quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Risco Argentina e o Brasil, por Murillo de Aragão



Neste momento, a crise argentina com os credores no mercado financeiro internacional tem repercussão muito negativa para o Brasil, ainda que tal percepção não esteja sendo destacada na imprensa.
A Argentina é um parceiro estratégico para o Brasil. O Brasil é o principal destino das mercadorias argentinas; a Argentina é um dos principais mercados para produtos brasileiros. Existem investimentos relevantes do Brasil na Argentina. Com destaque para empresas como Petrobras, Vale, Ambev, Randon, entre muitas outras.
A estimativa de estoque de investimentos globais brasileiros no país vizinho, entre 1997 e o primeiro semestre de 2011, era de US$ 11,2 bilhões. Em 2012, apesar da imposição de barreiras comerciais, o intercâmbio entre os dois países deve estar por volta de US$ 40 bilhões.
Ao Brasil e, sobretudo aos investidores brasileiros na Argentina, não interessa o agravamento da crise com os credores internacionais, nem um eventual risco de novo default da dívida argentina no mercado internacional.
Recentemente, a presidenta Cristina Kirchner afirmou que a Argentina não vai deixar de pagar os títulos renegociados. Porém, não demonstrou interesse em tentar chegar a um acordo com os “fundos abutres”, aqueles que detém cerca de 8% da dívida de 2001 e que não foi renegociada.
Mesmo com a garantia de Cristina Kirchner, fica a dúvida se as decisões judiciais norte-americanas não terminarão impactando a capacidade financeira da Argentina e, por tabela, o financiamento dos investimentos brasileiros no país.
O rebaixamento da avaliação da Argentina pelas agências de risco tem efeito imediato sobre o custo do dinheiro e sobre a qualidade dos investimentos brasileiros no país.
Considerando o quadro atual neste final de outubro e início de novembro, o ideal é que a Argentina e os credores cheguem a um acordo que impeça desdobramentos mais relevantes e até mesmo que afetem, por exemplo, o funcionamento da YPF e as exportações argentinas de commodities, bem como os investimentos brasileiros no país.
Para tal, o governo brasileiro deveria considerar estimular uma mediação entre credores e a Argentina, com base em uma avaliação pragmática e racional dos problemas, seus desdobramentos e riscos.
A ação construtiva do Brasil deve ocorrer não apenas pelos evidentes interesses econômicos do nosso país na Argentina e pela necessidade de protegermos o Mercosul, mas também por solidariedade política e diplomática a um país irmão. Ao Brasil, o bom termo dessa disputa a curto prazo é importante.

Murillo de Aragão é cientista político

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