sábado, 17 de novembro de 2012

SOU FÃ DA EMBRAPA



Hélio Garcia
Tenho um amigo brasileiro que mora e trabalha em Zurich e a grande reclamação dele é quanto à alimentação (Baiano com raízes paulistas; não é prá menos). A culinária típica é baseada em queijo, chocolate e pão. Quase toda a população come salada e vegetais regularmente, tudo para uma alimentação saudável. Carne, tirando linguiça, não é muito consumida devido aos altos preços. Fondue, raclette (batata e queijo) Bratwurst (linguiça de frango com pão) são os principais alimentos típicos.Todos os produtos derivados de leite (queijo, iogurte, chocolate, sorvete…) na Suíça são muito saborosos e apreciados. Mas a batata é um dos principais ingredientes da mesa dos Suíços, assim como dos Alemães e dos habitantes dos países Nórdicos; o trigo também, em todas as s formas de seus derivados. No Brasil, desde o descobrimento, sabemos que em se plantando, tudo dá. Meliantes e políticos picaretas, então, dá mais que xuxu na cerca. Prá mim, a maior criação dos Governos Militares foi a EMBRAPA, em boa parte responsável pelo agro-negocio que temos hoje, orgulho nacional e responsável por quase metade de nossa pauta de exportações. Não fosse ela nosso PIB (pibinho em 2012) seria negativo. Voltemos à vaca fria:
Um amigo, lendo no Blog sobre a pesquisa médico-científica que andei procedendo sobre o CU e sobre a minha indignação com o que o Governo Federal vem fazendo com a EMBRAPA (80% do orçamento dela é prá pagamento de pessoal…..20% restantes prá pesquisas e projetos é nada), me mandou a fotografia que ilustra a matéria, mostrando que a evolução da pesquisa e genética agrícola por lá começa a suplantar nossos feitos por aqui abaixo da linha do Equador, paraíso mundial, por termos insolação quase que o ano todo, bons índices de chuvas e solos propícios ou perfeitamente adaptáveis. Estou achando que além da alta produtividade do vegetal, para alimentação, o dito cujo deverá ser utilizado também para outras finalidades antes do devido cu…zimento.
Obs: Desse jeito não conseguirei me livrar da alcunha.(1)
(1) São também sinônimos de alcunha as palavras apodoantonomásiacognome e epíteto. A designação apelido pode causar potencialmente alguma confusão de sentido, visto que em sua origem significa o nome de família, ou seja, o que no Brasil chama-se de sobrenome, embora na linguagem técnica a palavra mantenha seu significado original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário