A imagem da brasileira no exterior, como não é segredo para ninguém, envolve estereótipos e ideias concebidas mais antigas do que a própria imigração. Acho que nem preciso mencionar que esta imagem está normalmente relacionada a carnaval e biquínis. Talvez seja cedo demais para falar, mas acho que isso está mudando, pelo menos aqui na França.
Atualmente é comum ver editoriais de moda de revistas francesas fazendo referência direta ao que gostam de vestir e como se comportam as brasileiras, como um certo padrão a ser seguido. Não sou ingênua e sei que o ideal de beleza universal, inclusive no Brasil, ainda é o escandinavo, mas acredito que estamos conseguindo abrir espaço neste meio tão competitivo.
A imagem da brasileira que começa a ser veiculada na França é de uma mulher sem complexos, muito feminina, extremamente vaidosa, mais cosmopolita que nos anos 70 e 80, que gosta de cosméticos e é grande consumidora de moda.
Uma característica muito valorizada nesta nova brasileira é o lado saudável e esportista. Por isso, as passistas das escolas de samba cedem, pouco a pouco, espaço para um novo personagem, mais moderno, mas não menos clichê: as jogadoras de vôlei de praia.
Acho que é normal que a imagem das mulheres do Brasil evolua, afinal, o país mudou. Atualmente, as brasileiras estão entre as principais compradoras de marcas de luxo do mundo – em sua maioria da França, diga-se de passagem – e são conhecidas por serem exigentes em relação à beleza.
Por isso, tudo que usam vira sinônimo de qualidade, o que acaba gerando um novo e estranho comércio de encomendas: enquanto minhas amigas brasileiras querem cremes da Provence, as francesas desejam os xampus de castanha da Amazônia.
Apesar de os estereótipos nascerem de velhas ideias preconceituosas, aparentemente é possível atualizá-los.
Ana Carolina Peliz é jornalista, mora em Paris há cinco anos onde faz um doutorado em Ciências da Informação e da Comunicação na Universidade Sorbonne Paris IV. Ela estará aqui conosco todas as quintas-feiras.
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