz Elisa.
feng shui
Cozinha
Na cozinha de 19,5 metros quadrados, o destaque é a representação do elemento metal no aço escovado dos eletrodomésticos e para a vibração do elemento fogo no vermelho das pastilhas de vidro da parede. Pedido do proprietário, a adega climatizada, disposta ao lado da geladeira, comporta até 120 garrafas. Em melamina alumínio, o painel da TV repete a largura da mesa na copa.
Para remeter ao elemento terra, cuja energia oportuna atrai boa saúde e fortuna, as paredes do living de 40 metros quadrados foram pintadas de tom café-com-leite, combinando com o areia do porcelanato no piso. Aplicado até a altura de 1,1m, papel de parede com palha natural valoriza a divisória do jantar, que recebeu espelho para rebater a entrada de fluidos negativos.
feng shui
Marrom aquece os espaços
Representante do elemento metal, no qual a boa vibração traz produtividade e promoção, o branco surge no forro de gesso de linhas retas, na camurça das banquetas do estar e na laca branca dos rodapés e do painel da TV. Encarrega-se de quebrar a neutralidade e aquecer visualmente os espaços o tom marrom. A cor surge no laminado padrão fresno-escuro da bancada e dos painéis do estar, no sofá e na base em madeira escura da mesa de jantar. Posicionada perto da janela – onde futuramente será colocada uma fonte para movimentar a energia da água, da fortuna e da sabedoria –, a palmeira ráfis reforça o elemento madeira, que ativa a criatividade e o romance, enquanto o tom vermelho, presente no quadro, alude ao fogo, benéfico para êxito, sucesso e promoção.
feng shui
Para integrar a cozinha com o living, a antiga porta foi retirada, ampliando a circulação. Unificado pelo branco do mobiliário, o espaço ganhou copa com TV para intensificar a convivência familiar.
ZERO HORA  -  CASA&CIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário