segunda-feira, 25 de março de 2013

Pare de lutar contra as mudanças. Lute pelas mudanças





A mudança acontece quer você queira, quer não. Esta é a maneira que o universo funciona. Ou você trabalha mudando algo, ou alguma coisa vai mudar você
Sim. A mudança é inevitável. A cerejeira fica verde, com folhas, brotos se formam, então as flores crescem com cores vibrantes, em seguida, as flores e folhas caem e ciclo volta a se repetir.
A cerejeira não pode evitar essas mudanças.
Às vezes a mudança é imposta a nós por eventos externos e de outras pessoas que não temos controle.
Em outros casos, as escolhas que fizemos nos colocou em uma situação que se clama por mudanças, embora possamos querer resistir. De qualquer maneira, a força da mudança implacavelmente nos move pra frente.
Enquanto não podemos impedir a mudança em nossa vida, podemos controlar como reagimos a essas mudanças e as escolhas que fazemos. Podemos melhorar significativamente a nossa vida, tornando-se a força da mudança, em vez de lutar contra ela.
Tudo começa com a maneira como vemos as situações desenrolarem em nossa vida.
Nós podemos olhar para a mudança como algo a ser evitado a todo custo ou uma oportunidade de fluir com as correntes e seguir em frente criando coisas novas.
Assim como a cerejeira, somos incapazes de lutar contra as mudanças.
Assim como a cerejeira, somos incapazes de lutar contra as mudanças.

Os obstáculos à mudança

Nós temos várias barreiras humanas que se impõem como obstáculos à mudança e precisamos nos tornar conscientes de que elas são necessárias.

#1. Zona de conforto

Este é o lugar em que as coisas são boas o suficiente para que nós não queiramos mudar, ou nos esforçando para isso. Nós podemos viver com o que temos.
Zonas de conforto são também sobre o nosso apego à forma como as coisas estão agora. Podemos nos tornar muito emocionais sobre a nossa vida, o modo que ela funciona, as pessoas ao redor e etc.
A alteração desse cenário pode parecer como uma perda para nós. Ninguém quer jogar por terra tudo que tem e começar algo novo e diferente. Ou quase ninguém.
No entanto, a força da mudança continua a trabalhar no seu ritmo. Quanto mais nos apegamos, quanto mais tempo ficamos na zona de conforto, mais difícil será a mudança para nós.
O mundo continua a mudar em torno de nós. Se aprendermos a aceitar a mudança a vida vai funcionar melhor em todos os níveis. Aí seguiremos o fluxo da mudança.

#2. Temos medo do desconhecido

Podemos preferir menos em uma situação ideal, do que uma situação completamente nova que não sabemos o suficiente. Que surpresas estão nos esperando?
Mais uma vez, se mantermos a atual situação por muito tempo ela vai se deteriorar. Quanto mais cedo você puder se mover para a frente, melhor. Porque em algum momento, a mudança vai bater na sua porta.

#3. Não estamos cientes em como as mudanças ao nosso redor podem afetar o nosso futuro

Podemos segurar o que temos por muito tempo fora da ignorância. Mas, o que não sabemos pode nos deter e nos machucar.
Fora da zona de conforto, com medo, podemos muito facilmente sintonizar todos os sinais que nos rodeiam demonstrando que  a mudança está prestes a bater em nossa porta.
Precisamos manter a janela da consciência aberta às mudanças. É isso que nos permite estar sempre à frente.
Precisamos manter a janela da consciência aberta às mudanças. É isso que nos permite estar sempre à frente.

Continue criando novas janelas para olhar para o seu mundo

Nunca aceite sua visão atual do mundo como a única visão sobre o mundo. É preciso adotar uma nova consciência para ajudar a alterar seu ponto de vista e motivá-lo a ser a força de mudança em sua vida.

A consciência alavanca o nosso potencial

E a partir do momento em que a nossa consciência cresce, nós crescemos. Vamos voltar para a cerejeira: o nível de ar e nutrientes do solo, bem como a maneira com que a árvore é regada e podada e a luz solar, afetam diretamente a sua flor.
O mesmo pode ser aplicado a nós. Prepare-se para lidar com qualquer mudança e transformá-la em algo melhor para a sua vida.
  • Expanda o seu conhecimento sobre si mesmo, sobre sua vida e seu mundo.
  • Construa novas janelas para que você possa ver o mundo sob novas maneiras.
  • Envolva-se em novas experiências que expandam ainda mais a sua consciência.
  • Continue a ter novas informações, ideias e experiências.
Tudo isso possibilita a perspectiva para nos ajudar a enxergar todas as nossas opções, afastar-nos do passado e assumir novos desafios pelo caminho, com mais confiança.
Enquanto não podemos saber o que vai acontecer no futuro, sabemos que o mundo que estamos tentando conquistar está mudando mais rápido do que imaginamos.
Movendo rumo ao desconhecido pode ser mais seguro do que nos agarrarmos ao passado. Quando você muda a si mesmo, o mundo começa a mudar com você.
___
Este artigo foi adaptado do original, “Change Happens Whether You Want It to or Not”, do PositivelyPositive.

Autor

Enrico Cardoso – escreveu  posts no Jornal do Empreendedor.
Enrico Cardoso trabalha com criação de marcas online. Expert em marketing de conteúdo e branding, acredita que toda empresa tem uma única oportunidade de se transformar em uma grande marca: contando histórias e criando uma comunidade em torno de sua marca. "Por trás de uma grande marca sempre tem uma grande história".

Nenhum comentário:

Postar um comentário