sábado, 1 de setembro de 2012

BRASILEIRO BOBÃO



Rapphael Curvol (1)
Basta dar um simples olhar pelos jornais e noticiários em geral, para ver que nada ou pouco mudou no comportamento dos brasileiros ante as eleições que se aproximam. Tenho que colocar fé no erro de pesquisas eleitorais para me manter crédulo em alguma mudança do eleitor. Ele ainda manifesta seu voto desprovido de busca de informações daquele em que vai vota
É assustador que a maioria desconheça grande parte dos candidatos a prefeito, imaginem os leitores, com relação aos vereadores. O desinteresse é grande, enorme. O voto fica vulnerável a força material e pode então ser corrompido. Conhecedor disso, o candidato atua com intensidade. Um favor aqui e outro acolá, ganha-se a eleição desprovida da vontade popular, do voto consciente.
Esta situação é que provoca a tentação e adoção de caixa 2, que segundo o ex presidente Lulla é coisa corriqueira no cenário político nacional, esquecendo, convenientemente, de que é crime. Daí a roubalheira insaciável pelo dinheiro público para com isso comprar o voto e realizar o projeto de Poder. Enquanto o brasileiro não entender que a eleição é fundamental a sua vida e manter esse distanciamento político, será interminável a lista de corruptos como os atuais que estão sendo julgados pelo Supremo Tribunal Federal – STF. São esses desvios que transformam em um inferno a vida do cidadão na hora de um atendimento hospitalar, do custo da alimentação, das estradas esburacadas, da péssima qualidade de ensino e do monstruoso custo dos produtos essenciais a vida, entre outros.
Esse descaso do eleitor com a vida política é que favorecem esses inqualificáveis atendimentos públicos em todos os setores. É esse descaso com o voto que leva ao desrespeito a lei e favorece a criminalidade, não somente dos agentes públicos como privados. É necessário que o cidadão brasileiro tome atitudes no seu comportamento eleitoral e se informe sobre qual candidato tem capacidade para administrar sua cidade e representá-lo na Câmara Municipal. São estes dois entes públicos, Prefeitura e Câmara de Vereadores que compõe o governo municipal. É por esta razão que o executivo sempre procura corromper o legislativo como foi o caso do “mensalão”, do governo Lulla.
Quando se tem um governo que só procura o benefício de seu grupo, fato que prevaleceu no Brasil nos últimos anos, acontecerão situações em que somos tratados como bobos, idiotas e até mesmo de palhaços. São vários os exemplos. Um deles é que compramos sucatas de europeus e americanos e nos sentimos atualizados como é o caso de telefones celulares que são vendidos aos montes para brasileiros. São mais de cinquenta aparelhos que não devem ser comprados (Mobile Application Development ).
A maioria não instala até mesmo jogos produzidos para seu sistema operacional (Android por ex.). E o governo permite graciosamente, não toma nenhuma atitude. Qualquer comprador desconhece a capacidade do aparelho comprado e que deveria ser obrigação das empresas vendedoras em especificar.
Quando o leitor ler que tal fábrica está sendo expandida ou montada, saiba que ao comprar um carro estará pagando pelo custo disso. É o chamado custo fixo que não é rateado entre os que serão exportados, daí o preço, entre outros itens, de um Civic custar no Brasil 50 e poucos mil e no México menos de 25 mil. Um Jeep Cherooke custa 180 mil no solo brasileiro e menos de 52 mil nos Estados Unidos, segundo a “Forbes” e importam mesmo assim. As indústrias estabelecem os preços dos automóveis através de pesquisa da capacidade de compra do cidadão brasileiro, ou seja, procuram tirar o máximo do seu bolso. Exportamos para a Argentina gasolina a R$ 0,65 e pagamos pelo mesmo litro mais de R$ 2,70. A energia elétrica tem a matéria prima de graça e abundante. A água é uma dádiva de DEUS aos brasileiros, mas o produto dela, a energia, é um dos mais caros do mundo.
São inúmeras as situações de deboche do setor produtivo com o consumidor brasileiro. O de vestuário, hoje território chinês, já se disseminou até pela área do luxo. Compra-se por $10/15 e vende-se por $80/100. Então caro eleitor, saiba que tudo vai continuar na mesma se assim o permitir com seu voto. Tome vergonha na cara e procure saber em quem vai votar, brasileiro bobão.
(1) Jornalista, advogado pela PUC-RIO e pós graduado pela Cândido Mendes RJ  raphaelcurvo@hotmail.com 1630439115/88089918 www.luizberto.com,www.gazetadigital.com.br,www.correiodoestado.com.brwww.brasileirosnaholanda.com,www.prosaepolitica.wordpress.com ELLEN MAIA DEZAN. Associada Dazio Vasconcelos Advogados. Advogada OAB/SP insc. nº 27566 tributário/cível/biodireito.ellen@daziovasconcelos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário