Recanto de hóspedes recebe com conforto
|
|
De um desejo de experimentar novas formas de se construir um espaço aconchegante que unisse despojamento e sustentabilidade, nasceu o projeto desta casinha de hóspedes em San Antonio, Texas, EUA, montada com base em um contêiner de transporte marítimo. O desejo, realizado pelo escritório Poteet Architects, veio da dona do lugar, cuja morada principal, localizada a menos de 50 metros dali, é um pequeno galpão industrial convertido em casa.
Ao mesmo tempo casa de hóspedes e refúgio para a família passar uma tarde ensolarada, a casinha tem dimensões enxutas: sua área não ultrapassa os 30 m². É, no entanto, completamente funcional e confortável, com direito a ar-condicionado, chuveiro e um chamado banheiro seco, de compostagem – tudo muito sustentável.
Sustentabilidade, aliás, é a palavra-chave por trás de cada elemento do projeto. O telhado verde garante boa parte do conforto térmico e é irrigado com água reutilizada da pia e do chuveiro. O contêiner está assentado sobre uma “fundação” de postes telefônicos reciclados, e as luminárias do deque são feitas com discos de arado, comuns no sul do Texas.
No interior, o compensado de bambu reveste o piso e as paredes, trazendo leveza ao ambiente. A clássica poltrona Egg, de Arne Jacobsen, parece ainda mais imponente no espaço reduzido. Completam o décor as cadeiras Polyprop, de Robin Day, singelas na medida para esta agradável casinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário