quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Com novo corte da taxa Selic, investimento já perde da inflação


Só os fundos DI com taxa de administração menor que 1,04% continuarão vantajosos


O corte da Selic consolidou o cenário complicado do país para os investidores em renda fixa. Com a queda da taxa básica de juros e a inflação elevada, muitos fundos de investimento estão não apenas perdendo para a poupança como para a inflação.
Levantamento feito pelo site www.comdinheiro.com.br mostra que, com a Selic a 7,25%, apenas os fundos DI com taxa de administração menor que 1,04% renderão mais que a poupança.
Em um ano, o rendimento dos fundos com taxa de 1,05% é de 5,06%, menos que os 5,08% da nova poupança (que corresponde a 70% da Selic).
Nos fundos com taxa de administração de 3%, esse rendimento deve ser de apenas 3,51%, muito abaixo da projeção de 5,5% para a inflação nos próximos 12 meses, segundo o Boletim Focus, do Banco Central.
— O investidor está cada vez mais acuado e começa a não ter alternativa em renda fixa. Quando os juros básicos estavam em 20%, 30%, era possível multiplicar o dinheiro. Hoje, precisa ver se está ganhando da inflação — diz o professor da Universidade de São Paulo (FEA/USP) Rafael Paschoarelli, responsável pelo site www.comdinheiro.com.br.
Para o professor de Finanças da PUC-Rio Alexandre Canalini, nem mesmo a poupança tem ganho real garantido:
— Até quem investe em poupança está só conseguindo manter o poder de compra, não tem ganho real. Ou o investidor se contenta com uma rentabilidade menor ou assume mais risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário